Máquinas fotográficas digitais

A questão é... Estes efeitos são porque o sol ainda estava demasiado forte quando apanhei estas fotos? São defeito da lente? É da qualidade da lente (ou falta dela)? Tem a ver com as aberturas?

Pergunto isto porque até agora estava satisfeito, hoje vejo estas imagens assim, fiquei um bocado decepcionado..

Sao efeitos perfeitamente normais e fazem parte de todas as fotografias que sao feitas directamente contra o sol forte...
o que tu fizeste é levar a um extremo de contra luz e aparecem esses efeitos contigo e com toda a gente.. se vires bons livros de fotografia essses efeitos tb aparecem[;)] nao te preocupes com eles

Mundano tens dados sobre essas fotos em aberturas tempos e iso?

para o que fizeste de sol directo o melhor é:

iso 100 ou menos
e tempos rapidos 1/2000 ou mais

e a abertura proporcional

sendo assim os efeitos "estranhos" aparecem mas podem ser com menos intensidade por vezes mas aparecem sempre.

Mundano tens dados sobre essas fotos em aberturas tempos e iso?

para o que fizeste de sol directo o melhor é:

iso 100 ou menos
e tempos rapidos 1/2000 ou mais

e a abertura proporcional

sendo assim os efeitos "estranhos" aparecem mas podem ser com menos intensidade por vezes mas aparecem sempre.

Pois, eu sei que é normal aparecerem nestes casos, não sei é até que ponto é normal aparecerem com esta intensidade, dai a pergunta...

Quanto aos dados, as fotos estão com o EXIF completo, há um plugin para o firefox que permite ver o exif das fotos logo (o FxIF)...

De qualquer maneira, a primeira foto foi em ISO 200 (sensibilidade base da máquina), F/32 e 1/60s.. Usei F/32 porque queria experimentar aquele efeito de ficarem os raios do sol, que funcionou perfeitamente.. Antes dessa tinha tirado uma com muito maior abertura e menor tempo de exposição e não se notavam os efeitos..

A 2ª foto foi em ISO 200, F/7.1 e 1/200s.. Esta foto está sobre-exposta em relação à medição da máquina em 2 stops, já não me lembro bem.. A foto que tirei sem EV compensation ficou com a pedra e a arvore quase pretas, mas os efeitos ficaram quase invisíveis..

Pois, eu sei que é normal aparecerem nestes casos, não sei é até que ponto é normal aparecerem com esta intensidade, dai a pergunta...

Quanto aos dados, as fotos estão com o EXIF completo, há um plugin para o firefox que permite ver o exif das fotos logo (o FxIF)...

De qualquer maneira, a primeira foto foi em ISO 200 (sensibilidade base da máquina), F/32 e 1/60s.. Usei F/32 porque queria experimentar aquele efeito de ficarem os raios do sol, que funcionou perfeitamente.. Antes dessa tinha tirado uma com muito maior abertura e menor tempo de exposição e não se notavam os efeitos..

A 2ª foto foi em ISO 200, F/7.1 e 1/200s.. Esta foto está sobre-exposta em relação à medição da máquina em 2 stops, já não me lembro bem.. A foto que tirei sem EV compensation ficou com a pedra e a arvore quase pretas, mas os efeitos ficaram quase invisíveis..

tempos mto demorados e claro o sol entra mto apesar do diafragmo mto fechado e cria efeitos estranho no vidro ou seja !queima" de certa forma a imgem.

mas foi um bom teste...experimenta mesmo contra o sol forte e a 1/2000 ou mais e o diafragma o que der.
vai aparecer menos aberações mas sempre um anel simbolo do contra-luz mas nao tira qualidade á imagem, preocupante era se um contra luz nao tivesse os aneis das aberrações.[;)]

Sobre os EV usem em zero nao se justifica na maioria dos casos ser usado...e é uma função mto discutivel a nivel de utilidade por veze..pode dar jeito mas é frequentemente mais mal usado que bem. Os EV tratam de "enganar" para mais ou menos o valor da medição normal do fotometro.

A foto nao está sobre exposta está bem....a "maquina" é que pode medir mal[;)]

Eu diria de certeza absoluta que essa foto feita com o fotometro em medição matricial fica sob-exposta.... e claro tem k ser compensada para ficar bem....
mas pode ficar bem logo no inicio se for fotografada com o modo pontual ou central..a medição é feita para a pedra e dá o que der no resto.

na fotografia tem k se escolher o tema a medir ou a "pedra" ou o ceu...
nao se pode por vezes ter tudo[;)]

e sobre fotometros eles TODOS tem um erro por natureza o que leva a ser um dos aspectos mais importante e dificeis de perceber em fotografia.

importante é escolher o modo de medição adquado e a medição correcta. por isso é que os automatismos nos enganam, perfeito só em modo manual

Eu pessoalmente não me dou muito bem com modos totalmente manuais... Além de nem sempre me sair bem, demoro muito mais tempo a ajeitar as coisas do que a máquina..

O modo P é o que uso mais.. Porque a máquina ajusta automaticamente para a exposição "certa" posso aumentar ou diminuir a abertura, ou o tempo de exposição que a máquina ajusta o resto, e quando acho que a situação em concreto engana o fotómetro da máquina, uso o EV comp.. Dá-me todo o controlo que preciso, sem entrar em muitas complicações.

Mas quanto as fotos em contra luz, da próxima vez (amanha, se tiver sol) hei-de experimentar com tempos de exposição mais curtos como sugeres..

Última edição:
Eu pessoalmente não me dou muito bem com modos totalmente manuais... Além de nem sempre me sair bem, demoro muito mais tempo a ajeitar as coisas do que a máquina..

O modo P é o que uso mais.. Porque a máquina ajusta automaticamente para a exposição "certa" posso aumentar ou diminuir a abertura, ou o tempo de exposição que a máquina ajusta o resto, e quando acho que a situação em concreto engana o fotómetro da máquina, uso o EV comp.. Dá-me todo o controlo que preciso, sem entrar em muitas complicações.

..

Usas portanto em semi-automático em prioridade ou a abertura ou ao tempo(consoante o caso).... já é porreiro qdo bem usado e compensado, e tas no bom caminho.
Tb o modo de medição, este ultimo é de extrema importancia. Que modo tens usado?

Daqui a uns tempos vais ver que o modo manual te permite coisas impensaveis em casos concretos obviamente nos modos automaticos ou mesmo semi-automaticos

Então mas o modo P não é tão somente uma definição imposta pelo utilizador ?

Ou seja, perde-se tempo na mesma a programar a máquina para realizar fotos com apenas um tipo de configuração e que basicamente só servirão para uma dada situação.

Se assim é, o modo manual é melhor... Na minha mais modéstia opinião... Pois configura-se à necessidade do momento...

Ou seja, perde-se tempo na mesma a programar a máquina para realizar fotos com apenas um tipo de configuração e que basicamente só servirão para uma dada situação.

Se assim é, o modo manual é melhor... Na minha mais modéstia opinião... Pois configura-se à necessidade do momento...

o modo manual é o melhor para quem domina bem e quer o melhor resultado.

o modo P ou semi-automatico pode dar jeito tambem pela rapidez...a rapidez é a sua unica vanagem...mas se formos rapidos no manual o modo P já nao faz sentido.

Quase sempre a medição matricial... Em alguns casos concretos uso a medição "spot".. A medição center weighted quase nunca uso...

Entao o "melhor" modo da maquina tu nao usas...

o spot é mto util para medir pontos ou um ponto...o central é mto util e veio aumentar o modo spot a uma area ao cento.
o modo matricial veio com o intuito de quem nao percebe nada fazer algo visto ser mais facil de usar com o spot e o central embora o modo matricial seja enganoso.

Vantagens do modo matricial

- permite a um leigo e no modo automatico faz fotos relativamente aceitaveis em algumas situações com uma slr.

Desvantagens:

-- os valor tem medias de toda a imagem o que em altas e baixas luzes produzem efeitos desastrosos e dificeis de controlar

Nessa foto do sol pelo que tinhas descrito eu diria que foram feitas em modo matricial com o sol em qualquer lado da imagem as pedras aparecem pretas[:blush:] por isso tiveste que compensar....

se fosse em modo spot ou central medido nas pedras já isso nao acontecia .. é de lembrar que numa imagem onde existam altas e baixas luzes as "camaras"(fotometro) nao fazem milagres ou se mede uma coisa ou outra dependendo daquilo que se queira evidenciar[;)]

Resumindo no modo spot ou central tem se um maior controlo no que respeita á fotometria.

Última edição:

Não... Pelo menos na Nikon o modo P é o modo normalmente conhecido por Programa, ou Super Programa..

Basicamente é um modo semi-automático, tal como são os modos de prioridade à abertura e de prioridade ao tempo.. A diferença é que se estiveres no modo prioridade à abertura tu fixas uma abertura e a máquina ajusta o resto de forma a obter uma boa exposição. No modo programa a máquina funciona como automatica, ou seja, ajusta a abertura e o tempo, mas a qualquer altura podes alterar a abertura ou o tempo bastando rodar o respectivo dial.. E assim, rodando o dial da abertura, alteras a abertura sugerida pela máquina e esta fica a funcionar como se estivesse em modo de prioridade à abertura.. Rodando o dial do tempo é a mesma coisa, só com a diferença que fica a funcionar como se estivesse no modo prioridade à abertura..

Nessa foto do sol pelo que tinhas descrito eu diria que foram feitas em modo matricial com o sol em qualquer lado da imagem as pedras aparecem pretas[:blush:] por isso tiveste que compensar....

se fosse em modo spot ou central medido nas pedras já isso nao acontecia .. é de lembrar que numa imagem onde existam altas e baixas luzes as "camaras"(fotometro) nao fazem milagres ou se mede uma coisa ou outra dependendo daquilo que se queira evidenciar[;)]

Resumindo no modo spot ou central tem se um maior controlo no que respeita á fotometria.

Eu sei que o modo matricial tem desvantagens, mas para quem nos últimos anos só usou compactas devo dizer que até agora tenho achado este sistema de medição da Nikon que penso que foi estreado na D70 e continua em uso nas máquinas mais recentes, um espanto.. Só se engana, naquelas situações que à partida já sabemos que se vai enganar e então quase instintivamente já compenso a máquina..

O modo spot e centrado, oferecem maior controlo e se bem usados é raro precisar de compensar a exposição, mas também são mais propensos a erros de medição.. Erros do fotografo claro [;)] .. Requer mais atenção e mais pratica para não cometer erros..

Eu sei que o modo matricial tem desvantagens, mas para quem nos últimos anos só usou compactas devo dizer que até agora tenho achado este sistema de medição da Nikon que penso que foi estreado na D70 e continua em uso nas máquinas mais recentes, um espanto.. Só se engana, naquelas situações que à partida já sabemos que se vai enganar e então quase instintivamente já compenso a máquina..

O modo spot e centrado, oferecem maior controlo e se bem usados é raro precisar de compensar a exposição, mas também são mais propensos a erros de medição.. Erros do fotografo claro [;)] .. Requer mais atenção e mais pratica para não cometer erros..

nada disso o modo matricial já vem das analogicas[;)]

mas o trabalho que dá o compensar etc mais vale medir de forma mais precisa onde se quer com o spot ou central existe um maior controlo, com praticas ganhas sensibilidade e rapidez

Além do que já disseram, eu penso que se podem resumir os modos Auto e Program da seguinte forma:

Auto: a opção do fotografo limita-se aqui a tirar ou a não fotografia. Não tem controlo sobre nada, a não ser forçar ou impedir o flash. A máquina regula-se automaticamente;

Program (P): na regulação dos valores da abertura e tempo de exposição é semelhante à função Auto. Daí ser um modo semi-automático.
No entanto a máquina dá acesso a possibilidade de se alterarem manualmente outros parâmetros, tais como ISO, equilibrio de brancos, flash de sincronização lenta, compensação EV, modificação do modo de leitura (matricial, spot ou central), etc.
Existe ainda a possiblidade de se alterar rapida e alternativamente a velocidade ou abertura, com a máquina a corrigir automaticamente o outro valor (da abertura ou velocidade) a fim de compensar para uma exposição perfeita.

É um modo interesante, especialmente para quem tem que fotografar rapidamente (captar expressões, por ex.), quer manter fixas certas regulações mas não tem tempo para regular manualmente a velocidade e a exposição. Pense-se, por ex, na fotografia de um jantar de natal, em que se regulou o equilibrio de brancos para modo flash (para retirar o aspecto esbranquiçado e frio da luz do flash), regulou-se o flash para sincro lenta (para captar ainda mais a luz ambiente) e pretende-se a máquina pronta para tirar fotos em todo o instante (para apanhar alguém a rir, etc). Ou até fotos em exposições automóveis, em que captamos fotografia apenas para recordação e temos pouco tempo (e atenção) para dedicarmos à regulação da máquina;

Manual:
Total controlo da regulação dos diveros parâmetros da máquina.

(Edit: Eu penso que no modo Program (P), a forma de corrigir alguma tendência das máquinas para a sub ou sobre-exposição será através da compensação EV. Por ex., a D80 com luz muito forte (e algumas sombras) tem alguma tendência para a sobre-exposição, que se corrige, em P, com -0.3/0.7 EV. No modo manual, a compensação EV não tem qualquer utilidade, já que a afinação já resulta da regulação totalmente manual da velocidade e abertura)

Última edição:
Eu no meu caso acho mais complicado se regular em modo P que em manual[;)] o modo manual é simples partes do principio que precisas de determinado valor...(ou de abertura ou de tempo) e regulas o outro...é rapido e mto mais preciso... qdo bem usado ninguem quer outra coisa[;)]

há mto tipo de fotografias só possiveis em modo manual[;)]

(Edit: Eu penso que no modo Program (P), a forma de corrigir alguma tendência das máquinas para a sub ou sobre-exposição será através da compensação EV. Por ex., a D80 com luz muito forte (e algumas sombras) tem alguma tendência para a sobre-exposição, que se corrige, em P, com -0.3/0.7 EV. No modo manual, a compensação EV não tem qualquer utilidade, já que a regulação já resulta da regulação totalmente manual da velocidade e abertura)

a tua expliocação está boa e correcta mas não é verdadeira visto que os EV em modo manual podem ser uteis na medida em que podem aumentar o ISO ou seja...numa camara com um maximo de Iso 3200 atravez de apenas 3 valores de EV pode-se obter iso 25000 por exemplo.

Em fotografia artistica vista em livros por vezes podem apresentar valores a iso25000 e sao feitas atravez do EV.

Eu no meu caso acho mais complicado se regular em modo P que em manual[;)] o modo manual é simples partes do principio que precisas de determinado valor...(ou de abertura ou de tempo) e regulas o outro...é rapido e mto mais preciso... qdo bem usado ninguem quer outra coisa[;)]

há mto tipo de fotografias só possiveis em modo manual[;)]

Claro, Nephilim.
Eu penso que a maior parte dos amadores já com alguma experiência de fotografia e com um nível de conhecimento já significativo (que não é ainda o meu caso) nem utilizará o modo program.

Mas pode ser útil para explorar, na prática, e assim aprender, como outos valores (o equilibrio de bancos, o ISO) influenciam e em muito o resultado final.

a tua expliocação está boa e correcta mas não é verdadeira visto que os EV em modo manual podem ser uteis na medida em que podem aumentar o ISO ou seja...numa camara com um maximo de Iso 3200 atravez de apenas 3 valores de EV pode-se obter iso 25000 por exemplo.

Em fotografia artistica vista em livros por vezes podem apresentar valores a iso25000 e sao feitas atravez do EV.

Olha... essa não sabia. [;)]
Então quer dizer que, nessas circunstâncias, a compensação EV pode funcionar como uma espécie de... Turbo-Boost (como o kitt [:D] ) do valor ISO ? Trata-se de uma compensação a ser utilizada apenas em ambientes virtualmente "sem luz", não é ?

nada disso o modo matricial já vem das analogicas[;)]

mas o trabalho que dá o compensar etc mais vale medir de forma mais precisa onde se quer com o spot ou central existe um maior controlo, com praticas ganhas sensibilidade e rapidez

Eu sei que o modo matricial já existe há muito tempo.. Eu referia-me era ao método "3D color matrix" com o sensor de 1005 pixels RGB da Nikon.. Que é uma tecnologia que eles estrearam salvo erro na D70, e que até agora me tem impressionado pelos resultados..

É de longe o sistema de "metering" mais consistente que já usei até hoje...

Voltar
Superior