Máquinas fotográficas digitais

Quem é que queria uma D50 usada?

Nikon D50+SD 128+SD1gb+Lowepro Slingshot - 550€. Máquina comprada em Fevereiro de 2006, tenho garantia e caixa (é a caixa do Kit)

Está ai á venda num site de fotografia.

(Não é minha nem conheço quem a vende)

citação:Originalmente colocada por FrElip_

compras e vendas sao proibidas... muito bem !!!
e o post anterior posto por ti, é o quê ??? é uma oferta ?!!!!!

Se vires com atenção, a máquina não é minha, não conheço o vendedor, foi um simples exemplo que dei a um user qeu andava de olho numa D50 usada. Nem sequer indico onde é que está á venda.

Queria arranjar uma bateria para a minha maquina, a que veio com a maquina não é má mas já me deixou pendurado uma vez, e não deu para mais fotos, assim se tivesse outra bateria (se possível mais forte) era melhor...

A maquina é da sanyo, já mandei um mail para lá a perguntar, nunca mais me responderam, já fui ao Porto à casa da sanyo...cheguei lá já não havia casa nenhuma, perguntei numa loja ao lado, disseram-me que tinham ido para os lados da Escola Normal...fui lá e já tinha ido para Gaia (Oliveira do Douro acho eu)...ou seja mantiveram o endereço no site e já tinha mudado duas vezes[8]

Não me sabem dizer um local onde possa por exemplo pedir uma bateria?É que nesta altura para mim é difícil ir para Gaia[8)]

Obrigado!;)

Olá

Em primeiro lugar os meus parabéns a muitas das fantásticas fotos que estão no forum. Tenho algumas muito boas, também.

Tenho uma Sony V1 desde 2003 com a qual já tirei cerca de 4000 fotos.
Ainda tenho poucos conhecimentos técnicos no que respeita às regulações manuais, as quais comecei agora a explorar mais a sério (ISO, velocidade do obturador, regulação da abertura. Ainda não percebi muito bem foi a chamada distância focal, o F**)

Mas queria agora dedicar-me mais a sério à fotografia (para isso tenho antes que ler bastante sobre a técnica fotográfica e suas regualções) e, possivelmente, comprar uma D-SLR.

Fiz o download do manual da Sony A-100 e, para além de muitas dúvidas, ressalto as seguintes:

1- Pelo que percebi, o LCD nas reflex só serve para visualizar as fotos tiradas e ver as regulações da máquina. É pelo visor óptico que se tiram as fotos.
Mas a imagem dada pelo visor altera-se de acordo com as regulações feitas ? Por ex. escurece ou clarece de acordo com a regulação da velocidade do obturador a fim de permitir ao utilizador saber se está a aumentar ou a diminuir demasiado a velocidade ou se está com um valor de ISO demasiado grande ou pequeno ?

2- A minha Sony V1 tem um zoom óptico de 4x. E as reflex também têm zoom ? Mexe-se na própria lente e faz zoom ? Uma lente de 18-70 tem um zoom de 3,9x ? E uma teleobjectiva de 75-300 ?

3- Adoro tirar fotos em macro. A V1 permite tirar macros de bastante perto.
As reflex (e falo numa lente 18-70) permite fazer macros a que distância ?

4- Pelo que li, a Sony A-100 não faz uma coisa que considero essencial: a função "corte" que permite tirar uma nova foto à foto original depois de lhe aplicarmos zoom e de a enquadrarmos ao nosso gosto.
Existe algum programa que permita fazer os cortes muito facilmente, isto é pegar na foto original e fazer um corte com a proporção altura/largura correcta</u> e escolher a resolução da foto final ?

Muito obrigado

Existem ao mesmo preço algumas DSLR melhores em termos de qualidade. Vê reviews na net. Ser da marca Sony no campo das DSLR não quer dizer mto.

1- sim, o LCD só serve para config's e para visualizares a foto dps de tirares. Para tirares usas o viewfinder

2- as reflex usam lentes. Podes ter lentes sem zoom (prime) podes ter lentes afastam-te do que tu queres e podes ter lentes de zoom. Ou tudo numa só. Depdende das bolsas. à que ter em atenção que qto mais luz pode entrar na objectiva mais cara ela costuma ser. também qto maior o zoom mais cara é.

Se uma lente é 15-50mm tb não te podes esquecer que as DSLR (sem ser as pro) têm um factor de multiplicação que faz com que a lente passe a ser do estilo
15*1.6 - 50*1.6

tem a ver com a construção da máquina em sí. Apenas as ultra pro (full frame) captam mesmo o que se vê.

18-70 = 3,9 pq 70/18 = 3.8(8)

300/75 = 4x mas tens que ter em conta que "começa mais longe" 75mm do que uma de 18mm.

3 - a distancia para a macro depende da lente, o que em ultima analise depende do dinheiro que tens para gastar :-)

4 - qquer software de tratamento de imagem faz isso, basta aprenderes a usar. Claro que uma foto de uma foto nunca fica com a mesma qualidade, seja a maquina que for.

N sou pro mas espero ter ajudado (n tenho nenhuma DSLR)

RR

citação:Originalmente colocada por SOneca-II

2- as reflex usam lentes. Podes ter lentes sem zoom (prime) podes ter lentes afastam-te do que tu queres e podes ter lentes de zoom. Ou tudo numa só. Depdende das bolsas. à que ter em atenção que qto mais luz pode entrar na objectiva mais cara ela costuma ser. também qto maior o zoom mais cara é.

Se uma lente é 15-50mm tb não te podes esquecer que as DSLR (sem ser as pro) têm um factor de multiplicação que faz com que a lente passe a ser do estilo
15*1.6 - 50*1.6

tem a ver com a construção da máquina em sí. Apenas as ultra pro (full frame) captam mesmo o que se vê.

300/75 = 4x mas tens que ter em conta que "começa mais longe" 75mm do que uma de 18mm.

Isso do Full frame não tem nada a ver com pro ou não pro. depende do tamanho do sensor, por exemplo a Nikon decidiu (pelo menos por agora) não seguir o Full frame e as suas máquinas de topo continuam com o sensor com formato DX com conversão de 1.5

E a maquina capta sempre o que o visor apresenta (em termos de enquadramento) com uma margen de erro pequena. por exempo na D50 capta 90 e tal por cento... se nao fosse assim tu olhavas vias um angulo grande e depois qd vias a foto faltava uma grande parte... ;)

citação:Originalmente colocada por Papi

15*1.6 - 50*1.6

Isso do Full frame não tem nada a ver com pro ou não pro. depende do tamanho do sensor, por exemplo a Nikon decidiu (pelo menos por agora) não seguir o Full frame e as suas máquinas de topo continuam com o sensor com formato DX com conversão de 1.5

E a maquina capta sempre o que o visor apresenta (em termos de enquadramento) com uma margen de erro pequena. por exempo na D50 capta 90 e tal por cento... se nao fosse assim tu olhavas vias um angulo grande e depois qd vias a foto faltava uma grande parte... ;)

pro e n pro em termos de budget ou vais-me dizer que as full frame custam tanto como uma DSLR com cropping factor?

RR

JPR

1º O LCD só serve mesmo para ver as fotos tiradas e navegar nos Menus de config. E NÃO o view finder não escurece ou ilumina de acordo com as configurações... Pq isso é para amadores!!

2º Tens centenas de lentes no mercado. Para todas as ocasiões. Uma 75-300 é uma 4x, mas é 4x de 75 para a frente... Ou seja bastante mais que o que a V1 dá...

3º A V1 não é assim tão boa em Macro (eu sei pq tenho uma). Mas há lentes específicas para Macro que fazem resultados 1.000x superiores ao que fazes com uma V1.

4º Não sei se a Sony faz. Mas algumas fazem, mas isso tb se faz em qq programa de fotografia.

Agora, pelas tuas dúvidas, ainda não estás pronto para uma DSLR... E para mais uma DSLR não faz tudo com uma só lente...

Existem ao mesmo preço algumas DSLR melhores em termos de qualidade. Vê reviews na net. Ser da marca Sony no campo das DSLR não quer dizer mto.
Pois não... Mas a Sony DSLR actual é baseada em muita da tecnologia da Konica Minolta. Ao menos sempre garante um mínimo de qualidade...

15*1.6 - 50*1.6

Acho que vai para aqui uma enorme confusão...

É que uma coisa é o factor de conversão, outra completamente diferente é aquilo que se vê no view finder.

Factor de conversão arrisco-me mesmo a dizer que não há máquina reflex digital que não o tenha (desconheço a existência de alguma). E isto prende-se simplesmente com o facto de o sensor ser mais pequeno que um filme de 35 mm.

O view finder supostamente cobre toda a área da foto mas isso apenas acontece em determinados modelos (normalmente os de gama superior).

Tipicamente, um view finder cobre uma área de aproximadamente 90 a 100%, variando entre estes valores.

O que dá azo a que se veja um pouco menos do que se vai na realidade fotografar.

Muito obrigado pelas respostas, amigos.

Ajudaram imenso.
SilverArrow: acho que tens toda a razão. Ainda estou muito verde para partir para o universo das SLR. O chato também é que não conheço ninguém que tenha uma SLR ou D-SLR e que me possa emprestar (afinal, é com a prática que se aprende).

Um abraço

EDIT: Aliás, o ideal para mim talvez fosse, para já, uma sucedânea da V1 mas com mais pixels (gostava de imprimir em formatos maiores do que A4 como o de 50x60 cm, como a Fnac já faz), com maior zoom, maior velocidade do obturador e que, tal como a V1, tivesse possibilidade da regulação totalmente manual.

Mas que modelo ?

citação:Originalmente colocada por JPR

O chato também é que não conheço ninguém que tenha uma SLR ou D-SLR e que me possa emprestar (afinal, é com a prática que se aprende).
Investe numa... É o melhor que tens a fazer e ganhar prática...

Mesmo que não consigas tirar todo o partido da máquina apenas uma coisa te impede de tirares belas fotos, a tua imaginação.

Tirares um curso de fotografia dado pelo Instituto Português de Fotografia (por exemplo) também dá uma ajuda...

citação:Originalmente colocada por JPR

EDIT: Aliás, o ideal para mim talvez fosse, para já, uma sucedânea da V1 mas com mais pixels (gostava de imprimir em formatos maiores do que A4 como o de 50x60 cm, como a Fnac já faz), com maior zoom, maior velocidade do obturador e que, tal como a V1, tivesse possibilidade da regulação totalmente manual.

Mas que modelo ?
Dentro das compactas digitais tens sempre aquelas que se assemelham em forma às SLR. Geralmente vêem acompanhadas de bons níveis de zoom, de resolução de saída e sobretudo com lentes de qualidade.

Quanto ao tamanho, segundo a Canon 3.1 Mpixel dá para imprimir formatos A4, 4.1 A3 and so on...

citação:Originalmente colocada por DêCêIi

Pois não... Mas a Sony DSLR actual é baseada em muita da tecnologia da Konica Minolta. Ao menos sempre garante um mínimo de qualidade...

15*1.6 - 50*1.6

Acho que vai para aqui uma enorme confusão...

É que uma coisa é o factor de conversão, outra completamente diferente é aquilo que se vê no view finder.

Factor de conversão arrisco-me mesmo a dizer que não há máquina reflex digital que não o tenha (desconheço a existência de alguma). E isto prende-se simplesmente com o facto de o sensor ser mais pequeno que um filme de 35 mm.

O view finder supostamente cobre toda a área da foto mas isso apenas acontece em determinados modelos (normalmente os de gama superior).

Tipicamente, um view finder cobre uma área de aproximadamente 90 a 100%, variando entre estes valores.

O que dá azo a que se veja um pouco menos do que se vai na realidade fotografar.

Vê os testes da ultima DSLR da sony e dps diz-me o que axas do ruido das fotos comparadas com o resto da concorrência...

Existem (axo que duas mas n vou jurar)algumas fullframe (kodak e canon salvo erro) sim senhor.

Ninguém falou no viewfinder e na redução do que se capta na realidade. Nas DSLR anda perto dos 96% normalmente.

O factor de multiplicação tem a ver como o sensor é exposto à luz que passa pela lente e que pelo menos no caso da 400D é de 1.6 e penso que na Nikon D80 é de 1.5 (salvo erro mais uma vez). Este factor de multiplicação faz com que uma lente normal de Xmm passe a ser uma de X*1.6mm.

Onde está a confusão? Eram várias coisas em linhas diferentes... E para n confundir nem falei da minuscula redução do viewfinder.

RR

Voltar
Superior