Máquinas fotográficas digitais

Se o objectivo não é sair das lentes de kit, acho que a D40x + lente de kit te dará melhores resultados do que a 400D + lente de kit.. De resto, em termos práticos são máquinas muito equivalentes..

Já agora. lá para fins de Janeiro ou Fevereiro deverá se anunciada a sucessora da Canon 400D, pelo que é provável que esta assuma a gama de mercado até agora ocupada pela 350D que deverá desaparecer das prateleiras e baixe de preço.

EDIT: e eu, muito pessoalmente preferia comprar a D40 com o kit 18-55 e 55-200, do que a D40x, ou a 400D só com a 18-55..

Boas mundano, isto está mesmo dificil a escolha, [:D] estive hoje a ver as 3 máquinas assim por alto. Em termos de corpo da máquina fiquei [br:)] pela Canon 400D, achei o corpo das nikon mais pequeno (básico), não haverá o problema de peso em excesso na zona da lente nas Nikon? [;)]

Agora essa do fim de vida de algumas máquinas é que me está a deixar preocupado, baixa de preço à vista. :rolleyes:

Do seguimento da minha dúvida e claro está o orçamento aumentar e passar a ser entre estas duas:

Canon EOS 400 D

Nikon D40X

Qual escolheriam?

Ps: o objectivo sempre passa por manter a máquina e não andar em upgrades. [;)]

Esta semana comprei a 400D com a lente 18-55. Toda a gente diz que a lente é fraquinha mas ainda não li nada que explicasse porquê.
As lentes não me parece que devem ser vistas como upgrades, mas como adaptações para aquilo que queremos fazer. É como se por exemplo morares na Suécia vais montar uns pneus de neve, isso não é um upgrade.
De qualquer modo comprei a 400 D por € 689 com um cartão de 2GB e uma bolsa. Para equipares ao Kit da D40X podes comprar a lente 55-250 com IS, o que dá cerca de 100 a 150 € a mais do que a D40X, mas tens mais zoom, e IS. Mas é tudo uma questão de opções, a Nikon parece ser uma excelente máquina. Com qualquer das opções de certeza que vais disfrutar.

Esta semana comprei a 400D com a lente 18-55. Toda a gente diz que a lente é fraquinha mas ainda não li nada que explicasse porquê.
As lentes não me parece que devem ser vistas como upgrades, mas como adaptações para aquilo que queremos fazer. É como se por exemplo morares na Suécia vais montar uns pneus de neve, isso não é um upgrade.
De qualquer modo comprei a 400 D por € 689 com um cartão de 2GB e uma bolsa. Para equipares ao Kit da D40X podes comprar a lente 55-250 com IS, o que dá cerca de 100 a 150 € a mais do que a D40X, mas tens mais zoom, e IS. Mas é tudo uma questão de opções, a Nikon parece ser uma excelente máquina. Com qualquer das opções de certeza que vais disfrutar.

A lente 18-55 é fraquinha pq tem, quando comparada com as suas semelhantes, uma qualidade optica inferior, pior resolução optica, pior contrastes, pior aberrações cromáticas, etc... A Canon 18-55 II é provavelmente a pior lente de Kit que existe, ficando atrás da Sigma e Tamron e bastante atrás da Nikkor.

Porém não convém esquecer que a Canon fez agora uma nova 18-55, a versão IS. Esta nova lente tem mtos dos problemas da antiga vII resolvidos. Tem mto melhor qualidade optica, resolução e contraste. Ficou claramente acima das third-party e diria mesmo acima da Nikkor. É uma lente mesmo muito interessante.

Agora essa questão de não ver as lentes como upgrades... :sh)
A máquina vem com uma Canon 18-55 que é fraquinha (como dizes, e realmente o é) e se mudares para uma Tamron 17-50 F2.8 estás claramente a fazer um upgrade. Tens as mesmas distâncias focais e podes usar as lentes para fazer mtas das mesmas coisas. Mas que é um grande upgrade não há duvida.

Última edição:
A lente 18-55 é fraquinha pq tem, quando comparada com as suas semelhantes, uma qualidade optica inferior, pior resolução optica, pior contrastes, pior aberrações cromáticas, etc... A Canon 18-55 II é provavelmente a pior lente de Kit que existe, ficando atrás da Sigma e Tamron e bastante atrás da Nikkor.

Porém não convém esquecer que a Canon fez agora uma nova 18-55, a versão IS. Esta nova lente tem mtos dos problemas da antiga vII. Tem mto melhor qualidade optica, resolução e contraste. Ficou claramente acima das third-party e diria mesmo acima da Nikkor. É uma lente mesmo muito interessante.

Agora essa questão de não ver as lentes como upgrades... :sh)
A máquina vem com uma Canon 18-55 que é fraquinha (como dizes, e realmente o é) e se mudares para uma Tamron 17-50 F2.8 estás claramente a fazer um upgrade. Tens as mesmas distâncias focais e podes usar as lentes para fazer mtas das mesmas coisas. Mas que é um grande upgrade não há duvida.

The-Prophecy, então e a lente que vem com a Nikon D40, é a mesma que equipa a Nikon D40x? [;)]

The-Prophecy, então e a lente que vem com a Nikon D40, é a mesma que equipa a Nikon D40x? [;)]

É sim. A lente que vem com a D40 é igual à que vem com a D40x. Não sendo uma lente tão má como a Canon 18-55 II é uma lente que não é transcendental em nenhum sentido. Quando há a hipótese de comprar apenas o corpo eu aconselho sempre a compra da Nikkor 18-70. Que já é bem melhor.
So que no caso da D40 e D40x a compra do "kit" é mto mais em conta.

Em relação aos corpos. Se a tua dúvida recai sobre a Nikon D40x ou a Canon 400D. Então eu digo que a Canon é melhor compra. Mesmo que se fique pelas lentes do "kit" na D40x.

Isto pq? Porque a Canon 400D e a Nikon D40x são bem semelhantes. Mas a Canon acaba por ter um ou outro pormenor em que é melhor que a D40x e culmina no facto de não ter problemas com as lentes antigas ou com as third party. Dessa forma ou se consegue um kit de D40x ainda bem mais barato que um 400D ou então pelo mesmo preço acho que não é algo que valha assim tanto a pena.

Em mtos sites de fotografia os preços das duas maquinas é exactamente igual. E ai acho que poderá valer a pena ir para a Canon. Nem que não seja para depois comprar uma Sigma 70-300 por 150 euros e ficar com o kit completo.

Pessoal resolvi esticar o plafond.

Em principio vou hoje ainda comprar a SX100 por 299€ na mediamarkt ou fnac.

Alguns concelhos que me queiram dar? Alguma maquina melhor pelo mesmo preço?

Ajudem me a ficar mais descansado com a compra que em principio vou fazer. :S

É sim. A lente que vem com a D40 é igual à que vem com a D40x. Não sendo uma lente tão má como a Canon 18-55 II é uma lente que não é transcendental em nenhum sentido. Quando há a hipótese de comprar apenas o corpo eu aconselho sempre a compra da Nikkor 18-70. Que já é bem melhor.
So que no caso da D40 e D40x a compra do "kit" é mto mais em conta.

Em relação aos corpos. Se a tua dúvida recai sobre a Nikon D40x ou a Canon 400D. Então eu digo que a Canon é melhor compra. Mesmo que se fique pelas lentes do "kit" na D40x.

Isto pq? Porque a Canon 400D e a Nikon D40x são bem semelhantes. Mas a Canon acaba por ter um ou outro pormenor em que é melhor que a D40x e culmina no facto de não ter problemas com as lentes antigas ou com as third party. Dessa forma ou se consegue um kit de D40x ainda bem mais barato que um 400D ou então pelo mesmo preço acho que não é algo que valha assim tanto a pena.

Em mtos sites de fotografia os preços das duas maquinas é exactamente igual. E ai acho que poderá valer a pena ir para a Canon. Nem que não seja para depois comprar uma Sigma 70-300 por 150 euros e ficar com o kit completo.

Obrigado pelos esclarecimentos The-Prophecy. [;)]
Já tenho aqui os melhores preços que consigo pelas máquinas em que estou em dúvida:

Nikon D40 = 479 euros
Canon 350 D = 499 euros
Nikon D40 x = +- 640 euros
Canon 400 D = 689 euros

No inicio estava mesmo a apontar para a Canon 350 D, toda a gente fala bem dela e é uma máquina que ainda está em alguns locais a cerca de 600 euros, logo por 500 euros penso ser uma optima compra.
Depois a Nikon D40 também está a um preço bastante apetecível.
As outras vendo bem as coisas estão já com um avanço de cerca de 150 euros, que já é qualquer coisita (preço de uma lente sigma 70-300 [:D]).
Enfim, estou baralhado.... [:D]

Que apenas é das melhores coisinhas que uma compacta pode ter...

Ou seja, tem uma pega minimamente ergonómica.

Só por isto, dá o garante de se pegar firmemente numa, para além de facilitar e muito o manuseamento dos principais comandos...

É...

Eu pessoalmente não concordo nada...

Eu numa slr procuro sim a ergonomia...mas numa compactazinha não procuro ergonomia procuro é que seja pequena e caiba num bolso que é para isso que elas servem.

ter uma compacta que seja um trambolho nao faz logica , pk se é para ir carregado vou com uma slr.[;)]

Opções? Dá me uma ajuda por favor. :confused:
eu ia para uma fugi ou uma pentax... compacta e pequena... mas pronto acaba por ser uma escolha pessoal.

eu como já disse gosto de compactas pequenas...pois é a unica vantagem que eu vejo numa compacta é ir no bolso e quase n ocupar espaço... alias tenho uma pentax optio já há 4 anos e está impecavel

Eu pessoalmente não concordo nada...

Eu numa slr procuro sim a ergonomia...mas numa compactazinha não procuro ergonomia procuro é que seja pequena e caiba num bolso que é para isso que elas servem.

ter uma compacta que seja um trambolho nao faz logica , pk se é para ir carregado vou com uma slr.[;)]

Mas a A720 IS cabe num bolso de um par de calças, mesmo as de ganga...

Vim agora de Lisboa... corri tudo... Fanc, Mediamarkt, etc etc...

Nada não vi nada... Na Fnac a Sx100 está mais cara 50€ que na Mediamarkt, a Panasonic TZ3 que eu tambem estava "de olho" esta caríssima ainda.

Estive pela primeira vez com a SX100 na mão... e realmente para uma compacta a máquina é volumosa, eu quero uma máquina para tirar fotos em passeios, festas, férias, etc, não quero uma máquina que tenha de andar quase com uma "mala" atrás para a transportar.

Resumindo estou completamente na mesma... confuso.. e em principio não compro nada :(

Nada não vi nada... Na Fnac a Sx100 está mais cara 50€ que na Mediamarkt, a Panasonic TZ3 que eu tambem estava "de olho" esta caríssima ainda.

Estive pela primeira vez com a SX100 na mão... e realmente para uma compacta a máquina é volumosa, eu quero uma máquina para tirar fotos em passeios, festas, férias, etc, não quero uma máquina que tenha de andar quase com uma "mala" atrás para a transportar.

Resumindo estou completamente na mesma... confuso.. e em principio não compro nada :(

Eu sempre achei que se a ideia é ir mesmo compacto então as Sony T são excelentes. Sim, eu sei que as fotos estão longe de ser aquela referência. Mas não são assim tão más quanto se costumam pintar.

Uma Sony T70 custa 237€ na Pixmania pelo que ainda fica mais em conta que os 299€ que querias dar.

Não vais tirar fotos como uma D200, nem tens a versatilidade de ter 10x de zoom, mas cabe num qualquer bolso e para a foto da ocasião serve perfeitamente.

Como eu te percebo, estou na mesma situação que tu... compro esta, aquela, a outra? :confused: enfim... agora já nem penso nisso, vou deixar passar uns dias e depois logo vejo. É aquele medo de comprar uma máquina e depois arrepender-me e que talvez a outra opção seria melhor! [;)]

Uma Sony T70 custa 237€ na Pixmania pelo que ainda fica mais em conta que os 299€ que querias dar.

Se a preocupação é o tamanho tens as Sony W, igualmente pequenas, a Fuji F50FD, que é muito boa, as Panasonic FX30 FX33, FX12.. etc.. etc.. etc... Todas praticamente do mesmo tamanho das Sony T e algumas ainda mais pequenas, e sem os compromissos e termos de lentes que tens que fazer com uma Sony T...

e pk nao vais há pixmania?

Voltar
Superior