Manifestações, campanhas, greves... Outra, SOFLUSA

citação:Originalmente colocada por mundano

Muita coisa... Não vale a pena entrares por ai porque não terás razão nenhuma..

Há muitos serviços do estado que são essenciais ao funcionamento do pais e que melhoram em muito a nossa vida..
Será a altura de dizeres quais, como e porquê...

E como não tenho razão nenhuma, agredeço que te expliques depressa. [8D]

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

Pois é, mas aí é que está o erro da questão, que assenta no desconhecimento geral de quem não está "por dentro"! Na verdade há (as célebres) diferenças entre sectores da função pública e se, com efeito, muitos não dão LUCRO muitos outros DÃO e outros ainda RECUPERAM muito dinheiro ao Estado!

Logo há que estabelecer diferenças, que nem aqui são feitas, diferenças essas que, mais uma vez, existem mas são camufladas por toda uma série de factores...

A questão não se prende em dar lucro ou não.. Se são coisas que dão lucro, nem sequer devem ser feitas pelo Estado, devem ser entregues aos privados..

Eu não estou à espera que um medico de familia de lucro.. Não estou À espera que um bombeiro de lucro.. Não estou à espera que o serviço de recolhas de lixo de lucro..

Só espero é que esses bens publicos sejam prestados de forma eficiente e sem pesarem em demasiado para a economia.

Mas a verdade é que actualmente, nós não temos uma grande qualidade de serviços publicos e gastamos quase 50% de toda a riqueza do pais nisso.

Quer queiram quer não queiram, a verdade é que para que o pais tenha condições para ter uma economia saudavel é preciso entre muitas outras coisas, que a função publica seja profundamente remodelada, dotada de meios mais tecnologicos, e se aumente o nivel da sua formação, para que com menos recursos seja possivel fazer melhor..

citação:Originalmente colocada por J.R.

citação:Originalmente colocada por Nthor

Há algum medico na sala, com experiência em retirar palas dos olhos?

Não seja malcriado.
Quem não sabe discutir não começa. E muito menos nesse tom.
Eu não estou a ser malcriado.

Conversar é mais do que ofender as pessoas e a falta de argumentos achas que estas a ser ofendido.

Modera-te e dá-te ao respeito, afinal se não sabes conviver, já é problema teu.

Lá se foi a solidariedade-
Oh PéLeve. Mas qual sector da FP dá lucro???
Bem, essa pergunta revela o quão vazio é o teu conhecimento da função pública...[xx(]
Importas-te de responder????
Não me importo nada, embora me pareça que o mundano já respondeu parcialmente...:

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

Desculpem lá, mas eu percebo um pouco destas coisas.

Na AutoEuropa trabalha-se, tem-se objectivos muito concretos e aí a Administração e a CT debatem quais as contrapartidas de parte a parte. É justo.

Mas o que é que os FP produzem para o bem deste País?

Muita coisa... Não vale a pena entrares por ai porque não terás razão nenhuma..

Há muitos serviços do estado que são essenciais ao funcionamento do pais e que melhoram em muito a nossa vida..
Ou seja, pegando na linha de raciocínio que ele, mundano, deixou, não encontras nenhum serviço do Estado, mesmo assim, que faça a gestão de riqueza, evite gastos excessívos, recupere verbas, reuna e recolha dividendos, controle a economia paralela, recupere património?...

Achas que poderias manter a tua actividade economica em Portugal se não houvesse policia e o sistema de justiça?

Nem preciso de ir mais longe...

Achas que poderias manter a tua actividade economica em Portugal se não houvesse policia e o sistema de justiça?

Eu não queria entrar pela justiça, ou pela segurança pública, que garante a estabilidade de qualquer actividade comercial ou industrial, porque, de facto, existem muitas outras tão ou mais importantes... Mas estava à espera que eles as soubessem elencar!...

PéLeve

O que o mundano disse eu assino por baixo.
A FP não dá lucro nem deve dar.
É um custo por uns serviços que, na minha opinião, deve ser o Estado a assegurar e que não podem ou devem ser realizados por privados.

Depois pela definição de LUCRO... nem faz sentido aplicá-la aos serviços que o Estado presta;).

Mas pelo caminho reparei que lá vinha a tua veia elitista em que há FP e fp. Lá ficava a solidariedade nas lonas:D.

PéLeve

É um custo por uns serviços que, na minha opinião, deve ser o Estado a assegurar e que não podem ou devem ser realizados por privados.

Depois pela definição de LUCRO... nem faz sentido aplicá-la aos serviços que o Estado presta;).

Mas pelo caminho reparei que lá vinha a tua veia elitista em que há FP e fp. Lá ficava a solidariedade nas lonas:D.
Claro que há FP e fp! Temos estado a falar do quê quando uns metem tudo no mesmo saco e outros afirmam que há diferenças?...[:p]:D

Ou seja, pegando na linha de raciocínio que ele, mundano, deixou, não encontras nenhum serviço do Estado, mesmo assim, que faça a gestão de riqueza, evite gastos excessívos, recupere verbas, reuna e recolha dividendos, controle a economia paralela, recupere património?...
Eu não sei em que mundo vives.

Porque dizes sempre o óbvio, mas não demonstras os teus argumentos.

Eu hoje fui a um Centro de Saúde (por motivos que não interessa) e o que eu vi foi um serviço prestado pela Administração Pública pior que mau.

Se tu dizes que os FP são competentes, eu levo-te lá a veres a miséria que eu vi com estes olhos.

Como é que é possível este País ter Servidores Públicos tão maus... Não é possível. Devem fazer de propósito.

Mas só uma coisa me preocupa, e deixo aqui uma nota. Só lá estavam pessoas que pelo seu aspecto não têm hipótese de recorrerem a outro qualquer sistema de saúde.

Eram os velhos, os que ganham menos, os que menos podem que estão lá.

Vai lá Pé Leve e elabora as tuas teorias de tribuna próximo da realidade.

Vai, por favor. É um sítio onde até as pessoas cheiram mal. Conheces?

Eu conheço.

Pois é, mas aí é que está o erro da questão, que assenta no desconhecimento geral de quem não está "por dentro"! Na verdade há (as célebres) diferenças entre sectores da função pública e se, com efeito, muitos não dão LUCRO muitos outros DÃO e outros ainda RECUPERAM muito dinheiro ao Estado!

Logo há que estabelecer diferenças, que nem aqui são feitas, diferenças essas que, mais uma vez, existem mas são camufladas por toda uma série de factores...

A questão não se prende em dar lucro ou não.. Se são coisas que dão lucro, nem sequer devem ser feitas pelo Estado, devem ser entregues aos privados..
Mas pq o estado não pode ter lucro?
Desde que o use para a gestão do país.

Eu não estou à espera que um medico de familia de lucro.. Não estou À espera que um bombeiro de lucro.. Não estou à espera que o serviço de recolhas de lixo de lucro..

Só espero é que esses bens publicos sejam prestados de forma eficiente e sem pesarem em demasiado para a economia.
Mas dá lucro (ou pode dar se bem gerido, mesmo dentro do estado) e é eficiente na maioria dos casos.

Mas a verdade é que actualmente, nós não temos uma grande qualidade de serviços publicos e gastamos quase 50% de toda a riqueza do pais nisso.
Não é assim, o que se verifica é que as chefias de nomeação politica tem uma formação teorica e "burocratizante", acabando por dinamitar os serviços mais activos e dinamicos do estado.

Quer queiram quer não queiram, a verdade é que para que o pais tenha condições para ter uma economia saudavel é preciso entre muitas outras coisas, que a função publica seja profundamente remodelada, dotada de meios mais tecnologicos, e se aumente o nivel da sua formação, para que com menos recursos seja possivel fazer melhor..
Não só mas tb, mas o cerne da questão nem sequer passa pelo estado mas pelas empresas que sem condições (leia-se menos impostos e menos burocracia) e empresarios honestos continuam a arrastar o país para baixo.

PéLeve

Claro que há FP e fp! Temos estado a falar do quê quando uns metem tudo no mesmo saco e outros afirmam que há diferenças?...[:p]:D
OK!
Dá-me um exemplo de um serviço do estado que dê LUCRO.
Se fazes o favor.
UMZINHO.

PéLeve

A definição de LUCRO não assenta, de facto, na definição de função pública, no seu geral, mas há serviços na função pública que geram riqueza, oficinais, de compra e venda de propriedades, de transacções comerciais, e outras que recebem verbas por serviços prestados, outras ainda recuperam avultadas quantias ao estado, ou aos particulares!:)

mundano, justiça?????

Sinceramente, parece-me que estamos em sistemas diferentes. Tu vês a justiça a funcionar, ou tens um idela de justiça e que pretendes realçar?

É que se este País precisa de alguma coisa é com toda a certeza de Justiça. Saúde..., podemos ir a Espanha, à Suíça ou à Índia. Educação..., temos as escolas particulares, vais ao MTI ou outra coisa do género, talvez La Rochelle...

Mas Justiça? É o único ponto onde os cidadãos não têm a mínima altenativa e dependem a 100% de eficiência do Estado. Que não existe, by the way....

PéLeve

OK!
Dá-me um exemplo de um serviço do estado que dê LUCRO.
Se fazes o favor.
UMZINHO.
Para além de ainda muitas empresas públicas, ou semi públicas, tens, por exemplo, as autarquias (algumas, pelo menos), alguns sectores da justiça, banca...

Para além de ainda muitas empresas públicas, ou semi públicas, tens, por exemplo, as autarquias (algumas, pelo menos), alguns sectores da justiça, banca...
Estamos a falar de FP.
Não de empresas do estado.
Que produto as autarquias vendem para retirarem lucro???
Ou então:
Que sectores da justiça dão lucro???

citação:Originalmente colocada por Nthor

Mas pq o estado não pode ter lucro?
Desde que o use para a gestão do país.

Não faz o minimo sentido o Estado prestar serviços economicamente rentaveis. O Estado deve limitar-se a fornecer os bens publicos..

Porque o Estado é ineficiente, é propenso a interesses, e muito permeavel às "doenças" dos burocratas..

O resultado é sem excepção, piores serviços para os consumidores a preços mais altos e com menos lucros do que se fossem prestados por empresas privadas em concorrencia e tentando maximizar o lucro.

citação:Não é assim, o que se verifica é que as chefias de nomeação politica tem uma formação teorica e "burocratizante", acabando por dinamitar os serviços mais activos e dinamicos do estado.

Oh pá... Se é por causa das chefias, se é por ser politizado, se é por má organização, se é por os FP's serem calaceiros, a mim pouco me interessa. Porque o fundamental mantem-se.. Os serviços publicos são aqui e em qualquer parte do mundo ineficientes..

E por isso, é que o Estado se deve limitar a fornecer aquilo que é essencial. E deve deixar o resto para que o faz melhor...

citação:Não só mas tb, mas o cerne da questão nem sequer passa pelo estado mas pelas empresas que sem condições (leia-se menos impostos e menos burocracia) e empresarios honestos continuam a arrastar o país para baixo.

Curiosamente são esses que todos os meses ganham o dinheironho, que alem de ter que dar para pagar os salarios, as rendas, os juros ainda tem que dar para pagar os impostos para que haja dinheiro para te pagar...

Eu acho que devias era começar a trata-los como se de herois se tratassem... E não vir com esses ressabiamentos.. Porque se estivessemos só à espera do Estado bem que passavamos fome..

Desculpa meter-me a meio, mas podes enumerar alguma?

Vá lá, não te acanhes pois de números poderemos falar..., a sério. :)

mundano, justiça?????

Sinceramente, parece-me que estamos em sistemas diferentes. Tu vês a justiça a funcionar, ou tens um idela de justiça e que pretendes realçar?

É que se este País precisa de alguma coisa é com toda a certeza de Justiça. Saúde..., podemos ir a Espanha, à Suíça ou à Índia. Educação..., temos as escolas particulares, vais ao MTI ou outra coisa do género, talvez La Rochelle...

Mas Justiça? É o único ponto onde os cidadãos não têm a mínima altenativa e dependem a 100% de eficiência do Estado. Que não existe, by the way....

Eu não disse que funcionava bem... Só que tu dizes que o Estado não produz nada com interesse.. E eu pergunto-te se vivias num pais sem policia e sem um sistema de justiça, ainda que ineficiente como o nosso..

Se calhar, fazias uns muros de 8 metros à volta de tua casa e contratavas 8 capangas armados com metralhadora, como se faz na Africa do Sul..

Não?

citação:Estamos a falar de FP.
Não de empresas do estado.
Sim, os funcionários que trabalham nessas instituições são funcionários públicos. Olha, a CP, por exemplo...
citação:Que produto as autarquias vendem para retirarem lucro???
Para além de serviços, impostos, derramas e taxas, ainda negoceiam valores de propriedades, por exemplo nas expropriações, nas trocas para empreendimentos, urbanizações, no financiamento de pequenas iniciativas de artesanato local e representativo de determinadas regiões...
citação:Ou então:
Que sectores da justiça dão lucro???
Nos Tribunais civis e criminais, as custas judiciais (pagamento por serviços prestados) dão muitos milhares de contos de lucro. Nas apreensões, sejam por bens obtidos irregularmente, sejam em bens que não pagaram na origem os impostos (e que reentram na fonte no mercado), sejam por artigos, direitos, propriedades das mais variadas naturezas, que acabam por reverter a favor do Estado (e alguns valem muito mais do que se imagina...)!...

Desculpa meter-me a meio, mas podes enumerar alguma?

Vá lá, não te acanhes pois de números poderemos falar..., a sério. :)
Bem, podes escolher, transportes, comunicação social, electricidade, telecomunicações...;)

Voltar
Superior