Máquina de cafe: manual ou automática? O que comprar?

lemor

Banido
Pessoal,
Tenho uma máquina de café Nespresso em casa e confesso que já estou um bocado farto daquele sabor.

Para ser franco prefiro mesmo o sabor do café das máquinas dos cafés.

A questão é que nunca tive uma máquina do tipo dessas em casa (manual ou automática). Andei a pesquisar algumas na net e o custo é um bocado alto, principalmente as automáticas.

Qual a diferença entre elas? É só o facto de dosear o pó automaticamente? Terem moinho?
Alguém tem alguma dessas máquinas em casa?
Obrigado.

Não te metas em máquinas automáticas, que são caras e necessitam de manutenção e podem tirar cafés que não prestam, se queres tirar bons cafés compra uma de manipulo que não dão problemas, só dão é mais trabalho a limpar.

A melhor solução será comprares uma automática. São mais caras mas fazem tudo. Compras café em grão e ela mói na hora de tirar o café. É só meter a chávena por baixo e escolher o café que queres.

Sobre eventuais avarias, da meia dúzia de máquinas que conheço, apenas uma avariou, e penso que foi resolvido com 50€, mas estamos a falar de uma máquina com 15 anos ou mais. O melhor compromisso, será comprar a máquina com extensão de garantia e assim ficas tranquilo durante uns bons anos. Eu comprei a minha com 5 anos de garantia, já passaram, e nunca a usei, e o café continua a sair muito bom. Mesmo que avariasse agora e fosse para o lixo, iria comprar uma nova automática no dia a seguir.

Pessoal,
Tenho uma máquina de café Nespresso em casa e confesso que já estou um bocado farto daquele sabor.

Para ser franco prefiro mesmo o sabor do café das máquinas dos cafés.

A questão é que nunca tive uma máquina do tipo dessas em casa (manual ou automática). Andei a pesquisar algumas na net e o custo é um bocado alto, principalmente as automáticas.

Qual a diferença entre elas? É só o facto de dosear o pó automaticamente? Terem moinho?
Alguém tem alguma dessas máquinas em casa?
Obrigado.

o problema deste tipo de máquinas terem perdido com a introdução das maquinas de cápsulas, é mesmo o preços e comunidade e simplicidade, fora isso as tradicionais seja manual ou automática, o único contra é mesmo teres de tempos a tempos efectuar limpeza e manutenção de modo a preserva-la , se não quando te descuidas começam os problemas e pronto já estás tu a gastar dinheiro...

mas naturalmente que não tem qualquer comparação um café de cápsula com um tirado na maquina tradicional...

tive uma tradicional muitos anos aqui em casa, até que a parte do aquecimento se foi e dado ao modelo ser tão antigo já não havia peças para ela, pronto tive que a reformar com muita pena minha, mas como tomo café sempre fora de casa, mais tarde comprei uma dessas baratas de capsulas da nespresso, mas só uso ocasionalmente...

mas naturalmente que não tem qualquer comparação um café de cápsula com um tirado na maquina tradicional...

Não tem comparação se o café utilizado for de qualidade, porque se for fraco venham de lá as cápsulas, que ao menos já sabemos com o que contamos.

Eu tenho esta:
https://www.mrbean2cup.co.uk/repair...ype=Saeco-Incanto-Rondo-Plus-S-Class&group=2C

Antes tive uma outra também Saeco que ao fim de muitos anos de uso estourou.
Quando foi para a substituir, o técnico avisou-me que Saeco ( agora Philips) era top neste tipo de máquinas e o modelo Incanto seria o que teria menos alarmes, daí a escolha acertada.
Tive um problema com o mecanismo interior que foi resolvido em Garantia e um outro problema que foi resolvido com uma limpeza na hora.
Relativamente ao café, depois de muitos testes, optei pelo Continente. Um destes dias comprei Sanzala em Grão e gostei....mas não creio que a diferença de preço o justifique. Ainda não desisti de testar a marca Lavazza....mas não está fácil de encontrar um local de venda.

Last edited:
O custo por café numa máquina de manípulo é substancialmente mais baixo do que do saído por cápsulas.

A manutenção não é uma coisa dolorosa por aí além.

Há quem diga que o moinho faz toda a diferença, mas para mim, que compro o café já moído, não me faz dizer que é uma coisa do outro mundo, em comparação.

Quando às automáticas, convém salientar que não são mais caras, são MUITO mais caras.

Eu tenho uma de cápsulas em casa porque raramente tomamos café em casa, mas confesso que me agrada todo o ritual de tirar um café numa máquina tradicional. Os meus pais têm uma e quando lá vou faço sempre questão de ser eu a moer o grão, coloca-lo no copo do manípulo, encaixá-lo e tirar o café. Até do acto de bater com o manípulo na caixa das borras de café me agrada![:cool:]

Não tem comparação se o café utilizado for de qualidade, porque se for fraco venham de lá as cápsulas, que ao menos já sabemos com o que contamos.

claro, ter uma máquina tradicional e depois ter um café da treta, realmente nem vale apena ter uma, assim de facto as cápsulas fazem o mesmo...

O custo por café numa máquina de manípulo é substancialmente mais baixo do que do saído por cápsulas.

Há quem diga que o moinho faz toda a diferença, mas para mim, que compro o café já moído, não me faz dizer que é uma coisa do outro mundo, em comparação.

Quando às automáticas, convém salientar que não são mais caras, são MUITO mais caras.

sim o custo por café é substancialmente mais baixo que as cápsulas, mas como as modernices e facilidades e hoje em dia o pessoal quanto menos trabalho melhor, as tradicionais como tem de se ter algum trabalho tanto em manutenção como limpeza para as manter o pessoal hoje em dia é tudo para a cápsula...

a única coisa que não gosto no sistema de cápsulas é que estamos sujeitos a cápsula ser descontinuada e depois a máquina chapéu, pois compatibilidade com outras marcas de cápsulas é muito pouca, e muita gente já se escaldou com essas situações, deviam definir uma cápsula padrão e era usada por todos os fabricantes, assim já a coisa ficava melhor, até mesmo há certas coisas que há para umas máquinas e não há para outras...

Nao recomendo automatica .. .tenho uma que custou uma fortuna de encastrar ... Está sempre avariada . Agora tenho um mono encastrado na cozinha.

Não tenho problemas com o café em casa, tenho 3 máquinas na cozinha (todas menos uma automática, claro) é de manipulo para umas ocasiões, Delta, para outras, e Nespresso para outras, que levam tudo menos capsulas Nespresso, há ai uma marca que lhes bate o pé.[:D]

A vantagem de moer na hora é que permite "personalizar" o café ao gosto do momento. Se precisas de acordar a toda a força fazes uma moagem muito fina e com isso tiras um café bem forte. Se te apetece simplesmente beber uma caneca de café saboroso ao fim da tarde, fazes uma moagem grossa e terás um café menos amargo e mais fraquinho, etc.

Eu também acho o café Nespresso enjoativo para beber todos os dias.
Experimenta as cápsulas para Nespresso do Lidl.
"Palermo" ou "Viola".
Já experimentei várias e estas são as unicas que gosto.

Tenho uma igual a esta:

saeco-vienna-superautomatica-maquina-de-cafe-193711-MPT20625009824_032016-F.jpg

Tem 10 anos, "avariou" 1 vez. Esqueci-me de esvaziar o recipiente das borras, e aquilo encheu de tal maneira que entupiu tudo. De resto, faço aí de 6 em 6 meses uma limpeza mais a fundo, deixo secar bem, e tira café como da primeira vez. Quando um dia avariar, compro outra o mais parecido possível. Café sempre com espuma e muito saboroso.

Basicamente, é meter o café em grão, água, e tirar os cafés. Em cada 5 cafés, esvaziar o recipiente das borras. Aguenta uns 10 ou mais, mas não convém esquecer.

Desvantagens desta: Se quiser tirar um descafeinado, não dá, se quiser tirar um carioca de café, tenho de inventar, ou seja, tenho de regular a quantidade de café para sair muito mais, e tiro um café logo seguido de carioca. As de agora são bem mais modernas, e provavelmente já tem estas falhas colmatadas.

Last edited:
Por cá, já quase a tocar nos 2 anos, mora uma automática da Delonghi.

Não podia estar mais satisfeito.
Trabalho quase 0, avarias 0, café muito bom e a economia é imbatível. Garantia de 5 anos pelo que estou descansado

Neste momento já se pagou a ela própria e é tudo "lucro"

Se esta avariar depois dos 5 anos vem logo outra

Por cá, já quase a tocar nos 2 anos, mora uma automática da Delonghi.

Não podia estar mais satisfeito.
Trabalho quase 0, avarias 0, café muito bom e a economia é imbatível. Garantia de 5 anos pelo que estou descansado

Neste momento já se pagou a ela própria e é tudo "lucro"

Se esta avariar depois dos 5 anos vem logo outra

É isso mesmo, uma garantia mais prolongada e o assunto "avarias" fica resolvido. Durante 5 anos o investimento fica garantido pelo que acaba por sair sempre mais barato do que cápsulas, mantendo na mesma a comodidade de uma automática.

Eu também acho o café Nespresso enjoativo para beber todos os dias.
Experimenta as cápsulas para Nespresso do Lidl.
"Palermo" ou "Viola".
Já experimentei várias e estas são as unicas que gosto.
As do Lidl já compro há algum tempo. Mas não tem nada a ver com o café de máquina. Nem o café das cafeteira de fogão me satisfaz.

Back