Máquina secar roupa sem força

renault03

New member
Boa tarde, queria saber se alguém aqui me poderia dar uma ajuda, que é o seguinte, tenho uma máquina de secar roupa e acontece que quando ponho a funcionar, houvesse o barulho de ela querer trabalhar, mas o tambor não roda, já abri a parte d cima da máquina e quando ela começa a fazer esse barulho eu empurro com as mãos o tambor e ela começa a trabalhar bem.mas quando pára para andar para o outro lado acontece o mesmo, faz o barulho e tenho de empurrar o tambor para andar, o que poderá ser?

Para mudar a correia tenho d desmontar a parte de trás toda certo? Há alguma maneira de ver se a correia está a patinar?

Normalmente (nas máquinas de lavar roupa) meia dúzia de parafusos e sacas a parte de trás, deves ficar com o motor e correia à vista, depois é colocar a trabalhar e ver se é daí.

Há certas casas que vendem as peças e enviam e até é fácil de substituir.

Já parti um fecho de uma máquina de lavar roupa, e poupei muitos euritos em arranjar eu.

Também pode ser o condensador que permite o arranque do motor AC que deu o pifo. É razoavelmente vulgar.

Sabes aonde poderá estar esse condensador?

Normalmente junto ao motor. Cuidado que um condensador é perigoso, armazena carga e pode dar um valente choque mesmo com o aparelho desligado da tomada. Se não sabe bem o que está a fazer, peça a alguém que saiba.

Normalmente junto ao motor. Cuidado que um condensador é perigoso, armazena carga e pode dar um valente choque mesmo com o aparelho desligado da tomada. Se não sabe bem o que está a fazer, peça a alguém que saiba.

Confirmo, já apanhei uma descargazita de um, e foi num simples carregador usb, mas o rapaz que estava ao meu lado não se livrou de levar uma chapada involuntária.

Boas.

O minha máquina de secar Indesit apresenta o mesmo problema, sente-se a MÁQUINA A QUERER rodar mas só dando um empurrão ao tambor, ele arranca..e dá a sensação de ficar algum cheiro.

A minhas pergunta são:

1 - se for a correia basta observar se patina? Qual o valor +/- de uma correia?

2 - Se for o tal condensador como lidar com ele para não apanhar choque e poder ser eu a fazer o arranjo? e já a gora qual o valor.

Queria ser eu a fazer o que fosse preciso pq qdo foi dos termostatos fui eu que os troquei e poupei muito.

Obg desde já!

Uma correia não chegará aos 10€

O condensador também é barato, basta ter a mesma capacidade (em farad). Bastará com uma chave isolada fazer curto circuito ao polos, mas se estiver avariado já não vai ter carga.

Podem ser as escovas do motor que foram para o galheiro.
Aliás, ambas as queixas aqui são provavelmente do motor e não da correia ou do condensador.

Obg pela ajuda.

Pois vou ver se é uma destas duas coisas ou não!

Presumo que se forem as escovas do motor estaremos a falar de outros valores e de um serviço realizado apenas por profissionais, certo?

Ok.

Não devo ter tempo de o fazer até lá mais para o fim do mês, mas irei começar pelo óbvio de tentar ver se a correia patina.

Qdo tiver algum veredicto digo qq coisa.

Obg a todos!

Um pequeno update seguido de mais uma questão.

Troquei o condensador, e a falta de força da máquina era daí, pelo que ficou a trabalhar aparentemente tudo normal. Digo aparentemente tudo normal pq a minha mulher queixa-se de que a máquina não está "eficiente" a secar e que demora a secar, ora se eu olhar ao seu funcionamento parece-me tudo normal.

Será que esta sensação advém do facto de a minha mulher ir a lavandarias self-service secar a roupa quando é necessário, e mesmo dizendo que está a comparar com a nossa máquina antes, está a comparar com as industriais?

despistado a primeira hipótese o que pode provocar essa perda de eficácia?

Obg desde já!

A haver problema, de facto, não estarão relacionados.

O condensador é importante para permitir o arranque de um motor AC em monofásico, e só. Pelos vistos já esta resolvido.

Agora, se seca melhor ou seca pior, isso já não é papel do condensador.

Obg ClioII

Isso eu sei, mas obg na mesma pela resposta.

A minha questão era se haverá algum problema dos mais "usuais" que possa ser responsável pela perda de eficácia.

Back