Máquinas fotográficas digitais

Só falta comprar um filtro, amanhã vou ver se dou um salto e compro. Já agora um conselho ... para limpar a objectiva o que recomendam ??

Cumprimentos

A recomendação é limpar o menos possivel... Quando tem mesmo que ser, há uns líquidos próprios à base de álcool que evaporam muito rapido e uns panos de microfibras..

Mas o ideal é espetar-lhe um filtro e limpar o filtro..

A recomendação é limpar o menos possivel... Quando tem mesmo que ser, há uns líquidos próprios à base de álcool que evaporam muito rapido e uns panos de microfibras..

Mas o ideal é espetar-lhe um filtro e limpar o filtro..

Já comprei um flitro UV mas agora fiquei com uma dúvida, quais as funções de um filtro polarizador ?? :sh)

Após ja ter recebido e ter feito alguns testes à minha A720IS, não posso deixar de recomendar. É uma máquina muito simpática entre as compactas da casa dos 200€.

Vamos por partes..

Máquina de origem:

A qualidade da imagem é mt boa, com igual nitidez. Apenas noto um pouco de ruido mesmo em ISO´s baixos, mas principalmente acima dos 400.. Mas no global recomenda-se

A nivel de funções tem bastantes controlos manuais, faltando 2 ou 3 para ficar ao meu gosto..

Mas a máquina esteve pouco tempo de "origem".. Passado 10m já tinha a CHDK [:D]

Ai sim.. Todas e mais algumas funções que sempre desejei ter.. Surpreenderam-me as velocidades extremamente altas (ainda só testei até 1/10.000 mas parece que vai até 1/80.000), tal como as velocidades altas (até 60", de origem vai aos 15"). Também gostei do facto de a abertura ir até F/16 (origem F/8).. O tão famoso auto-bracketing que me fazia tanta falta também está presente.. Bracketing de ISO, ZOOM, Exposure, etc. E claro não podia deixar de faltar a gravação em modo RAW, que por sinal me vi aflito para encontrar um programa que lesse o formato.. Ainda tenho muito para explorar nesta firmware, mas para já estou super-satisfeito pois com 200€ tenho nas mãos uma máquina compacta que a nivel de funções faz inveja a muitas SLR´s sendo muito muito mais completa [kiss]

Epá...

Como é que fizeste isso ???

Eu tenho uma dessas e dava imenso jeito ter as opções de que falas, nomeadamente a abertura...

Dá uma vista de olhos aqui http://chdk.wikia.com/wiki/Main_Page

Pode parecer um bocadinho complicado ao inicio, mas para a A720IS até é bastante simples após um pouco de treino.. Basta colocar um ficheiro na raiz do cartão.. E depois para aceder ao menu extra é só carregar no ALT (julgo que é ALT, de momento não tenho a maquina à mao).. Digo-te, vais ficar de boca aberta com as funções novas da máquina.. Funções que eu nunca pensei uma SLR poder ter, quanto mais uma "compacta" [:p]

Também gostei do facto de a abertura ir até F/16 (origem F/8).. O tão famoso auto-bracketing que me fazia tanta falta também está presente.. Bracketing de ISO, ZOOM, Exposure, etc. E claro não podia deixar de faltar a gravação em modo RAW, que por sinal me vi aflito para encontrar um programa que lesse o formato.. Ainda tenho muito para explorar nesta firmware, mas para já estou super-satisfeito pois com 200€ tenho nas mãos uma máquina compacta que a nivel de funções faz inveja a muitas SLR´s sendo muito muito mais completa [kiss]

Isso das aberturas é estranho... Como é que o software ultrapassa uma limitação que tem a ver com o diafragma das lentes? É muito estranho isso...

Quanto ao teres uma máquina mais completa que uma SLR... Não te convenças muito disso.. O que faz uma SLR melhor do que uma compacta não são as funções.. Qualquer Cybershot já tem mais funções do que a minha D70. A minha máquina nem sequer fotografias a preto e branco tira.. Nenhuma tem é as mesmas prestações em termos de fotografias em ISO's altos, nem a mesma velocidade, nem a mesma ausencia de LAG, nem a mesma rapidez na focagem, nem a mesma velocidade de disparo continuo... E mais importante de tudo.. Nenhuma tem os controlos todos à mão e com tanta facilidade de os operar sem sequer tirar o olho do viewfinder.. [;)]

Pessoal, tou a começar a tirar muitas fotos e isso... e tenho umas quantas duvidas sobre a minha maquina.
É uma Sony Cyber-shot DSC-P92.

O meu maior problema é o cartão de memoria. Ainda é o que vinha com a maquina, uns gigantescos... ...16mb.
Agora que o meu pai comprou uma para ele, e vou usar esta, preciso de saber qual e o cartão que preciso de comprar, porque andar a tirar fotos a 1.2mp e VGA para caber na camera é que nao.

O problema e este. a maquina aceita cartões memory stick PRO. mas o que se vende agora sao memory sticks pro duo com adaptadores para maquinas mais antigas como minha. Será que correm na minha maquina? O que tem ser duo?

Quais sao as marcas de cartoes que aconselham?

E como e que posso tirar aquelas fotos todas malucas tiradas na noite com as luzes dos carros numas grandes linhas... como se ficassem desfocadas?
Tem a ver com o ISO nao tem? São fotografias tiradas com ISO's baixos não é? É que isto tem tantos modos.. [:D]

Só por curiosidade. Esta maquina, no seu tempo, era boa ou nem por isso? E qual é a marca lider (se é que há) em maquinas digitais como esta? para amadores, gama média?

Desculpem la o testamento mas tou curioso nestas coisas.[;)]

Pessoal, tou a começar a tirar muitas fotos e isso... e tenho umas quantas duvidas sobre a minha maquina.
É uma Sony Cyber-shot DSC-P92.

O meu maior problema é o cartão de memoria. Ainda é o que vinha com a maquina, uns gigantescos... ...16mb.
Agora que o meu pai comprou uma para ele, e vou usar esta, preciso de saber qual e o cartão que preciso de comprar, porque andar a tirar fotos a 1.2mp e VGA para caber na camera é que nao.

O problema e este. a maquina aceita cartões memory stick PRO. mas o que se vende agora sao memory sticks pro duo com adaptadores para maquinas mais antigas como minha. Será que correm na minha maquina? O que tem ser duo?

Quais sao as marcas de cartoes que aconselham?

E como e que posso tirar aquelas fotos todas malucas tiradas na noite com as luzes dos carros numas grandes linhas... como se ficassem desfocadas?
Tem a ver com o ISO nao tem? São fotografias tiradas com ISO's baixos não é? É que isto tem tantos modos.. [:D]

Só por curiosidade. Esta maquina, no seu tempo, era boa ou nem por isso? E qual é a marca lider (se é que há) em maquinas digitais como esta? para amadores, gama média?

Desculpem la o testamento mas tou curioso nestas coisas.[;)]

Vou tentar responder dentro do que sei:

Arranjar um memory stick ainda dos "compridos", já vai ser muito difícil, mas podes comprar um MS Pro Duo desde que já venha com o adaptador, compra um de 1 ou 2 gigas que já tiras bastantes fotos, mesmo na resolução máxima. Em relação a diferença entre eles, para além do tamanho, é a velocidade, os pro gravam a 100x (+/- 17MBytes/segundo, enquanto que os normais gravam a 40x. (+/- 6Mbytes/segundo).

Sobre o efeito maluco das luzes, é acima de tudo uma questão de abertura de lente e velocidade de disparo, quanto mais tempo a lente ficar aberta, mais luz recebe, ora em espaços com pouca luz, convém teres uma velocidade de disparo baixa para puderes obter uma boa quantidade de luz e assim teres uma boa fotografia. O efeito da luzes é também causado pela acção dos carros, i.e., quando os carros estão em movimento, vou tentar exemplificar:

De noite existe o carro A que está no ponto X e vai-se deslocar para o ponto Z. Programas a máquina para uma velocidade mais lenta, e quanto o carro for começar a andar em direçcão ao ponto Z, disparas a foto, a máquina irá registrar a luz lançada pelo carro, bem como o seu movimento. Depois ficarás com o tal efeito.

Espero não ter sido muito confuso :confused:

A máquina (Sony P92) quando saiu, era uma máquina boa e nesses tempos a Sony consegui-a ter uma cota bastante grande na fotografia, muito devido à publicidade das lentes "Carl Zeiss" :rolleyes:

Actualmente não é tão líder, embora a lentes seja um chamariz, enfim... Se queres um compacta ou bridge com boas características experimenta uma Panasonic, embora sejam são mais caras; boa relação qualidade preço, Canon e Olympus; se queres é uma maquina barata HP.

Se queres algo mais profissional e quiseres uma SLR, opta pelas Nikon ou Canon.

Espero ter ajudado!

Última edição:
Vou tentar responder dentro do que sei:

Arranjar um memory stick ainda dos "compridos", já vai ser muito difícil, mas podes comprar um MS Pro Duo desde que já venha com o adaptador, compra um de 1 ou 2 gigas que já tiras bastantes fotos, mesmo na resolução máxima. Em relação a diferença entre eles, para além do tamanho, é a velocidade, os pro gravam a 100x (+/- 17MBytes/segundo, enquanto que os normais gravam a 40x. (+/- 6Mbytes/segundo).

Sobre o efeito maluco das luzes, é acima de tudo uma questão de abertura de lente e velocidade de disparo, quanto mais tempo a lente ficar aberta, mais luz recebe, ora em espaços com pouca luz, convém teres uma velocidade de disparo baixa para puderes obter uma boa quantidade de luz e assim teres uma boa fotografia. O efeito da luzes é também causado pela acção dos carros, i.e., quando os carros estão em movimento, vou tentar exemplificar:

De noite existe o carro A que está no ponto X e vai-se deslocar para o ponto Z. Programas a máquina para uma velocidade mais lenta, e quanto o carro for começar a andar em direçcão ao ponto Z, disparas a foto, a máquina irá registrar a luz lançada pelo carro, bem como o seu movimento. Depois ficarás com o tal efeito.

Espero não ter sido muito confuso :confused:

A máquina (Sony P92) quando saiu, era uma máquina boa e nesses tempos a Sony consegui-a ter uma cota bastante grande na fotografia, muito devido à publicidade das lentes "Carl Zeiss" :rolleyes:

Actualmente não é tão líder, embora a lentes seja um chamariz, enfim... Se queres um compacta ou bridge com boas características experimenta uma Panasonic, embora sejam são mais caras; boa relação qualidade preço, Canon e Olympus; se queres é uma maquina barata HP.

Se queres algo mais profissional e quiseres uma SLR, opta pelas Nikon ou Canon.

Espero ter ajudado!

yap! acho que percebo.

Entao uma maior abertura, uma velocidade de captação da luz mais rapida.
uma menor abertura da lente, uma velocidade mais lenta.
Tambem modifica a focagem, sendo que uma menor abertura, foca mais coisas. Uma maior abertura da lente foca determinados objectos e desfoca o restante.

Percebo, só que depois o ISO e a distancia focal baralham-me um pouco.

Eu tive a ver uns sites da net, e consegui perceber a parte da abertura da lente. Faz sentido. Mas depois tem outros factores e baralhei-me um pouco mas isto com o tempo e experiencias vai lá.

Mas pelo que sei uma distancia focal maior significa focos mais precisos, e distancias menores, significa uma maior focagem em tudo.

O que faz sentido. Os telemoveis têm cameras minusculas e focam tudo não é?

Obrigado ja agora! [;)]

Isso das aberturas é estranho... Como é que o software ultrapassa uma limitação que tem a ver com o diafragma das lentes? É muito estranho isso...

Quanto ao teres uma máquina mais completa que uma SLR... Não te convenças muito disso.. O que faz uma SLR melhor do que uma compacta não são as funções.. Qualquer Cybershot já tem mais funções do que a minha D70. A minha máquina nem sequer fotografias a preto e branco tira.. Nenhuma tem é as mesmas prestações em termos de fotografias em ISO's altos, nem a mesma velocidade, nem a mesma ausencia de LAG, nem a mesma rapidez na focagem, nem a mesma velocidade de disparo continuo... E mais importante de tudo.. Nenhuma tem os controlos todos à mão e com tanta facilidade de os operar sem sequer tirar o olho do viewfinder.. [;)]

Sinceramente também não sei como é o processo, mas que efectivamente se nota diferença nota.. Por exemplo, numa foto de noite, nota-se bem mais o efeito "estrela" nas luzes a F/16 do que a F/8.. Presumo que muitas das funções sejam suportadas pelo Hardware mas venham desactivadas por uma questão de Marketing.. Tal como por exemplo a velocidade minima vem limitada a 15" e com a CHDK passa para 60".. E a máxima pode atingir uns incriveis 1/80.000"..

Quando à segunda questão nunca quis dizer que iria ter uma melhor qualidade que uma SLR, sei bem que não.. Estava-me mesmo a referir a nivel de funções e menus que nunca mais acabam, totalmente personalizavel.. Aquilo chega ao ponto de até poder mostrar a voltagem restante das baterias, poder escolher as cores dos histogramas, organizar os menus, etc.. Digamos que para quem gosta de se entreter a mexer em opções e menus tem ali uma rica forma de passar o tempo.. Até calendário e jogos tem [:D]

A
Mas a máquina esteve pouco tempo de "origem".. Passado 10m já tinha a CHDK [:D]

Ai sim.. Todas e mais algumas funções que sempre desejei ter.. Surpreenderam-me as velocidades extremamente altas (ainda só testei até 1/10.000 mas parece que vai até 1/80.000), tal como as velocidades altas (até 60", de origem vai aos 15"). Também gostei do facto de a abertura ir até F/16 (origem F/8).. O tão famoso auto-bracketing que me fazia tanta falta também está presente.. Bracketing de ISO, ZOOM, Exposure, etc. E claro não podia deixar de faltar a gravação em modo RAW, que por sinal me vi aflito para encontrar um programa que lesse o formato.. Ainda tenho muito para explorar nesta firmware, mas para já estou super-satisfeito pois com 200€ tenho nas mãos uma máquina compacta que a nivel de funções faz inveja a muitas SLR´s sendo muito muito mais completa [kiss]

Com é que mudas a abertura de uma lente com um firmware??
Das duas uma. Ou a lente em si faz f/16 sendo que vem "limitada" de origem ou então o é aldrabice. A abertura da lente é dada pelo diafragrama da lente e não por software como a velocidade de obturação nas compactas.

1/80.000? E isso serve para quê? É necessária uma quantidade brutal de luz para poder utilizar uma velocidade de obturação dessas. Mais de 1/4000 é raro usar sendo que mais de 1/8000 é mesmo extremamente raro.

Tens é de explicar como é que a A720IS (que é uma excelente máquina) é mto mto mais completa que uma SLR [kiss]

Quando à segunda questão nunca quis dizer que iria ter uma melhor qualidade que uma SLR, sei bem que não.. Estava-me mesmo a referir a nivel de funções e menus que nunca mais acabam, totalmente personalizavel.. Aquilo chega ao ponto de até poder mostrar a voltagem restante das baterias, poder escolher as cores dos histogramas, organizar os menus, etc.. Digamos que para quem gosta de se entreter a mexer em opções e menus tem ali uma rica forma de passar o tempo.. Até calendário e jogos tem [:D]

Nunca pegaste numa DSLR de topo pois não?
Sabes as configurações que são possiveis fazer com uma D200 ou D300 (por exemplo)? :sh)

Nunca pegaste numa DSLR de topo pois não?
Sabes as configurações que são possiveis fazer com uma D200 ou D300 (por exemplo)? :sh)

Penso que se falarmos apenas a nível de funçoes (opções de customização) esses mods parecem dar mais opções que as dadas nas SLR.. Agora não são "melhores" opções, ou seja, nunca se conseguirá fazer o que uma SLR consegue fazer! Mas sim, pode ter muitas mais funções!

Contra mim falo que já nem consigo sair com a minha compacta desde que tenho a SLR..

E se os meus projectos se concretizarem e for explorar a america do sul durante 2 meses, vou com certeza comprar a substituta da 5D (se as novas specs valerem a diferença de preço). Já estou a resistir para comprar a "velha" 5D. Arranja-se por 2000 dolares (o que é uma pechincha).. A 1DsIII e a D3 estão fora de questão, além de que a 5D apesar de ter já mais de 2 anos continua como uma "referência" (claro que as novas são melhores) no FF.

Como já referi, o objectivo da tal firmware (firmware que nem é firmware, é apenas um ficheiro de boot que activa essas opções) é acrescentar novas e expandir as opções existentes.. Nunca na vida irá ter a qualidade de uma boa SLR e eu estou bem consciente disso.. Até porque pelo que dei pela A720IS nova estive praticamente para comprar uma EOS300D usada mas desisti da ideia..

O que eu quis dizer é que as funções que esta firmware possibilita são extremamente "potentes" para uma Semi-compacta como esta Canon.. E sinceramente acredito que tenha opções, menus, coisitas para mexer que muitas SLR´s não tenham.. Eu tenho a máquina à umas semanas e ainda não sei a 100% todas as funções existentes.. Já para não falar que é possivel acrescentar novas através de scripts.

Quanto à utilidade de velocidades tão altas como 1/80.000 sim é verdade que necessita de uma luz extrema mas possibilita fazer fotos deste tipo:

Drop_a.jpg

1/60,000, f/3.6

Bic1.jpg

Isqueiro BIC

2153174829_9b8c9f6677.jpg

Sol 1/50000 + exposure..no filters

Coisas destas impossiveis de fazer sem a tal CHDK [;)]

É mesmo quase impossivel descrever tudo o que esta firmware faz.. Aquilo são menus e sub-menus que nunca mais acabam.. Aconselho mesmo a dar uma vista de olhos a http://chdk.wikia.com/wiki/Main_Page

Esta foto foi tirada a 1/1000.
Sendo que as DSLR fazem 1/4000 (4x mais rapido) ou ainda 1/8000 (8x mais rapido).

Para que queres os 1/80.000?

1426987.jpg

Quanto aos menus e opções desafio-te a pegares numa DSLR e a ver as opções que lá tens e depois comparares com as que tens na 720IS. E qdo falo em opções de configuração não estou a falar de jogos ou mudar as cores dos menus. Estou a falar de opções reais que permitem alterar a maneira de fotografar ou de analizar as fotos.

Há quem tenha Nikons D200 há mais de 1 ano e que não saiba mexer nem num 1/10 das opções disponiveis.

Volto é a dizer o que já disse antes!
A Canon 720IS é uma máquina muito muito boa. Há pouco mais de 2 semanas foi a maquina que indiquei a um amigo para ele comprar. É uma maquina extremamente boa, completa e produz fotos de grande qualidade. Contudo penso que as pessoas acabam por se embelezar ao extremo e acabar por proferir coisas que não são totalmente verdade. É necessário continuar a ter a humildade para compreender as vantagens do que se tem e as suas qualidades e ao mesmo tempo admitir que há coisas mto melhores por ai. Eu tenho uma D200 e adoro a máquina mas sei perfeitamente que existem outras máquinas (não mto mais caras) que são mundos completamente diferentes e que permitem centenas de coisas novas que a D200 não permite (e estamos a falar de 1200 euros de corpo!).

As opções de mudar as cores, calendário, lanterna, jogos, etc são apenas extras que eu referi por curiosidade. Acredita que a maior parte das opções existentes são "reais" e úteis à foto propriamente dita..

E eu torno a frisar que nunca disse que a máquina se torna melhor que uma DSLR.. Apenas salientei que a máquina que se já era boa, com esta firmware ainda bem melhor se torna.. Porque com 200€ acaba-se por ter na mão uma máquina com uma qualidade muito razoável e com um monte de opções infindáveis, algumas delas que não existem em muitas DSLR quanto mais numa máquina de 200€.. E quem fala em 200€ até pode falar em menos se optar por um modelo mais barato compativel com a firmware.. Claro que a qualidade não irá ser a mesma..

DêCêIi: Já testaste? Se tiveres alguma duvida estás à vontade

Pessoal, qual é a diferença entre o Valor de Exposição (EV) e o ISO?
Não são os 2 valores que alteram se eu quero a foto muito ou pouco luminosa?
Não desempenham o mesmo papel?

E eu torno a frisar que nunca disse que a máquina se torna melhor que uma DSLR.. Apenas salientei que a máquina que se já era boa, com esta firmware ainda bem melhor se torna.. Porque com 200€ acaba-se por ter na mão uma máquina com uma qualidade muito razoável e com um monte de opções infindáveis, algumas delas que não existem em muitas DSLR quanto mais numa máquina de 200€.. E quem fala em 200€ até pode falar em menos se optar por um modelo mais barato compativel com a firmware.. Claro que a qualidade não irá ser a mesma..

Eu sei que não disseste que ficava melhor. Mas actualmente todas ou praticamente todas as SLRS fazem a grande parte das funcoes que a 720IS faz, com ou sem o firmware hackado que lhe tira a garantia.

Já aqui se falou dos 1/80.000 que basicamente não servem para nada.
Já se falou dos 60'' de exposição máxima. Pois as SLRS fazem Bulb.
Já se falou do bracketing pois praticaemnte todas as DSLRs tb o fazem.
Já se falou dos histogramas que as DSLRs também apresentam.
Quem mais grandes vantagens há? Até pode haver 1 ou outro pormenor, mas as DSLRs têm outras largas dezenas de funcionalidades.

Esta 720IS dá para fazer fine tunning ao foco? Dá para saberes quantas fotos já tiraste com essa bateria e quantas vezes já a carregaste? Dá para configurar o WB por temperatura? Dá para escolher entre diversos pontos de focagem? Dá para fazer fine-tunning a definição da foto, à saturacao, ao contraste? Dá para definir o intervalo EV do ISO? Dá para escolher ISOs maximos para o autoiso, velocidades maximas e minimas, aberturas maximas e minimas? Etc, etc, etc, etc.

A 720IS é uma excelente máquina que custa uma fracção do que custam máquinas SLR. Porém duvido que actualmente tenha assim tantas mais funcoes que as SLRs sendo que tendo uma ou outra diferente acaba por perder num sem fim de ajustes que todas as SLRs actuais têm.

Podes dar uma vista de olhos as estas páginas...
http://www.dpreview.com/reviews/nikond300/page10.asp
http://www.dpreview.com/reviews/nikond300/page11.asp
http://www.dpreview.com/reviews/nikond300/page12.asp

Eu teria muitas reservas em usar isso. Usar um firmware exterior à marca, sem garantias, não me parece boa ideia. Concretamente em relação à abertura e obturação, ainda não percebi se é um abuso (um overclock, vá lá...) ou se é uma simulação (em analogia ao zoom digital). Se num caso é perigoso, no outro é inútil. Se essas capacidades pudessem ser atingidas com qualidade e segurança, a marca tinha interesse em oferecer isso de origem.

Eu sei que não disseste que ficava melhor. Mas actualmente todas ou praticamente todas as SLRS fazem a grande parte das funcoes que a 720IS faz, com ou sem o firmware hackado que lhe tira a garantia.

Não tira a garantia, aquilo não é nada que se coloque na máquina. É apenas um ficheiro de boot que fica no cartão de memória. Se tirar o cartão e colocar lá outro a máquina fica normalissima. Inclusivamente em alguns modelos pode-se escolher se se quer carregar esse tal ficheiro de boot ou não, mesmo que ele lá esteja.. O próprio autor do site refere isso.. E o propósito deste metodo é mesmo não violar a garantia.

Quando às funções que referiste sinceramente não sei se faz isso tudo ou não porque como te disse ainda não explorei nem a 20% as capacidades da CHDK. Acredito que existam muitas que não faça, tal como outras que faça.. Por acaso a nivel das pilhas sei que até mostra a voltagem e a percentagem das mesmas (entre 0-100%). Foi algo que reparei imediatamente pois uma das lacunas da A720IS é mesmo a falta dessa informação, só avisa quando as pilhas estão a chegar ao fim.

Se essas capacidades pudessem ser atingidas com qualidade e segurança, a marca tinha interesse em oferecer isso de origem.

Imaginas quantos produtos existem no mercado que vem limitados apenas por software? E não estou apenas a falar de máquinas digitais.. Tudo passa por uma questão de Marketing, acredita [;)]

Voltar
Superior