[Sociedade] Mandar cancelar matricula

Goncaloibiza

New member
Boa noite!

O meu sogro vendeu o carro a um stand ja faz ano e meio. O artista do stand nunca passou o carro para nome dele, apesar de ja ter sido avisado para o fazer.
A meio ano atrás fui mandar apreender o carro no IMT. Agora que passou meio ano, já se pode mandar cancelar a matricula. Mas que documentos tenho de levar?

Obrigado.

Já andava a ler isso, mas tenho duvidas nesta parte: ''Documento comprovativo da propriedade emitido pela Conservatória do Registo Automóvel.'' Não emitem esse documento no IMT? Para cancelar a matricula tenho de ter o IUC em dia?

Já andava a ler isso, mas tenho duvidas nesta parte: ''Documento comprovativo da propriedade emitido pela Conservatória do Registo Automóvel.'' Não emitem esse documento no IMT? Para cancelar a matricula tenho de ter o IUC em dia?

Daquele link que coloquei penso que a parte que te interessa é apenas o capítulo 1

1. Cancelamento por falta de transferência da propriedade do veículo

O titular do registo de propriedade pode requerer o cancelamento da matrícula, quando tenha transferido a propriedade do veículo a terceiro há mais de um ano e este não tenha procedido à respetiva atualização do registo de propriedade, mediante apresentação de pedido de apreensão de veículo, apresentado há mais de seis meses.

Documentos
  • Formulário Modelo 9 IMT;
  • Documento de identificação do requerente (ou fotocópia);
  • Documento comprovativo da venda do veículo há mais de 1 ano.

O IMT confirmará a existência de um pedido de apreensão do veículo registado há mais de seis meses.

Taxa : € 10

Sim, deve ser isso, percebi mal. E será que posso cancelar com o IUC em atraso?

Não sei mas tendo em conta que a dívida do IUC é às finanças e não vai desaparecer caso a matrícula seja cancelada, então uma coisa não deverá impedir a outra.

É tipo quando se vende o carro a outra pessoa e há IUC's em atraso. Apesar de o carro já estar em nome de outra pessoa é o antigo dono que tem a dívida às finanças.

Voltar
Superior