Máquinas fotográficas digitais

a ver se percebi,,,

se tens essas 2 objectivas tens logo aí as distancia focal para o retrato.
Em termos tecnicos o retrato pode ter varias distancias focais mas o formatos padrão são os 105mm e 80mm o 50mm tambem pode sr usado.(isto em 35mm)

Bastaria usar a 42-150 a 50 mm? A abertura máxima é de 4.

Uma 50 mm dedicada com maior abertura (2.0 ou mesmo 1.8) não traria melhor qualidade?

E alguém tem experiência com anéis extensores? O que fazem exactamente?

Comprei recentemente uma olympus e-510 e 2 objectivas: 14-42 e 42-150.

Como gosto bastante de retrato, o que aconselham?

Terá de ser uma lente com grande abertura? 50mm?

Ainda sou muito verde nisto da fotografia.
Com o sensor pequeno da maquina (crop 2X) 50mm equivale a 100mm.. as lentes de retrato em FF normalmente sao 50mm (classico), 85mm. Se for so de cabeça para cima de 100mm.. Depende do que queres. Experimenta fixar varias distancias na tua lente e trabalhar o dia todo so com uma distancia, e depois compra a prime que tiver a distancia focal equivalente.
Para retratos normalmente grandes aberturas dao melhores resultados porque desfocam o fundo e até podem dar uns efeitos engaçados de desfocagem nos cabelos ou mesmo na cara..
Abertura de 4 a 50mm já dá para tirar bons retratos (eu tiro bastantes com a minha 24-104 f/4, mas nunca terás os resultados que podes ter com uma boa lente prime)

Com o sensor pequeno da maquina (crop 2X) 50mm equivale a 100mm.. as lentes de retrato em FF normalmente sao 50mm (classico), 85mm. Se for so de cabeça para cima de 100mm.. Depende do que queres. Experimenta fixar varias distancias na tua lente e trabalhar o dia todo so com uma distancia, e depois compra a prime que tiver a distancia focal equivalente.
Para retratos normalmente grandes aberturas dao melhores resultados porque desfocam o fundo e até podem dar uns efeitos engaçados de desfocagem nos cabelos ou mesmo na cara..
Abertura de 4 a 50mm já dá para tirar bons retratos (eu tiro bastantes com a minha 24-104 f/4, mas nunca terás os resultados que podes ter com uma boa lente prime)

Então terei de fazer as fotos com a lente 14-42 a 25mm e de preferência na abertura máxima (3,5), certo?

Vou experimentar andar uns tempos com essa configuração.

E anéis de extensão, já usaste? Qual o efeito?

Então terei de fazer as fotos com a lente 14-42 a 25mm e de preferência na abertura máxima (3,5), certo?

Vou experimentar andar uns tempos com essa configuração.

E anéis de extensão, já usaste? Qual o efeito?

aneis servem para a aumentar a distancia focal ou seja potenciar uma tele objectiva ou entao proporcinar melhores macros.
Mas para retrato não se usa aneis...

Usa as 2 lentes... mas nao tens que ter F nenhum estipulado, isso varia dependendo da foto.

Para alguem que faz reportagem ou fotojornalismo a serio tem que ter um flash que lhe permita um trabalho rapido aí um topo de gama da nikom é mto caro como boa alternativa há os metz um pouco mais baratos.

Mas para quem usa o flash de forma normal sem ser em fotojornalismo um varios de "25euros " chegam... até te digo as fotos que fiz mesmo a nivel profissional foram todas com flash manuais e é preciso se ter noção ma rapidamente se está a fotografar com eles de forma correcta , basta teres a noçao dos metros e escolheres um F adequado... posso mostrar varias fotos a crianças feitas com flash manuais e até desafio que será impossivel melhor resultado com um flash de camara. Não te esqueças que a forma manual é mais precisa que a formula de um automatismo.[;)]

Posso falar disto no topico da tecnica fotografica da fotografia com flash

Se não é preciso nada de especial no flash então o melhor mesmo é usar o Built-in! Não se gasta dinheiro e chega para o básico. Agora se a ideia é evoluir minimamente não acredito que um flash de 25 euros (nem sei que flashes é que se compram por 25 euros :confused:) seja sequer opção. A nikon tem 3 níveis de flashes. O SB-400, o SB-600 e o SB-800 e qualquer um deles permite bons resultados e custam 100, 200 e 300 euros respectivamente.

A Nikon tem o sistema mais avançado (do mundo SLR comercial) de flashes, o TTL (ou mais recentemente o iTTL), e depois vai-se usar uma porcaria qq de meia duzia de euros e perde-se uma das vantagens do corpo nikon. Não vejo onde é que está o ganho nestes casos.

Parece a historia de comprar pilhas nos chineses. Sim, são mais baratas. Mas sim são uma bosta e duram 1/100 do que as outras.

Última edição:
Se não é preciso nada de especial no flash então o melhor mesmo é usar o Built-in! Não se gasta dinheiro e chega para o básico. Agora se a ideia é evoluir minimamente não acredito que um flash de 25 euros (nem sei que flashes é que se compram por 25 euros :confused:) seja sequer opção. A nikon tem 3 níveis de flashes. O SB-400, o SB-600 e o SB-800 e qualquer um deles permite bons resultados e custam 100, 200 e 300 euros respectivamente.

A Nikon tem o sistema mais avançado (do mundo SLR comercial) de flashes, o TTL, e depois vai-se usar uma porcaria qq de meia duzia de euros e perde-se uma das vantagens do corpo nikon. Não vejo onde é que está o ganho nestes casos.

Parece a historia de comprar pilhas nos chineses. Sim, são mais baratas. Mas sim são uma bosta e duram 1/100 do que as outras.

Ando a pensar comprar um flash da olympus (para a minha e-510) e vi que o 36 e o 50 têm TTL (não deve ser exclusivo da nikon).

Mas o que é isso do TTL? :confused:

Ando a pensar comprar um flash da olympus (para a minha e-510) e vi que o 36 e o 50 têm TTL (não deve ser exclusivo da nikon).

TTL = Through the Lens

Quer dizer que as informações da lente passam para o flash (e penso que a medição da exposição também é feita através da lente).

Penso que todas as marcas usam, não há exclusividade.

A Nikon tem o sistema mais avançado (do mundo SLR comercial) de flashes, o TTL (ou mais recentemente o iTTL), e depois vai-se usar uma porcaria qq de meia duzia de euros e perde-se uma das vantagens do corpo nikon. Não vejo onde é que está o ganho nestes casos.

quando eu digo um flash de "25euros" refiro-me a um flash de 4 pilhas de cabeça orientada da kodak ou outra marca popular ainda há bem pouco tempo custavam isso.
Claro funcionam de modo manual mas se souberem usar o resultado sai igual ou melhor a um flash de topo em modo automático.
Num flash o que interessa é o numero de guia e a forma como o flash espalha e orienta a luz.
Qto a ttl é uma ajuda mas nada imprescindivel se soubermos medir o caso fica resovido. As boas fotografias com flash a nivel profissional são feitas sem flash ttl.
essa comparação com pilhas baratas não tem nada a ver.

Última edição:

A 25euros existem alguns e mesmo usados ha mtos se forem manuais... este custa 48euros e serve perfeitamente na maioria dos casos para um fotografo exigente que não ande a fazer da foto-reportagem o trabalho diário e queira um flash de camara com qualidade. É um fash que serve perfeitamente para os melhores resultados que se pode esperar de um flash de camara sem se gastar muito.

BIG_36C2.gif

http://www.goibuy.com/product_info.php?products_id=1858

Última edição:

O TTL significa (como já foi dito) Through The Lens e não é uma sigla exclusiva da Nikon. Contudo, o sistema de TTL da Nikon (que actualmente se chama iTTL) é tido como o mais avançado e que obtém melhores resultados.

Outras marcas acabaram por desenvolver elas sistemas semelhantes mas que contudo ainda não são tão certos na medição como o da Nikon.

quando eu digo um flash de "25euros" refiro-me a um flash de 4 pilhas de cabeça orientada da kodak ou outra marca popular ainda há bem pouco tempo custavam isso.
Claro funcionam de modo manual mas se souberem usar o resultado sai igual ou melhor a um flash de topo em modo automático.
Num flash o que interessa é o numero de guia e a forma como o flash espalha e orienta a luz.
Qto a ttl é uma ajuda mas nada imprescindivel se soubermos medir o caso fica resovido. As boas fotografias com flash a nivel profissional são feitas sem flash ttl.
essa comparação com pilhas baratas não tem nada a ver.

Claro que com um flash manual consegue (se as caracteristicas relativas à sua potência e distribuição forem equivalentes) um resultado exactamente igual a um automático ou ainda melhores. É tudo uma questão de utilização.

Contudo a questão aqui é outra. Um tipo só tem o Built-in. Quer comprar um flash externo e vai para um totalmente manual? Se a ideia é não gastar dinheiro e desenrascar então o Built-in irá servir para 90% das ocasiões. De resto, se a ideia é evoluir e ter algo que lhe permita fazer fotos realmente diferentes então não consigo entender pq razão não se há de comprar um flash em condições. Para tirar fotos a um prato de fruta claro que o manual serve. Agora se for para tirar a um jantar de aniversário ou durante os filhos a abrir prendas no natal o caso já muda de figura e o sistema manual deixa de servir. E quem compra um flash externo acaba por o usar em dezenas de outras situações que não micro-estudio, falo por experiência própria.

Que ajuda preciosa... Obrigado na mesma!

O que queres que te diga? Pedes algo que seja apenas melhor que um telemóvel, qualquer coisa é melhor que um telemóvel!
Se tivesses feito alguma pergunta em concreto ou quisesses alguma função em especial podia ter dado uma resposta mais completa!

O que pretendes mais concretamente de uma maquina fotográfica?

É que, superior a um telemóvel muito é subjectivo...existe tanta variedade de maquinas que qualquer uma serviria [;)]

Quando disse algo superior as fotos de telemóvel, era que fosse algo mesmo muito superior... É porque as máquinas não são propriamente baratas, e também se é para fazer uma compra, que seja por algo de valor.
Referi a Sony porque é uma marca que me agrada, e como tenho vários equipamentos da Sony e nunca tive problemas, não tenho razão de queixa.
Já vi fotos tiradas pela Sony, e a imagem é aceitável e os videos também.
E outra das razões é porque a Sony tem máquinas que cabem no bolso.
Tive uma Fuji mas emprestei e quando a me devolveram vinha cheia de areia da praia e já não teve arranjo.
Já me disseram que as Canon são as melhores em termos de máquina digitais.
Vi umas na Worten, mais em conta... Mas não sei se vale a pena comprar uma Canon ou dar mais um pouco e comprar uma da Sony.

As Canon que vi foram estas:

http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=03767542&oid=9|45|122|&c=

http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=03733905&oid=9|45|122|&c=

Pessoal, tou indeciso entre 2 maquinas. A S8000FD da fujifilm e a FZ8 da panasonic. A FZ8 tem preços que variam muito, entre o preço da fujifilm de 250€ e ja a vi a 300 e tal.
A S8000FD tá sempre a venda por volta de 260€.

A FZ8 tira fotos melhores, mas nao e tao ergonomica e tao versatil como a fuji.
Tem lentes leica bem melhores que as da fuji. mas o wide angle, o grande telephoto e o super macro da fuji são muito interessantes.
Pena é a S8000FD nao ter raw mode. mas trata bem melhor o ruído.

Claro que com um flash manual consegue (se as caracteristicas relativas à sua potência e distribuição forem equivalentes) um resultado exactamente igual a um automático ou ainda melhores. É tudo uma questão de utilização.

Contudo a questão aqui é outra. Um tipo só tem o Built-in. Quer comprar um flash externo e vai para um totalmente manual? Se a ideia é não gastar dinheiro e desenrascar então o Built-in irá servir para 90% das ocasiões. De resto, se a ideia é evoluir e ter algo que lhe permita fazer fotos realmente diferentes então não consigo entender pq razão não se há de comprar um flash em condições. Para tirar fotos a um prato de fruta claro que o manual serve. Agora se for para tirar a um jantar de aniversário ou durante os filhos a abrir prendas no natal o caso já muda de figura e o sistema manual deixa de servir. E quem compra um flash externo acaba por o usar em dezenas de outras situações que não micro-estudio, falo por experiência própria.

Bem por partes...

Em primeiro lugar para se fazer boas fotografia convem nem se usar o flash da camara , esse Built-in pois na minha opinião serve para desenrascar e proporcionar fotos da treta...na minha opinião é perfeitamente dispensavel, alias as camaras de topo nem o trazem.

Sobre a compra de um flash externo, eu aconselho um barato de 4 pilhas e regulavel como o exemplo que dei...acaba por ser um desperdicio de gastar muito dinheiro num flash, pois com este que dei exemplo faz-se tudo.
Sobre o ser um flash em condições este exemplo que dei acredita que é em condições para aquilo que referiste, chega e sobra e por pouco dinheiro e serve para fazer quase todo o tipo de fotografia em familia.
É preferivel se gastar 300euros num bom tripé que num flash isto para quem procura qualidade de imagem.

Agora se for para tirar a um jantar de aniversário ou durante os filhos a abrir prendas no natal o caso já muda de figura e o sistema manual deixa de servir. E quem compra um flash externo acaba por o usar em dezenas de outras situações que não micro-estudio, falo por experiência própria.

Bem, sobre a conversa que para se fotografar basta um flash barato vou aqui deixar este 3 exemplo de fotografia de familia com crianças e dá para se ver que tudo +e possivel fazer e por vezes com vantagens a um flash caro e com automatismos.
Todas as fotos familiares sao com um flash barato identico ao que eu mostrei, as 2 primeiras dentro de casa e a 3ª na rua só a usar o flash para preencher... todas feitas com o zoom dos kits.
Agora diz-me se é preciso mais em termos de flash?[;)] e nem há olhos vermelhos nem reflexos nos oculos...e estas fotos não tem photoshop apenas para ocultar partes da imagem.

f1000001tn7.jpg

au1uq9.jpg

aut3uz0.jpg

É como te digo um flash barato serve para tudo desde que se saiba usar....o ser manual oferece vantagens se for bem usado.

Última edição:
Bem, sobre a conversa que para se fotografar basta um flash barato vou aqui deixar este 3 exemplo de fotografia de familia com crianças e dá para se ver que tudo +e possivel fazer e por vezes com vantagens a um flash caro e com automatismos.
Todas as fotos familiares sao com um flash barato identico ao que eu mostrei, as 2 primeiras dentro de casa e a 3ª na rua só a usar o flash para preencher... todas feitas com o zoom dos kits.
Agora diz-me se é preciso mais em termos de flash?[;)] e nem há olhos vermelhos nem reflexos nos oculos...e estas fotos não tem photoshop apenas para ocultar partes da imagem.

É como te digo um flash barato serve para tudo desde que se saiba usar....o ser manual oferece vantagens se for bem usado.

Tu tens sempre a arte de conseguir manipular as palavras dos outros de forma a tentares argumentar fora de sítio. Ou seja, eu nunca disse que não dava ou que é preciso mais além de um flash manual! O que eu disse é que para uma facilidade de uso acrescida é muito prático usar o iTTL da Nikon que faz exposições excelentes.

Para usar um flash manual é preciso ter outros cuidados e muitas vezes pode-se até perder o momento por ter o flash mal configurado. É apenas este o meu ponto.

Falavas ao principio em flashes de 25 euros. Depois afinal mostras um de 48 que é o dobro do preço. Daqui a pouco estamos a falar do SB400 que custa 100 e que tem o sistem iTTL.

Tu acabas sempre por misturar aquilo que é prático e que acaba por ser muitas vezes uma vantagem clara com aquilo que se pode fazer com pouco dinheiro. Vir dizer para um forum que um SB600 ou SB800 só servem para profissionais e que por 25 euros se consegue um flash em condições é um autêntico absurdo. Mas também qdo vem de uma pessoal que diz que prefere 5 D80s a 1 D3 já deu para perceber tudo. Deves ter mais umas 3 mãos que eu....

:sh)

Tu tens sempre a arte de conseguir manipular as palavras dos outros de forma a tentares argumentar fora de sítio. Ou seja, eu nunca disse que não dava ou que é preciso mais além de um flash manual! O que eu disse é que para uma facilidade de uso acrescida é muito prático usar o iTTL da Nikon que faz exposições excelentes.

Para usar um flash manual é preciso ter outros cuidados e muitas vezes pode-se até perder o momento por ter o flash mal configurado. É apenas este o meu ponto.

Falavas ao principio em flashes de 25 euros. Depois afinal mostras um de 48 que é o dobro do preço. Daqui a pouco estamos a falar do SB400 que custa 100 e que tem o sistem iTTL.

Tu acabas sempre por misturar aquilo que é prático e que acaba por ser muitas vezes uma vantagem clara com aquilo que se pode fazer com pouco dinheiro. Vir dizer para um forum que um SB600 ou SB800 só servem para profissionais e que por 25 euros se consegue um flash em condições é um autêntico absurdo. Mas também qdo vem de uma pessoal que diz que prefere 5 D80s a 1 D3 já deu para perceber tudo. Deves ter mais umas 3 mãos que eu....

Lá tás tu a desconversar...:rolleyes: sobre a conversa da D80 vs a D3 realmente não tinha a ideia que o sensor era mais do dobro do tamanho... sobre essa conversa tava enganado isto pk estão sempre a aparecer novos sensores.

Agora sobre flash estamos a entrar em tecnica fotográfica e aí sei bem o que digo...sobre o preço do metz que mostrei são 48euros mas há mais baratos identico.
Sobre esse sb400 da nikon tambem te digo já que é uma bela porcaria alem de ser para principiantes pois nem permite rodar a cabeça convenientemente, só leva 2 pilhas e tem um numero de guia de 21... o da metz custa menos de metade e tem um numero de guia de 36 e roda a cabeça e leva 4 pilhas...

Por isso para quem estiver interessado em comprar um flash novo esse sb400 não é uma boa opção.

Sobre o que é pratico é mto discutivel...para mim pratico é eu usar a minha optio pentax de bolso toda automatica...isso é que é pratico ...agora para quem exige fotografar com qualidade e entra no mundo das slr e procura ir mais alem na fotografia tem de aprender a escolher o melhor material em vez de ir atraz da novidade e dos automatismos por vezes mais caros e pior para aquilo que se pretenda.
Usar um flash manual é tao pratico que depois de o saber usar com as inumeras vantagem que se possa tirar dele é rapido tao rapido como uma pessoa usar um ttl.

Por outro lado as fotos que mostrei feitas com um flash de 4 pilhas manual e barato mostram que não basta se gastar pouco para se fazer fotos com qualidade a nivel de iluminação desde que se saiba usar o flash.
E acredita não troco um flash manual de 48euros ou menos por esse sb400 seria passar de cavalo para burra...acredita[;)] tu com o flash sb400 não colocas aqui fotos com melhor iluminação que o meu manual.

Vir dizer para um forum que um SB600 ou SB800 só servem para profissionais e que por 25 euros se consegue um flash em condições é um autêntico absurdo.

O SB800 é um bom flash para um fotografo profissional que trabalhe em fotojornalismo, mas se for um fotografo de casamentos já nem serve bem...é preferivel um de braço com baterias externas...

Mas qdo se compra um flash para uso profisional tem que se ter enm conta o mais importante autonomia e a rapides do standby entre disparos.

Eu estou a falar de alguem que quer um bom flash para uso amador com qualidade então eu digo e provo que um flash barato faz o mesmo efeito a nivel fotografico e não é nenhum absurdo é mesmo assim...não há necessidade de se gastar 300 ou 400euros num flash

e para quem exigir mto até pode usar 2 ou 3 flash baratos em paralelo aí ainda optem melhor qualidade[br:)]

Voltar
Superior