Marinha Portuguesa EPIC FAIL

...
De qualquer modo, não percebo o porquê de um equipamento destes não possuir meios para descolar e aterrar sem intervenção humana..:sh)

Porque é esse o objetivo, para ser mais leve e transportável, podendo descolar através do "lançamento" - mas quem perceba melhor do assunto que explique.

Acrescento ainda, que muitas vezes os aviões operam sem qualquer pista de descolagem ou aterragem, pelo que se criou uma forma standard para resolver essas situações.

Coloca aqui esses aviões que custam meia dúzia de euros pff.

PS:O problema não está em ter hardware para aterragem, mas software para o fazer de forma razoável de forma autónoma. Todos estes aviões são aterrados com um trem de aterragem, comandados por um piloto certificado.

Aqui tens um - Avião Kyosho Calmato Alpha 40 Sports EP / GP (Azul) - HP Modelismo - Tudo para Rádio Modelismo

150e, mas euro menos euro. E com dimensões que devem ser muitobsemelhantes ao da marinha (embora o da marinha presumo que seja mais pesado, devido ao equipamento a bordo)

De qualquer modo, quando disse autonomo, talvez me tenha expressado mal.

Falava do facto de ter de ser lançado manualmente, ao invés de descolar do chão, controlado remotamente, como acontece no radiomodelismo.

É que este modo de lançamento não me parece o mais fiável, como o video demonstrou..

Ha um gajo aqui na madeira que tem um maior do que esse controlado pelo portatil e que nao precisa de intervenção humana para descolar ou aterrar.

Mas pronto sao os pescadores que temos como militares

Aqui tens um - Avião Kyosho Calmato Alpha 40 Sports EP / GP (Azul) - HP Modelismo - Tudo para Rádio Modelismo

150e, mas euro menos euro. E com dimensões que devem ser muitobsemelhantes ao da marinha (embora o da marinha presumo que seja mais pesado, devido ao equipamento a bordo)

De qualquer modo, quando disse autonomo, talvez me tenha expressado mal.

Falava do facto de ter de ser lançado manualmente, ao invés de descolar do chão, controlado remotamente, como acontece no radiomodelismo.

É que este modo de lançamento não me parece o mais fiável, como o video demonstrou..

Experimenta mandar esse avião de 150€ efectuar missões autonomamente, estou curioso.

Como já disse, muitas vezes este tipo de UAV's operam sem pista de aterragem nem descolagem, e por esse motivo existe outra forma standard de fazer a descolagem.

Naquele caso até foi mal feita, mas nem é pelo tipo de descolagem, mas antes pela forma.

...

Deve estar relacionado com a necessidade de espaço, ruido, peso que acarreta a versão com descolagem contra esta de lançamento.
Também deve estar preparado para sofrer este embates, pois a aterragem é em "queda".

Não percebo qual a dúvida. Aquilo não era uma experiência da Força Aérea.

Marinha > pumbas > na água, não no ar.[:D]

Experimenta mandar esse avião de 150€ efectuar missões autonomamente, estou curioso.

Como já disse, muitas vezes este tipo de UAV's operam sem pista de aterragem nem descolagem, e por esse motivo existe outra forma standard de fazer a descolagem.

Naquele caso até foi mal feita, mas nem é pelo tipo de descolagem, mas antes pela forma.

Nao será capaz, naturalmente. Estava a referir-me apenas ao modo de aterrar e descolar, nada mais, como já expliquei nesse mesmo post que fizeste quote. Não sei porque desconversas...

De qualquer modo, é bom ver dinheiro a ser estourado em equipamentos para uma instituição que pouco ou nada trás de vantajoso para os portugueses, quando as instituições que realmente interessam (policia, bombeiros, policia maritima, insn, ...) andam por aí com equipamentos a cair de podres..

É bom também ver que cada uma destas instituições tem o seu próprio quintalinho, e ao invés de coolaborarem umas com as outras na aquisição/desenvolvimento destes equipamentos (reduzindo os custos inerentes), andam cada uma a comprar um brinquedo diferente... e o incompetente do ministro da defesa aplaude, ao invés de despedir os incompetentes responsáveis por essa situação.

Last edited:
1º- Achei piada ao video, estas fails são do caraças [:)]

2º- Acho mais piada às barbaridades que aqui escrevem... é só engenheiros de secretária... desde comparar um drone com um avião telecomando de loja até referirem que "somos" um zero nestes temas....

A propria USAF tem drones que são lançados à mão, menos peso significa maior autonomia... infelizmente o nosso orçamento não dá pra mais, até o melhor cozinheiro do mundo não faz uma boa omolete se não lhe derem os ovos....

Não houve aqui "fail" algum.

Posso dizê-lo pois sou General de 7 estrelas, Mestrado e Doutorado em ciências do voo e da aterragem, pela Universidade "relvas e equivalências técnicas".

Aquele perfil de voo é normalíssimo e consiste mesmo, no drone voar abaixo do radar inimigo, de forma a não ser detectado.
Quando for preciso, volta a subir.

A missão foi totalmente bem sucedida.

Back