Máquinas fotográficas digitais

Essa kikkor 50mm 1.8.... já eu tive com uma, na altura na minha nikon de rolo... é uma boa objectiva curiosamente a maioria do pessoal prefere os zooms mas uma boa 50mm a 1.8 é sempre excelente outra coisa.

Porque essas pessoas são ignorantes na matéria, tão simples quanto isto...

A grande maioria das pessoas que tem um máquina fotográfica apenas liga a coisas como quanto zoom tem, ao preço e agora nas digitais se fazem filmes, se tem muitos pixel e um ecrã LCD grande.

Quem gosta de fotografia ou pretende iniciar-se (ou começou) nessa arte, começa a dar importância a outros aspectos muito mais importantes para a realização de fotos.

O preço dos equipamentos também acaba por afastar o Povo mas essa não é a razão principal.

Quanto à versatilidade... É claro que há lentes mais versáteis que outras e estar sempre a mudar de objectiva pode ser um pincél do caraças mas o profissional ou o amador sabe sempre o que levar para aquilo que pretende fazer.

Não concordo com o DêCêIi (mas cada um é livre de ter a sua opinião).
"Porque essas pessoas são ignorantes na matéria, tão simples quanto isto..." - não creio que sejam ignorantes pois nem todos temos a mesma di€ponibilidade de €€€. Podemos até gostar de fazer fotografia, ter uma reflex manual, ter dedicação e conhecimentos para tal mas não ter €€ para entrar na possibilidade de comprar focais fixas a "torto e a direito". Daí a compra de zooms com alguma qualidade para "contornar" este aspecto (sim, existem zooms muito bons á venda, ao contrário do que se possa pensar).
"O preço dos equipamentos também acaba por afastar o Povo mas essa não é a razão principal" - para quem gosta de fazer fotografia até pode ser a razão principal. Eu faço fotografia há cerca de 15 anos, gosto, já ganhei algumas medalhas em concursos mas... não tenho €€ para melhor equipamento logo... tenho que me contentar com aquilo que tenho. Eu sei sempre o que levar para aquilo que pretendo fazer... posso é não o poder comprar!

Boas,

Já vi que temos aqui muitos experts na matéria e eu pouco sei da poda. O que sei foi-me ensinado por alguém apaixonado da foto há muitos anos com uma Olympus SLR de rolo xpto + lentes xpto, filtros, etc. [:D]

O que é facto é que muito já se esqueceu apesar do bichinho da fotografia (amadora) ter ficado.

O que me trouxe ao tópico: Estou a pensar em comprar uma dSLR mas por agora o orçamento é relativamente curto.

Ou seja prefiro comprar uma coisa com futuro, mesmo que a lente seja por agora mais básica (mas que não comprometa a qualidade!) que depois logo compraria lentes melhores.

Não queria gastar mais de 800€ já o corpo e a lente inicial (a tal para principiar, que não comprometa mas que seja fléxivel para ser durante alguns tempos a única)

Sinto-me tentado pela Canon EOS400D. Mas ainda há as de 2 digitos da Canon (30D, 40D -> são mais profissionais? mais caras?). E as Nikon, etc.

A pergunta, finalmente: Neste segmento e com os constrangimentos que vos falo, o que optariam?

Boas,

Já vi que temos aqui muitos experts na matéria e eu pouco sei da poda. O que sei foi-me ensinado por alguém apaixonado da foto há muitos anos com uma Olympus SLR de rolo xpto + lentes xpto, filtros, etc. [:D]

O que é facto é que muito já se esqueceu apesar do bichinho da fotografia (amadora) ter ficado.

O que me trouxe ao tópico: Estou a pensar em comprar uma dSLR mas por agora o orçamento é relativamente curto.

Ou seja prefiro comprar uma coisa com futuro, mesmo que a lente seja por agora mais básica (mas que não comprometa a qualidade!) que depois logo compraria lentes melhores.

Não queria gastar mais de 800€ já o corpo e a lente inicial (a tal para principiar, que não comprometa mas que seja fléxivel para ser durante alguns tempos a única)

Sinto-me tentado pela Canon EOS400D. Mas ainda há as de 2 digitos da Canon (30D, 40D -> são mais profissionais? mais caras?). E as Nikon, etc.

A pergunta, finalmente: Neste segmento e com os constrangimentos que vos falo, o que optariam?

por 800euros talvez o corpo de uma nikon D80...não estou a ver nenhuma slr melhor...nem as mais caras são na realidade em quase todas as situações melhores.

Não concordo com o DêCêIi (mas cada um é livre de ter a sua opinião).
"Porque essas pessoas são ignorantes na matéria, tão simples quanto isto..." - não creio que sejam ignorantes pois nem todos temos a mesma di€ponibilidade de €€€. Podemos até gostar de fazer fotografia, ter uma reflex manual, ter dedicação e conhecimentos para tal mas não ter €€ para entrar na possibilidade de comprar focais fixas a "torto e a direito". Daí a compra de zooms com alguma qualidade para "contornar" este aspecto (sim, existem zooms muito bons á venda, ao contrário do que se possa pensar).
"O preço dos equipamentos também acaba por afastar o Povo mas essa não é a razão principal" - para quem gosta de fazer fotografia até pode ser a razão principal. Eu faço fotografia há cerca de 15 anos, gosto, já ganhei algumas medalhas em concursos mas... não tenho €€ para melhor equipamento logo... tenho que me contentar com aquilo que tenho. Eu sei sempre o que levar para aquilo que pretendo fazer... posso é não o poder comprar!

Se estivesses a falar de uma objectiva fixa de 400mm a 2.8 eu concordava contigo.

Agora com uma 50mm a 1.8 é uma objectiva nova relativamente barata e facilmente se compra usada em bom estado.

O que se passa com os zooms que tambem os tenho e concordo com a qualidade de alguns mas nada tem a ver com uma 50mm a 1.8, isto pk um zooms normalmente tem no minimo 3.5f e isso limita o uso a nivel de luz e limita as profundidades de campo. se é possivel fazer optimas fotografias com zooms claro que é...mas de certeza com limites de luz e profundidade de campo em relação a tudo o resto.

Depois tb há o engano comun de se pensar que alguns zoom dão mais autonomia etc..uma 50mm o "zoom" é as nossas pernas a se afastarem ou aproximarem daquilo que queremos fotografar. Resumindo uma focal fixa é bom para fotografos exigentes mas é mau para os fotografos preguiçosos[;)]

Cuidado com esta, por vezes as fotos aparecem demasiado sobrexpostas. E fala quem tem uma...

Pois, eu li os teus posts. Foi aliás o que despertou-me para este tópico [;)]

Mas as reviews que tenho lido dela são fantásticas, para o preço é claro. Tens de aparecer num cafézito (tens andado fugido) e levas a máquina [:cool:]

Pelo que percebi do estado do mercado, as tipo D80 da Nikon e as 30D/40D já são de um segmento mais pro...mais caras, não?

E que pelo que li e pelo preço se enquadrar tanto no que eu pretendo gastar (isto na Pixmania, Nomáticas, etc.) ia nessa. Mas nada como verificar com quem a tem e com quem conhece as várias propostas melhor.

Digam mais ideias? Não tenho nenhuma preferência por modelo, marca. Quero algo relativamente bom (mas não pro...é para amadorismo apenas), com capacidade de evolução em termos de objectivas (haja dinheiro), etc.

Falando por experiencia minha eu comprava uma D50! [br:)] Espera, já tenho! Sou um gajo fotograficamente feliz! [kiss] E acho que todos os que tem uma tb são!

Cuidado com esta, por vezes as fotos aparecem demasiado sobrexpostas. E fala quem tem uma...

Por vezes?? see for problema do fotometro aparecia sempre ou nunca, e nao só as vezes...
Custa-me a acreditar nisso...[:blush:] de certeza que os EV estão em zero? e os modos de medição estão correctos?

Em que situações aparece sobreexposto?

Vou investigar sobre essa camara da canon e ver o que dizem sobre ela em forum especificos... mas custa-me a acreditar, mais facilmente acredito que isso aparece devido a alguma coisa.

de qualquer form dá para corrigir essa sobrexposição é uma questão de calibrar o fotometro[;)]

Última edição:
Vou investigar sobre essa camara da canon e ver o que dizem sobre ela em forum especificos... mas custa-me a acreditar, mais facilmente acredito que isso aparece devido a alguma coisa.

de qualquer form dá para corrigir essa sobrexposição é uma questão de calibrar o fotometro[;)]

Boa, investiga sobre a máquina. [;)] Obrigado :)

Vou ver essa D50. Obrigado pela dica

Nightlord_CTR , por 800 € consegues uma Nikon D50 + Objectiva AF28-80mm (na minha opinião uma boa máquina, de acordo com relatos de pessoas que o têm ... atenção que só me baseio no que me foi transmitido, não tenho uma)

Penso que a D50 será uma boa opção

Mas há aqui pessoas que te poderão ajudar mais do que eu.

Boa escolha [;)]

Saudações

A não ser que vás lançar uma novo outdoor para uma campanha publicitária acho que os 6 MP chegam perfeitamente [;)]

Eu tenho uma de 5mp e amplio em A4 com boa qualidade, posso ir até ao A3 mas já ganhando ruído...

A grande diferença da D50 para a D80 é que se uma pessoa tiver uma pancada de imprimir uma fotografia em A1 ou A0 com uma D80 pode e com uma D50 já não[;)]

É a tal coisa , com a D80 pode...mas tambem se calhar a maioria das pessoas não vai imprimir um A1 ou A0... :)

Eu tenho uma de 5mp e amplio em A4 com boa qualidade, posso ir até ao A3 mas já ganhando ruído...

A grande diferença da D50 para a D80 é que se uma pessoa tiver uma pancada de imprimir uma fotografia em A1 ou A0 com uma D80 pode e com uma D50 já não[;)]

É a tal coisa , com a D80 pode...mas tambem se calhar a maioria das pessoas não vai imprimir um A1 ou A0... :)

Eu nao imprimo muita coisa, mas a unica vez que imprimi uma coisa grande foi um 20x30 cropado e a definição estava linda! pena os gajos onde revelei me terem entrege uma coisa com uma cor castanha (antes era laranja) e sem contraste [8b]

Ois pessoal,

Conhecem forums de fotografia bons, tirando o forumfotografia.net?

Mesmo estrangeiros?

Estes últimos dois dias têm sido uma loucura!

Na 4ª feira (e nos ultimos 6 meses) andava à procura de uma grande angular.

Na 5ª feira à noite, tenho uma PM de um membro do forumfotografia a dizer que se calhar vai vender a dele, quando 1 hora antes tinha comprado uma 17-40 F/4 L (a lente que eu queria). Não há seca que não dê em fartura...

Hoje entusiasmei-me com uma 16-35 f/2.8 L de um colega, e vai que não vai,... comprei-a também. :)

Foi uma coisa de impulso, mas agora tenho duas lentes que se sobrepôem na quase totalidade.:o

Assim, e como a racionalidade voltou ao meu cérebro, uma delas tem que levar guia de marcha.

Como o mercado em Portugal não é muito grande, para este tipo de lentes, se calhar vendo lá fora também, talvez me safe melhor.

Alguém me pode ajudar?

Um Abraço

Voltar
Superior