Máquinas fotográficas digitais

citação:Originalmente colocada por Nephilim

Prefiro isso a um zoom 12x numa compacta que mtas vezes serve mais para vender maquinas que para alguma coisa capaz[:I].;)excepto num dia de sol na rua ao meio dia e com um tripe:D

Hmmmm que confusão que vai para aqui... :D

Ainda por cima de um profissional como tu... [:p]

Repara, disseste que uma lente de 12x não serve para grande coisa excepto num dia de sol na rua ao meio dia e com tripé</u>.

Ou seja, o que queres dizer é que uma lente de 12x não é utilizável na prática porque no modo telefoto a lente não tem luminosidade (ou abertura) suficiente para tirar fotos sem ficarem tremidas. Correcto?

Então repara nestes números:

Panasonic Lumix DMC-FZ30:
Zoom 12x
36 - 420mm (equiv) com estabilizador de imagem
f:2.8 - f3.3

Konica Minolta DiMAGE Z5:
Zoom 12x
35 - 420mm (equiv) com estabilizador de imagem
F2.8 - F4.5

Canon PowerShot S3 IS:
Zoom 12x
36 - 432mm (equiv) com estabilizador de imagem
F2.7 - F3.5

Samsung Pro815:
Zoom 15x
28 - 420mm (equiv) com estabilizador de imagem
F2.2 - F4.6

Já percebeste onde quero chegar? ;)

Ou seja, no modo telefoto com um alcance óptico superior a uma 400mm de película estas lentes andam com aberturas na casa do f:3.3 e f4.6

Agora vê aqui estas lentes:
Canon EF-L USM f/4,0 400mm ~5.500 Euros

Canon EF-L 4,5-5,6 100mm-400mm ~1.500 Euros

Sigma EX f:4,0 100-300 ~1.000 Euros

etc etc etc

Será que estas lentes tb só servem para dias de sol, ao meio dia, na rua, com tripé????

CLARO QUE NÃO! [:p]

O problema destas lentes não é, como tu dizias, a falta de luminosidade... o problema é mesmo a qualidade optica de lentes com amplitudes tão grandes! Têm mais que luminosidade para o que servem e ainda possuem estabilizador de imagem.

Agora a parte engraçada... é que estas lentes, com deves saber, estão acopladas a sensores minusculos... e o que se tem percebido é que estes sensores são muito menos exigentes com a qualidade da lente.
E segundo os testes que se têm visto espalhados pela net, a lacuna que estas máquinas possuem pode estar em todo o lado... mas quando se chega à qualidade OPTICA de imagem as críticas têm sido supreendemente positivas: ;)

"Excellent edge-to-edge results across the zoom range"

"Good resolution - especially in raw mode"

"Very high resolution and detail capture throughout the zoom range"

"Sharp results"

"Superb 12x optical zoom"

"Effective image stabilization"

Podes continuar a pesquiza... o que não faltam são critícas MUITO FAVORÁVEIS à qualidade optica destas lentes com este alcance optico.
Dificlmente uma REFLEX de 35mm terá alguma vez uma lente equivalente em amplitude</u> que consiga ter uma defenição que chegue perto ao que estes sensores pequenos conseguem fazer... (alguma coisa tinham de ter de bom)

Os problemas destas máquinas são os mesmo problemas de todas as máquinas compactas! O problema não são as lentes... antes pelo contrário.

Agora caso não tenhas percebido, eu não sou de "clubes". Nem sou anti nada só porque sim.
Prefiro uma SLR principalmente devido ao baixo ruido, qualidade de imagem dos seus sensores e principalmente devido às profundidades de campos que são mais "maleáveis" em sensores maiores. Há outros aspectos tb fundamentáis para mim como por exemplo a velocidade do disparo que é práticamente instantâneo, aliado a buffers muito mais eficases e viewfinder óptico.

Deixei de lado as "aparentes" vantagem de trocar lentes de prepósito.
É que para a maioria das pessoas possuidoras de uma Reflex, se possuissem uma lente de alcance 28mm - 420mm F2.2 - F4.6 com uma qualidade de optica, pelo menos tão boa, opticamente falando, quando esta lente está associada, por exemplo à Samsung Pro815, nunca mais precisariam de outra lente...

Na verdade, por as reflexs terem sensores maiores, tb são mais exigentes com as lentes que usam e assim a tal aparente vantagem de trocar de lentes acaba por se refletir numa necessidade obrigatória.
Sem ser desta maneira, nunca uma reflex de 35mm ou mesmo APS-C com uma lente 12x tería a qualidade ÓPTICA (atenção que eu falo exclusivamente de ÓPTICA) como tem a Samsung (ou mesmo panasonic, ou a canon etc etc)
Ou seja, uma compacta de sensor pequeno pode-se dar ao luxo de ter lentes de 15x com uma qualidade de optica invejável... uma câmera de sensor maior não (normalmente reflex). Estas têm de ter as suas lentes divididas para ter uma boa qualidade optica!

Apesar de tudo e por tudo somado, porque uma máquina não é só lentes e zooms, prefiro uma reflex pelos motivos que já tinha dito. :D

Este longo post é só para tentar acabar com a ideia que zooms grandes em sensores pequenos têm de ser sinónimo de fraca qualidade optica. ;)

Preciso de comprar pilhas recarregáveis...

Que recomendam em termos de capacidade [?]

O manual da minha máquina sugere que não coloque nada abaixo dos 1.800...

Qual serão as melhores [?]

PAGINA 50
- Tema: pilhas e suas diferentes "potências"

Acho que durante esta discussão, houve alguem que diisse que leu algures as pilhas mais "equilibradas" eram as de 2100mAh

Eu tenho umas unirros de 2100 e um carregador de 4horas da olympus e até agora nao tenho razao de queixa..

Sim, do que li algures as 2100 são as mais equilibradas e penso que até conseguirás uma melhor autonomia do que umas 2500, apesar da sua potencia superior...

:)

citação:Originalmente colocada por Jacare

Prefiro isso a um zoom 12x numa compacta que mtas vezes serve mais para vender maquinas que para alguma coisa capaz[:I].;)excepto num dia de sol na rua ao meio dia e com um tripe:D

Repara, disseste que uma lente de 12x não serve para grande coisa excepto num dia de sol na rua ao meio dia e com tripé</u>.

Ou seja, o que queres dizer é que uma lente de 12x não é utilizável na prática porque no modo telefoto a lente não tem luminosidade (ou abertura) suficiente para tirar fotos sem ficarem tremidas. Correcto?

Então repara nestes números:

Panasonic Lumix DMC-FZ30:
Zoom 12x
36 - 420mm (equiv) com estabilizador de imagem
f:2.8 - f3.3

Konica Minolta DiMAGE Z5:
Zoom 12x
35 - 420mm (equiv) com estabilizador de imagem
F2.8 - F4.5

Apesar de tudo e por tudo somado, porque uma máquina não é só lentes e zooms, prefiro uma reflex pelos motivos que já tinha dito. :D

Este longo post é só para tentar acabar com a ideia que zooms grandes em sensores pequenos têm de ser sinónimo de fraca qualidade optica. ;)

Bem acabo por concordar contigo em alguns aspectos.Eu estava certo...os sensores que k me ultrapassaram pelos vistos[:p][8)]:D
Devido aos sensores estarem a evoluir mto rapido esses sensores pequenos alteram complectamente o "poder" de uma objectiva.
Sobre sensores estou um pouco desatualizado deixei de assinar 2 revistas e pelos vistos vou ter que comprar para ver a evolução dos sensores:D
A minha area de formação em fotografia era no tempo do filme, digital veio depois.

A questão que no meio disto levanta duvidas é sobre os sensores se é preferivel um mais pequeno ou maior? ou que diferença nas ampliações tem um dos outros etc etc.

Fiquei confuso qto a melhor qualidade dos sensores, a ideia que tinha e era validade á bem pouco tempo era que os sensores maiores eram mto melhores.

Tenho que estudar sobre o mundo dos sensores actuais:)

Voltando ao zoons dessas 2 camaras:

36.420mm.

o 420mm é mto, é quase uma lente de paparagi:D
na pratica preferia que a objectiva fosse 20-300 e ganhava uma grande angular que faz por norma mais falta.
Mas lá está a camara tem k serr escolhida para o que precisamos.:)

F2.8- F3.3 é uma boa abertura em 420mm sem duvida mas em 50mm até nem é nada de especial.

eu tenho uma 55mm da minha pentax sportmatic(rolo) de 1.8mm

no entanto tens razao qtos aos sensores...tenho que estudar os sensores novos para ter uma noção das inovações do mercado;)
Tem de haver alguma desvantagem pk tamos a comprar igual por muito menos dinheiro.;)

Acho que expliquei mal... Os sensores pequenos não são melhores... de uma maneira geral são até piores.

Pelo negativo:

- Têm menor latitude dinâmica (parecidos ao slide) que os sensores maiores. (queimam mais facilmente brancos e luzes fortes)
- Têm menos resolução.
- Têm muito mais ruido, excepção feita dos fuji mas mesmo assim têm mais ruido.
- Têm dificuldade em usar lentes de grande angular.
- Têm dificuldade em captar imagens com pouca profundidades de campo.

Pelo positivo:

- Têm mais facildade em fotografar no modo telefoto com lentes equiv mas de maior abertura.
- São menos exigentes com a qualidade das lentes, uma lente de grande amplitude focal não é um grande problema.
- Têm grandes profundidades de campo qdo tal é preciso.

Os sensores maiores:

Pelo Negativo:
- Têm maiores dificuldades em usar lentes telefoto com aberturas grandes, é possivel mas são lentes Grande$, Cara$ e pesada$... ah e já tinha dito cara$???
- São muito mais exigentes com a qualidade óptica. (não é raro de ver cantos de uma foto damasiado suavisados mesmo com lentes de qualidade)
- São mais exigentes com grandes amplitudes focais... torna-se necessário recorrer a várias lentes.

Pelo Positico:
- Têm uma latitude dinâmica MUITO superior aos pequenos sensores. (+- parecido ao negativo de 35mm)
- Conseguem desfocar fundos com muito mais facilidade e principalmente qualidade!. (As lentes permitem ter à mesma boas profundidades de campo, no fundo dão mais liberdade ao fotógrafo na composição de uma foto)
- Muito maior resolução sem perca de qualidade em ISOs elevados.
- Muito menor ruido digital devido ao tamanho maior dos seus "pixeis"
- Facilidade em usar grandes angulares
- Permitem transformar uma lente relativamente lenta numa lente muito mais rápido devido à qualidade das suas altas sensibilidades ISO...

Continuo a preferir sensores grandes por estes aspectos todos, mas os sensores pequenos têm as suas vantages óbvias que não podem ser menosprezadas.

COm o aparecimento dos pequenos sensores da FUJI (super CCD HR) que permitem uma qualidade muito aceitável a valores ISO 800 e 1600 os pequenos sensores poderão ganhar uma enorme vantagem em relação aos sensores maiores... no entanto o problema da pouca latitude dinâmica continua por resolver apesar dos esforços da fuji para contornar isso.

Já existem à venda pilhas de 2700 mAh de capacidade.

Vê em http://www.ansmann.de/en/index.htm?view=detail&pid=621&tab=description&pr2id=&appid=

É simplesmente a marca de topo em pilhas recarregáveis para máquinas digitais.

Eu tenho e aconselho vivamente.

Os carregadores das pilhas são fabulosos. Carregam as pilhas de forma independente e rapidamente (pois o estado de carga e o tempo que demora a carregar depende de pilha para pilha) e possuem uma ventoinha que não deixa aquecer as pilhas enquanto estão a carregar.

Podemos usar logo após o carregamento que não estão quentes.

Para material de altissima qualidade os preços são surpreendentemente idênticos aos praticados pelas outras marcas concorrentes nas grandes superficies.

Acho que expliquei mal... Os sensores pequenos não são melhores... de uma maneira geral são até piores.

Assim era como eu suspeitava;) no entanto tiveste bem na explicação.[^]

Sabes o tamanho dos sensores faz lembrar(pode ter um desfecho diferente) a historia fotografica com as emulsões(rolos etc) inventou-se tudo e mais alguma coisa e por fim como as leis da fisica é que fazem uma camara funcionar o fotograma tem que ter um valor especifico.
Tudo pk a area exposta é uma imagem de luz circular e se o elemento que regista é mto pequeno tem mais dificuldade em registar.
São as leis da fisica e tb da venda das maquinas:)

Pelo negativo:

- Têm menor latitude dinâmica (parecidos ao slide) que os sensores maiores. (queimam mais facilmente brancos e luzes fortes)
- Têm menos resolução.
- Têm muito mais ruido, excepção feita dos fuji mas mesmo assim têm mais ruido.
- Têm dificuldade em usar lentes de grande angular.
- Têm dificuldade em captar imagens com pouca profundidades de campo.

Pelo positivo:

- Têm mais facildade em fotografar no modo telefoto com lentes equiv mas de maior abertura.
- São menos exigentes com a qualidade das lentes, uma lente de grande amplitude focal não é um grande problema.
- Têm grandes profundidades de campo qdo tal é preciso.

Isto não positivo para mim[:I] no entanto pode ser positivo por ser de baixo preço , ou porque a qualidade final assim o permite.

Assim é logico que apostem em grandes distancias focais , porque tem muito dificuldade em grandes angulares devido ao tamanho dos sensores.
Por acaso no meu tipo de fotografia dou mto mais valor a uma grande angular e á "normal" no 35mm 50mm tb tenho um zoom 100-300 mas uso só mto pontualmente e se não tiver hipotese de chegar perto do objecto.

Isto não positivo para mim[:I] no entanto pode ser positivo por ser de baixo preço , ou porque a qualidade final assim o permite.

Assim é logico que apostem em grandes distancias focais , porque tem muito dificuldade em grandes angulares devido ao tamanho dos sensores.
Por acaso no meu tipo de fotografia dou mto mais valor a uma grande angular e á "normal" no 35mm 50mm tb tenho um zoom 100-300 mas uso só mto pontualmente e se não tiver hipotese de chegar perto do objecto.

Eu quería arranjar uma grande angular.... de 16mm equivalente... Mas neste momento não é prioritário. ;)

O que queria mesmo era arranjar uma telefoto de qualidade para fotografar Surf. Estou à espera da oportunidade para adquirir a sigma 100-300 F/4 parece ser uma das melhores telefotos da sigma e funciona muito bem com o conversor 1.4x (obrigado jcpr)

Entretanto tenho andado a brincar com uma 75-300 II da canon já antiga mas aquilo tem pouca qualidade... mas dá para ir aprendendo. Tb resolvi comprar a Sigma 18-200, tem uma qualidade razoável! Melhor que a 75-300 da canon ou mesmo da que vem nos kit 18-55!

A próxima vai ser uma barata e boa canon 50 f/1.8 (ou mesmo a f/1.4 USM em 2ª mão se surgir uma boa oportunidade) para retratos. [:I]

Originalmente colocada por Nephilim

Eu quería arranjar uma grande angular.... de 16mm equivalente... Mas neste momento não é prioritário. ;)

O que queria mesmo era arranjar uma telefoto de qualidade para fotografar Surf. Estou à espera da oportunidade para adquirir a sigma 100-300 F/4 parece ser uma das melhores telefotos da sigma e funciona muito bem com o conversor 1.4x (obrigado jcpr)

Entretanto tenho andado a brincar com uma 75-300 II da canon já antiga mas aquilo tem pouca qualidade... mas dá para ir aprendendo. Tb resolvi comprar a Sigma 18-200, tem uma qualidade razoável! Melhor que a 75-300 da canon ou mesmo da que vem nos kit 18-55!

A próxima vai ser uma barata e boa canon 50 f/1.8 (ou mesmo a f/1.4 USM em 2ª mão se surgir uma boa oportunidade) para retratos. [:I]

Que maquina tens? canon..:)

A 50mm f1/8 tenho na minha pentax spotmatic e uso mto no P&B.
as grandes angulares por vezes fazem as imagem com mtas aberrações uma boa custa uma fortuna.

Já a de 50mm é barata e optima para retrato de corpo inteiro(só á cara prefiro uma de 100mm)

Que costumas fazer?

essa sigma 100-300F4 é fixe para surf e o conversor tb é boa opção.

oi,

o que acham desta máquina: SONY DSC-W50</u>

----------------------------------------------------
Manufacturer: Sony Electronics
Model name: Cyber-shot DSC-W50
Date announced: 2006-02-13

Max resolution: 2816 x 2112
Zoom capability: 3X optical + 2X digital
Focal length (35mm equiv.): 38mm - 114mm
Max. Aperture: F2.8 - F5.2
Supports conversion lenses: Yes
Auto focus: Yes
AF-assist lamp: Yes
Image stabilization: No
Macro (min. distance): Yes (2 cm)
LCD display: Yes/2.5"
Built-in flash: Yes
External flash support: No

Manual controls: Exposure compensation
ISO sensitivity: 80/100/200/400/800/1000
Movie mode (format): Yes (MPEG)
Movie resolutions (recording limit): 640 x 480
Sound recording: Yes
RAW/TIFF mode: No
PictBridge support: Yes

Storage method: 32MB onboard memory + Memory Stick Duo
Storage capacity (w/included card): 10-461

Video out: Yes
USB support: Yes (2.0)
Batteries used: NP-BG1 (1) Buy batteries now!
Computer supported: Mac/PC
Dimensions (W x H x D): 88.9 x 58.4 x 22.9 mm / 3.5 x 2.3 x 0.9 in
Weight (empty): 127 g / 4.5 oz
Bundled software: Cyber-shot Viewer
Misc. notes: Comes in silver and black
----------------------------------------------------

Entre a DSC-W50 ( +barata / +pequena / -resolucao ) e a P200b(+cara / maior / +resolucao) qual é que preferiam ?

ninguem dá uma ajudita???? pleaseeeeeeeeeeeeeeeeee ;)

entre estas duas maq. qual escolhiam e pq?
SONY DSC-W50 vs</u> SONY P200b

ou escolhiam outra maq. até +/-300€?

Sabes o tamanho dos sensores faz lembrar(pode ter um desfecho diferente) a historia fotografica com as emulsões(rolos etc) inventou-se tudo e mais alguma coisa e por fim como as leis da fisica é que fazem uma camara funcionar o fotograma tem que ter um valor especifico.
Tudo pk a area exposta é uma imagem de luz circular e se o elemento que regista é mto pequeno tem mais dificuldade em registar.
São as leis da fisica e tb da venda das maquinas:)

Exacto... mas desconfio que hoje já se consegue captar mais informação (resolução) com um sensor electrónico do que com película. Falando de resolução por área.... ou talvez não. ehehe

Que maquina tens? canon..:)

Digitais tenho uma canon 350d e uma Minolta Dimage A1... que práticamente já está vendida a uma amiga minha.

Já tive uma (na verdade duas... lol) Sony DSC-V1.

Mas tb tenho uma "rangefinder" canonet QL17 já antiga com uma lente fixa e funcionamento fantástica e uma Canon EOS 500N

A 50mm f1/8 tenho na minha pentax spotmatic e uso mto no P&B.
as grandes angulares por vezes fazem as imagem com mtas aberrações uma boa custa uma fortuna.

Comrprei este FDS uma 50:1,8 da canon... Boa lente... mas acho que tenho um limão... aparecem muitas fotos desfocadas ou a focar aquilo que não era para ser focado... Já tinha exeprimentado outra igual e não acontecia isto. [xx(]

Mas queria arranjar outra fixa de ~30mm e boa abertura (:1,8) para dar a equivalência a cerca de 45mm na 350d... e fazer da 350d uma espécie de rangefinder como é a canonet.

Que costumas fazer?

essa sigma 100-300F4 é fixe para surf e o conversor tb é boa opção.

Retrato, desporto, rua é o que me der na cabeça :D

citação:Originalmente colocada por tfigueira

ninguem dá uma ajudita???? pleaseeeeeeeeeeeeeeeeee ;)

entre estas duas maq. qual escolhiam e pq?
SONY DSC-W50 vs</u> SONY P200b

ou escolhiam outra maq. até +/-300#8364;?

Entre essas duas preferia a P200 pelo facto de permitir algum controlo manual (mas tb pode ser totalmente auto).

A W50 é totalmente automática.

Há outras boas opções nomeadamente da Canon e Fuji. Mas essas Sony tb são boas.

Meus amigos e entendidos na matéria, já ando por aqui há uns tempos, mas só agora me deparei com a necessidade de uma máquina nova. Após pesquisa variada por este fórum ganhei uma coisa: GRANDE CONFUSÃO

É assim:
quero comprar até estes valores sensivelmente. Gosto muito de fotografia, embora não seja expert, não gosto muito dessas ultra compactas que considero que retiram um pouco o gozo da foto, embora sejam válidas na funcionalidade. A máquina é para andar sempre comigo, até porque faço alguns passeios tt e afins.
Quero comprar uma brigde em principio pelo pixmania.

gosto muito da sony h1 mas os cartões não me agradam;
kodak EasyShare p850 Zoom, ou EasyShare Z650 Zoom;
Fuji finepix s5600 zoom;

Que dizem destas opções?

abraço a todos

Os cartões memory Stick já não estão assim tão caros...

De qualquer maneira eu tentava encontrar uma Minolta A2 ainda à venda. E ganhas uma grande angular 28mm.

A Dimage A1/A2 foram na minha opnião as melhores máquinas dentro deste tipo de câmeras. (e estes modelos são de gama superior à H1, S5600 etc)

A minolta acabou com a fotografia mas continuam a dar assistência. A sony vai continuar com a secção fotográfica da Minolta por isso deve dar alguma segurança.

de nada ;)

Comrprei este FDS uma 50:1,8 da canon... Boa lente... mas acho que tenho um limão... aparecem muitas fotos desfocadas ou a focar aquilo que não era para ser focado... Já tinha exeprimentado outra igual e não acontecia isto.

Mas queria arranjar outra fixa de ~30mm e boa abertura (:1,8) para dar a equivalência a cerca de 45mm na 350d... e fazer da 350d uma espécie de rangefinder como é a canonet.

A 50 1.8 é uma grande lente, mas para quem não está habituado à abertura (1.8), podes ficar com as primeiras fotos desfocadas.

Um bom teste para ver se ela está boa é fotografares uma régua, focando numa medida da mesma (por exemplo 30 cms), e vês se o resultado sai focado na marca que focaste, antes (front-focus) ou depois (back-focus). Tipo assim:

20_large.jpg

(Desculpem o tamanho da foto).

Se queres arranjar uma fixa de 30mm tens a 30 1.4, mas não sei se te a recomendo. Tenho ouvido algumas opiniões contrárias... muitos "limões".

Perto disso, posso-te recomendar a 24 f/2.8 da canon (cerca de 300€ 2ª mão) e a 28 f/1.8 da canon (cerca de 400€ 2ª mão).

Se quiseres fazer uns bonecos com o meu canhão, diz alguma coisa... a gente combina e vai ver uma prova de surf. Fazemos uns bonecos os dois.;)

Voltar
Superior