Máquinas fotográficas digitais

Havia uma situação que a mim ao principio me causou confusão...e era com a abertura...quanto maior for o "f" maior a abertura... e não é assim...[;)]

Faz confusao a toda a gente no inicio...ninguem nasce ensinado[;)]

mas percebendo isso e ter a noçao de como as coisas funcional em termos de tempos e aberturas e fotometria podemos evoluir...se obtarmos por os automatismos nunca vamos evoluir.

Última edição:
My turn

My turn

Olá pessoal,

Acho que nunca postei por aqui, apesar de seguir o tópicom com frequência.

De momento tenho uma Sony W50, que dentro do segmento das compactas tem desempenhado o seu papel na perfeição.

É pequena e leve qb, e tira umas boas fotos (ainda deu para ganhar alguns concursos de fotografia aqui no forum[:D] :sh) ). Mas a minha frustração por aquilo ser quase tudo automático chegou ao limite, e vou ter de me virar para uma SLR. Eu gosto de fazer algumas fotos de desporto automovel (portanto uma lente tele esta nos planos) e varias a objectos com fundo por tras (Sendo o zoom irrelevante).

Pelo que vi a escolha está entre Nikon e Canon. Tenho várias perguntas a fazer, mas começo por duas.

- Sendo esta a primeira SLR, valerá a pena ir para o segmento mais alto (Nikon D80 / CAnon 40D), ou as vantagens face aos modelos inferiores (CAnon 400D /Nikon D40) só se notam num nível fotográfico bastante elevado? É que a diferença de preço é bastante substancial, e dá para comprar uma boa lente com isso.

- Eu vivo em Londres, indo com frequencia a PT. Nos próximos 3 meses devo ir à Califórnia e a Andorra, onde presumo que seja mais barato comprar. Voces têm alguma ideia de onde será mais barato?

Olá pessoal,

Acho que nunca postei por aqui, apesar de seguir o tópicom com frequência.

De momento tenho uma Sony W50, que dentro do segmento das compactas tem desempenhado o seu papel na perfeição.

É pequena e leve qb, e tira umas boas fotos (ainda deu para ganhar alguns concursos de fotografia aqui no forum[:D] :sh) ). Mas a minha frustração por aquilo ser quase tudo automático chegou ao limite, e vou ter de me virar para uma SLR. Eu gosto de fazer algumas fotos de desporto automovel (portanto uma lente tele esta nos planos) e varias a objectos com fundo por tras (Sendo o zoom irrelevante).

Pelo que vi a escolha está entre Nikon e Canon. Tenho várias perguntas a fazer, mas começo por duas.

- Sendo esta a primeira SLR, valerá a pena ir para o segmento mais alto (Nikon D80 / CAnon 40D), ou as vantagens face aos modelos inferiores (CAnon 400D /Nikon D40) só se notam num nível fotográfico bastante elevado? É que a diferença de preço é bastante substancial, e dá para comprar uma boa lente com isso.

- Eu vivo em Londres, indo com frequencia a PT. Nos próximos 3 meses devo ir à Califórnia e a Andorra, onde presumo que seja mais barato comprar. Voces têm alguma ideia de onde será mais barato?

Bem pelo que contas queres evoluir nas tuas fotografias...
Eu aconselho-te sem margem para duvidas a D80...pode ser mais carita mas uma SLR não é coisa que se compre todos os dias nem todos os anos.. com uma D80 ficas bem servido por mtos anos.
A D80 permite TUDO o que se pode esperar de uma slr.
Se vais a andorra compra lá.

O chato de comprar a D80 é que me limita a compra de lentes inicialmente, pois ainda é um bocado cara.

Outra coisa, gosto de fotos nocturnas (Sem flash, longa exposição). PAra este tipo de foto quais são as lentes mais adequadas?

O chato de comprar a D80 é que me limita a compra de lentes inicialmente, pois ainda é um bocado cara.

Outra coisa, gosto de fotos nocturnas (Sem flash, longa exposição). PAra este tipo de foto quais são as lentes mais adequadas?

Para fotos nocturnas qualquer objectiva serve desde que se tenha um tripé.

Compra a D80 com a 18-55 ou 18-70 ou entao compras o corpo da D80 e compras uma objectiva nikon usada barata

ou entao compras a 50mm 1.8 da nikom qur custa uns 150euros e é excelente

Boas,

Os profissionais da fotografia aqui do fórum conhecem algum album digital freeware bastante razoável, perto dos profissionais? [br:)] [;)]

Preciso q tenha algumas opções 'engraçadas', n tenha perda de qualidade nas fotos, e q depois consiga correr num DVD p/ apresentação numa TV(opcional). [kiss]

O uso será total/ doméstico e sem fins lucrativos... hehe [:D] [:p]

Obrigado,
Edd :)

Ninguém me pode dar uma opinião??? :confused:

Edd :)

lmrsa neste tipo de questões de humidade vs electrónica eu, no teu caso, não arriscaria.
Tenho uma K10D que, "supostamente" é resistente a alguns salpicos e mesmo assim... custa-me "arriscar" com ela nesse tipo de situações.
É que os "desgostos" mais tarde... saiem-nos (muito) caros...:(

Voçes tem maquinas a prova de salpicos (não sei o que isso quer dizer mas ok) e tem medo de as tirar qd fica um bocado mais humido?
com a minha ja fotografei a chover a serio. basta um saco de plastico e siga [;)]

leva-a embrulhada num saco plastico e dentro da mochila...nao tem mal desde que nao apanhei agua...

No regresso é preciso ter noções de como se guardar o material, eu aconselho a ficar maquina sem objectiva numa prateleira de um movel e sem a tampa da objectiva.
Recordo que a pior coisa não é um dia de chuva mas sim o gurdar-mos o material dentro de um saco ou de uma gaveta, especialmente depois de uma caminhada em dia de chuva ou nevoeiro.

esses conselhos para a maquina servem para a era do filme. no digital ficas com o sensor cheio de pó em 2 tempos [;)]

esses conselhos para a maquina servem para a era do filme. no digital ficas com o sensor cheio de pó em 2 tempos [;)]

Ficas com o sensor com pó mas o pó entra por onde se a objectiva está colocada?[:blush:]

Este conselho que dei é mais para proteger as lentes das objectivas , o materiar fotografico deve estar sem ser dentro de sacos...deve estar como nas lojas.

Sobre o hipotetico pó que em principio nao entra mas é preferivel pó a fungos que podem destruir uma objectiva[;)]

Por isso é que eu comprei uma máquina usada.. Assim em vez da lente de kit comprei uma Tamron 17-50 F2.8 [;)]

Ai em Inglaterra arranjas máquinas usadas que para iniciar são excelentes, como a D70s ou a D50 por menos de 300 euros.. É que entre uma máquina destas usada em bom estado e uma D40, uma D80, uma 350D ou uma 400D nova não notas diferença em termos práticos.. Porque o segmento em que encontras máquinas que já são realmente superiores a estas é o segmento da Canon 40D e da Nikon D200 ou D300...

E com o que poupas na máquina podes comprar boas lentes. E boas lentes farão de certeza absoluta muito mais diferença nas tuas fotos do que a diferença que faz ter uma D50 ou uma D80...

boas...

comprei esta semana uma Fuji S5700 na Redcoon por 170€.
sempre gostei de fotografia, mas nunca avancei para uma máquina digital.. alias até hj so tive uma máquina e foi uma pentax analógica que cansou o motor de tanta fotografia que tirou.
este mes lembrei de me oferecer um presente..ehehe...

onde posso aprender/ler sobre "macros" e "isos"?

Caros users, preciso da vossa ajuda.

Quero/preciso comprar uma máquina fotográfica digital mas percebo muito pouco do assunto.

Além de um uso lúdico, pretendo tirar fotos de boa qualidade em ambientes fechados e com luz artificial, como salões, igrejas, etc (creio que para isto seja mais importante a qualidade da lente do que os megapixeis, certo?).
Por outro lado, convém que também tenha aquela função anti-tremideira (dada a minha fraca experiência em fotografia).
Em suma, uma máquina prática de usar (pra já dispenso fazer todos aqueles ajustes manuais que geralmente dão muito gozo aos amante da fotografia [;)] ) mas com boa qualidade de fotos.
O orçamento ronda os 300€ (se houver algo até mais em conta, melhor)[;)]

Thanks

Com pouca luz, as melhores maquinas compactas que ai andam são as Fujifilm com Super CCD...

A S6500, na gama das bridge/superzoom, ou a F40fd e mesmo a F50fd dentro das compactas não te deverão desiludir...

Bem, meus caros, na sequência do que aqui postei e com as dicas do Mundano, andei a ver algumas coisas na net.

Creio que para o que procuro, as melhores são mesmo as fuji mas agora tenho uma dúvida. Qual delas?

Neste momento, sinto-me mais inclinado para a f40fd. Creio que será suficiente para o que procuro. Valerá apena mais 100€ para a f50fd ou para a S6500fd? Haverá outra Fuji mais equilibrada?

Agora, uma dúvida técnica: em termos de imagem, o que e que eu perco ou ganho em optar pela S6500fd ou pela f50fd (sendo uma bridge e a outra compacta..)?

Por fim (e já me começo a esticar[;)] ), a máquina será para mim e para a minha namorada e como sabemos, para uma mulher a característica mais importante de uma máqina é.. a estética [:D]
Por isso pergunto se há alguma Sony equivalente às Fuji citadas em termos de imagem e preço. Nós vamos comprar a que tiver melhor qualidade de imagem pelo preço, mas se puder ser bonitinha, melhor[;)]

Bem, meus caros, na sequência do que aqui postei e com as dicas do Mundano, andei a ver algumas coisas na net.

Creio que para o que procuro, as melhores são mesmo as fuji mas agora tenho uma dúvida. Qual delas?

Neste momento, sinto-me mais inclinado para a f40fd. Creio que será suficiente para o que procuro. Valerá apena mais 100€ para a f50fd ou para a S6500fd? Haverá outra Fuji mais equilibrada?

Agora, uma dúvida técnica: em termos de imagem, o que e que eu perco ou ganho em optar pela S6500fd ou pela f50fd (sendo uma bridge e a outra compacta..)?

Por fim (e já me começo a esticar[;)] ), a máquina será para mim e para a minha namorada e como sabemos, para uma mulher a característica mais importante de uma máqina é.. a estética [:D]
Por isso pergunto se há alguma Sony equivalente às Fuji citadas em termos de imagem e preço. Nós vamos comprar a que tiver melhor qualidade de imagem pelo preço, mas se puder ser bonitinha, melhor[;)]

A F50Fd especialmente a preta é tão ou mais bonita que qualquer sony.. Já experimentaste ir a uma loja e pegar nas máquinas?

Faz isso..

Quanto à questão S6500fd vs F50fd... São máquinas completamente distintas, logo a começar pelo tamanho e pelo preço..

Se para ti não for incomodo andar com uma S6500 fd de certeza que vais obter muito melhores resultados com ela.. Agora se compras uma máquina toda XPTO e depois não andas com ela por ser grande, não vale a pena...

Ficas com o sensor com pó mas o pó entra por onde se a objectiva está colocada?[:blush:]

Este conselho que dei é mais para proteger as lentes das objectivas , o materiar fotografico deve estar sem ser dentro de sacos...deve estar como nas lojas.

Sobre o hipotetico pó que em principio nao entra mas é preferivel pó a fungos que podem destruir uma objectiva[;)]

Ha ok já percebi. dizes: "a ficar maquina sem objectiva" querendo dizer para a objectiva ficar "desligada" da maquina, e nao para a maquina ficar "aberta" [;)]

eu gardo tudo na mochila com alguns sacos de silica lá dentro [;)]

Ha ok já percebi. dizes: "a ficar maquina sem objectiva" querendo dizer para a objectiva ficar "desligada" da maquina, e nao para a maquina ficar "aberta" [;)]

eu gardo tudo na mochila com alguns sacos de silica lá dentro [;)]

desculpa enganei-me...[:blush:] [:cool:] a maquina fica com a objectiva mas sem a tampa desta.[;)] isto numa prateira...ao ar de pref á luz do dia sem sol directo.

a outra forma de a guardar em segurança é numa mala ou gaveta mas com algum meio de desumificador[;)]

E com o que poupas na máquina podes comprar boas lentes. E boas lentes farão de certeza absoluta muito mais diferença nas tuas fotos do que a diferença que faz ter uma D50 ou uma D80...

depende... olha que para quem gosta de fazer uns posters ou exposições ou impressões em grande, ou até mesmo trabalhar algumas imagens existe diferença substancial entrew ter 10mp ou ter 6mp...

De qualquer forma "boas lentes" não tem necessáriamente que ser caras...especialmente se forem em 2ªmão.
O preço das objectivas sobe se forem tele objectivas de F baixos, ou grandes angulares de boa qualidade.

Pessoal, o que acham de se abrir um tópico para falar de fotografia em geral e dos seus aspectos técnicos, e deixar este tópico para as máquinas?

Pessoal, o que acham de se abrir um tópico para falar de fotografia em geral e dos seus aspectos técnicos, e deixar este tópico para as máquinas?

Já está criado...

eu já tinha há um ano ou 2 falado com o Pé Leve sobre a criação desse topico mas na altura pensei que bastava este...mas entao este fica para se discutir apenas as maquinas

Pronto quem quiser falar de tecnicas fotograficas já existe um novo tópico só destinado á tecnica

Última edição:
Voltar
Superior