Máquinas fotográficas digitais

citação:Originalmente colocada por DêCêIi

A EOS 400D um barrete [?] Porquê [?]
Se eu te contasse... nem ias acreditar. É mau demais para ser verdade!!! Muito mau mesmo! [8][8)][8][8)][8][8)]
Podia contar aqui os pormenores todos que... vocês nem iam acreditar. prefiro esquecer o assunto! [xx(]
Após 2 meses a testar máquinas... desisti!!!!
Venha de lá uma Pentax [^][^]

Acho que é bem melhor contar, não [?]

Sempre podes ajudar alguém que venha aqui apanhar as opiniões...

citação:Originalmente colocada por corsa

Se eu te contasse... nem ias acreditar. É mau demais para ser verdade!!! Muito mau mesmo! [8][8)][8][8)][8][8)]
Podia contar aqui os pormenores todos que... vocês nem iam acreditar. prefiro esquecer o assunto! [xx(]

Acredito eu certamente...

mas conta lá a história, era tua essa 400D? fizeste testes a maquinas a nivel profissional?

citação:Originalmente colocada por Nephilim

Acredito eu certamente...

mas conta lá a história, era tua essa 400D? fizeste testes a maquinas a nivel profissional?
SIM
Usei-a como uso a minha reflex analógica há já quase 15 anos: nenhum uso anormal na máquina. Sou fotógrafo amador!

Usei-a como uso a minha reflex analógica há já quase 15 anos: nenhum uso anormal na máquina. Sou fotógrafo amador!

ok essa analogica era qual?

então a D400 uma maquina nova desiludiu-te pk em relão á reflex analogica?

citação:Originalmente colocada por 3com

Resposta ao Jacare

(...)

Oh 3com, deixa-te dessas teorias e exemplos disparatados e baseia-te em técnica fotográfica, que claramente não dominas.

O que dizes, desculpa a sinceridade, é um tremendo disparate. Não quero estar aqui ganhar debates é que nem se trata disso.

De uma vez por todas: A luminosidade de uma lente fotográfica "mede-se" pela relação entre a sua focal e o diâmetro do diafragma.

Não há nem nunca houve volta a dar.

Vou tentar explicar mais uma vez, sinceramente não pretendo debates sobre um assunto que é explicado há tantos anos e que simplesmente não é assunto de debate.

Agora, resolve este pequeno e simples exercício:

Uma cena fotografada no mesmo local com duas máquinas e lentes diferentes:

Lente de uma compacta:

-com cerca de 3,8mm de diâmetro da lente.
-Diafragma aberto com diâmetro de 2,62mm.
-Focal a 7.44mm. (equiv a 35mm)
-ISO 100
-tempo de exposição 1/60s

Lente de uma dSLR:
-Com cerca de 70mm de diâmetro da lente
-Diafragma aberto com diâmetro de 5,6mm.
-Focal a 21,87mm. (equiv a 35mm)
-ISO 100
-tempo de exposição - ?

Qual a velocidade de qie a lente dSLR tem de ter para captar a imagem com a mesma iluminaçao?

Sim a lenter dSLR tem uma lente com um diâmetro MUITO maior (sigma18-200), até o diafragma está mais aberto em termos absolutos.... mas será que precisa de um tempo de exposição inferior por isso?

citação:Originalmente colocada por Jacare

De uma vez por todas: A luminosidade de uma lente fotográfica "mede-se" pela relação entre a sua focal e o diâmetro do diafragma.

Exacto e eu diria "mais" mede-se com um fotómetro...[:p]que apresenta valores precisos em F, e valores esses que servem para TODAS as camaras.;)

3com o jacaré tem razão.;)

ok essa analogica era qual? COSINA CT1EX (tem encaixe pk, igual á Pentax)</u>
então a D400 uma maquina nova desiludiu-te pk em relação á reflex analogica? ...

ok essa analogica era qual?

então a D400 uma maquina nova desiludiu-te pk em relão á reflex analogica?
Consulta as PM! ;)

Foi só uma simples confusão entre luminusidade e intensidade luminosa [}:)][:p]

citação:
citação:Oh 3com, deixa-te dessas teorias e exemplos disparatados e baseia-te em técnica fotográfica, que claramente não dominas.

O que dizes, desculpa a sinceridade, é um tremendo disparate. Não quero estar aqui ganhar debates é que nem se trata disso.

Vou tentar explicar mais uma vez, sinceramente não pretendo debates sobre um assunto que é explicado há tantos anos e que simplesmente não é assunto de debate.

Agora, resolve este pequeno e simples exercício:

Uma cena fotografada no mesmo local com duas máquinas e lentes diferentes:

Lente de uma compacta:

-com cerca de 3,8mm de diâmetro da lente.
-Diafragma aberto com diâmetro de 2,62mm.
-Focal a 7.44mm. (equiv a 35mm)
-ISO 100
-tempo de exposição 1/60s

Lente de uma dSLR:
-Com cerca de 70mm de diâmetro da lente
-Diafragma aberto com diâmetro de 5,6mm.
-Focal a 21,87mm. (equiv a 35mm)
-ISO 100
-tempo de exposição - ?

Qual a velocidade de qie a lente dSLR tem de ter para captar a imagem com a mesma iluminaçao?

Sim a lenter dSLR tem uma lente com um diâmetro MUITO maior (sigma18-200), até o diafragma está mais aberto em termos absolutos.... mas será que precisa de um tempo de exposição inferior por isso?

Mas a lente em termos relativos está com uma abertura muito inferior.... f2,8 contra f3,9.
Fizeste propositadamente para ficares com uma exposição longa ?![:0] :D

citação:3com.

tudo issto está proporcional ao tamanho do sensor e á distancia focal, de tar forma de um F2.8 é sempre o mesmo valor de luz sejam qual for o diametro da lente.

É como num carro... o que tem as rodas maiores não é necessáriamente o que anda mais
Mas ambas têm diferentes velocidades ângulares, não é ?
Já percebeste onde fiz confusão ?

É como num carro... o que tem as rodas maiores não é necessáriamente o que anda mais
[/quote]

[/quote]

"velocidades angulares" nem quero saber o que seja:D

ou seja os diafragmas podem ser maiores ou menores consoante a maquina(e o sensor) mas se ambos tiverem em F2.8 a intensidade de luz é igual nas duas.

Claro que um por ser maior deviria ter mais luz:D mas não...a luz não é palpavel é medida com um fotometro e este indica sempre os mesmo valores.:)

depois podes ter feito confusão qdo se diz que há lentes mais luminosas isso quer dizer que tem valores de F baixos tipo 1.8 , ou 2.8. o que não implica que por terem uma maior abertura de diafragma tenha o maior diametro de lente:)

[/quote]

ou seja os diafragmas podem ser maiores ou menores consoante a maquina(e o sensor) mas se ambos tiverem em F2.8 a intensidade de luz é igual nas duas.

Claro que um por ser maior deviria ter mais luz:D mas não...a luz não é palpavel é medida com um fotometro e este indica sempre os mesmo valores.:)

depois podes ter feito confusão qdo se diz que há lentes mais luminosas isso quer dizer que tem valores de F baixos tipo 1.8 , ou 2.8. o que não implica que por terem uma maior abertura de diafragma tenha o maior diametro de lente:)

[/quote]
Na realidade têm mais luz (intensidade luminosa) mas ambas têm, no sensor, a mesma luminusidade, fruto das diferentes áreas.

A foto que ganhou o concurso da FNAC.

nuno_direitinho.jpg

Nuno Direitinho.

Mas a lente em termos relativos está com uma abertura muito inferior.... f2,8 contra f3,9.
Fizeste propositadamente para ficares com uma exposição longa ?!

Não respondeste à pergunta. [:p]

Sim a lente da compacta tem uma abertura máxima de f/2.8 a 35mm equiv.

A abertura da lente da reflex (ou melhor, do diafragma) tem uma abertura máxima apróximada de f/3.9 a 35mm equiv. (sigma 18-200)...

A diferença?

-A compacta tem uma lente com um diâmetro MUITO menor, com um diafragma MUITO menor mas precisa de apenas METADE do tempo de exposição da lente Reflex para tirar a mesma fotografia! [:p]
1/60s vs 1/30s

-E a maioria das lentes que acompanham as reflexs começam com aberturas f/3.5 contra os f/2.8 que vêem com as compactas. ;)

Daí que o teu comentário: "O meu problema com as compactas é o obturador e o diâmetro da lente." não fazer qualquer sentido quando falamos da "luminosidade" (tb há fotografos quem lhe chamam "velocidade") de uma lente.

Mas faria sentido num outro sentido que não referiste ainda e que já falei no outro tópico. [:p]

citação:Originalmente colocada por Jacare

-A compacta tem uma lente com um diâmetro MUITO menor, com um diafragma MUITO menor mas precisa de apenas METADE do tempo de exposição da lente Reflex para tirar a mesma fotografia! [:p]
1/60s vs 1/30s

-E a maioria das lentes que acompanham as reflexs começam com aberturas f/3.5 contra os f/2.8 que vêem com as compactas. ;)

Agora sou eu...[8D]

precisa de metade do tempo...(metade de tempo é um ponto a mais nos tempos) portanto para precisar metade do tempo é pk o diafragma tem um "f" a menos.

só assim a fotografia saí igual...partindo no inicio que o ISO e as compensações EV sao iguais.:)

Sobre a maioria das lentes das reflex comecarem em F3.5, isso acontece nas mais manhosas que vem com os kits...eu na minha pentax reflex tenho uma de 55mm F1.8...[:p]

[/quote]
Na realidade têm mais luz (intensidade luminosa) mas ambas têm, no sensor, a mesma luminusidade, fruto das diferentes áreas.

[/quote]

Não tem nada mais luz...o que mede a luz é o fotometro e se medir F4 é igual em TODAS as maquinas sejam compactas ou não, grandes ou pequenas.

[/quote]

Não tem nada mais luz...o que mede a luz é o fotometro e se medir F4 é igual em TODAS as maquinas sejam compactas ou não, grandes ou pequenas.
[/quote]
o fotometro mede a luminusidade que é totalmente diferente da intensidade luminosa.
Luminusidade = candela por metro quadrado, intensidade = candela.

citação:Mas faria sentido num outro sentido que não referiste ainda e que já falei no outro tópico.
Por exemplo, faz sentido falarmos na área do sensor... fruto das lentes de menor diâmetro!

Mas faria sentido num outro sentido que não referiste ainda e que já falei no outro tópico.
Por exemplo, faz sentido falarmos na área do sensor... fruto das lentes de menor diâmetro!

[/quote]

Não faz sentido. A luz em fotografia é medida em tempo e valores de abertura em "F". valores estes que sao sempre equivalente tenha a camara e sensor o tamanho que tiver.

Imagina tens um espaço com 1m2 e uma lampada flourescente...e tens outro espaço identico mas com 10m2 e 10lampadas flurescentes iguais... qual dos 2 tem mais luz? será igual

Vi agora o catálogo do media markt e tem la a Panasonic Lumix Fx3 por 219 Euros com oferta de 1 cartão de 512mb.

Já estava praticamente decidido pela Sony DSC W50, mas agora fiquei novamente indeciso...que me dizem?!

Voltar
Superior