Máquinas fotográficas digitais

Foto da D300:

p512756215-4.jpg

Foto da D3:

p200579164-4.jpg

Para quem fotografa jornalismo (conferencias de imprensa, guerra, etc etc) E para quem fotografa desporto ( indoor, noite).

Isto faz toda a diferença!

Estas fotos tb tao feitas mesmo para mostrar diferenças em situações pontuais mas é verdade a D3 tem mais definição em ISO elevado...

Mas sempre se fez fotografias de desporto de grande qualidade em indoor e á noite e mto antes de terem inventado a D3...[;)]

e depois ainda há aí outro fenomeno que é enganador qdo se fala que a D3 faz fotos a isos elevados com pouco ruído...[:cool:]

o engano resite neste exemplo de foto k mostraste, embora verdadeiro é enganador pk existe uma diferença ao fotografarmos com isos elevados e luz( como este exemplo) e com isos elevados e luz escassa...

o exemplo das duas fotografias que mostraste tem o mesmo sistema de iluminação e claro a D3 consegue mais definição mas com o mesmo iso e com menos luz a D3 não vai fazer grandes milagres.

Resumindo, cortar no tempo e dar mais ISO para mostrar a definição do sensor não dá o mesmo resultado final de ter de usar o iso por falta de luz[;)]

Explica lá isso melhor? pk dizes melhor?[:blush:] é que um crop é uma amplianção digital e uma ampliação optica á prior é sempre melhor.

Consigo uma ampliação melhor, nao em termos de qualidade mas em termos de ampliação.

Ou seja se a D80 já me dá um CF de 1.5x se lhe fizer um crop posso conseguir uma melhor ampliação de parte da foto com um CF de (por exemplo) 2x ou 3x. Nunca falei em melhor qualidade de imagem... Nem valia a pena se para ti a D3 tem a mesma qualidade da D80... :sh)

Consigo uma ampliação melhor, nao em termos de qualidade mas em termos de ampliação.

Ou seja se a D80 já me dá um CF de 1.5x se lhe fizer um crop posso conseguir uma melhor ampliação de parte da foto com um CF de (por exemplo) 2x ou 3x. Nunca falei em melhor qualidade de imagem... Nem valia a pena se para ti a D3 tem a mesma qualidade da D80... :sh)

Desculpa lá mas isso nao é conversa, eu por acaso nao tinha noçao do sensor ser mais do dobro, embora soubesse que era melhor... nunca disse que eram iguais alias a D3 custa 5 D80... [:cool:]

Digo é que em termos praticos e mesmo para quem é exigente uma D80 ou D200 ou D300 chega para aquilo que se espera de uma camara reflex

Ou seja se a D80 já me dá um CF de 1.5x se lhe fizer um crop posso conseguir uma melhor ampliação de parte da foto com um CF de (por exemplo) 2x ou 3x.

Não tou a perceber o que queres dizer...

melhor nao em qualidade mas sim em termos de ampliação?[:blush:] como?

entao perdes qualidade mas ganhas melhor ampliação mas como assim?:sh)

o que entendes por melhor ampliação?

Desculpa lá mas isso nao é conversa, eu por acaso nao tinha noçao do sensor ser mais do dobro, embora soubesse que era melhor... nunca disse que eram iguais alias a D3 custa 5 D80... [:cool:]

Digo é que em termos praticos e mesmo para quem é exigente uma D80 ou D200 ou D300 chega para aquilo que se espera de uma camara reflex

Não, para quem é exigente chega uma D3. Para quem não é exigente a D80 dá para alguns gastos.

Não tou a perceber o que queres dizer...

melhor nao em qualidade mas sim em termos de ampliação?[:blush:] como?

entao perdes qualidade mas ganhas melhor ampliação mas como assim?:sh)

o que entendes por melhor ampliação?

Primeiro de tudo é impossivel estarmos a especular a nível de qualidade de ampliação pq estamos a falar hipotéticamente e não estamos a falar de medidas concretas ou qualidades de filme concretas. Aliás, eu não toquei no tema qualidade. Apenas toquei no tema ampliação.

Basicamente designei uma melhor ampliação como uma "maior" ampliação (dito assim torna-se algo pleonástico). Podia ter dito apenas ampliação. Pronto.

Contudo existem inúmeros casos em que uma ampliação de uma foto digital possa ser melhor a nivel de qualidade de imagem do que a obtida de uma foto analógica.

Aceito a opiniao, da mesma forma que a D3 dá para alguns gastos...se entrarmos em fotografia de estudio e de grande qualidade[;)]

O que fazes em fotografia que sintas a necessidade de ter uma D3( e gastar os 4800euros)?

Mas eu alguma vez disse que tenho necessidade de ter uma D3? Tanto não tenho necessidade como tive uma D50 e agora troquei por uma D200. Contudo não sou profissinal nem a full time, nem em part-time. Nem nunca vendi uma foto minha.

Se fosse profissional garanto-te que comprava uma D3 e que a D50 que usei durante uns anos não me chegava. Pois o que investia na D50 para conseguir resultados minimamente aceitaveis era bastante.

Apenas posso referir aquilo que sei, e isso é que a D3 encontra-se neste momento completamente esgotada em Portugal com algumas lojas a ter listas de espera de mais de 50 pessoas. Se isto significa que em Portugal é tudo burro pq faziam o mesmo com uma D300 já não me cabe a mim julgar...

Se eu com uma F100 um negativo de 35mm tirar uma foto a 200mm e fizer uma ampliação da secção central obtenho exactamente o mesmo resultado que tirar a foto com uma D80 e a mesma lente de 200mm. Mais ainda, se tirar a mesma foto com a D80 e depois ainda fizer um crop ainda consigo uma ampliação melhor o que equivalia a ter usado uma lente de maior distância focal.
...

Disseste foi isto:

Actualmente não concordo um filme de for cortado perde mta definição.

isto entao não concordo nada pois um crop é uma ampliação digital nunca melhor que uma optica

Apenas posso referir aquilo que sei, e isso é que a D3 encontra-se neste momento completamente esgotada em Portugal com algumas lojas a ter listas de espera de mais de 50 pessoas. Se isto significa que em Portugal é tudo burro pq faziam o mesmo com uma D300 já não me cabe a mim julgar...

eu nao disse isso... é logico que certos profissionais de topo ao terem uma D3 terao mais "comodidade" no trabalho e terao mais capacidade de resposta para certos trabalhos mais exisgentes.
Acaba por ser tudo uma questão de valores e necessidades maiores, para se ver se compensa e justifica em termos de retorno o investimento.

A escolha e a compra de uma camara deve ser mto bem pensada e estudada para exactamente aquilo que pretendemos fazer com ela

Disseste foi isto:

Actualmente não concordo um filme de for cortado perde mta definição.

isto entao não concordo nada pois um crop é uma ampliação digital nunca melhor que uma optica

Bolas, ainda estás a dar na mesma tecla.

EU NUNCA FALEI EM TERMOS DE QUALIDADE DO RESULTADO FINAL!

Estavamos a falar em termos de ampliação e de crop factors... Não de qualidade optica, resolução optica, aberração cromática, ou qualquer outro tipo de qualidade de imagem!

Bolas, ainda estás a dar na mesma tecla.

EU NUNCA FALEI EM TERMOS DE QUALIDADE DO RESULTADO FINAL!

Estavamos a falar em termos de ampliação e de crop factors... Não de qualidade optica, resolução optica, aberração cromática, ou qualquer outro tipo de qualidade de imagem!

Ok tudo bem... então eu nao sei sinceramente o que querias dizer com isto:

Originalmente Colocado por The-Prophecy

Se eu com uma F100 um negativo de 35mm tirar uma foto a 200mm e fizer uma ampliação da secção central obtenho exactamente o mesmo resultado que tirar a foto com uma D80 e a mesma lente de 200mm. Mais ainda, se tirar a mesma foto com a D80 e depois ainda fizer um crop ainda consigo uma ampliação melhor o que equivalia a ter usado uma lente de maior distância focal.

Ontem tive que estar presente numa cerimónia relativa a uma inauguração com um presidente de câmara etc. etc., e claro que me pus discretamente a observar as máquinas e as técnicas utilizadas pelos fotojornalistas presentes provavelmente de jornais locais, etc. Utilizavam compactas, bridges e SLR´s de entrada de gama ou apenas um bocadinho mais. A melhor que lá estava era uma 5D que me pareceu ser de uma fotografa contratada pela entidade em causa, e equipada até aos dentes, com lente L, punho, flash 580, etc.

O mais engraçado era um fotojornalista que queria tirar fotografias com uma SLR, e quando ia a tirar saltava-lhe o flash da máquina, e o homem assutava-se e saltava [:D] . Lá acabou por tirar umas fotogafias com o dedo por cima a segurar no flash para ele não subir[:D] .

O mais engraçado era um fotojornalista que queria tirar fotografias com uma SLR, e quando ia a tirar saltava-lhe o flash da máquina, e o homem assutava-se e saltava [:D] . Lá acabou por tirar umas fotogafias com o dedo por cima a segurar no flash para ele não subir[:D] .

Sim... Porque é mais fácil na hora H, meter o dedo a segurar o flash do que aprender a trabalhar com a máquina antes de sair de casa..

[8b][8b][8b]

Ok tudo bem... então eu nao sei sinceramente o que querias dizer com isto:

Originalmente Colocado por The-Prophecy

Está dificil...

Se usares uma 200mm numa F100 tiras a foto X
Se usares a mesma 200mm numa D80 tiras a foto y

A foto Y é uma ampliação da foto X na relação 1.5x o que faz com que fosse o mesmo a ter usado uma objectiva de 300mm para tirar a mesma foto. Contudo, se à foto Y fizer um crop central com outro racio de 1.5x conseguiria uma nova ampliação o que faria equivaler a ter usado uma lente de 450mm (crop de 2.25x).

Nunca falei em qualidade e nem acho que se pudesse discutir qq coisa desse género.

Já tu viste fazer aqui uma série de comentários estranhos, completamente desajustados e ainda distorceste as várias respostas aqui dadas e resultados claros da superioridade da D3 face a uma D300. Não consigo compreender a tua demanda nem sei o que ganhas com ela pelo que considero este tema encerrado.

Última edição:
Está dificil...

Se usares uma 200mm numa F100 tiras a foto X
Se usares a mesma 200mm numa D80 tiras a foto y

A foto Y é uma ampliação da foto X na relação 1.5x o que faz com que fosse o mesmo a ter usado uma objectiva de 300mm para tirar a mesma foto. Contudo, se à foto Y fizer um crop central com outro racio de 1.5x conseguiria uma nova ampliação o que faria equivaler a ter usado uma lente de 450mm (crop de 2.25x).

Nunca falei em qualidade e nem acho que se pudesse discutir qq coisa desse género.

.

sim ok... acho que tou a perceber o que estás a dizer... mas isso é tudo teoria na pratica o crop é uma ampliação digital e nao é o mesmo que uma ampliação optica.

Ontem tive que estar presente numa cerimónia relativa a uma inauguração com um presidente de câmara etc. etc., e claro que me pus discretamente a observar as máquinas e as técnicas utilizadas pelos fotojornalistas presentes provavelmente de jornais locais, etc. Utilizavam compactas, bridges e SLR´s de entrada de gama ou apenas um bocadinho mais. A melhor que lá estava era uma 5D que me pareceu ser de uma fotografa contratada pela entidade em causa, e equipada até aos dentes, com lente L, punho, flash 580, etc.

Exacto, é que essas fotos sao pouco exigentes e mal pagas , logo não merecem mais investimento de material, esse chega e sobra na maioria dos casos[:cool:]

Voltar
Superior