Máquinas fotográficas digitais

citação:Originalmente colocada por DêCêIi

Eu não faço fotografias com flash, aliás tenho usado o programa que a máquina trás para fotografar sem flash, o que dá um jeitão para fotos feitas com pouca luz (apesar das limitações das lentes, a melhorar em breve)

Os modos mais utilizados por mim são o Av e o Tv para além do o "Sports" e o atrás referido.

A dúvida que tenho é porque fiz recentemente uma foto e ela saiu bastante sobre-exposta, mais do que eu puderia supor naquele instante. Curiosamente uma foto tirada no mesmo local mas de outro angulo e quase à contra luz saiu com um excelente resultado.

Em relação ao LCD, o LCD é enganador e não apenas na 400D, já com outras máquinas que tenho trabalhado é a mesma coisa, ou seja, o ecrã dá-nos uma ideia errada do que é a realidade. Nestes casos e por vias das dúvidas tira-se mais do que uma foto.

O LCD é enganar depois de a fotografia ser feita e estares a olhar para ela no LDC ou antes de a fazeres? (acredito mais na ultima;))

Já agora que programa é esse para sem flash? o maximo que pode fazer é elevar-lhe o ISO e dar mais tempo de exposição e diagfragmas maiores, mas de qualquer forma com perda de qualidade no que toca á definição.

citação:Originalmente colocada por João Nascimento

citação:Originalmente colocada por michaelvasconcelos

Parabéns, as fotos tão lindissimas [^][^][^]

Essa Canon, também estou a ponderar ... Queria saber para ti, quais os pontos fortes e fracos da mesma. Já agora, para tirar fotos com algum pormenor mas de uma certa distância, que objectiva recomendarias para a máquina ?

Saudações ;)

Pontos fortes:
- Fiabilidade
- Bons resultados nos vários modos.
- Permite bastantes settings (comum a qualquer dSLR desta gama)
- Nível de ruído relativamente baixo em ISO's altos, comparativamente a outras da sua gama
- 7 pontos de focagem seleccionáveis individualmente
- Boa autonomia
- Acessórios abundantes
- Boa ergonomia
- Actualmente podem ser encontradas á venda a um preço acessível.

Pontos fracos:
- Máximo de 4 fotos em burst (fotos em sequência)
- Tempo de processamento e de startup relativamente altos (comparado com a 350D)
- Flash embutido dá para o básico

Os pontos fortes e fracos têm a vêr com o que faço e quero fazer em fotografia e referem-se exclusivamente ao corpo.

Uma objectiva para pormenores a uma certa distância terá de ser uma distância focal alta. Eu tenho uma 70/300 da Sigma. É uma das mais populares e a um preço acessível.

http://www.digitalwonderworld.de/product_info.php/cPath/102_119_309/products_id/7365

Claro que se quiseres maior qualidade prepara-te para abrir os cordões à bolsa. Isso implica lentes com aberturas máximas maiores (f menores) ou mesmo aquelas que mantêm a mesma abertura máxima da gama (ex: 70-300 f/4.0 - entre os 70 e os 300 a abertura máxima é f/4).

Com um pouco menos poderias optar por uma IS (Image Stabilizer). Neste caso não tens abertura, mas podes tirar fotos sem "tremedeira" a velocidades mais baixas. A 70/300 da Canon anda pelos 500€

http://www.digitalwonderworld.de/product_info.php/products_id/7907

Espero ter ajudado na decisão...

Bem, nem tenho palavras ... OBRIGADÃO [^][^][^][^]

Vai me ajudar imenso, de facto é melhor por de parte umas poupanças para este vicio que é mesmo aliciante [:X][:X]

Saudações ;)

Bem, cá estou eu de novo a pedir uma opinião vossa [8)][8)]

De entre estas câmaras, qual escolhariam. Tenham em conta que é para utilização pessoal e não profissional. (Elas todas, estão dentro do orçamento previsto para alimentar este vicio nada barato ... mas olha, é o preço a pagar para pequenos prazeres na vida :D:D)

Sony DSLR-A100W
Pentax K10D
Canon EOS 30D
Canon Reflex EOS 350D
Canon EOS 400D
Nikon D70s
Nikon D80

Sinceramente, não sei por qual escolharia, por isso pedia a vossa ajuda.

Obrigado [:X][:X]

30D

mas isso sou eu :)

A diferença de preço nem é o mais significativo. Da tua lista o mais evidente ainda é a diferença de performance entre os vários modelos.

RR

citação:Originalmente colocada por SOneca-II

30D

A diferença de preço nem é o mais significativo. Da tua lista o mais evidente ainda é a diferença de performance entre os vários modelos.

RR

Ai está, como não é para utilização profissional procuro a vossa ajuda em encontrar um equilibrado ;)

30D

RR

Ai está, como não é para utilização profissional procuro a vossa ajuda em encontrar um equilibrado ;)

Mais uma vez pessoalmente ia para a D400 pelo preço/performance (mas ainda n consegui poupar para ela LOL).

Com mais algum guito axo que preferia a D80 (se bem que ficava em duvida a D400 com uma lente boa de inicio...).

Axo que uma D30 compraria se desse algum uso mais profissional. Mas e daí se tiveres o dinheiro e n te fizer falta eu comprava-a. Eu sou honesto LOL.

A K100 e SOny n curto os reviews para ser sincero, mas isso sou eu, mais uma vez :).

RR

citação:Originalmente colocada por Nephilim

Eu não faço fotografias com flash, aliás tenho usado o programa que a máquina trás para fotografar sem flash, o que dá um jeitão para fotos feitas com pouca luz (apesar das limitações das lentes, a melhorar em breve)

Os modos mais utilizados por mim são o Av e o Tv para além do o "Sports" e o atrás referido.

A dúvida que tenho é porque fiz recentemente uma foto e ela saiu bastante sobre-exposta, mais do que eu puderia supor naquele instante. Curiosamente uma foto tirada no mesmo local mas de outro angulo e quase à contra luz saiu com um excelente resultado.

Em relação ao LCD, o LCD é enganador e não apenas na 400D, já com outras máquinas que tenho trabalhado é a mesma coisa, ou seja, o ecrã dá-nos uma ideia errada do que é a realidade. Nestes casos e por vias das dúvidas tira-se mais do que uma foto.

O LCD é enganar depois de a fotografia ser feita e estares a olhar para ela no LDC ou antes de a fazeres? (acredito mais na ultima;))

Já agora que programa é esse para sem flash? o maximo que pode fazer é elevar-lhe o ISO e dar mais tempo de exposição e diagfragmas maiores, mas de qualquer forma com perda de qualidade no que toca á definição.
A 400D não permite fotografar através do LCD.

O programa coloca o ISO a 400, o que não é muito alto.

De entre estas câmaras, qual escolhariam. Tenham em conta que é para utilização pessoal e não profissional. (Elas todas, estão dentro do orçamento previsto para alimentar este vicio nada barato ... mas olha, é o preço a pagar para pequenos prazeres na vida :D:D)

Sony DSLR-A100W
Pentax K10D
Canon EOS 30D
Canon Reflex EOS 350D
Canon EOS 400D
Nikon D70s
Nikon D80

Se pegares numa Nikon D80....ao pegares nas outras tens vontade de as partires:D

sem duvida a D80 embora a pentax tb seja uma boa opção.

A 400D não permite fotografar através do LCD.

O programa coloca o ISO a 400, o que não é muito alto.

sim tens razao as reflex nao permitem usar o lcd para fotografar mas de qualquer modo ao veres a imagem depois no lcd já estará sobre-exposta como disseste que ficava?

Qdo a esse programa ...é aquilo k te tinha dito não serve para nada basta pores a camara acima de 400iso e podes fotografar sem flash o resultado é que é diferente.

já descobriste o pk de aparecerem sobre-expostas?

Sony DSLR-A100W
Pentax K10D
Canon EOS 30D
Canon Reflex EOS 350D
Canon EOS 400D
Nikon D70s
Nikon D80

Se pegares numa Nikon D80....ao pegares nas outras tens vontade de as partires:D

a 30D é inferior à D80?

Ou tou mto enganado ou então isto já é paranoia de que a marca X será sempre melhor que a marca Y...

RR

Pessoal ajudem ai:

Procuro máquina compacta ou ultra-compacta até 350€
Tem que ter zoom optico no minimo 3x,5mp,ectran 2.5",boa lente e não ser pesada,etc
Neste momento fui ter a:

Casio Exilim Z600 (preta) - ultra-compacta
Canon Powershot A710is - compacta

Digam de vossa justiça
obrigado

a 30D é inferior à D80?

Ou tou mto enganado ou então isto já é paranoia de que a marca X será sempre melhor que a marca Y...

RR

Depende do que procures...nem é superior nem inferior.

A 30D já começa a caminhar para o topo da canon que gosto e que iguala a kualidade da nikon.

a 30D é mais cara que a D80 é um facto mas o preço não a faz ser melhor.

Pois se procurar-mos resolução a D80 tem mais que a D30

no entanto a canon tem funções avançadas como tempos de 1/8000 e a nikon D80 tem 1/4000

o sincronismo do flash da D30 é de 1/250 o da ninkon não faço ideia mas deve ser isso ou pouco menos

portanto temos 2 grandes camaras mas entre mais resolução e tempos de 1/8000 prefiro a D80 pk tem mais resolução e pk os 1/8000 da canon na realidade não me irão servir para nada excepto porporcionar um grande esforço ao maquenismos da camara.[|)]

de resto a qualidade geral da D80 duvida que a canon D30 a tenha superior.

como tal escolhia a D80...:)

citação:Originalmente colocada por Strange

Pessoal ajudem ai:

Procuro máquina compacta ou ultra-compacta até 350€
Tem que ter zoom optico no minimo 3x,5mp,ectran 2.5",boa lente e não ser pesada,etc
Neste momento fui ter a:

Casio Exilim Z600 (preta) - ultra-compacta
Canon Powershot A710is - compacta

Digam de vossa justiça
obrigado

ou seja queres uma boa compacta de qualidade leve e que caiba no bolso... 350euros é mto dinheiro[:I]

aconselho-te isto...tenho uma destas já á 2 anos e conheço mais 5 pessoas com camaras destas...bem boas se tiverem objectivas SMC.
esta é brutal:

http://www.pixmania.com/pt/pt/391161/art/pentax/optio-a20.html

e esta tb mas com menos resolução.

http://www.pixmania.com/pt/pt/189375/art/pentax/optio-a10.html

ficas servido e arranjas um cartão de 1gb

Ainda não e hoje já fiz mais umas fotos a objectos brancos...

O mais estúpido é que uso e abuso do ISO 100...

Se no modo "Sports" sei que possam sair sobre expostas devido à máquina configurar o ISO para 400, já em modo de prioridade à abertura surpreende pela negativa...

Mas curiosamente se der prioridade à velocidade tal parece já não acontecer...

Começo a ficar preocupado, porque começo a pensar quando chegarem os dias de Primavera e Verão onde a luz do sol é mais intensa...

a 30D é inferior à D80?

RR
O ideal era um corpo Canon com objectivas Nikon.

Onde a Nikon se pode valer será mesmo nas lentes (mas nada do outro mundo), agora em corpos... A Canon consegue estar um passito à frente na maioria das vezes...

Ainda não e hoje já fiz mais umas fotos a objectos brancos...

O mais estúpido é que uso e abuso do ISO 100...

Se no modo "Sports" sei que possam sair sobre expostas devido à máquina configurar o ISO para 400, já em modo de prioridade à abertura surpreende pela negativa...

Mas curiosamente se der prioridade à velocidade tal parece já não acontecer...

Começo a ficar preocupado, porque começo a pensar quando chegarem os dias de Primavera e Verão onde a luz do sol é mais intensa...

DêCêIi sobre essa sobre exposição pode ser um conjunto de coisas:

1º verifica se os ajustes EV estão em ZERO

2º verifica se a leitura do fotometro é feita em matricial ou central(se for em matricial a foto pode ficar sobre-exposta)

de resto não é por ter iso 400 que fica mais ou menos sobre-exposta pois o fotometro ajusta de acordo com o ISO.

Sobre o texte a fotografar brancos é relativo pois os fotometros tem (todos) um erro ao lerem os brancos, e acontecem 2 fenomenos curiosos:

1º se o branco estiver á sombra fica na fotografia cinzento...(sub-exposta)
2º se o branco estiver ao sol intenso, fica mto branco(rebendado) sobre-exposta.

por isso é que na maioria das vezes os modos automáticos são enganosos e fazem as coisas basicas e sem os ajustes necessarios qdo a coisa se complica.

Já agora pk dizes uso e abuso do iso100 é o modo que mais gosto para fotografia a cores e o k tem bastante definição.

a 30D é inferior à D80?

RR
O ideal era um corpo Canon com objectivas Nikon.

Onde a Nikon se pode valer será mesmo nas lentes (mas nada do outro mundo), agora em corpos... A Canon consegue estar um passito à frente na maioria das vezes...

sem entrar em fanatismos das marcas... olha que não acho isso ...

sobre a qualidade das objectivas realmente dizem k as nikon sao melhores bçla bla bla... mas o certo é que ambas sao praticamente iguais a nivel de qualidade e resultado final.

No corpos é que eu acho a nikon mais robusta e bem construida comparando com as reflex mais simples da canon.

Eu tenho uma nikon de rolo e aquilo é super resistente...já conheci nikom com 10anos com os botoes gastos de tanto dispararem.

Tenho-a à cerca de 1,5 anos, com cerca de 10000 disparos, sem um único problema. Mesmo o sensor, até agora, não necessitou de limpeza.

Normalmente com quantos "disparos" em média é necessário fazer a limpeza do sensor ?

Onde poderemos fazer essa mesma limpeza ? Será que na FNAC fazem por exemplo ?

Saudações ;)

Tenho-a à cerca de 1,5 anos, com cerca de 10000 disparos, sem um único problema. Mesmo o sensor, até agora, não necessitou de limpeza.

Normalmente com quantos "disparos" em média é necessário fazer a limpeza do sensor ?

Onde poderemos fazer essa mesma limpeza ? Será que na FNAC fazem por exemplo ?

Saudações ;)

ora aqui está uma matéria que desconheço...

mas já agora numa camara compacta como é possivel o sensor ficar sujo de a camara é toda fechada?[8)] não é possivel entrar sujidade...

numa reflex a história é diferente pois pode entrar sujidade...mas na volta dá para levantar o espelho e limpar o sensor...será?

Voltar
Superior