Máquinas fotográficas digitais

Estou a precisar de limpar o sensor da D80...

O que comprei na altura, que me foi recomendado, foi uma ceninha para bufar, um liquido, umas cotonetes e outra cena de bufar mas com um pincel...fora o pano que já tinha...liquido, cotonetes estão fora de questão, a meu ver...[;)]
Por acaso o meu irmão andou a limpar o sensor da D200 do meu pai.

Comprou um kit que custa 72€, vem com uma bomba que funciona a vácuo e 6 espátulas para "raspar" 3 molhadas e 3 secas. (se não estou em erro).

Depois tem uns videos na net com instruções de como fazer.

Supostamente com o vácuo "aspiras" as impurezas, depois devias "raspar" com a espatula molhada.

Mas no caso, apenas se "aspirou" as sujidade e ficou 5 estrelas!

Bem, limpei o espelho com o liquido e o pano, o sensor tem lá umas coisinhas pequenas, apenas fiz uns sopros, e terei que comprar um kit para limpeza do sensor...alguém aqui já limpou?[;)]

Bem, limpei o espelho com o liquido e o pano, o sensor tem lá umas coisinhas pequenas, apenas fiz uns sopros, e terei que comprar um kit para limpeza do sensor...alguém aqui já limpou?[;)]

Pois o sensor está mesmo mesmo mto sujo:
dsc4607hu6kt7.jpg

Como é que "sopraste" para dentro da máquina? Foi com uma pera de ar ou com a boca? É que NUNCA se deve sobrar com a boca para dentro da maquina. A quantidade de cuspo que sai pode ir estragar ou sujar ainda mais o sensor.

O melhor é ou mandar a maquina a limpar (disseram-me que ha locais que fazem a cerca de 25/30 euros) ou então comprar um kit de limpeza e fazer essa manobra em casa. Não é dificil limpar o sensor, é até uma tarefa relativamente fácil...

Como é que "sopraste" para dentro da máquina? Foi com uma pera de ar ou com a boca? É que NUNCA se deve sobrar com a boca para dentro da maquina. A quantidade de cuspo que sai pode ir estragar ou sujar ainda mais o sensor.

O melhor é ou mandar a maquina a limpar (disseram-me que ha locais que fazem a cerca de 25/30 euros) ou então comprar um kit de limpeza e fazer essa manobra em casa. Não é dificil limpar o sensor, é até uma tarefa relativamente fácil...

Exacto...

limpar é com a pera de ar, ou até com ar comprimido , ou com liquido especial e toalhetes especiais...[;)] é facil e devemos ser nós a fazer.

Mas o melhor é se evitar trocar de objectivas em ambientes de pó e fibras texteis.[;)] e trocar de forma rapida pa evitar a entrata de porcarias.

O user Lippe tirou umas fotos a OVNIS e dizem que é sujidade [:D] [;)].

Já aprendi mais umas coisinhas com os vossos posts

sobre a limpeza do sensor.

Há vídeos onde se possa ver como se faz?

Ontem à noite estive com um amigo que comprou uma D80 lá fora

(alemanha) e ao que parece a máquina tem uma opção

em que quando se tira uma foto e esta fica queimada (excesso

de exposição) algo "pisca" (não percebi se era a foto no lcd ou outra

coisa qualquer) e ele entrou em contacto com a Nikon para verem

o que se passava e disseram-lhe logo: "Ah e tal não podemos fazer nada

porque não é FINICON".

Ao que parece a máquina não tinha nada de errado mas ele ficou a

perceber que deveria ter comprado a máquina por cá :sh).

Cpts e Viagens Seguras[;)].

Tou com uma duvida, ontem comprei na fnac 4 pilhas recargarveis GP 2700, para a minha pentax optio... coloquei a carregarem era 2 e tal da manhã e agora ás 3 da tarde foi experimentar na maquina e aparece carga media[:blush:] [:blush:] mas afinal qdo tempo é preciso para carregar as pilhas? o que poderá estar a acontecer?:sh)

Tou com uma duvida, ontem comprei na fnac 4 pilhas recargarveis GP 2700, para a minha pentax optio... coloquei a carregarem era 2 e tal da manhã e agora ás 3 da tarde foi experimentar na maquina e aparece carga media[:blush:] [:blush:] mas afinal qdo tempo é preciso para carregar as pilhas? o que poderá estar a acontecer?:sh)

12h de carga e estão a meio? :confused:

Eu experimentava descarregá-las completamente

e voltar a carregar para ver.

descarregadas tavam elas qdo as comprei ontem...

será k o carregador é lento?:sh)

Sim, por norma vêm descarregadas :). Referi este procedimento pois

pode suceder como as baterias que só ao fim de algumas cargas atingem

a capacidade máxima.

Continuo a sugerir o procedimento, descarregar e colocá-las a carregar

um dia inteiro se fôr preciso para testar. Caso não funcione, Fnac com elas[;)].

Voltando à limpeza quais os utensílios que utilizam para limpar

as vossas máquinas, objectivas, etc.?

Como é que "sopraste" para dentro da máquina? Foi com uma pera de ar ou com a boca?

Foi com a pera...tirei a casca e depois pus em cima do sensor [:)] [;)] A sério soprei com a pera, com a boca há o perigo do belo do perdigoto...[;)]

Já estive a ler umas coisas sobre a limpeza, embora nunca tenha feito, acho que vale a pena tentar, desde que seja feita com cuidado, com o material certo e com as devidas instruções...sem invenções, não é verdade? [;)]

Última edição:
ao que parece a máquina tem uma opção

em que quando se tira uma foto e esta fica queimada (excesso

de exposição) algo "pisca" (não percebi se era a foto no lcd ou outra

coisa qualquer) e ele entrou em contacto com a Nikon para verem

o que se passava e disseram-lhe logo: "Ah e tal não podemos fazer nada

porque não é FINICON".

Sim, ao fotografar, a fotografia depois aparece no lcd, se estiver "queimada" as zonas em que tal aconteceu, piscam...normalmente tiro outra fotografia com valores de exposição maiores [;)]

Foi com a pera...tirei a casca e depois pus em cima do sensor [:)] [;)] A sério soprei com a pera, com a boca há o perigo do belo do perdigoto...[;)]

Já estive a ler umas coisas sobre a limpeza, embora nunca tenha feito, acho que vale a pena tentar, desde que seja feita com cuidado, com o material certo e com as devidas instruções...sem invenções, não é verdade? [;)]

exacto...com material de sopro(ar comprimido ou pera) e com liquidos e toalhetes especiais e limpar com cuidado.

Ontem tentei limpar o sensor, com a pera, de forma a que ficasse o mais limpa possivel...

Hoje fiz umas fotografias...

f8, escapa bem...

Ao fazer o auto-levels já se vê lá qualquer coisa...

[;)]

pilhas recargarveis GP 2700... coloquei a carregarem era 2 e tal da manhã e agora ás 3 da

Se o teu carregador for dos normais isso é pouco tempo para umas pilhas de 2700mAh.

Para teres uma ideia umas pilhas AAA de 700mAh da uniross levam 13 horas a carregar no carregador de origem.

Eu apontaria para algo a rondar as 17 - 24 horas de carregamento, mas o manual do carregador deve ter as indicações.

Voltando à limpeza quais os utensílios que utilizam para limpar

as vossas máquinas, objectivas, etc.?

Neste momento apenas tenho para limpar o espelho e a lente das objectivas...o pano (o que se usa talmbém para os oculos) e um liquido...depois para o sensor, irei comprar um kit que tem a espatula, os toalhetes e o liquido...

cotonetes (penso que também trás)...não obrigado [:vm)]

Neste momento apenas tenho para limpar o espelho e a lente das objectivas...o pano (o que se usa talmbém para os oculos) e um liquido...depois para o sensor, irei comprar um kit que tem a espatula, os toalhetes e o liquido...

cotonetes (penso que também trás)...não obrigado [:vm)]

o material é toalhetes e liquido proprio. e o ar comprimido.

cotonetes é para os ouvidos e o pano é para os oculos[;)]

Se o teu carregador for dos normais isso é pouco tempo para umas pilhas de 2700mAh.

Para teres uma ideia umas pilhas AAA de 700mAh da uniross levam 13 horas a carregar no carregador de origem.

Eu apontaria para algo a rondar as 17 - 24 horas de carregamento, mas o manual do carregador deve ter as indicações.

pois continuam a carregar..acho k o carregador é lento, resta esperar e depois ver a carga[;)]

Voltar
Superior