Máquinas fotográficas digitais

[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]The Nikon D3 and D300 are 99% the same camera. The D300 and D3 were announced on the same day and have almost identical firmware and handling. They have almost exactly the same features and image quality for most purposes, so why pay three times as much for the D3?[/FONT]
[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]Most of the D3 is about doing everything just a little bit better and faster. If you earn your living with a camera stuck to your face all day, every day, these little things add up fast and you'll want nothing other than a pair of D3s. If you use it all day for a living, the extra cost is negligible.[/FONT]

Ou seja para um Profissional a D3 acaba por sem Obrigatório!

Agora tb dizer que uma D80 chega para um Profissional, já é exagero.

Vantagens da D3 sobre a D300

[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif][SIZE=+2]D3 advantages over D300[/SIZE][/FONT][FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]
[/FONT]

[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif][/FONT]
[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]The Full-Frame Advantage. Both cameras shoot in DX. [/FONT]
[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]14mm (or wider) ultra-ultra wide angle views. If you've ever compared the actual angle of view of any DX camera with the 12-24mm lens at 12mm (Nikon's widest for DX cameras), you'll see that it really only covers the same angle of view as a 20mm, not even an 18mm, lens on a D3. My world starts at 20mm and gets wider from there. This is why I was petitioning for a 9mm f/2.8 DX lens, but even better, Nikon gave us the D3 with existing 13mm, 14mm and 15mm lenses, as well as the new 14-24mm zoom. [/FONT]
[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]Viewfinder[/FONT]
[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]Bigger, better, clearer finder.[/FONT]
[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]Electronic bubble level in finder (but the D300 does have a finder grid). [/FONT]​
[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]Less obtrusive AF area highlighting. The AF sensors light up with exactly the right amount of red light in the D3 regardless of lighting conditions, but are dorky black squares in the D300. [/FONT]​
[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]Autofocus[/FONT]​
[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]Face detection just works. I use the "all sensors" dummy mode (big white rectangle) and my D3 uncannily and automatically nails perfect focus on my subject's nearest eye. My D300 doesn't, and takes longer to figure out which sensor to use.[/FONT]​
[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]My D3 is always in focus. I never seem to have to wait to acquire focus. Just like my eyes, it just goes. My D300 sometimes takes a fraction of a second too long in the big white rectangle "dummy" AF selector mode, while my D3 just does it.[/FONT]​
[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]Both cameras use the same AF sensors, but the D3 has more processing power to interpret the output from the 51 sensors more quickly, and the D3 has bigger motors to focus the lenses faster. [/FONT]​
[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]Both cameras are fast enough for my mostly still subjects if you use only one AF sensor at a time, but that's throwing away most of the advantage of the new AF systems. [/FONT]​
[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]Manual Focus[/FONT]​
[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif] The D3 has a three-segment null indicator ( > o < ) which can indicate perfect, precise, manual focus.[/FONT]
[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]The D300 only has one primitive "OK" focus indicator dot. The D300's single indicator lights over too broad a range, meaning that it cannot indicate manual focus with sufficient precision for manual focus with fast lenses.[/FONT]
[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif] Modern AF ground-glass focus screens don't show precise focus with lenses wider then f/2.8; hit the depth-of-field preview with your fast lenses and you won't see any difference until you stop down to f/2.8! [/FONT]
[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]High ISOs [/FONT]​
[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]The D3 pounds out sharp and usable ISO 6,400 images, with no excuses, all day and all night. [/FONT]​
[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]The D300 has very soft images at ISO 6,400 from all the noise reduction, while the D3 is still sharp and clear. [/FONT]​
[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]The D3 also goes to ISO 12,500 and ISO 25,600, which the D300 can't even imagine. [/FONT]​
[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]Frame Rate [/FONT]​
[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]The D3 hauls at 9 frames per second, and up to 11 FPS in DX mode if you don't mind losing interframe AF and exposure updates.[/FONT]
[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]The D300 runs at 6 FPS, or 8 FPS with the right grip. [/FONT]
[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]Battery Life [/FONT]​
[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]The D3 has a bigger battery that gives me 3,000 shots per charge. [/FONT]
[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]The D300 only gives me 1,000 shots per charge. My D200 only went 350 shots on a charge.[/FONT]
[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]Feel [/FONT]
[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]The D3 has a much better multi-directional rear thumb selector. Specifically, the D3 has a separate center DO IT button, while on the D300 you have to be more dainty in trying to hit the big single selector in the center. [/FONT]
[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]Sound Recording [/FONT]
[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]The D3 records and plays sound; just hold the MIC button. [/FONT]
[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]Data [/FONT]
[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]The D3 has a second CF card slot, with clever options for using it. [/FONT]
[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]Frame Counter [/FONT]​
[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]In addition to the usual "shots remaining" counter, the D3 has an additional "shots made" counter on the top LCD and in the finder. It counts up, and just like a motorized film camera, is always one count above the number of frames shot.[/FONT]
[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]Moron Beep Defaults at OFF[/FONT]
[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]The D3 is a man's camera: it doesn't beep. It has a beeper, but it remains silent unless you activate it in the menus.[/FONT]
[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]The D300 ships with the idiot beep ON. Please turn it off. Not only is it annoying, but it bothers everyone else around you. [/FONT]
[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]These cameras let you know you're in focus with a dot in the lower left of the finder. [/FONT]

heheh

Acho que a D3 só mesmo quem lhe vai dar o uso que ela "merece", gastar 5.000€ só para ter uma D3 não vale a pena. Quando a D300 já é uma máquina muito boa.

Além das lentes. Uma 14-24 f2,8 por exemplo leva mais 1.800 €.

Acho que a maioria dos profissionais opta pela EOS 1D ou 1Ds. A primeira tem um factor crop de 1,3 e a segunda tem 21 megapixeis. Há também a 5D, que também é full frame com 12,8 megapixeis e custa cerca 1.800 euros (só corpo) que me parece a mais adequada para um amador que queira uma full frame. Claro que a D3 parece-me melhor que esta última mas a 5D é a máquina mais antiga do line-up da Canon (mais até que a 400D que já foi "substituída" pela 450D) e deve estar para ser susbtituída.

Ou seja para um Profissional a D3 acaba por sem Obrigatório!

Agora tb dizer que uma D80 chega para um Profissional, já é exagero.

Um profissional não precisa de uma D3 para nada... partindo do principio que nos estamos a referir a um fotojornalista , nao precisa de uma D3 basta-lhe um segmento a menos...se for de desportos mto exigentes e tiver necessidade de ter uma camara de topo compra uma canon....bem melhor na relação qualidade/preço.[;)]

Sobre e D80...o que nao falta é fotos em revistas e jornais feitas com camaras como a D300 ou D400 ou a D50... a maioria das fotos dos jornais e revistas sao fotos da treta que qualquer maquina serve e mtas vezes sao vendidas ao jornais por estudantes freelancer...
Até fotos minhas já apareceram em jornais(noutras alturas ) e nunca tive uma D3[;)]

Agora dizer que o sensor da D3 é um pouco maior que o da D300 é algo diminuto. Na realidade, o sensor da D3 tem mais do dobro do tamanho do sensor da D300 o que para o mesmo número de pixeis significa um ruído muito mais comedido e uma definição muitissimo superior.

.

Mais do dobro? o sensor da D3 é do tamanho de um negativo de 35mm[;)]

o da D300 é pouco menos que isso.

Já agora nem tudo é perfeito , se o sensor da D3 é maior faz ela á partida ter mais definição mas por outro lado tb a faz perder distancia focal em relação a uma D300[;)]

Já agora nem tudo é perfeito , se o sensor da D3 é maior faz ela á partida ter mais definição mas por outro lado tb a faz perder distancia focal em relação a uma D300[;)]
A D300 se nao me engano tem crop de 1.5 X
Ou seja, em area, é 1.5^2= 2.25 vezes inferior
O que ele disse está certo

Na logica da perda de distancia focal, há que ver que ha uma perda de qualidade. Podia-se por o sensor de uma compacta numa SLR que se teria muito mais distancia focal do que com uma APS-C

A D300 se nao me engano tem crop de 1.5 X
Ou seja, em area, é 1.5^2= 2.25 vezes inferior
O que ele disse está certo

Na logica da perda de distancia focal, há que ver que ha uma perda de qualidade. Podia-se por o sensor de uma compacta numa SLR que se teria muito mais distancia focal do que com uma APS-C

Qual a medida em milimetros de o sensor da D300 ou da D200 ou da D80?

Eu leio duas paginas deste tópico e sinto me tão newbie nisto...

Bem um maquinola ai para 550, 600 euritos

Nikon D40, D40x ?

Uso esporádico para umas fotos de eventos e uns macros as vezes.

Sim, eu sei que o sensor da D3 é do tamanho de um negativo de 35mm (bem, para sermos precisos até é um bocadinho superior ao negativo), por isso é que é um sensor FX! Porém, por ter esse tamanho, é que é mto maior que o sensor da D300!

O sensor da D3 tem 36 x 23.9 mm enquanto que a D300 tem 23,6 x 15,8 mm. Daqui facilmente se conclui que o lado maior do sensor da D300 é menor que o lado menor do sensor da D3!! Se fores ver as áreas tens: 8,6cm2 contra 3,7cm2 o que faz com que o sensor da D3 seja aproximadamente 2,3x maior que o sensor da D300! Ou seja, tendo mais do DOBRO do tamanho diria que é MTO maior.

Em relação à distância focal estás completamente enganado!
Um sensor não faz ganhar ou perder distância focal... A distância focal é uma medidda das lentes, que têm todas as distâncias focais definidas para o padrão dos 35mm. Assim, quando se tem um sensor inferior, se acabe por obter um crop central da foto, simulando assim um "zoom" extra. Contudo não é mais de uma medida virtual, algo que não existe.

Contudo, e dado que o sensor FX permite tirar fotos em formato DX, consegues ter a "vantagem" dos 1.5x de crop factor quando queres e consegues ao mesmo tempo ter a vantagem da inexistência de crop para usar lentes ultra-wide.

Um profissional não precisa de uma D3 para nada... partindo do principio que nos estamos a referir a um fotojornalista , nao precisa de uma D3 basta-lhe um segmento a menos...se for de desportos mto exigentes e tiver necessidade de ter uma camara de topo compra uma canon....bem melhor na relação qualidade/preço.[;)]

A Canon é mto melhor na relação qualidade/preço para desportos exigentes?

Actualmente a Canon tem a 1D MarkIII e a 1Ds MarkIII.

A 1Ds tem 21Mp mas só faz 5fps o que faz com que seja ridicula para usar em desporto. Além disso custa cerca de 8.000€, valor que é bastante superior ao que custa a D3.

A 1D tem 10Mp e faz 10fps o que é praticamente o mesmo que os 12Mp/9fps da D3. Os preços aqui já são mais semelhantes. Cerca de 3.500 contra 4.500.

Só que a diferença entre as duas é novamente o sensor. A D3 com um sensor FF é uma maquina mto mais indicada para a fotografia a ISOs elevados. Tornando-a mto provavelmente numa máquina melhor que a 1D MarkIII e a um preço não mto mais caro.

Eu leio duas paginas deste tópico e sinto me tão newbie nisto...

Bem um maquinola ai para 550, 600 euritos

Nikon D40, D40x ?

Uso esporádico para umas fotos de eventos e uns macros as vezes.

Tanto uma como outra andam à volta desses preços...vai sair brevemente a Nikon D60, que é na mesma linha da D40/D40x...não sei é o preço a que vai estar...se alguém souber...[;)]
http://www.dpreview.com/reviews/com...ebyside&cameras=nikon_d40,nikon_d40x&show=all

A Canon 400D também não é de pôr de lado [;)]

Tanto uma como outra andam à volta desses preços...vai sair brevemente a Nikon D60, que é na mesma linha da D40/D40x...não sei é o preço a que vai estar...se alguém souber...[;)]
http://www.dpreview.com/reviews/com...ebyside&cameras=nikon_d40,nikon_d40x&show=all

A Canon 400D também não é de pôr de lado [;)]

Os preços na net apontam para os 500€ para a D60 e os 650€ para a 450D.
Estes são provavelmente dos melhores preços que se podem esperar. Em espanhã fala-se em cerca de 580€ para a D60 e 680€ para a 450D.

Ou seja entre 15 a 20% de diferença entras os dois corpos.

Hj fui a colorfoto ver a D300! Aquilo sim funciona bem com a minha princesa [br:)] Estive com ela a fotografar na rua sem ng da loja [:cool:] Tive quase para não voltar lá...

Destaco a ergonomia, o tamanho do viewfinder e a quantidade de opções do menu [;)] ha e claro o AF que não larga [br:)]

Lá vou ter que assaltar o banco...

É pá o meu chefe de secção disse-me que a HP vai deixar de fazer maquinas digitais! sera verdade? ouviram alguma coisa a esse respeito?
cumps

A Canon é mto melhor na relação qualidade/preço para desportos exigentes?

Actualmente a Canon tem a 1D MarkIII e a 1Ds MarkIII.

A 1Ds tem 21Mp mas só faz 5fps o que faz com que seja ridicula para usar em desporto. Além disso custa cerca de 8.000€, valor que é bastante superior ao que custa a D3.

A 1D tem 10Mp e faz 10fps o que é praticamente o mesmo que os 12Mp/9fps da D3. Os preços aqui já são mais semelhantes. Cerca de 3.500 contra 4.500.

Só que a diferença entre as duas é novamente o sensor. A D3 com um sensor FF é uma maquina mto mais indicada para a fotografia a ISOs elevados. Tornando-a mto provavelmente numa máquina melhor que a 1D MarkIII e a um preço não mto mais caro.

Repara eu nunca disse que a canon era melhor que a nikon o que estava a tentar dizer era o que está a vermelho e tb baseado na preferencia das camaras de fotojornalistas , existm mais camaras canon que nikon e eu acredito que seja por teres preços mais baixos.

Sim, eu sei que o sensor da D3 é do tamanho de um negativo de 35mm (bem, para sermos precisos até é um bocadinho superior ao negativo), por isso é que é um sensor FX! Porém, por ter esse tamanho, é que é mto maior que o sensor da D300!

O sensor da D3 tem 36 x 23.9 mm enquanto que a D300 tem 23,6 x 15,8 mm. Daqui facilmente se conclui que o lado maior do sensor da D300 é menor que o lado menor do sensor da D3!! Se fores ver as áreas tens: 8,6cm2 contra 3,7cm2 o que faz com que o sensor da D3 seja aproximadamente 2,3x maior que o sensor da D300! Ou seja, tendo mais do DOBRO do tamanho diria que é MTO maior.
.

Sobre o sensor , boa explicação na realidade pensei que a diferença nao fosse tanto mas reamente é mais do dobro. Pensei que era menos.

Voltar
Superior