Máquinas fotográficas digitais

O filtro UV é de facto algo que fará falta, e ainda agora penso no risco que foi andar a tirar fotos ao por-do-sol directamente e coisas assim. Espero não ter lixado nada no sensor ou algo assim -> não percebo muito :sh)

Esse filtro terá mais o feito de proteger a lente do que outra coisa... convem ser de boa qualidade pois uma boa objectiva com o filtro mau não faz mto sentido.
Não ter filtro não estraga a camara...pode é riscar a objectiva se bateres com ela sem filtro[;)]
A nivel de efeito o UV corta um pouco o expectro dos raios UV e define as imagens de paisagem.

Mas ha outros filtros bem interessantes, eu aconselho 3 para que goste de fotografar a P&B que é o vermelho, verde e amarelo.

e para fotografia a cores de paisagem o filtro polarizador, faz toda a diferença, mas todos eles (excepto o UV) fazem perder luminosidade e claro o uso do tripé pode ser quase obrigatório qdo se usa filtros.

Depois há uns filtros da Cokin de efeitos que a maioria sao perfeitamente desnecessários actualmente.

A mim disseram-me exactamente o contrário. [:D] Nikon perca de dinheiro[:vm)] Também estive indeciso entra a EOS400D e as Nikon D40 e D40x. A D40 é inferior à Canon, ficou logo de parte...e a D40x é mais cara que a EOS400D e não é superior...basicamente levou com 10Mpx em relação è D40 e pouco mais. Para chegar à EOS400D tem que se optar pela D80 que é muito mais cara, e não é por aí além...não justifica a diferença para a EOS400D[;)]

e o que é uma maquina "por aí alem"?[:D] entre a D40 e a D40 o produto final é equivalente.... mas pegas numa e pegas noutra e notas onde existe a diferença de preço.

Já agora... Partindo dos conhecimentos que possam ter sobre estas lentes qual o o kit que consideram mais recomendável na compra de uma Nikon D80 ?

- com lente 18-70 DX;
- com lente 18-135 DX (esta não tem o indicador da distância focal)

Já agora... Partindo dos conhecimentos que possam ter sobre estas lentes qual o o kit que consideram mais recomendável na compra de uma Nikon D80 ?

- com lente 18-70 DX;
- com lente 18-135 DX (esta não tem o indicador da distância focal)

Depende se tem ou não elementos opticos ED, e das abertura da objectiva em valores F.

estes factores sao mais importantes do que ter um pouco de mais zoom...

Quais as objectivas compativeis com ela ? Sinceramente é uma opção a ponderar ...

As K10 e K100 são compatíveis com as lentes analógicas da Pentax, o que é uma vantagem. A lista de lentes da Pentax é bem extensa.

Eu possuo um Pentax Z1 (analógica) - na altura era o topo de gama da Pentax - e a evolução natural seria ir para a uma dessas duas Pentax. Assim dava para aproveitar as (4) lentes que tenho actualmente. A K100 tem uma relação preço/qualidade muitíssimo boa.

sim ficas servido com a D40 sem duvida. embora eu prefiro o corpo da D50 , acho a D40 ou corpo pequeno e leve(mto plastico) mas pelo preço vale, alem disso a nivel de resultado final a D4 é excelente e chega desde que nao se faça posters. Já agora a D40 dá para fazer dupla exposição? é que é um comando importante por vezes especialmente a nivel de interiores ou efeitos.

O que estás a referir-te com dupla exposição? (sou um mero aprendiz [:D] )...é o auto-bracketing?

Ou seja a capacidade de automaticamente tirar várias fotos em sucessão com vários/todos os EV? Se é isso...nicles.

Mas junta 2 fotos numa na própria máquina, desde que em RAW (se não me engano)...temos é de fazer o acima manualmente o que cheira-me dá barraca

Ou não tem nada a ver com isto? [:D]

Esse filtro terá mais o feito de proteger a lente do que outra coisa... convem ser de boa qualidade pois uma boa objectiva com o filtro mau não faz mto sentido.
Não ter filtro não estraga a camara...pode é riscar a objectiva se bateres com ela sem filtro[;)]
A nivel de efeito o UV corta um pouco o expectro dos raios UV e define as imagens de paisagem.

Já compreendi...apenas perguntei isso e fiquei preocupado na altura porque algumas fotos que tirei ao por-do-sol e/ou com muuuuita luz (é preciso ver que eram extensões desérticas grandes junto ao Equador) é que as fotos ficaram com alguns efeitos menos desejáveis do sol...tipo sobre-exposição ou mesmo efeitos ópticos estranhos lolol

Mas depois a seguír com um ou outro setting a mesma foto já parecia bem. Acho que o defeito é mais do utilizador...mas pronto.

Se houver algum filtro que proteje-se mais o sensor (aquilo parecia-me mais panca do sensor ficar baralhado com a luz intensa num ponto pequeno)...

Mas ha outros filtros bem interessantes, eu aconselho 3 para que goste de fotografar a P&B que é o vermelho, verde e amarelo.

e para fotografia a cores de paisagem o filtro polarizador, faz toda a diferença, mas todos eles (excepto o UV) fazem perder luminosidade e claro o uso do tripé pode ser quase obrigatório qdo se usa filtros.

Depois há uns filtros da Cokin de efeitos que a maioria sao perfeitamente desnecessários actualmente.

Esses Cokin conhecia da tal Olympus analógica que os meus país tinham...dáva para fazer umas brincadeiras giras. Mas agora com shopadas e tal faz-se melhor ainda.

Também não é a minha ideia. A minha ideia era em certas fotos escurecer um pouco a luz em excesso, mas sem perder definição e/ou luz noutros pontos.

O que faz esse filtro polarizador? Se calhar é algo do estilo do que eu procuro...

O que estás a referir-te com dupla exposição? (sou um mero aprendiz [:D] )...é o auto-bracketing?

Ou seja a capacidade de automaticamente tirar várias fotos em sucessão com vários/todos os EV? Se é isso...nicles.
isso é usado em fotografia profissional, se a D40 não tem tb nao tem importancia pois pode ser feito manualmente caso a pessoa pretenda e tiver necessidade disso.
Mas junta 2 fotos numa na própria máquina, desde que em RAW (se não me engano)...temos é de fazer o acima manualmente o que cheira-me dá barraca

Ou não tem nada a ver com isto? [:D]

a dupla exposição é fazeres 2 fotografias (clicas 2 vezes) sobre a mesma imagem

e o que é uma maquina "por aí alem"?[:D] entre a D40 e a D40 o produto final é equivalente.... mas pegas numa e pegas noutra e notas onde existe a diferença de preço.

Sim, se tiveres as 2 na mão notas a diferença. Até porque a D80 é mais pesada...mas em termos do material que as compõe julgo ser o mesmo.

É claro que a D80 tem mais algumas funções como as que já mencionei e principalmente tem um sensor e medida de exposição e cor (tem uma versão qualquer mais xpto) superiores -> mais compras 2 D40 quase com o preço da outra.

Em conclusão, isto é um bocado como os Porsches...ninguém nega que são grandes carros, mas pelo que custam compro outros que até nem são assim tão inferiores como a diferença de preço faria supor [;)]

Mas é claro que conduzes esses, e mudas para o Porsche e vês a diferença [:)]

Sim, se tiveres as 2 na mão notas a diferença. Até porque a D80 é mais pesada...mas em termos do material que as compõe julgo ser o mesmo.

É claro que a D80 tem mais algumas funções como as que já mencionei e principalmente tem um sensor e medida de exposição e cor (tem uma versão qualquer mais xpto) superiores -> mais compras 2 D40 quase com o preço da outra.

Em conclusão, isto é um bocado como os Porsches...ninguém nega que são grandes carros, mas pelo que custam compro outros que até nem são assim tão inferiores como a diferença de preço faria supor [;)]

Mas é claro que conduzes esses, e mudas para o Porsche e vês a diferença [:)]

Essas funções da maioria das maquinas tb de pouco ou nada servem e a maioria dá para se fazer o meio por outros metodos,
No entanto há funções importantes que tem que que se ter em conta.

A d40 dá para "tudo" tem é como limite o sensor e o corpo ser pequeno e de aspecto fragil (comparado com as outras nikon)

Bem, obrigado Nightlord_CTR pela opinião [;)]

A D80 será a minha primeira reflex...foi paixão à primeira vista [:)]

No Jumbo tem lá expostas uma D40 e uma D80...não sei...gostei mais da D80 [:D]

Amanha vou falar com a pessoa que me vai vender...irá ficar por 1350Euros, acho eu, a lente vai ser diferente, se não me engano 18-200...amanha já confirmo, visto que espero que seja a conversa definitiva, para adquirir a maquina [kiss]

Quanto á diferença de preços entre D40 e D80...é assim tanta?Comparando a diferença entre D80 e D200...

EOS 400d

EOS 400d

Boas:

Na minha utlima visita a Hong-Kong acabei por não resistir e comprei o seguinte kit

- EOS 400d + Lente original (n percebo grande coisa de foto por isso achei melhor)
- Lente Canon 50mm / f1.8
- Cartão CF 150X 2G
- Bolsa
- Bateria extra
- Filtros UVs para as 2 lentes
- Garantia 2 anos (em Hong-Kong - tenho la familia permanentemente por isso não é "problema")

Ficou-me o total por 650€ portanto acho que foi bom negócio

Para já estou muito satisfeito com as fotos que tenho tirado.

Uma das primeiras fotos, as outras não estão on-line, mas farei seguir.

photo

Agora estou interessado em tirar fotos à noite (restaurante / disco) ou paisagens (tipo por do sol ou nocturno). Para isso a lente 50mm não serve, mas não sei se para já com o meu nivel compensa investir os cerca de 300€ que me parecem ser necessários para uma lente nova razoável com uma grande amplitude de zoom.

Outra coisa que vi nos forums e que me preocupou um bocado foi a questão da sub-exposição das fotos com essa máquina. Ainda não tenho conhecimento suficiente nem base de comparação para determinar se sim ou não as fotografias estão subexpostas.
Talvez alguém me consiga dizer se sim ou se não (algumas podem estar mas pode ser problema meu. No link da galeria picasa tem as informações de como as fotos foram tiradas.

http://picasaweb.google.com/noegros/ShootingExperiments

À excepção de uma foto em que é obvio, não retoquei nenhuma outra

Vou postando mais, agora chegou a hora de acabar este post.

Se alguem tiver perguntas sobre a máquina, ou sugestões de compra, ect, que avise !

Amanha vou falar com a pessoa que me vai vender...irá ficar por 1350Euros, acho eu, a lente vai ser diferente, se não me engano 18-200...amanha já confirmo, visto que espero que seja a conversa definitiva, para adquirir a maquina [kiss]

apr:) Parabéns adiantandos, Lippe. Também não faltará muito tempo até comprar uma. (eu quando meto uma coisa na cabeça sou pior do que os miúdos).

Mas... € 1350 por uma D80 com lente Nikon VR 18-200mm... não me parece, sinceramente. A não ser que tenhas encontrado um preço imbatível.
A lente 18-200 custa em Portugal... perto dos 200 contos.
Ainda estou a pensar mais o provavel é comprar um D80 com a lente 18-200mm (que é para depois me queixar que as más fotos são do fotógrafo e não do equipamento [:D] ). Assim devo comprar o corpo da D80 e a lente separadamente...O preço mais barato que consigo encontrar da lente 18-200 são cerca de € 700 no eBay. [s)]
Se me decidir por comprar uma lente 18-200 AGORA, no momento da compra da máquina, será no ebay.
E comprava o corpo numa loja.

Depois vai actualizando,
Um abraço.

Última edição:
Boas:

Na minha utlima visita a Hong-Kong acabei por não resistir e comprei o seguinte kit

Agora estou interessado em tirar fotos à noite (restaurante / disco) ou paisagens (tipo por do sol ou nocturno). Para isso a lente 50mm não serve, mas não sei se para já com o meu nivel compensa investir os cerca de 300€ que me parecem ser necessários para uma lente nova razoável com uma grande amplitude de zoom.

[:blush:] Não serve???? então tens uma lente canon de 50mm com 1.8 e não serve pk? quem disse que não servia? nao percebe nada do assunto[8b]

Essa objectiva é boa e ideal para fotos nocturnas em ambientes de pouca luz...[;)]

Outra coisa que vi nos forums e que me preocupou um bocado foi a questão da sub-exposição das fotos com essa máquina. Ainda não tenho conhecimento suficiente nem base de comparação para determinar se sim ou não as fotografias estão subexpostas.
Talvez alguém me consiga dizer se sim ou se não (algumas podem estar mas pode ser problema meu. No link da galeria picasa tem as informações de como as fotos foram tiradas.

!

Falei disso em foruns de fotografia e ninguem nota nada disso...essa suposta sub-exposição não existe qdo a camara é bem utilizada* a menos que tenha alguma avaria.[;)]

*Usarmos os modos manuais e sermos nós a fazer a medição e as devidas correcções.

apr:) Parabéns adiantandos, Lippe. Também não faltará muito tempo até comprar uma. (eu quando meto uma coisa na cabeça sou pior do que os miúdos).

Mas... € 1350 por uma D80 com lente Nikon VR 18-200mm... não me parece, sinceramente. A não ser que tenhas encontrado um preço imbatível.
Ainda estou a pensar mais o provavel é comprar um D80 com a lente 18-200mm (que é para depois me queixar que as más fotos são do fotógrafo e não do equipamento [:D] ). Assim devo comprar o corpo da D80 e a lente separadamente...O preço mais barato que consigo encontrar da lente 18-200 são cerca de € 700 no eBay. [s)]
Se me decidir por comprar uma lente 18-200 AGORA, no momento da compra da máquina, será no ebay.
E comprava o corpo numa loja.

Depois vai actualizando,
Um abraço.

Obrigado [kiss] Sábado já a devo ter [:cool:]

Não tenho a certeza qual a lente, sei que tem um bom zoom e também dá para genero grande angular..desculpem mas de lentes não percebo muito :sh) e ele disse-me que era uma excelente escolha...por isso, como é o que preciso, vai já daqui [:D]

quote]

quais os valores em "F" dessa objectiva na distancia focal maxima e minima? tem elementos opticos ED?

é que por norma ás vezes essas objectivas "todo-terreno" são caras e são francamente más a nivel de versatilidade luminosa e até de definição.

quais os valores em "F" dessa objectiva na distancia focal maxima e minima? tem elementos opticos ED?

é que por norma ás vezes essas objectivas "todo-terreno" são caras e são francamente más a nivel de versatilidade luminosa e até de definição.

Nephilim... a lente 18-200 é falada em muitos foruns internacionais como sendo uma boa lente.
É, obviamente, ED.
Tem VR II

É f/3.5-5.6

Agora... com este nível de zoom tem grandes distorções. Mas enfim...
Já ouvi dizer melhor da 18-70 do que da 18-135, já li o contrário, já li o melhor da 18-200, já li que afinal não é excelente assim...

Acho que na indecisão de tanta informação e critica o melhor é comprar a mais cara das 3.
Porra...

Última edição:
Voltar
Superior