maior eclipse solar em Portugal

Vão ser 3 anos seguidos com eclipse solar por cá.
  • 12 Agosto 2026
  • 02 Agosto 2027
  • 26 Janeiro 2028

Last edited:
Pelo que disseram na TV, é um local específico no Nordeste transmontano, mas é local protegido, pelo que terá acesso condicionado. Mas o eclipse será superior a 90% em todo o território nacional.

100% parece que será apenas na Galiza.

Portanto não vale a pena ir a trás os montes ver... Para o ano é que vale a pena ir è região de Cadiz.

falando só do dia 12

perguntei no IA
  • Zona de Totalidade (100%): O único local em Portugal continental onde será possível ver o eclipse total é no concelho de Bragança, especificamente em áreas como a União das Freguesias de Aveleda e Rio de Onor.
​a minha aldeia [kiss][kiss]

visitem essa zona que vale a pena, de varge a rio-de-onor à noite vêm-se veados e etc....

e come-se bem

Eu vou para o ano ao Sul de Espanha para apanhar o eclipse. Muito maior duração, mais alto no céu (é às 10H da manhã, salvo erro). Este ano já lá passei férias e já marquei para o ano, antes que os preços se tornem loucos. Quem puder, é ir ver 6 minutos de totalidade em Luxor no Egipto...isso sim deve ser do caneco (2/8/2027). 94% não tem nada a ver com a totalidade.

Já li que mesmo a 99% de ocultação, mal se vai notar o eclipse.

E que a diferença entre 100% e 99% é enorme.
Sim... se estiver nublado. "Apenas" notas a ficar escuro. Se não estiver nota-se e bem!

Por cá, arranjei os óculos e já me preparei de forma a que no trabalho consiga sair a horinha para ir para a citânia de Sanfins. Pelo que me apercebi, vão fazer um evento astronómico por lá.

São necessários óculos?

Sem uns óculos próprios não vais conseguir notar nada, olhando directamente para o sol, e ainda corres o risco de ficares com lesões oculares.

lembro-me de um evento similar há uns bons anos, em que se notou uma ligeira redução da luminosidade, e com os óculos o que se vê é que a circunferência do sol fica parcialmente ocupada por um corpo opaco (lua). Nada de muito empolgante, sinceramente... 🤣

Back