TheProphecy
New member
Não tira a garantia, aquilo não é nada que se coloque na máquina. É apenas um ficheiro de boot que fica no cartão de memória. Se tirar o cartão e colocar lá outro a máquina fica normalissima. Inclusivamente em alguns modelos pode-se escolher se se quer carregar esse tal ficheiro de boot ou não, mesmo que ele lá esteja.. O próprio autor do site refere isso.. E o propósito deste metodo é mesmo não violar a garantia.
Quando às funções que referiste sinceramente não sei se faz isso tudo ou não porque como te disse ainda não explorei nem a 20% as capacidades da CHDK. Acredito que existam muitas que não faça, tal como outras que faça.. Por acaso a nivel das pilhas sei que até mostra a voltagem e a percentagem das mesmas (entre 0-100%). Foi algo que reparei imediatamente pois uma das lacunas da A720IS é mesmo a falta dessa informação, só avisa quando as pilhas estão a chegar ao fim.
Se de facto este hack não substitui o firmware é uma vantagem contudo sendo algo desenvolvido por "alguém" poderá sempre conter bugs e erros que podem causar problemas graves na máquina ou por exemplo, a perda total das fotos de um cartão. Pelo que percebi de uma leitura mto na diagonal da página que meteste aquilo é um programa que ainda está em fase de desenvolvimento (e provavelmente sempre estará) e que várias das funcionalidades que proporiciona não estão de todo testadas a fundo.
Das funcionalidades que li apenas 2 ou 3 se mostram de facto uteis sendo que as restantes, incluindo os jogos e afins só servem para ser mais uma coisa que poderá causar problemas. E as funcionalidades que de facto interessam acho que nenhuma delas é de tal modo importante para que fosse arriscar dar cabo da máquina.
Normalmente algumas das funcionalidades das máquinas são de facto castradas pelas marcas para não haver episódios de canibalismo entre modelos. Contudo mtas vezes as specs são limitadas porque o hardware também o é. Imaginemos por exemplo o tempo máximo de exposição. Tanto poderá ser uma questão de marketing como poderá ser uma questão de aquecimento de certos componentes ou até a possibilidade de danificar o sensor quando o mesmo se encontra a captar uma imagem devido a estar constantemente a receber energia. Pode-se ainda colocar a questão do gasto de bateria. A Canon poderá ter decidido castar o tempo de exposição devido a um consumo anormal de pilhas acima de certos valores. São tudo opções viáveis. E quem diz o tempo de exposição diz outras opções que este "firmware" ou "programa" permite efectuar com a máquina.
Quanto ao fazer mais ou menos que uma SLR acho que já entedeste o meu ponto de vista. Até é capaz de fazer coisas que algumas não fazem. Mas numa globalidade de opções será certamente inferior devido a ter uma filosofia totalmente diferente, quer de construção quer de utilização. O que me faz sempre alguma confusão é a necessidade que existe em portugal para exultar ao máximo aquilo que se tem. Existe, praticamente sempre, alguma coisa melhor do que aquilo que temos. Temos é de nos satisfazer a nivel pessoal e compreender o limite daquilo que precisamos e daquilo que os outros precisam.
Última edição: