Máquinas fotográficas digitais

Pelo que percebi há uma feira que parece que é anual que é a PMA que é onde os fabricantes apresentam as suas novidades e que se vai realizar em 31 de Janeiro. Parece que o que se espera é:
Canon 450 ou 500D para substituir a actual 400D
Substituição da Canon 5D (isto já é outro campeonato)
Sony Alfa 200 - Já foi apresentada e já há testes.
Substituta das actuais Nikon D40 e D40X.

Pelo que percebi há uma feira que parece que é anual que é a PMA que é onde os fabricantes apresentam as suas novidades e que se vai realizar em 31 de Janeiro. Parece que o que se espera é:
Canon 450 ou 500D para substituir a actual 400D
Substituição da Canon 5D (isto já é outro campeonato)
Sony Alfa 200 - Já foi apresentada e já há testes.
Substituta das actuais Nikon D40 e D40X.

Sempre na mesma linha de preços, correcto?

Depois dessa apresentação elas são logo colocadas no mercado nacional?

O que talvez seja interessante é uma eventual baixa de preços dos actuais modelos, mas não muito, veja-se a 350D que coexiste com a 400D com um preço inferior em cerca de 100€.
Em relação à D40 e D40X acho relevante o facto destas máquinas terem o motor do AF incluido na máquina, quando todas as outras esse está lente. Isto tem por consequência que se quiseres comprar uma lente qualquer específica, primeiro tem que haver para a D40 D40X específicamente, e segundo se mais tarde quiseres fazer um upgrade da máquina para uma D300 por exemplo, perdes o AF nas lentes que já tinhas.

Achas que as nikon têm assim tanto ruído?

Epá isso depende mt do tipo de fotografia q fazes, nunca vais ser uma grande diferença em câmaras tão similares:
chroma_graph.gif

Isso varia mt cá está do q esperas de cada câmara, acho a nikon mais equilibrada e no geral uma melhor câmara(sem saber preços) mas por ex: trabalhando em estúdio iria para a 400D apenas por ter o levantamento do espelho.
Já se for uma câmara para andar mt tempo com ela a 400D permite a anexação de um grip q a torna mais confortável.
A um nível de utilização menos intensa a nikon parece-me uma escolha mais racional.

68296220vb6.png

Que cartão usa a tua câmara actual, se n tiveres um CF este deve ser bem mais caro q os SD da nikon por ex, pensa bem e escolhe a melhor marca para o uso q esperas dar pois ao comprar uma dSLR isso é q é importante pq as lentes ficam e os corpos vão mudando.
Entretanto eu vou esperando a ver se sai uma sucessora da canon 5D que ja tenho saudades do full-frame. ;)

Última edição:
Muito obrigado a todos pelas informações. Inicialmente estava todo virado para a canon, agora estou confuso...

Eu gosto muito de fotografia nocturna, de fotografia em movimento e grandes planos a expressões faciais. Gosto também de fotografar ruas e avenidas "cheias de movimento" ao nascer do sol.

[;)]

Última edição:
By the way, um amigo meu disse-me que a D40x não é comparável à D400 da canon, a D80 é a rival desta e que neste caso a nikon leva vantagem.

A D80 é mesmo boa?

Estive a ver os pontos de focagem e só aí dá baile à 400D! Mas a imagem será assim tão melhor?

Ajudem este pobre leigo nesta matéria...[:D][s)][:p]

Última edição:
A D80 é a minha primeira SLR...não poderia ter escolhido melhor, tendo em conta as opções do mercado...

Quanto à qualidade de imagem...é excelente, mas, se não me engano, a escolha de objectivas é também importante [;)]

A D80 é a minha primeira SLR...não poderia ter escolhido melhor, tendo em conta as opções do mercado...

Quanto à qualidade de imagem...é excelente, mas, se não me engano, a escolha de objectivas é também importante [;)]

O amigo XUTOS-83 referiu que o AF na D40x está integrado nas ópticas. Passa-se o mesmo na D80?

Nikon D40x

Nikon D40x

- Do peso;
Atendendo a que é uma SLR - espera-se algum peso e porte, até para evitar excessiva tremideira- acho-a leve, no entanto, encaixa muito bem na mão.

- Facilidade de manuseamento;
ao nível das Nikon: fácil e intuitiva, botões bem posicionados.
Menú com bastantes opções: Reprodução; Foto; Ajuste personalizado; Configurar; Retocar. Fácil navegação.

São fácil e rapidamente acessíveis.

Botões no corpo da máquina dão acesso directo às principais funções, com possibilidade de variar opções através do botão de rodar. Por exemplo, se carregar no botão de activar flash, com o botão de rodar posso variar: se quero evitar olhos vermelhos, automático, ou desligar.

Este botão, tal como o de temporizador, podem ser personalizados com outra função: por exemplo,o botão de temporizador pode ser em alternativa modo de disparo; ou, qualidade/tamanho da imagem; ou, sensibilidade ISO, ou equilíbrio de brancos.

- Qualidade fotográfica com pouco luminosidade;
excelente, mas há sempre um momento em que o uso de tripé é aconselhável.

- Lente, qual é?;
AF-S Nikkor 18-55mm 1:3,5 - 5.6 GII ED (diâm. 52)

- Autonomia;
Ainda não a usei até ao fim, mas parece-me muito boa. Já tirei dezenas de fotos, muitas delas com flash - a bateria indica estar cheia.

- Qualidade de construção.
robusta, mas leve.

A máquina é de 10MPxl, o que dá uma foto com as dimensões de 3872 x 2592, cerca de 4,5MB cada.

Exemplares, forçosamente reduzidos para 1024 e jpeg, sem qq tipo de tratamento, sem flash e sem tripé:
DSC_0032_redux.jpg

DSC_0022_redux.jpg

gosto particularmente da função "flash com preenchimento", após o disparo do flash, o diafragma permanece ainda mais um pouco aberto para iluminar o fundo. Fica espectacular.

By the way, um amigo meu disse-me que a D40x não é comparável à D400 da canon, a D80 é a rival desta e que neste caso a nikon leva vantagem.

A D80 é mesmo boa?

Estive a ver os pontos de focagem e só aí dá baile à 400D! Mas a imagem será assim tão melhor?

Ajudem este pobre leigo nesta matéria...[:D][s)][:p]

Tens que perceber uma coisa... O que faz a diferença nas SLR's não é a qualidade de imagem.. Dentro dos mesmos de tamanhos de sensores são todas muito boas e muito idênticas, e os testes que vês nos sites existem porque eles têm que encher as páginas com alguma coisa que as pessoas leiam.. Mas isso é tudo praticamente irrelevante porque estamos a falar de diferenças menores..

Aliás, basta pensares que é +/- o mesmo sensor que equipa a D200 a D80 a D40x, a Sony Alpha-100, a Pentax K10D a Samsun GX10 e provavelmente outras que agora não me lembro...

O que faz a diferença entre as SLR's é a sua rapidez, a qualidade e rapidez da focagem, a qualidade do sistema de metering, a ergonomia, a robustez e as funções que têm...

gosto particularmente da função "flash com preenchimento", após o disparo do flash, o diafragma permanece ainda mais um pouco aberto para iluminar o fundo. Fica espectacular.

MElhor ainda é fazeres isso, mas com o flash a disparar depois de o diafragma ter estado aberto...

Assim as pessoas não desmobilizam.. E se captares movimento os ghosts ficam no sentido correcto do movimento dos objectos.

MElhor ainda é fazeres isso, mas com o flash a disparar depois de o diafragma ter estado aberto...

.

Confusao...[:blush:] diafragma devem se estar a referir ao obturador...[;)] e depois de tar aberto...é tar fechado, logo o que tas a dizer seria impossivel[:cool:]

explica lá a confusão[;)] eu presumo que queres dizer o efeito de flash retardado...o seja o obturador abre durante um periodo de tempo para registar a imagem e só no fim da sua abertura o flash dispara...será isto?

Voltar
Superior