Se qeures uma máquina pequena e barata para tirar fotos em interiores com a luz ambiente e sem flash com qualidade (sem ruido) então das melhores opções são algumas Fuji (por exemplo a Fuji F10)
O Sensor Super CCD HR das mesmas é único no meio das compactas digitais e consegue mesmo rivalizar com os sensores maiores das dSLR em termos de ruido... (não é apenas markting, funciona mesmo!)
O problema é que estas máquinas vão para a casa dos 200 Euros novas, mas arranjas excelentes negócios no ebay pelo preço que procuras!
Tenho andado a pesquisar muito sobre o assunto e já decidi alargar o orçamento..
As que me têm encantado mais são a Fuji F40FD, a Panasonic DMC-FX30 e a Sony W90 (ou a W80).
Quanto a Fuji também já li e reli muita coisa sobre o sensor SuperCCD HR, sei que permite ir um pouco mais longe em termos de ISO's sem o problema do ruido, mas por outro lado tem uma fidelidade de de cor bem mais fraquinha do que a Panasonic, e tem uma amplitude dinâmica também mais fraca.. É que os SuperCCd HR são porreiros, mas a fama vem dos SuperCCD SR, esses sim, fantásticos em termos de detalhe e da definição das cores que captam.
Depois a Panasonic tem por outro lado uma série de pequenas maravilhas:
- O corpo ultra-compacto, faz a Fuji parecer um trambolho. Além de compacta tem uma construção fantastica em termos de qualidade aparente.. E nos inumeros reviews que li na net todos sem excepção salientam que a qualidade de construção é excelente e não vi nenhum a queixar-se de avarias mecanicas, ou de tampas que falham, deixam de fechar bem, ou coisas do genero.
- A lente tem um Zoom que começa nos 28 mm, ao contrario dos 35 a 38 onde começa a concorrência.. Isso para mim é importante porque o zoom maximo em caso de emergencia ainda se faz uns crops no photoshop e para ver no PC ou imprimir em 10*15 fica perfeito. Agora quando se quer fotografar um grupo de pessoas e há uma parede que não deixa recuar mais, nem o photoshop salva a situação.. Nessas situações um Wide maior ajuda bastante.
- Tem estabilizador de imagem o que permite usar tempos de obsturador maiores.. Porque o sensor pode ser muito bom, mas a melhor forma de reduzir o ruído continua a ser usar iso baixo e deixar a luz entrar..
O grande problema da Panasonic é mesmo o preço..
Depois, há a Sony... É bonita, e compacta QB... Tem uma boa definição de cores, estabilizadro optico de imagem e um preço mais baixo do que a Panasonic.. Mas tem depois os problemas inerentes a todas as sony, para começar as lentes Carl Zeiss das Cyber Shot apesar do nome são uma *****, a geometria das imagens é distorcida, os cantos ficam desfocados e mais escuros, etc.. etc.. E depois usam cartões Memory Stick [:vm)]...
Enfim... Estou um bocado como o tolo em cima da ponte.. Não sei para que lado vá...