manutenção seat ibiza ajudem pf

redowk

New member
ok depois de ler 12 paginas de topicos na secção 'como fazer' e mais umas no geral e algumas sobre restauro e tal (acreditem k n me cansei ate curti pena n haverem mais ):(

bem o problema e o seguinte tou a pensar mudar a valvulina,oleo travoes, liquido de refrigeração ao meu bolinhas e queria ser eu a fazelo porque no fundo o que eu queria mais ainda era APRENDER.....

mudar a valvulina tenho um topico aki guardado no pc de um [DIY] num corsa B mas se ouvesse + info era bem vinda

quanto ao liquido de refrigeração bem axo que tenho de tirar o tubo do fundo do radiador e depois fazer limpeza ao circuito mas n sei como s faz (e preciso meter o motor a trabalhar para a bomba de água bombear a água?????? e no fim como sangrar o circuito e a sofagem ?????????)

agr a dor de cabeça e o meu maior medo o oleo dos travões bem sei k tenho de começar pela roda que esta mais longe da bomba de oleo ou la como se chama isso mas n percebi bem como se deve fazer tenho duvidas em relaçao a todo o processo
mas axo que para alem disso tenho que afinar os travões porke ele n trava la muito bem pricipalmente a traz mas a frente tb n ta la grande coisa e tem discos e pastilhas novas
n sao de ferrodo(isto n deve estar bem escrito mas deve dar para perceber) e disseram me k por isso tb n travaba com o msm desempenho que as outras mas enfim ........ n fui eu k paguei n podia esperar muito

tratasse de uma van uma seat ibiza 1.9 SDI de 2000

agradeço desde ja a quem se disponiblizar a ajudar ja agr sou pintor auto se alguem precisar de alguma coisa relacionada e so dizer moro perto de Coimbra

ha e ja me esquessia parabens o forum ta um show e os users sao uns fixes

[^][^][^][^][^]

em relaão a valvulia o carro ja esteve na seat e disseram k n era disso mas msm assim keria mudar e k o caro ja tem 143000 kms e a 1ª e a marcha a traz custam uma beca a entrar (na seat disseram k eram as anilhas secas lubrificaram mas mas esta pouco ou nada melhor)

depois de ler alguns topicos por aki verifiquei que isso tb ajuda........

ja agr sei que uma boa valvulina é a 75W90 alguem recomenda uma melhor ou de uma marca especifica ????????

tb tenho de mudar o oleo e filtro mas isso ja sei fazer tinha 10W40 e nas ultimas 2X levou 15W40 se soubesse o k sei hje nunca tinha optado pelo 15W40 mas kuando mudar agr volta pra la um bom oleo 10W40 tou a pensar meter este ou um equivalente BP Visco 5000

depois se conseguir fazer isto posto por aki uns [DIY]

mais uma vez obrigado

fikem

Travões:
O processo é fácil:
Com o motor em funcionamento.
Injecta-se o pedal 3 ou 4 vezes, depois carrega-se a fundo e abre-se o sangrador ao mesmo tempo (têm que ser 2 pessoas, uma vez que o pedal tem que estar pisado enquanto o sangrador é aberto e voltado a fechar). Depois fecha-se o sangrador e repete-se o processo o número de vezes necessárias até o óleo sair limpo. Claro que tem que se controlar o nível de óleo de travões e ir acrecentando á medida... Na VW acho que recomendam usar 2 litros de óleo neste processo (0.5 lts em cada roda)...

Resumo:
Injectar pedal 3 ou 4 vezes.
Pisar pedal e manter.
Abrir sangrador (corre óleo e o pedal vai até abaixo, costumo pôr um tubo no sangrador e aparar o óleo para uma garrafa ou um recipiente qualquer).
Fechar o sangrador.
Largar o pedal.
Injectar as vezes necessárias até o pedal ter pressão.
Verificar e atestar o nível de óleo de travões.
Repetir as vezes necessárias.

Atenção, muito importante:
NUNCA largar o pedal com o sangrador aberto, pois entrará ar no circuito! O pedal está pisado, abre-se o sangrador, o pedal vai abaixo e NÃO SE DEIXA DE PISAR até o sangrador estar fechado.

Muita Atenção! Segurança acima de tudo!
Os travões são uma coisa perigosa de se mexer. Ao retomar a utilização da viatura, experimentar antes o funcionamento do sistema de travagem (devagar e com o travão de mão a postos).

O sistema de travões de pastilhas e discos não tem afinação (pelo menos que eu conheça).
Se for calços e tambores é que tem mas costuma ser automático.

Circuito de Refrigeração:
Para limpar é pôr o motor a trabalhar, a mangueira da água a correr para dentro do depósito de expansão e o tubo que sai do motor para o radiador (neste sentido) tirado e deixar a água correr...
Se a torneira da sofagem estiver toda para o quente, a água passa também no radiador da sofagem...
Para sangrar é deixar sair a água toda, voltar a pôr o(s) tubo(s) tirado(s) e encher com anticongelante... Pôr o carro a trabalhar e ir acrescentando até estar no nível e não baixar mais... (sempre com a torneira da sofagem aberta).
Atenção, fazer isto com o motor frio. Se aquecer durante o processo não há azar e vai-se acrescentando aos poucos, mas pôr um liquido frio num motor quente é estalar a cabeça...

Quanto á pintura... Bem, a minha Passat precisava de um toquezinho em 3 ou 4 sitios onde está a começar a aparecer ferrugem... O Corolla está completamente podre, a Hilux também precisa de um toque por baixo e o Corsa está comido do sol... Mas Coimbra é muito longe...

Ahh, tou no gozo!
Eu moro em Coimbra...

Não moro nada...
Peço desculpa pela brincadeira.

Espero que isto ajude. Se houver alguma complicação ou dúvida maior convém pedir a presença de alguém com experiência e não arriscar a estragar qualquer coisa!

Líquido de refrigeração - nem penses em pôr esse motor a trabalhar sem água! Isso sempre parado!

Liga a "chaufage" para o máximo de quente para permitir que a água de lavagem também passe por esse radiadorzito. Deixa-o ficar sempre assim no quente até que no dia seguinte queiras ar frio dentro do carro. :)

Tira o tubo inferior do radiador para escoar o anticongelante velho, abre também o depósito de expansão. Ainda lá ficará muito líquido dentro do motor (talvez uns 2 litros). Aproveita para retirar outros tubos para os lavar bem.

Lava tudo o que puderes, de preferência em ambos os sentidos. Assegura-te que a água (usa uma mangueira ligada à rede geral de água) passa pelo radiador da chaufage, pelo motor e pelo radiador. No radiador lava apenas de cima para baixo (se ele não estiver em mau estado) e não uses aí muita pressão de água pois isso pode danificá-lo.

Quando já tiveres feito passar água por tudo quanto seja sítio e ela saia perfeitamente limpa de modo que quase a pudesses beber, então está ok. Talvez o reservatório de expansão esteja sujito por dentro, podes desmontá-lo e lavar com um escovilhão e detergente em pó para a roupa. É como se se lavasse uma cafeteira... Depois passa bem por água para retirar qualquer resto do detergente.

Provavelmente esse colector de admissão será aquecido pela água de arrefecimento do motor e terás assim um tubo "fininho" entre o colector e o reservatório de expansão. Muito provavelmente também haverá uma válvula (escondida) no interior do colector para permitir apenas a passagem de ar para o dito reservatório. Desliga esse tubo no lado do reservatório, lava-o bem com água e sopra por ele com força para: 1) assegurar que a válvula não está "colada" à sua sede (o que impediria mais tarde a passagem de ar e deixaria aí uma bolsa de ar indesejável); 2) retirar o máximo possível de água de dentro do bloco, cabeça e colector.

Antes disso já compraste uma tampa nova para esse reservatório, uns 3 litros de bom anticongelante que dê para, pelo menos, uns -20ºC (se fôr para -30ºC tanto melhor) e um garrafão de água destilada. Vê no manual do carro qual é a concentração recomendada para esse motor e se especificam algum anticongelante em especial. Caso contrário usa meio por meio: 1 litro de anticongelante para 1 litro de água destilada, se fôr dos anticongelantes concentrados, caso contrário, se vier já diluído e pronto a ser utilizado, é só deitar assim da vasilha.

Tens de procurar o ou os parafusos de purga de ar. Fecha a ligação do tubo inferior do radiador e todas as outras que entretanto tiveste que abrir. Abre o purgador inferior (se tiveres dois, normalmente o 2º será na tubagem adjacente ao radiador da chaufage, mas poderás ter apenas um purgador nesse motor por isso informa-te e procura bem em todos os tubos do circuito) e começa a deitar a mistura anticongelante muito devagarinho pelo bocal do depósito de expansão. Tem de ser devagar para se evitar a formação de bolsas de ar que podem deitar a perder um excelente motor (seja ele qual fôr).

Quando só sair líquido por esse purgador, já sem qualquer bolhinha de ar, então podes fechá-lo e repetir o enchimento até que comece a sair apenas líquido pelo purgador superior, se este existir. Em todo este processo, a chaufage continua regulada para o quente e o reservatório de expansão está aberto (sem a tampa).

Atestar o circuito até à marca de Máximo, sempre deitando o líquido com alguma calma (também não é preciso exagerar). Fechar o reservatório de expansão e colocar o motor em marcha, ao ralenti.

Observar atentamente todas as ligações que foram mexidas para ver se não ficaram aí fugas de líquido, vêr o nível no reservatório (nunca o deixando descer muito do nível mínimo) e observar a temperatura do motor indicada no tablier.

Deixar trabalhar o motor até que a ventoínha comece a funcionar e manter sempre atenção às eventuais fugas, nível no reservatório e temperatura do anticongelante. Se tudo correr bem, a temperatura andará pelas zonas normais e quando começar a descer então a ventoínha desligar-se-á sozinha (como de costume).

Parar o motor e deixar arrefecer bem (umas horitas). Verificar o nível de anticongelante, que poderá ter descido para perto do mínimo, e atestar. No dia seguinte, com o motor frio, voltar a ver o nível e atestar de novo caso seja necessário. E deverá ficar por aqui.

Penso que será o essencial... mas se tiveres dúvidas é só dizer porque Ibizas não faltam neste fórum.

Travões - ou compras um kit de purga ou vais precisar de um ajudante.

Conselho: como será a tua 1ª vez, não te metas nisso sozinho... vai a uma oficina qualquer levar o carro e vê como se faz.

Por acaso bem que precisava de um pintor de jeito mas em Coimbra não dá jeito nenhum... :)

Filipealexnobre e DL desde ja os meus sinceros agradecimentos vou seguir a risca os passos que tao trabalhosamente me descreveram......

obrigado por terem ajudado se precisarem de alguma coisa ja sabem eu estou aki

se tiverem ferramenta (pistola bico 1.4 se for 1.3 e melhor e um compressorde 50l se for 100 ou 200 melhor) e uma boa maquina de polir ou entao uns bons musculos nos braços

para alem do resto do material que é muito e tb uma beca caro (n e so tinta e lixa)

eu posso darvos umas dicas kem sabe com uma beca de jeito e paciencia voces podem fazer isso sozinhos mas preparem se para sujar as maos

se tiverem dispostos a aprender (e a gastar uns aérios talvez + do que se mandarem fazer o trabalho a um profissional porque a ferramenta n e assim tao barata)postem ai umas fotos das zonas que querem reparar

fikem bem

Na altura em que escrevi aquele 1º post, esqueci-me de um passo que eu considero muito importante para que fique um trabalho decente.

Antes de encher o circuito com a mistura anticongelante, enche-o apenas com água da rede, fecha tudo bem e põe o motor a funcionar até fazer o ciclo completo de aquecimento, ligar a ventoínha, desligar ventoínha, etc. ou então anda assim com o carro (apenas com água) durante uma hora ou duas na tua vida normal.

Quando o motor já estiver novamente bem frio, então repete-se tudo o que já se tinha feito inicialmente, exactamente tudo como se fosse a 1ª vez. Isso permitirá retirar (diluindo) alguns restos do anticongelante antigo que tivessem ficado retidos nas zonas do termostato e da bomba de água onde a circulação de líquido é diminuta (quase nula) quando o motor não está a rodar.

Trabalhando apenas com água e obrigando o termostato a abrir totalmente, então ficamos com a certeza de lá não ficarem restos do anticongelante antigo, que algumas vezes são incompatíveis com o novo que lá iremos colocar.

Depois é só repetir tudo, expulsar o máximo possível de água (soprar pelo tal tubo do colector de admissão), encher com o novo anticongelante, purgar o ar e testar o sistema tendo muita atenção a fugas (aproveitar para mudar algumas abraçadeiras ou tubos que pareçam estar em menos bom estado), temperatura e nível no reservatório de expansão.

Outra coisa: o anticongelante não é muito amigo da pintura do carro, portanto no fim da "chafurdice" convém dar umas mangueiradas com água por todos os sítios por onde ele possa ter escorrido e se tenha depositado, que basicamente será pelo motor todo... :D ter alguma atenção com as partes de electrónica que são mais delicadas (eventualmente será melhor protegê-las com uns saquitos de plástico).

citação:Originalmente colocada por Filipealexnobre

E o óleo de travões ainda é pior... Arranca a tinta toda...

n tenho tido esperiencias com isso mas probavelmente deve ser alguma substancia decapante k o oleo tenha para manter atubagem desobstruida mas tb n sei ao certo

tavez este fim de semana me aplique se tiver tempo a fazer a tal manutenção ao meu carro
em principio amanha ja vou buscar o material

depois dou noticias e mais uma vez mt obrigado

o material e este o anticongelante fazendo uma mistura de 1 por 1 da para -40 simples da para -60 (tb axo muito mas é o que diz no rótulo parte de tráz)

a valvulina é a recomendada pelo menos foi o k o tipo disse isto tudo 3 litros de valvulina + 5l de anticongelante custou 45€ n sei se fui roubado mas probavelmente

o oleo dos travões vai ficar para outra altura mas tb n me vou esquecer dele

agr este fim de semana se houver tempo vou me dedicar ao meu bolide

1.jpg

n sei se o material e bom ou nao comente sff

obrigado + uma vez

citação:Originalmente colocada por redowk

em relaão a valvulia o carro ja esteve na seat e disseram k n era disso mas msm assim keria mudar e k o caro ja tem 143000 kms e a 1ª e a marcha a traz custam uma beca a entrar (na seat disseram k eram as anilhas secas lubrificaram mas mas esta pouco ou nada melhor)

depois de ler alguns topicos por aki verifiquei que isso tb ajuda........

ja agr sei que uma boa valvulina é a 75W90 alguem recomenda uma melhor ou de uma marca especifica ????????

tb tenho de mudar o oleo e filtro mas isso ja sei fazer tinha 10W40 e nas ultimas 2X levou 15W40 se soubesse o k sei hje nunca tinha optado pelo 15W40 mas kuando mudar agr volta pra la um bom oleo 10W40 tou a pensar meter este ou um equivalente BP Visco 5000

depois se conseguir fazer isto posto por aki uns [DIY]

mais uma vez obrigado

fikem
Se keres k te diga fico estúpido como na SEAT houve alguém k não te soube dizer a razão certa pela kual custa a entrar a 1ªvelocidade e marcha atrás, e ainda tiveram a lata de te dar akela resposta.
Pois bem até acertaram no facto de serem as anilhas da luva sincronizadora mas não é por tarem secas (também ajuda mas não me parece ser a verdadeira razão) e aposto k nem se deram ao trabalho de verificar, o k deviam te ter dito é k precissas de trocar as anilhas sincronizadoras ou até a luva sincronizadora por completo(dependendo do caso)para não continuares a ter o problema dessas duas velocidade custarem a entrar.

Boas. Vou desenterrar o tópico para ver se alguém me esclarece.

Queria trocar o óleo a um Ibiza 1.9 SDI, mas não sei se depois a porca do bujon tem alguma anilha especial (vulgo de esmagamento)

Alguém?

Voltar
Superior