Máquina fotográfica compacta

Nada a ver mesmo...

Um telemóvel por muita qualidade que tenha, nunca chega aos pés de uma máquina "decente".

Para quem tira umas fotos esporádicas e não é muito exigente, pode chegar. Agora para quem estiver mais atento aos pormenores, as diferenças notam-se e não é pouco. E numa máquina existe uma liberdade muito maior para se explorar... Só os comandos manuais de abertura, iso, exposição, etc é uma mais valia enorme.

Dá uma vista de olhos nestes sites:

http://www.dxomark.com/
http://www.dpreview.com/

Last edited:
A qualidade adicional que se consegue obter duma máquina compacta (leia-se de sensor pequeno) face a um telemóvel topo de gama não justifica de maneira nenhuma o trabalho de a comprar e ter que andar com mais um dispositivo no bolso. Para já não falar na comodidade de ter um aparelho que tira fotos e permite imediatamente edita-las, post-las, etc. Uma máquina não tem nada disto ou se tiver então já custa praticamente o mesmo que uma DSLR de entrada ou uma compacta de sensor de 1".

Uma máquina de 200€ apesar de não ser nada de "especial", de certo que é melhor que a maioria (senão todos) dos telemóveis do mercado.

Como referi anteriormente, se for para tirar fotos ocasionais, um telemóvel pode servir. Mas se o gosto pela fotografia estiver lá, uma máquina tem mais para espremer.

A grande vantagem do telemóvel, é ser mais pratico. De resto, e falando globalmente, uma máquina ganha em qualidade de imagem, nos controlos manuais, no zoom e até na própria autonomia.

A qualidade adicional que se consegue obter duma máquina compacta (leia-se de sensor pequeno) face a um telemóvel topo de gama não justifica de maneira nenhuma o trabalho de a comprar e ter que andar com mais um dispositivo no bolso. Para já não falar na comodidade de ter um aparelho que tira fotos e permite imediatamente edita-las, post-las, etc. Uma máquina não tem nada disto ou se tiver então já custa praticamente o mesmo que uma DSLR de entrada ou uma compacta de sensor de 1".

Depende da compacta que comprares e do tipo de fotografia que queres fazer, o telemóveis são muito limitados.

Uma máquina de 200€ apesar de não ser nada de "especial", de certo que é melhor que a maioria (senão todos) dos telemóveis do mercado.

Como referi anteriormente, se for para tirar fotos ocasionais, um telemóvel pode servir. Mas se o gosto pela fotografia estiver lá, uma máquina tem mais para espremer.

A grande vantagem do telemóvel, é ser mais pratico. De resto, e falando globalmente, uma máquina ganha em qualidade de imagem, nos controlos manuais, no zoom e até na própria autonomia.

Numa máquina de 200€, se tiver mais qualidade do que um S7, é algo marginal e para mim nao vale a pena o transtorno de andar com outra coisa no bolso.

Duvido que uma máquina de 200€ fizesse muito melhor do que isto:
http://www.techradar.com/reviews/phones/mobile-phones/samsung-galaxy-s7-1315188/review/5
http://www.theverge.com/2016/3/8/11174096/samsung-galaxy-s7-edge-camera-samples

O S7 já tem controlos manuais:
http://www.digitaltrends.com/mobile/how-to-use-pro-mode-samsung-galaxy-s7/

No que diz respeito a marcas e modelos tanto de máquinas como de telemóveis, não tenho uma vasta experiência no que toca à diversidade, no entanto...

Do que já testei, as fotos num telemóvel parecem sempre boas até ao momento em que se começam a editar num programa a sério, num PC e não numa APP no telemóvel.

É aí que se começam a notar os "defeitos" todos da imagem. Mais aberrações cromáticas, níveis de compressão muito maiores, reduções de ruído que por vezes chegam a ser absurdas... Já para não falar que nem todos os telemóveis suportam RAW... Ok, as máquinas também não, mas arranja-se mais facilmente uma máquina que o faça, que um telemóvel. As fotos nocturnas também costumam ser inferiores nos telemóveis.

Com isto, não quero dizer que não hajam telemóveis que sejam melhores que algumas máquinas. Deve haver. Mas são excepções e não uma regra.

Nao nos podemos esquecer que o FilipeBraga tem um Galaxy S7 e que o budget sao 200€. Se existir uma máquina de 200€ que justifique a compra em relacao a um S7, gostava de saber qual é, afinal nesta gama de precos as máquinas fotográfica tem também as suas limitacoes (e nao sao poucas).

Ora bem, tenho um Galaxy S7 e na minha opinião, hoje em dia se tiveres um telemóvel de topo que seja reconhecidamente bom em termos de câmara, como é o caso do meu, não se justifica a compra de uma compacta.

Portanto, das duas uma: ou gastas mais algum € e compras uma SLR que essas sim estão muito longe de um smartphone; ou então compras um telemóvel topo se gama, se ainda não tiveres. Se tiveres, sugiro que guardes os 200€ porque de um bom smartphone para uma compacta, pouca diferença vai.

EDIT: Vi agora que o OP tem um S7, como eu. Conselho: ou ficas com esse e não compras a máquina compacta, ou metes mais 300€ em cima dos 200 disponíveis e compras uma SLR.

Tens por exemplo o LG G4 já perto dos 300€, tem uma câmara que não fica a dever absolutamente nada às compactas mais baratas, e na minha modesta opinião é melhor que qualquer modelo Samsung, S7 incluído. Hoje em dia não faz sentido uma máquina compacta na faixa dos 200€, é quase como deitar dinheiro pela janela. Já se estivermos a falar de algo mais profissional, na faixa dos 500-600€, a coisa muda de figura [;)]

Não deixa de ser curioso o rapaz vir opinião de uma máquina fotográfica e virem-lhe sugerir um telemóvel [:D]

É quase como vir opinião de um PC e também lhe sugerirem um telemóvel... Os telemóveis hoje em dia tiram boas fotos sim, mas não substituem uma máquina.

Se for com o intuito de tirar fotos, dêem-me a escolher entre um telemóvel, qualquer ele que seja, ou uma máquina de 200€ e eu escolho a máquina sem olhar para trás.

Existem máquinas nessa gama de preços bastante razoáveis. Eu tirei imensas fotos com uma velhinha Canon A720is que me custou uns 200€ há uma porrada de anos atrás (hoje em dia faz-se melhor) e não a trocava por qualquer telemóvel de hoje em dia. Actualmente uso outra máquina, uma Canon SX50, que apesar do "tamanho", não deixa de ser "compacta" (relativamente ao tamanho do sensor) e muito menos a trocaria por algum telemóvel.

Uma máquina permite explorar muito mais, usar técnicas diferentes, etc. Apesar de eu ser apenas um curioso e com muito a aprender ainda, tenho fotos tiradas até com a A720is que duvido que alguma vez conseguiria tirar com que telemóvel seja.

Existem telemóveis com excelente qualidade... para um telemóvel... A tecnologia evoluiu bastante nesse aspecto, mas uma máquina é uma máquina. Às vezes vejo comparações no Youtube onde querem fazer crer que ate há telemóveis que são ainda melhores que algumas SLR topo de gama [:D]

É nos pequenos detalhes que se notam as diferenças entre uma máquina dedicada e um telemóvel. E muitos pequenos detalhes juntos, podem fazer uma diferença enorme no resultado final...

Também existe muito "lixo" nas máquinas dedicadas existe... Mas existem coisas bem porreirinhas com uma boa relação preço/qualidade.

Por 200 euros não vai comprar nada melhor que o S7, tenho uma Panasonic Lumix topo de gama das compactas, lentes Leica etc e tal... e prefiro as fotos tiradas com o Nexus 5x comparando ambas lado a lado em modo totalmente automático.

Não deixa de ser curioso o rapaz vir opinião de uma máquina fotográfica e virem-lhe sugerir um telemóvel [:D]

É quase como vir opinião de um PC e também lhe sugerirem um telemóvel... Os telemóveis hoje em dia tiram boas fotos sim, mas não substituem uma máquina.

Se for com o intuito de tirar fotos, dêem-me a escolher entre um telemóvel, qualquer ele que seja, ou uma máquina de 200€ e eu escolho a máquina sem olhar para trás.

Existem máquinas nessa gama de preços bastante razoáveis. Eu tirei imensas fotos com uma velhinha Canon A720is que me custou uns 200€ há uma porrada de anos atrás (hoje em dia faz-se melhor) e não a trocava por qualquer telemóvel de hoje em dia. Actualmente uso outra máquina, uma Canon SX50, que apesar do "tamanho", não deixa de ser "compacta" (relativamente ao tamanho do sensor) e muito menos a trocaria por algum telemóvel.

Uma máquina permite explorar muito mais, usar técnicas diferentes, etc. Apesar de eu ser apenas um curioso e com muito a aprender ainda, tenho fotos tiradas até com a A720is que duvido que alguma vez conseguiria tirar com que telemóvel seja.

Existem telemóveis com excelente qualidade... para um telemóvel... A tecnologia evoluiu bastante nesse aspecto, mas uma máquina é uma máquina. Às vezes vejo comparações no Youtube onde querem fazer crer que ate há telemóveis que são ainda melhores que algumas SLR topo de gama [:D]

É nos pequenos detalhes que se notam as diferenças entre uma máquina dedicada e um telemóvel. E muitos pequenos detalhes juntos, podem fazer uma diferença enorme no resultado final...

Também existe muito "lixo" nas máquinas dedicadas existe... Mas existem coisas bem porreirinhas com uma boa relação preço/qualidade.

Por acaso sugeri o telemóvel e por incrível que pareca o utilizador já tem um telemóvel de topo, daí que nao vejo necessidade de comprar uma compacta até 200€.

Nao estamos aqui a comparar telemóveis com SLRs, estamos a comparar telemóveis topo de gama (um Galaxy S7 neste caso) com máquinas fotográficas baratas (até 200€).

Uma SX50 custa bem mais do que 200€. É como digo, o telemóvel cumpre a funcao ou até é melhor do que as máquinas fotográficas desse valor (200€).

Por acaso sugeri o telemóvel e por incrível que pareca o utilizador já tem um telemóvel de topo, daí que nao vejo necessidade de comprar uma compacta até 200€.

Nao estamos aqui a comparar telemóveis com SLRs, estamos a comparar telemóveis topo de gama (um Galaxy S7 neste caso) com máquinas fotográficas baratas (até 200€).

Uma SX50 custa bem mais do que 200€. É como digo, o telemóvel cumpre a funcao ou até é melhor do que as máquinas fotográficas desse valor (200€).

Mesmo que não acrescente nada a qualidade da imagem a maquina continua a ser mais versátil, por ex. se precisares de distancia focal no telemóvel não tens, queres fazer um panning no telemóvel não consegues, queres montar um tripé a serio não podes, queres montar um flash razoável não podes. Nos telemóveis consegues boas fotos estiveres reunidas as condições ideais ( muita luz e objectos estáticos) fora isso as coisas complicam-se.
Eu não sei como são as cameras actuais do telefones topo de gama mas normalmente as cameras de telemovel nem obturador têm aquilo funciona por varrimento, logo é muito mais lento por isso há sempre distorção quando tiras fotos a objectos em movimento.
Se é para fazer snapshots o telefone chega, se é alguém que tem interesse pela fotografia e quer algo mais cuidado, a maquina sem duvida.

Back