Manifestações, campanhas, greves... Outra, SOFLUSA

citação:Originalmente colocada por mundano

MercFan.. O Rendimento Minimo é algo que o pais precisava.. Só não precisava era que fosse feito com tamanho descontrolo e falta de fiscalização..

Porque o Estado tem o dever de garantir o minimo para que qualquer um independentemente da sua situação possa ter condições minimamente humanas.

Quanto ao senhor Duarte Pio... Oh pá.. Apoiar aquele homem, enfim.. Ele de cada vez que abre a boca só sai de lá bacoradas..

Entramos sempre na mesma coisa : até parece que estamos na Madeira...

Mas isto .... aqui nao ha favorecimentos.... sei de casos onde com 40 anos estavam reformadas.... da FP .... trabalhavam onde ? nao é preciso dizer pois nao ? .... :D

citação:Originalmente colocada por Nthor

Nthor, falas, falas, mas não dizes nada...

Explica-me lá então, que numeros magicos eram aqueles.. E explica-me lá então, qual é o caminho unico que temos que seguir..

Não são números mágicos, são grosso modo a realidade actual.

Quanto ao caminho a seguir, depende do que se pretende, se crescimento +/- rápido mas sustentado se um crescimento rápido sem bases de apoio com eleições á porta.

Mas um esboço rápido:

Baixar a carga fiscal das empresas, priveligiar empresas que contratam mão de obra formada cá e que tem bons resultados, subir os salários pelo menos em 7 pontos percentuais e incentivar (realmente) a poupança com incentivos fiscais e não só, acabar (ou baixar) o regime de 42% de irs para quem ganha mais de 60 mil euros por ano e aumentar para 45% para quem ganha mais de 70 mil euros por ano (incluindo ou incluir bónus ocultos do vencimento final, carro, telefone, casa, etc).

o caminho mais fácil é promover a poupança ..... encorajar os portugueses a pouparem, a não anteciparem as compras e a viverem dentro das suas próprias possibilidades ... Assim, em "poucos" anos, o dinheiro ficaria mais barato e aí sim .... haveria um "boom" que permitiria recolher algumas beneces.....

agora, quem é que está pronto para se sacrificar pela comunidade ? nao percam mais um episódio de Survivor... [}:)]

Promover a poupança sim, mas as pessoas tem de ter condições para poder poupar.

O que com os baixos salários e a instabilidade laboral actual é bastante difícil.

Promover a poupança sim, mas as pessoas tem de ter condições para poder poupar.

O que com os baixos salários e a instabilidade laboral actual é bastante difícil.

Poupar não é necessáriamente por 300€ de parte todos os meses... pode ser bem menos...

1euro por dia qualquer um poupa, é pouco? certamente?, msa ao fim de um ano já dá 365€, e se for 2euros dia?....

Basta ir ás compras, e ver algo que iamos comprar, e pensar melhor, não vou comprar isto, e pronto, mete esse de parte.

Subsidios de férias e afins? uma parte podia ir para poupança, mas não, vai para bens de utilidade duvidosa.

Mas cada um sabe de sí.
Tanta coisa que se pode poupar, mas não, gastar gastar... e depois acaba.... já de sí não é muito.

Também percebo esse raciocínio! Mas se pouparmos dois euros porque não pouparmos 4? E se até conseguimos poupar 4...

Se pensarmos bem podemos poupar muito mais do que poupamos, nem que para isso tenhamos de deixar de compar algum livro da escola, alguma senha do passe, alguma peça de vestuário, reduzir o número de refeições diárias...

Há sempre onde se possa "poupar", e há muita gente que "poupa", ou melhor, cada vez haverá mais... O problema é que essa "poupança" não se "amealha" nas economias de quem não gasta, mas nos bolsos de outros!...

Meu caro, há demasiada gente já a viver para além do limite, ou seja a não comer...

E o que fazes ao fim de um ano com 400€?

Principalmente se tiveres filhos ou não os tendo andares a estudar e precises de sustentar um carro e casa?

Para poupar tem de se viver confortávelmente sem gastos supérfluos e actualmente a maioria não vive confortávelmente, não tem gastos supérfluos até pq tem mais onde gastar o dinheiro, exceptuando claro quem tem ajudas dos pais, que quando acaba o dinheiro vão comer a casa deles por exemplo.

Não se pode pedir as pessoas que poupem se elas não tem como.

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

citação:Originalmente colocada por Carlos.L
citação:
O Pé Leve ficou agora entalado...
Mais uma manobra de diversão para não se analisar o que é dito...[:p][:p][:p]
Fiz-te uma pergunta à qual ainda não respondeste.

Vais fazê-lo ou vens aqui reconhecer que não percebes nada dessa matéria?

Estou à espera....

Responde quando quiseres....

Podes gastar o teu tempo a consultar quem sabe...

Mas ficarei muito decepcionado se não tiver uma resposta entre as alternativas que te dei.

citação:
Tinha todo o gosto de lhes expressar com clareza, frente a frente, o que penso dessa corja. :)
Para esse teu desiderato não precisas de ninguém como eu, pois sabes fazê-lo muito bem sózinho, ou também aqui estou enganado?...:D:D:D
Só te pedi os contactos... Claro que de ti não preciso, e posso acrescentar que nem espero o que fôr.

Então agora o PÉ Leve deu-lhe para mandar boquinhas... E a estalar-lhe o verniz.... crac, crac, crac... [8D]

E logo comigo... [}:)] [}:)] [}:)]

citação:

Estou à espera....

Mas ficarei muito decepcionado se não tiver uma resposta entre as alternativas que te dei.
Ó Carlos, a resposta que tu queres é, e será, sempre, aquela que te agrada mais aos ouvidos, mas nunca será a que eu te der, mesmo que te dê dois milhões delas, todas certas e, por isso, necessariamente diversas daquilo que tu pensas ([:p]) e muito mais coerentes do que aquilo que tu queres "ouvir" daqui! Sabes porquê? Porque a tua "sintonia" de pensamento é diferente da minha...[:p]

Relativamente às "boquinhas", "epá", não pensei que ficasses melindrado, pois até o J.R. percebeu o respectivo contexto em que derimimos algumas ideias de forma mais acalorada, mas se é esse o caso não o voltarei a fazer!;)

Os "contactos" que tu queres terás de os ir buscar a outras pessoas mais adequadas, ou à net, pois eu, como te disse, não sou a pessoa indicada para isso!...

Já te expliquei antes que não me identifico nada com o PCP, com a Intersindical, ou com pensamentos dessa linha, entendes?...

... Claro que de ti não preciso, e posso acrescentar que nem espero o que fôr...
"Nunca digas desta água não beberei"...

Engraçado que, e isto é verdade, o último amigo (um colega, curiosamente) que me disse, "pá, nos tempos mais próximos não vou voltar a precisar de ti..." nem precisou de esperar pelo dia seguinte...;)

Principalmente se tiveres filhos ou não os tendo andares a estudar e precises de sustentar um carro e casa?

Para poupar tem de se viver confortávelmente sem gastos supérfluos e actualmente a maioria não vive confortávelmente, não tem gastos supérfluos até pq tem mais onde gastar o dinheiro, exceptuando claro quem tem ajudas dos pais, que quando acaba o dinheiro vão comer a casa deles por exemplo.

401€*0.20 = 80.2

80.2*14 =1122

1122* 6 000 000 =6732000000

contas à lá merceeiro ....

explico o raciocinio de café :

-400 euros e picos de ordenado (minimo...)
-poupança de 20% (ok estou a ser optimista, um valor próximo dos 10% era porreiro ... os japunas poupam cerca de 13% ... )
-14 meses que recebem, 14 que poupam
-ao fim de 1 ano, multiplicado aí por 6 milhões de tugas coçadores de micose dava aquele belo nº = 6 732 000 000 de poupança efectiva.

Poupança esta que ajudaria a "criar" dinheiro, ajudando porventura a baixar os juros.... ok claro ... CP, pq temos que contar com o BCE a chatear a cabeça aos tugaleses....

Isto na teoria é simples.... os Comunistas bem quiseram aplicar teorias simples ... que deram resultados complicados... tudo pq... n'as pas d'infraestruras... depois choraram ... [xx(]

Exemplo banal e perfeitamente discutivel :

Toni Marreta, nunca pegou nem numa esferográfica nem no Diário Económico. Vai comprar uma "biatura" e alarga o prazo ao máximo que consegue.

Acaba a pagar 250€ por mÊs durante 8 anos.

Poderia gastar 60€ no passe.... ganhar anos de vida... mas nao andar de cu tremido ....

Entramos assim agora no dilema, naquele ponto fulcral .... aquela coisa temida chamada.... "o custo de oportunidade" : ..... que se lixe... ando 8 anos a pagar que nem um porco .... qdo em menos tempo, se fizesse o sacrifico de andar de comboio ... podia comprar o mesmo carro .... mas.... num horizonte temporal mais distante....

"Eu gosto das coisas simples da vida....." complicá-las é mesmo interessante.....

Arranjem lá aí um político com eles no sítio, um gabinete como deve de ser..... e depois vamos ver se isto anda ou nao para a frente... :)

Está correcto o raciocínio, claro, mas falta aí uma variável, adivinhar quantos anos vamos viver... ;)

Está correcto o raciocínio, claro, mas falta aí uma variável, adivinhar quantos anos vamos viver... ;)

faltava esse pormenor... quem se quer sacrificar para os netos ? [}:)]

e aí entra a mentalidade..... se fossemos orientais.... quiséssemos deixar aos filhos no minimo o que nos deixaram a nós.... e mais algum para os favorecer ao máximo na vida.....

bem, já marchava uma imperial e um Chilli, anyone ?!

Não se preocupem que as subidas das taxas de juro vão obrigar a uma maior poupança... Não são muito desejadas estas subidas, mas vão acabar por trazer alguma responsabilização aos portugueses, que estavam a viver excessivamente do crédito..

E assim, talves possamos voltar a crescer de forma sustentada, arrastados primeiro pelas exportações e só com o aumento da riquesa, aumentando o consumo... E não, como era habitual, em que mal há sinais positivos, é o consumo privado que dispara e as importações começam logo a crescer mais do que as exportações.

Não se preocupem que as subidas das taxas de juro vão obrigar a uma maior poupança... Não são muito desejadas estas subidas, mas vão acabar por trazer alguma responsabilização aos portugueses, que estavam a viver excessivamente do crédito..

E assim, talves possamos voltar a crescer de forma sustentada, arrastados primeiro pelas exportações e só com o aumento da riquesa, aumentando o consumo... E não, como era habitual, em que mal há sinais positivos, é o consumo privado que dispara e as importações começam logo a crescer mais do que as exportações.

Ainda ng se lembrou de criticar o Proteccionismo... sala...cof cof...

Isto tem de se endireitar.... senão ainda o "tio" Belmiro compra e manda anexar a espanha.... [8)]

citação:Originalmente colocada por MercFan

faltava esse pormenor... quem se quer sacrificar para os netos ? [}:)]

e aí entra a mentalidade..... se fossemos orientais.... quiséssemos deixar aos filhos no minimo o que nos deixaram a nós.... e mais algum para os favorecer ao máximo na vida.....

bem, já marchava uma imperial e um Chilli, anyone ?!
Claro, mas poucos se lembram desse pormenor tão português!...;)

401€*0.20 = 80.2

80.2*14 =1122

1122* 6 000 000 =6732000000

contas à lá merceeiro ....

explico o raciocinio de café :

-400 euros e picos de ordenado (minimo...)
-poupança de 20% (ok estou a ser optimista, um valor próximo dos 10% era porreiro ... os japunas poupam cerca de 13% ... )
-14 meses que recebem, 14 que poupam
-ao fim de 1 ano, multiplicado aí por 6 milhões de tugas coçadores de micose dava aquele belo nº = 6 732 000 000 de poupança efectiva.

Poupança esta que ajudaria a "criar" dinheiro, ajudando porventura a baixar os juros.... ok claro ... CP, pq temos que contar com o BCE a chatear a cabeça aos tugaleses....

Isto na teoria é simples.... os Comunistas bem quiseram aplicar teorias simples ... que deram resultados complicados... tudo pq... n'as pas d'infraestruras... depois choraram ... [xx(]
Bem, como tu próprio percebeste isso não é possível fazer-se, exactamente por estarmos na UE e dependermos do banco central europeu, no que as taxas de juro diz respeito.

Relativamente as contas "à lá merceeiro" não passa disso mesmo, trocando os 400€ de vencimento por 500, 600, 800, 1300 ou 2000 €uros, só mesmo quem não sabe o custo de vida poderá sugerir que se poupe com essses valores

Exemplo banal e perfeitamente discutivel :

Toni Marreta, nunca pegou nem numa esferográfica nem no Diário Económico. Vai comprar uma "biatura" e alarga o prazo ao máximo que consegue.

Acaba a pagar 250€ por mÊs durante 8 anos.

Poderia gastar 60€ no passe.... ganhar anos de vida... mas nao andar de cu tremido ....

Entramos assim agora no dilema, naquele ponto fulcral .... aquela coisa temida chamada.... "o custo de oportunidade" : ..... que se lixe... ando 8 anos a pagar que nem um porco .... qdo em menos tempo, se fizesse o sacrifico de andar de comboio ... podia comprar o mesmo carro .... mas.... num horizonte temporal mais distante....

"Eu gosto das coisas simples da vida....." complicá-las é mesmo interessante.....

Arranjem lá aí um político com eles no sítio, um gabinete como deve de ser..... e depois vamos ver se isto anda ou nao para a frente... :)
Como disse o Pé Leve "(...) falta aí uma variável, adivinhar quantos anos vamos viver... ;)", ou seja, para que vou poupar para comprar um carro daqui a 8 anos se preciso dele agora e depois quem me garante que daqui a 8 anos (ou amanha) ainda estou vivo para ir comprar o carro.

Porque hoje em dia um carro é (principalmente) uma ferramenta de trabalho, que é indispensável tb para o bem estar social e familiar.

Depois de 8 anos a ser assaltado no comboio, a levar com mau cheiro de quem nem a porra de um roll on sabe usar, a pagar 60€ de passe ou o Toni Marreta já morreu vitima de um assalto ou já pagou dois ou três carros em dinheiro de assaltos e já não tem para comprar o dele.

Além do mais a vida, dentro de parâmetros de adequada coerência, não deve ser adiada mais do que é sensato, embora deva ser vivida "à medida de cada "bolsa"!...:)

E maximizar o bem estar, com um forte investimento nessa "regra de ouro", é garante de formação de capital futuro, não é Nthor?...;)

Além do mais a vida, dentro de parâmetros de adequada coerência, não deve ser adiada mais do que é sensato, embora deva ser vivida "à medida de cada "bolsa"!...:)

E maximizar o bem estar, com um forte investimento nessa "regra de ouro", é garante de formação de capital futuro, não é Nthor?...;)

;) É quem não conhece a regra de ouro do Phelps, espera, parece que há quem não conheça chamam-se economistas e empresários Portugueses.

citação:

Estou à espera....

Ó Carlos, a resposta que tu queres é, e será, sempre, aquela que te agrada mais aos ouvidos, mas nunca será a que eu te der, mesmo que te dê dois milhões delas, todas certas e, por isso, necessariamente diversas daquilo que tu pensas ([:p]) e muito mais coerentes do que aquilo que tu queres "ouvir" daqui! Sabes porquê? Porque a tua "sintonia" de pensamento é diferente da minha...[:p]
...
A questão é muito simples. Aliás, foste tu que a colocaste... Porque é que não respondes?

Vá lá, estou à espera.

Ou então, basta afirmares que não sabes.

Simples, não é?

Back