Máquinas fotográficas digitais

e sem o grip tambem...[:cool:] o grip não feito inventado para se fazer fotografia em formato vertical[:D] é uma questao de pratica...mas o grip pesa...é um mamarracho pesado.[:blush:]
Acredita que nas fotos verticais o Grip favorece a estabilidade e a velocidade do fotografo.... mas não deixa de ser um mamarracho!
Prefiro carregar esse peso extra em objectivas [:p]

Eu sempre tive a ideia que o grip era vantajoso por causa das baterias, o que para mim não era grande coisa, pois já tenho 2 baterias e uma dá para um dia...à dias li pela net os efeitos a nível ergonomico, mas já estou a ver que também não é nada de especial [;)]

Acredita que nas fotos verticais o Grip favorece a estabilidade e a velocidade do fotografo.... mas não deixa de ser um mamarracho!

favorece no sentido em que até se pega melhor isto pode fazer diferença quando se usa em modo intensivo...mas é possivel usar na perfeição de forma rapida uma camara em formato vertical , é exactamente como no hotizontal mas roda-se os braços 90º, é uma questao de pratica, há fotografos que que as fotos na sua maioria são em formato vertical.

o sb800 custa 404 euros na pixmania[;)] mas não estou a discutir preços nem novidades
http://www.pixmania.com/pt/pt/33156/art/nikon/flash-sb-800.html?srcid=188&mctag=pt_92030

A pixmania não é nem de perto nem de longe (em termos de preços) o melhor local para compras de material fotográfico.

O sb600 em modo manual acaba por ser mais fraco que o Metz... tem é depois os automatismos.

O SB600 é mais fraco? De uma rápida leitura das specs fiquei com a ideia que não...

SB600 : GN 98 @ ISO100 35mm; 24-85mm;
MB36: GN 72 @ ISO100 35mm; 28-85mm;

Nesta ultima frase tens razão realmente não é o melhor para quem não percebe nada , mas eu ao falar parto do principio que algumas pessoas sabem ou querem aprender a melhor forma de usar um flash. Agora se quem quer comodismo aí sim compra um automatico que faz tudo, e lentes zoom que fazem tudo e fotografam tudo em modo automático...sai sempre alguma coisa, ou entao usam uma compacta de ser só disparar.
Eu estava a falar para não não se importa de ter trabalho a pensar um pouco com o intuito de obter o maximo rendimento de um flash, para estas pessoas que pretendem explorar um manual é a melhor opção pois vão aprender bastante com ele.

Continuas a dar na mesma tecla. Lá por teres um automático não quer dizer que não evoluas! Ter um flash automático permite-te não só evoluir como também ter o lado mais prático.

Que máquina tens tu? Imagino que seja um SLR... Tiras as fotos todas em modo M?

Sempre que vejo alg com uma (por ex) 350d e um grip penso que é um bocado.... cromo!! [:D]

Um grip so é realmente necessario por ex no casso da D300 em que passa dos 6fps para os 8fps [br:)] (penso eu de que...)

Sempre que vejo alg com uma (por ex) 350d e um grip penso que é um bocado.... cromo!! [:D]

Um grip so é realmente necessario por ex no casso da D300 em que passa dos 6fps para os 8fps [br:)] (penso eu de que...)

Isso será para situações muito específicas.

[;)]

Acho que depende muito do que se está a fazer. E também acaba por depender muito do corpo em questão.

No caso da 350D até se compreende o uso do grip. Isto porque a 350D/400D tem uma estrutura que acaba por ser demasiado pequena e que não se ajusta mto bem à grande maioria das mãos. Com isto passa a ser necessário acrescentar algum substracto à máquina optando-se pelo grip para conseguir um melhor equilibrio e ergonomia.

Já nas Nikons não é tão fulcral ter um grip para obter uma melhor ergonomia, contudo numa série de casos o grip acaba por dar imenso jeito. Falo da minha experiência própria na ModaLX. O grip acaba por ser uma mais valia enorme nas fotografias da catwalk que são feitas praticamente todas na vertical.

Ps - O aumento da velocidade de burst da D300 de 6fps para 8fps não se consegue apenas com o grip sendo que é necessário o uso de um conjunto específico de pilhas.

O grip é extremamente útil para quem tira muitas fotos em modo vertical e de modo profissional.. Não é por nada que as maquinas para verdadeiros profissionais:

Canon 1D / 1Ds
Nikon D3

Já tenham o grip integrado

Como O prophecy disse e muito bem qualquer foto de modo é feita na vertical.. Já convivi com muitos pro's de modo e todos tem ou máquina pro ou geralmente 5D +0 Grip..

(e quanto à conversa dos flash, os que conheço e trabalham para as empresas da familia usam os flash da marca)

Uma coisa é um flash barato "desenrascar" e permitir tirar fotos boas (de mesma qualidade que um da marca, sem duvida)

Outra coisa é o flash fazer parte do ganha-pão do fotografo. Ou trabalham com strobes e reflectores em estudio, ou entao utilisam como flash de preenchimento no exterior, a tirar à vontade 500-600 fotos numa sessão, e aí não há muito tempo para pensar e fazer afinações..)

Outra coisa é o flash fazer parte do ganha-pão do fotografo. Ou trabalham com strobes e reflectores em estudio, ou entao utilisam como flash de preenchimento no exterior, a tirar à vontade 500-600 fotos numa sessão, e aí não há muito tempo para pensar e fazer afinações..)

Num estudio é onde se tem que pensar mesmo...cada fotografia a luz tem que ser medida e com um flashmeter externo...regular varias cabeças de flash...é um trabalho cansativo e para ser rapido(é sempre lente) tem que se saber o que se está a fazer de forma rapida, aí automatismos não existem...

Que máquina tens tu? Imagino que seja um SLR... Tiras as fotos todas em modo M?

tenho varias maquinas slr e algumas compactas...slr digital a que tenho usado mais é a D50 que é tb da minha irmã

é assim actualmente faço tudo quase em automatico isto para fotos da treta com a minha compacta de bolso...dou um ajustes na maquina a nivel de iso e leitura de fotometro e o resto é automático.

Com uma SLR seja ela qual for é SEMPRE em modo manual, e o uso do flash tb...não consigo nem quer fazer de outra maneira pk os automatismos induzem em erros não sao fiaveis.[;)] eu desde sempre que usei reflex de rolo manuais por isso tou habituadoa fazer tudo manual.

Como tal uma maquina para mim os menus só serve o a posição M[:cool:] qdo mto numa situação rara posso usar a prioridade a abertura ou ao tempo...mas isto é rarissimo.

A D80 ainda me parece ter um bom mercado em 2ª mão. Por isso se não usares vendes!

1.000€ a D80 ai? Nem mesmo com menos impostos? E eu que há uns meses trouxe a D300 por pouco mais que isso .

Ainda não me decidi[:D] [8b] [8b]

Hoje fui à Maya, na Playa de Las Americas, e ao contrário do que esperava, estava mais barata do que em Sta Cruz[kiss]

809€ com a 18-135, bolsa, tripé e SD....Bom preço...

Boas tardes, estou comprador de máq.digital (pequena)
Tenho para gastar máximo 400euros, que sugerem? Help please!! [;)]
Este fim de semana exprimentei uma Sony, a T300 e de momento a dúvida é entre essa que gostei bastante e a W300 também da Sony, sugerem alguma outra ?
Gracies!

Boas tardes, estou comprador de máq.digital (pequena)
Tenho para gastar máximo 400euros, que sugerem? Help please!! [;)]
Este fim de semana exprimentei uma Sony, a T300 e de momento a dúvida é entre essa que gostei bastante e a W300 também da Sony, sugerem alguma outra ?
Gracies!

se queres uma compacta pequena por 200euros fazes a festa e ainda pode sobrar dinheiro...

se queres uma compacta pequena por 200euros fazes a festa e ainda pode sobrar dinheiro...

Ando aqui a ver os vários tipos de máquinas em diversos sites, realmente os 400e também me parece muito, creio que com bastante menos já compro uma coisa boa, mas também não muito simples, pois devido ao uso que lhe vou dar, preciso algo bom..

bom como assim?

Preciso de uma máquina pequena, para andar sempre comigo, já tenho uma grande e bastante boa que é a Nikon D300 que gosto, mas não posso andar sempre com ela para todo o lado, tiro muita fotografia e preciso de boa resolução, as que referi à pouco da Sony pareceram.se boas, pois têm 10 e 13m.p e muita "mariquice" tiro bastante fotos nocturnas especialmente a montras, mas não só..

Num estudio é onde se tem que pensar mesmo...cada fotografia a luz tem que ser medida e com um flashmeter externo...regular varias cabeças de flash...é um trabalho cansativo e para ser rapido(é sempre lente) tem que se saber o que se está a fazer de forma rapida, aí automatismos não existem...

Num estúdio é fácil.. Usas o flash meter e em 1 ou 2 minutos regulas os flashes todos, desde que já tenhas o esquema de iluminação na cabeça não custa nada.. Depois, desde que a distancia entre os modelos e os flashes não varie muito podes andar à vontade com a máquina de um lado para o outro que os flashes estão sempre certos..

Agora, experimenta andar com um flash manual na máquina a tirar fotografias a coisas com distancia sempre variaveis... Vais andar a fazer calculos mentais das distancias, a ver o GN do flash e a dividir pela abertura antes de tirar cada foto? Acho que vais acabar por perder "o momento" para 90% das fotos...

Agora, é claro qiue se a ideia é simplesmente montar em casa um softbox ou uma coisa do genero para criar um miniestudio e tirar fotos a pratos de comida.. Dois ou 3 flashes manuais baratos, com tiggers de luminosidade que no ebay custam uns 6 euros cada um, faz-se uma iluminação espetacular com 70 e tal ou 100 euros..

Se a ideia é usar o flash na máquina em outras situações, um flash com i-TTL como o SB600 ou SB800 acrescentam TANTO à experiencia que é usar um flash, que valem muito a pena..

Preciso de uma máquina pequena, para andar sempre comigo, já tenho uma grande e bastante boa que é a Nikon D300 que gosto, mas não posso andar sempre com ela para todo o lado, tiro muita fotografia e preciso de boa resolução, as que referi à pouco da Sony pareceram.se boas, pois têm 10 e 13m.p e muita "mariquice" tiro bastante fotos nocturnas especialmente a montras, mas não só..

Máquina compacta... Muita resolução... E fotos noturnas... :sh):sh):sh)

Oh pá... Estás a fazer uma receita que até assusta.. O resultado certo vai ser fotos cheiissimas de ruido e inaproveitáveis..

tenho varias maquinas slr e algumas compactas...slr digital a que tenho usado mais é a D50 que é tb da minha irmã

é assim actualmente faço tudo quase em automatico isto para fotos da treta com a minha compacta de bolso...dou um ajustes na maquina a nivel de iso e leitura de fotometro e o resto é automático.

Com uma SLR seja ela qual for é SEMPRE em modo manual, e o uso do flash tb...não consigo nem quer fazer de outra maneira pk os automatismos induzem em erros não sao fiaveis.[;)] eu desde sempre que usei reflex de rolo manuais por isso tou habituadoa fazer tudo manual.

Como tal uma maquina para mim os menus só serve o a posição M[:cool:] qdo mto numa situação rara posso usar a prioridade a abertura ou ao tempo...mas isto é rarissimo.

Confias na compacta para o automático e depois usas a slr em manual e dizes que os automatismos induzem em erro... :sh)

Sinceramente não consigo perceber. Eu na D200 que tenho uso muitas vezes o modo Manual (é uma das vantagens que mtas das compactas não tem) mas também uso muitas vez o modo P e os modos de prioridade à abertura ou obturação e confio nos excelentes sistemas de metering que existem actualmente. Grande parte das minhas fotos não são planeadas e normalmente não há grandes tempos para estar a calcular distâncias e a experimentar exposições ou ir de fotómetro obter medições... Concluo assim que devemos ter estilos de fotografia bem distintos.

Voltar
Superior