Manta térmica downpipe

Master7

New member
Bons dias Camaradas.
Comprei um downpipe para o meu carro .

Estive a ler e a ver vídeos sobre as mantas térmicas.
Vi umas por volta de 70€ ,e depois naquele site famoso chinês tem lá a 20€ .
Aconselham a colocar ou nem vale a pena ? Se sim alguém usou daqueles do ALI

Vais manter ou retirar as proteções que costumam vir de origem a criar barreira contra o calor do downpipe?

pessoalmente não metia essa fita caso tivesse as tais proteções e a meter algo seria aqueles heat shield mais recentes envoltos em algo que parece uma folha de aluminio ondulada que até já é aplicado de origem em muitos carros, o contra é que para ser bem feito deve ser preciso alguma ferramenta especifica.

é um tema algo controverso, tenho lido muito, faz muito tempo, e ainda não coloquei nada no mx5 precisamente porque ouve-se tantos a falar bem como tantos a falar mal
pode ajudar na performance e afins ao baixar os egt, mas diminui drasticamente o tempo de vida útil do material (de forma muito resumida, é isto que vou lendo)

é um tema algo controverso, tenho lido muito, faz muito tempo, e ainda não coloquei nada no mx5 precisamente porque ouve-se tantos a falar bem como tantos a falar mal
pode ajudar na performance e afins ao baixar os egt, mas diminui drasticamente o tempo de vida útil do material (de forma muito resumida, é isto que vou lendo)

Tecnicamente o isolamento de coletores/downpipe/escape mantem é o EGT mais alto do que sem isolamento e especialmente num atmosférico ajuda à velocidade de saida de gases.
de uma forma mas geral no caso de tubinados em especial diesel é que convem ter EGT mais controladas mas tambem não é via sistema de escape que essa gestão acontece e o isolamento do mesmo terá pouca relevância.

sim, isso..eu pensei uma coisa e escrevi outra, baixa a resistência à saída dos gases
e do que li, se for coletores em titânio não há grande problema, outros materiais como é o meu caso (inox) as temperaturas mais altas podem levar a fissuras prematuramente

Pois tambem não encontro grandes testes comparativos, nem grandes feedbacks.
Sinceramente coloco ao sitio sem manta termica e depois verifico como está em termos de temperaturas etc.
se bem que é daqueles motores que o turbo fica frente logo atras do radiador , possivelmente nem irá fazer muita diferença .

no caso dos turbo (como parece ser o teu) algo que vou lendo como sendo uma boa alternativa é banhar a cerâmica

no caso dos turbo (como parece ser o teu) algo que vou lendo como sendo uma boa alternativa é banhar a cerâmica

Vou colocar ao sitio sem nenhuma proteção e depois acompanhar as temperaturas do radiador etc e verificar.
O escape original com a proteção anda sempre a rondar os 650-850 Graus .
Com downpipe as temperaturas baixam bastante ? ou é quase ela por ela ?

teoricamente aumentam, como a saída de gases é melhorada/mais fácil, as temperaturas nessa zona acabam por subir

Pensava que baixavam devido a não ter pressao de escape devido a retirar o catalisador e filtro de particula.

As EGT são originadas na câmera de combustão e ai é que têm de ser geridas seja por avanços, mistura, etc... ter o escape desta ou daquela forma não baixa EGT, então num turbinado antes da temperatura chegar ao downpipe e escape já massacrou o turbo.

O isolamento é mais para manter os componentes da proximidade protegidos do calor do escape e em segundo plano ajudar a reter a temperatura para o fluxo e até gestão antipoluicão.

O downpipe e escape menos restritivo ajuda a evitar backpressure que tambem impede o rápido fluxo de saida de gases.
O dificil é encontrar a solução em que se tira restrição e não se perde velocidade de exaustão pois uma linha demasiado livre também não origina velocidade e arrasto a sacar os gases das câmaras.

Como sou leigo tenho muita inveja dos doutores das dinamicas de fluidos e fulanos batidos especialmente nos escapes 2 tempos cujo pequenas alterações são suficientes para alterar toda a entrega de potência.

As EGT são originadas na câmera de combustão e ai é que têm de ser geridas seja por avanços, mistura, etc... ter o escape desta ou daquela forma não baixa EGT, então num turbinado antes da temperatura chegar ao downpipe e escape já massacrou o turbo.

O isolamento é mais para manter os componentes da proximidade protegidos do calor do escape e em segundo plano ajudar a reter a temperatura para o fluxo e até gestão antipoluicão.

O downpipe e escape menos restritivo ajuda a evitar backpressure que tambem impede o rápido fluxo de saida de gases.
O dificil é encontrar a solução em que se tira restrição e não se perde velocidade de exaustão pois uma linha demasiado livre também não origina velocidade e arrasto a sacar os gases das câmaras.

Como sou leigo tenho muita inveja dos doutores das dinamicas de fluidos e fulanos batidos especialmente nos escapes 2 tempos cujo pequenas alterações são suficientes para alterar toda a entrega de potência.

Eu sou aquelas pessoas que gosta de analisar tudo etc .
Então tenho sempre na porta obd e conectado ao telemóvel através do car scanner as temperaturas todas importantes, valor de ajuste do mapa etc

O motor em questão é o 1.0 ecoboost,e uma das razoes para me levar ao downpipe é a dimensão do tubo original 50ou 55mm pelo que li ,e o downpipe é de 63 ,que depois encaixa na linha original . ( Gosto do carro sleeper ) .
Pe Depois tenho catalisador e depois filtro de partículas a gasolina ,tirando essa restrição acredito que tenha melhores consumos, um pouco de som mas quero algo ligeirinho,mesmo de leve ,nada aparatoso e retirar um pouco do turbo lag.

Atualmente o turbo está a fazer 1.55 bar

Back