Mais Um Acidente Com Camiao

Como em todos os condutores, há-os bons e maus, só que para quem é profissional do volante não se entende muitas atitudes como as com que nos deparamos pelas estradas fora, e não são apenas os camiões; incluo aí também os Taxis!

Se um automóvel é uma arma mortífera, uma camião é-o em muito maior escala, e esses "profissionais" deveriam ser os primeiros a dar o exemplo e inclusivamente a sofrer penalizações exemplares para evitar muitas situações que para aí vêmos.

Se adicionarmos a isto o estado caótico que verificamos em muitos desses transportes, então a situação fica mesmo negra (incluindo o efeito do fumo).

Quando se diz que há um acidente com um camião de vez em quando, se considerarmos o números de pesados comparativamente com a quantidade de ligeiros que circulam, provavelmente os pesados têm um índice de acidentes enorme, com a agravente de além de serem profissionais, causarem danos de muito maior relevo.

Depende da companhia, claro esta.

Leonardo tem uma frotá média de 18 anos.

TST é uma media de 10, assim como a RL.

Vimeca é 7, creio, assim como a Stagecoach.

Os SMTUB é que bate os recordes... 20 anos, mas são TODOS nacionais [:D]

[:D] [:D] [:)] [:)] [:D] [:D]

Essa só pode ser para rir. Ainda ontem vi um autocarro recém importado (matrícula Dx) da RL de 95! São ás carradas os exemplares de 87, 85 e até de 81 já apanhei!

[:D] [:D] [:)] [:)] [:D] [:D]

Essa só pode ser para rir. Ainda ontem vi um autocarro recém importado (matrícula Dx) da RL de 95! São ás carradas os exemplares de 87, 85 e até de 81 já apanhei!

MÉDIA de idades.

PS: A RL são 3 sectores, e tem só cerca de 380 veiculos. É muita fruta para uma empresa trocar por carros novos.

Querem que eu chame o Ricardo Fig que trabalha na RL para contar mais sobre o estado dos carros que chegam á RL?

Last edited:
Como em todos os condutores, há-os bons e maus, só que para quem é profissional do volante não se entende muitas atitudes como as com que nos deparamos pelas estradas fora, e não são apenas os camiões; incluo aí também os Taxis!

Se um automóvel é uma arma mortífera, uma camião é-o em muito maior escala, e esses "profissionais" deveriam ser os primeiros a dar o exemplo e inclusivamente a sofrer penalizações exemplares para evitar muitas situações que para aí vêmos.

Se adicionarmos a isto o estado caótico que verificamos em muitos desses transportes, então a situação fica mesmo negra (incluindo o efeito do fumo).

Quando se diz que há um acidente com um camião de vez em quando, se considerarmos o números de pesados comparativamente com a quantidade de ligeiros que circulam, provavelmente os pesados têm um índice de acidentes enorme, com a agravente de além de serem profissionais, causarem danos de muito maior relevo.

arranja la aí as estatisticas de acidentes com taxis........

MÉDIA de idades.

E acredita que muitos desses de 95, dão menos problemas que muitos novos dos Mota, em que até as portas caiem (literalmente)

Eu li bem à primeira, não precisas e por em grande. Esse autocarro que te descrevi (de 95) é dos mais recentes que eles têm porque como disse antes, foi comprado agora. Como te disse a maioria destes andam entre 85 e 89, são muito poucos os dos anos 90.

Quanto aos problemas nunca deves ter andado em nenhum... Posso-te dizer que por várias vezes tive que sair numa subida e ir a pé até ao cimo da subida porque o autocarro não aguentava e não conseguia arrancar. Isto não foi ninguém que me contou, aconteceu-me. Já para não falar na quantidade de avarias ás quais perdi a conta.

Outra do género era a extinta RBL. Chegou a acontecer em 3 fins-de-semana seguidos ficar a meio do caminho sempre com o mesmo autocarro nas viagens ao domingo entre viseu e lisboa.

A frota podia ser bem melhor, é um ponto que não tem discussão.....

Agora os carros lá por serem de 95 não quer dizer que sejam maus. As Mercedes O405 são do mais fiável que existe... o problema e que por causa de economias sem sentido (poupam no acto da compra...mas depois é o que se vê..) vão buscar mais carros com motor atmosférico do que com os motores já com turbo. Infelizmente em usados é dificil de saber como está o carro, como foi a sua rodagem, etc etc e tal...mas o mesmo se passa com os ligeiros. Imaginemos um autocarro atmosférico que toda a sua vida andou na Alemanha a direito, numa carreira em que nem sequer puxam por ele e sem grandes subidas ou descidas... depois chega cá e nas subidas mais complicadas é o que se vê...o carro não é capaz.

..Mas se falas dos carros de 85 e afins, fala tambem dos carros que vieram a estrear novos para o Sector de Santa Iria (CAT7).

E desculpem o off topic!

A frota podia ser bem melhor, é um ponto que não tem discussão.....

Agora os carros lá por serem de 95 não quer dizer que sejam maus. As Mercedes O405 são do mais fiável que existe... o problema e que por causa de economias sem sentido (poupam no acto da compra...mas depois é o que se vê..) vão buscar mais carros com motor atmosférico do que com os motores já com turbo. Infelizmente em usados é dificil de saber como está o carro, como foi a sua rodagem, etc etc e tal...mas o mesmo se passa com os ligeiros. Imaginemos um autocarro atmosférico que toda a sua vida andou na Alemanha a direito, numa carreira em que nem sequer puxam por ele e sem grandes subidas ou descidas... depois chega cá e nas subidas mais complicadas é o que se vê...o carro não é capaz.

..Mas se falas dos carros de 85 e afins, fala tambem dos carros que vieram a estrear novos para o Sector de Santa Iria (CAT7).

E desculpem o off topic!

Epá eu falei do que me afecta, mais concretamente no sector de odivelas/caneças, Santa Iria não conheço, mas ainda bem que a RL já está a mudar a maneira de actuar, é que na minha zona há 1 ou 2 novos, de resto tem tudo mais de 15 anos.

Eu considero uma gestão e um serviço de caca importar autocarros com mais de 10 anos, pintá-los e meter uns estofos novos, não só pelo conforto (p.ex ar condicionado) mas também pela segurança dos passageiros e dos próprios condutores.

Epá eu falei do que me afecta, mais concretamente no sector de odivelas/caneças, Santa Iria não conheço, mas ainda bem que a RL já está a mudar a maneira de actuar, é que na minha zona há 1 ou 2 novos, de resto tem tudo mais de 15 anos.

Eu considero uma gestão e um serviço de caca importar autocarros com mais de 10 anos, pintá-los e meter uns estofos novos, não só pelo conforto (p.ex ar condicionado) mas também pela segurança dos passageiros e dos próprios condutores.

os autocarros da TST(almada e seixal) sao a maioria importados já com uns bons anos e andam bem,,,sao mercedes e setra e andam e sobem tudo e mais alguma coisa...
E com o preço de 1 novo compram meia duzia ou mais usados e sao bem bons....segurança? nao tem havido problemas.[;)]

arranja la aí as estatisticas de acidentes com taxis........

Estatísticas não sei, nem vou procurar, mas a verdade é que uma boa parte dos taxistas acham-se donos das estradas e páram nos locais mais inapropriados que se possa imaginar! Isto para não falar nos autenticos assassínios das regras do CE que mal conhecem, tal como ficou provado na TVI - se não ficaram em último lugar, andaram lá muito perto!

...então já que falas em serviços e gestão de caca, foi, e é politica da RL apostar primeiro nas tecnologias para optimizar a exploração antes de começar a renovar a frota. Sabes que a par da Carris, a Rodoviária é a única na area de Lisboa a ter todos os carros equipados com GPS ? Que a condução de todos os motoristas é periodicamente avaliada e classificada com autocarros equipados com computadores para o efeito? Que no final de cada viagem basta carregar em 3/4 teclas na máquina e não temos de andar a passar as horas de inicio/final, nº de bilhetes, e outros detalhes à mão para uma folha de papel como se faz noutros lados?

São caminhos diferentes que as transportadoras escolheram, e te garanto que é muito melhor ser motorista na RL do que na Vimeca (com uma das frotas mais recentes do pais...), alem da carga de pressão, stress e ansiedade ser muito menor aqui (entre o meio, a fama do patrão da Vimeca já correu meio mundo...), temos a vida muito mais facilitada, e mais segurança no trabalho do que lá....
Compreendo perfeitamente que o que conte mais para o passageiro sejam os autocarros, e são mesmo o principal "veiculo" da imagem da empresa, mas existe mais além disso.... O ar condicionado é realmente uma grande falha... mas mesmo com veiculos importados podia ser colocado, falta é a votnade e o dinheiro.

Mas se és da zona de Caneças/Odivelas já te devo ter transportado um destes dias! [;)] [:D] E até ao final do ano, se tudo correr bem, ainda vais ter uma surpresa na frota....! [;)]

E para que fique bem claro...concordo contigo no aspecto em que a frota podia ser (bem) melhor..... Mas posso afirmar que a segurança dos passageiros não está em causa...nem pouco mais ou menos!

Sorry mais uma vez o offtopic,

Last edited:
Estatísticas não sei, nem vou procurar, mas a verdade é que uma boa parte dos taxistas acham-se donos das estradas e páram nos locais mais inapropriados que se possa imaginar! Isto para não falar nos autenticos assassínios das regras do CE que mal conhecem, tal como ficou provado na TVI - se não ficaram em último lugar, andaram lá muito perto!

realmente tens argumentos mto válidos, então ires buscar reconhecimento à tvi .... cereja no topo do bolo.

Vocês das duas uma...... ou andam pouco nas estradas ..... ou têm ódios de estimação .....

Camião a 120km/h?

Ora eis uma coisa que adorava ver.

Digo-te, por experiência própria, que não é agradável....

Foi há uns 9 ou 10 anos e ainda me lembro bem, muito bem.

Vinha eu na EN109, no meu Fiesta 1.8d, e sou ultrapassado por um camião, com uma galera metálica, daquelas abertas em cima, que costumam transportar pedra, brita, etc, mas aparentemente vazia... Acelerei e fui atrás dele uns km's. Ia a uns 120km/h, pelo menos, e ia a ultrapassar muitos carros, mesmo com carros de frente. Quando regressava à sua faixa após ultrapassar, "esquecia-se" do tamanho do veículo e colocava-se entre os carros, que travavam para ele caber... Foi um cenário quase dantesco....
Eu, na altura, era um pouco "acelera", e mesmo assim fiquei impressionado. Só pensava que se ele precisasse de travar a sério, não ia conseguir a tempo....
Fui assustador. Parecia um "zé do boné", mas com um camião.

realmente tens argumentos mto válidos, então ires buscar reconhecimento à tvi .... cereja no topo do bolo.

Vocês das duas uma...... ou andam pouco nas estradas ..... ou têm ódios de estimação .....

Em primeiro, a opinião que tenho acerca dos taxistas são tão somente pela minha experiência do dia-a-dia; não são por "emprenhar pelos ouvidos". Parece-me que vais à igreja mas não vês os santos...

Quanto à questão da TVI, foi uma amostragem razoável de vários grupos de indivíduos de várias profissões que estiveram a ser "testados"... sem espinhas! Os taxistas foram a maior vergonha que lá apareceu. Só não acredita quem não quer ou então quem tem uma costela de taxista [8b]

Em primeiro, a opinião que tenho acerca dos taxistas são tão somente pela minha experiência do dia-a-dia; não são por "emprenhar pelos ouvidos". Parece-me que vais à igreja mas não vês os santos...

Quanto à questão da TVI, foi uma amostragem razoável de vários grupos de indivíduos de várias profissões que estiveram a ser "testados"... sem espinhas! Os taxistas foram a maior vergonha que lá apareceu. Só não acredita quem não quer ou então quem tem uma costela de taxista [8b]

Não foi nesse programa que quem ganhou foram os instrutores de condução, logo seguidos por uma pequena margem pelos ... motociclistas ?

"V"

Não foi nesse programa que quem ganhou foram os instrutores de condução, logo seguidos por uma pequena margem pelos ... motociclistas ?

"V"

Penso que sim... embora os instrutores tenham andado bastante atrás durante muito tempo, mas lá conseguiram recuperar. Recordo-me particularmente de uma questão polémica que foi colocada pela TVI, ao que os instrutores contestaram a resposta correcta...

Negativo, o acidente deu-se na Av da Ponte [;)]

Bem.. passei ontem no local do acidente (já de noite) e pelo que vi, o mesmo deu-se uns metros depois de passar por baixo do Viaduto Duarte Pacheco (indo no sentido Sul->Norte).

Onde é que se considera "fim da avenida da ponte e inicio do eixo N-S" para quem circula nesse sentido ?

"V"

Digo-te, por experiência própria, que não é agradável....

Foi há uns 9 ou 10 anos e ainda me lembro bem, muito bem.

Vinha eu na EN109, no meu Fiesta 1.8d, e sou ultrapassado por um camião, com uma galera metálica, daquelas abertas em cima, que costumam transportar pedra, brita, etc, mas aparentemente vazia... Acelerei e fui atrás dele uns km's. Ia a uns 120km/h, pelo menos, e ia a ultrapassar muitos carros, mesmo com carros de frente. Quando regressava à sua faixa após ultrapassar, "esquecia-se" do tamanho do veículo e colocava-se entre os carros, que travavam para ele caber... Foi um cenário quase dantesco....
Eu, na altura, era um pouco "acelera", e mesmo assim fiquei impressionado. Só pensava que se ele precisasse de travar a sério, não ia conseguir a tempo....
Fui assustador. Parecia um "zé do boné", mas com um camião.

Ah! Assim já entendo.

É que com os tacografos modernos, é mais dificil "cortar" o limite.

Titanio: Olha que o Mercfan sabe do que fala... não fosse ele ter um fogareiro *cof* [:)]

se soubesses como foi feita a selecção do concurso mudavas de ideias, mas como eu tb nao tenho de ensinar o pai nosso a ng........

advogados, médicos, economistas, gestores e outros tantos andam 'à roda' .... podes não acreditar, mas não é qquer um que tem perfil. Já para não falar de vários polícias graduados..... e afins...............................

Podia até falar-te de uma pessoa, vice reitor de uma das univs mais prestigiadas de portugal ..... que tb lá andou .....

Mas só os gajos dos carros amarelos é que conduzem mal ..... os outros são cumpridores, facilitam e afins......

Lanço-te um repto, pede uma autorização excepcional e vai fazer uns dias ao volante de um destes...... só não muda de opinião quem é cego ..... Depois és capaz de me dar razão ......

Ah! Assim já entendo.

É que com os tacografos modernos, é mais dificil "cortar" o limite.

Titanio: Olha que o Mercfan sabe do que fala... não fosse ele ter um fogareiro *cof* [:)]

É mais dificil, mas no outro dia estava na DGTTF e ouvi dois zucas que ja os tinham alterado em França......

Epá, tão simples como isto .... o meu pai comprou uma toyota (pesada) e foi-nos pedida a velocidade a que queriamos o limitador.... não obstante os 85km/h no autocolante.... Claro que ficou a 85, que é mais que suficiente.

Back