Marcha atrás

pimpista

New member
Boa tarde pessoal, tenho um Fiesta 1.8 D Boss de 97 e este há relativamente pouco tempo deixou de me fazer a luz de marcha atrás, já verifiquei a luz e não é, cabos também não me parece, sabem dizer me alguma maneira de verificar se a válvula de marcha atrás esta avariada? Sem ter que comprar uma nova claro. Ou então alguma ideia do que posso ser.

Cumprimentos e obrigado desde já pela ajuda.

com um busca polos ou multímetro verificar se chega corrente a um dos pinos da válvula, quando engrenada a MA tem de passar de um para o outro pino que leva para as lampadas

Mais fácil se for a válvula ( interruptor ) basta ligar os pinos da ficha com um fio se a luz acender é da valvula.

Recomendo localizar a ficha do sensor de marcha-atrás e fazer uma ligação directa entre pinos da ficha. A luz deverá acender. É necessário ligar a ignição.

Outra, era testar com outra lâmpada. Sim, já aconteceu a lâmpada estar aparentemente boa e afinal....

Isto sem ferramentas! [;)]

Last edited:
Recomendo localizar a ficha do sensor de marcha-atrás e fazer uma ligação directa entre pinos da ficha. A luz deverá acender. É necessário ligar a ignição.

Outra, era testar com outra lâmpada. Sim, já aconteceu a lâmpada estar aparentemente boa e afinal....

Isto sem ferramentas! [;)]
A lâmpada não é, porque eu tinha o farolim partido e troquei por um novo já com a placa das lâmpadas e lâmpadas novas, Não acende na mesma.
Tenho mesmo que testar a válvula.

Fiz o teste como vocês disseram e não resultou, não acendeu, depois lembrei me de tirar a lâmpada e com o voltímetro ver se passava corrente, e sim passava 12,4.... Deve ser mesmo a válvula ne?

Fiz o teste como vocês disseram e não resultou, não acendeu, depois lembrei me de tirar a lâmpada e com o voltímetro ver se passava corrente, e sim passava 12,4.... Deve ser mesmo a válvula ne?

Se estão lá 12.4V e a lâmpada não acende, só pode ser da lâmpada [;)]

Que ponto de massa usaste para fazer a medição com o multímetro? O interruptor de macha atrás, nesse carro, é um interruptor de corrente, logo se te chegam 12 volts à lâmpada o interruptor e tudo antes deste estão a funcionar. Em principio a falha está no ponto de massa (assumindo que a lâmpada está boa).

A lâmpada de travão do lado esquerdo é alimentada pelo mesmo ponto de massa. Esta funciona?
Se não ou tens um defeito no farolim ou na fiação de massa que chega a este.

Estou a assumir que os 12 volt que verificaste foram bem medidos, diretamente no casquilho da lâmpada, com a marcha a traz engrenada e chave de ignição ligada.

Last edited:
Resolvido.... Até tenho vergonha de contar, depois de tirar a válvula para tentar perceber se tinha algum problema, limpar o cabo da massa para ver se era falta de massa... Ver os fusíveis todos... Lembrei me o que o nosso amigo Acampos postou.. "só pode ser da lâmpada"... Tirei mais uma vez a lâmpada e troquei pela do travão............. Puf.... A luz de marcha atrás ligou... Procurei logo uma faca para cortar os pulsos e ainda bem que não tinha nenhuma à mão!
A porcaria da lâmpada esta nova, com os filamentos todos no sitio, impecável, só que não acende! Aprendi uma grande lição hoje, não confiar nas lâmpadas! Lol.... Obrigado a todos pela ajuda! Grande abraço [[]]

Resolvido.... Até tenho vergonha de contar, depois de tirar a válvula para tentar perceber se tinha algum problema, limpar o cabo da massa para ver se era falta de massa... Ver os fusíveis todos... Lembrei me o que o nosso amigo Acampos postou.. "só pode ser da lâmpada"... Tirei mais uma vez a lâmpada e troquei pela do travão............. Puf.... A luz de marcha atrás ligou... Procurei logo uma faca para cortar os pulsos e ainda bem que não tinha nenhuma à mão!
A porcaria da lâmpada esta nova, com os filamentos todos no sitio, impecável, só que não acende! Aprendi uma grande lição hoje, não confiar nas lâmpadas! Lol.... Obrigado a todos pela ajuda! Grande abraço [[]]

Para quem tem um multímetro, que me parece o caso, uma forma mais conclusiva de verificar se uma lâmpada está queimada ou não, comparativamente a uma análise visual, é medir a resistência desta. Neste caso a resistência deve andar à volta da ordem de grandeza dos 10 ohm... Uma lâmpada queimada costuma ter uma resistência superior ao limite máximo dos multímetros mais comuns.

Atenção que se para uma lâmpada LED o processo é outro...

Last edited:
não tinhas já testado com duas lâmpadas diferentes?
Mais ou menos, tinha farolim partido, a lâmpada que estava no partido estava queimada, fui à sucata e comprei um farolim que já trazia a placa e as lâmpadas, tinha a do travão queimada e eu troquei a mesma, o resto das lâmpadas estavam todas aparentemente boas, e todas trabalhavam menos a de marcha atrás verifiquei outra X a lâmpada e estava impecável! Como todas as outras, expliquei esta situação a um mecânico e ele disse me prontamente que devia ser a válvula, daí a minha confusão, muitas coincidências que me queimaram o tico e o teco.. Lol... Já está è o que interessa. Abraços

Ainda hoje estive a olhar para a p*** da lâmpada e não parece ter defeito nenhum! Deve ter sido algum defeito de fabrico, alguma solda no interior que descolou com o calor... Não sei,... Lixo com ela!

Back