MARTELAR EXCESSIVO NOS JTDm.

ARMIC

New member
Desde os aprox. 15.000 kms que o meu 1.6 JTDm faz de vez em quando este martelar bem audivel por cima do som normal do motor. Alfa Mito jtdm 1.6 120 rumore spegnimento - YouTube

Na of. da marca disseram-me que é normal na injeção multijet :confused: e de facto não altera o bom funcionamento do motor. De qq forma sugeriram mudar de marca de combustivel. Como ia regularmente à BP, passei a tentar na GALP e REPSOL e inclusivamente meti aditivado mas o martelar acaba por aparecer de uma forma ou de outra.

Desde então tenho andado com atenção e ja ouvi isto tanto nos 1.3 como nos 1.6 neste e noutros modelos recentes do grupo FIAT que usam estas mecanicas ( FIAT, LANCIA e ALFA )

Em todo caso e como na marca não deram qq solução para a eliminação deste martelar que mais parece o som duma traineira, gostaria saber se todos os que têem Mjet mais recentes tambem levam com isto e se sabem se é de facto da injeção ou se é de qq outro elemento da mecanica e se é possivel elimina-lo.

Last edited:
O meu Giulietta já vai com 30m km e sinceramente, não reparei que fizesse isso.
Mas quando pegar hoje nele vou ver.

Não altera o bom funcionamento do motor ,mas aconselham mudar de combustível . Estranho , parece haver um contra censo . Experimenta ir a outro concessionário pedir uma segunda opinião, se achas que não é normal, esse trabalhar. Boa sorte

Eu desconfiava logo mal me dissessem para trocar de combustível, pode não ser claro, mas parece me sempre resposta para despachar.

Já ouvi sobre esta questão antes.. um Giu aqui dum gajo do trabalho... queixa-se que o motor parece o dum carocha que tinha quando era mais novo...

Em relação ao combustivel, o que disseram na marca é que se o mesmo não está no seu melhor, por levar com agua por infiltração nos depositos, low cost etc... pode alterar o som da injeção e originar este martelar mais audivel. :confused:

Na altura, fim de garantia, pedí para verem tudo incluido touches ja que o som é parecido, mas depois de verificarem tudo (?) confirmaram que era a injeção e que era normal isso acontecer nos Mjet, dependendo de variaveis como combustivel, temperatura...

Uma coisa é certa, o carro ja vai com + 30.000 kms e não ouve qq problema com o funcionamento/rendimento pelo para já parece mais um bug ou "caracteristica" do que qq coisa que possa vir a ter consequências de maior.

Em fim, todos sabemos o que gastam geralmente as marcas e é por isso que ca venho saber de outras experiencias com estas mecánicas.

Andei a pesquisar na net e só encontrei o video que metí no 1º post. Se calhar sou um bocado esquisito com barulhos e muitos acharão aquele martelar normal, mas se é "normal" de facto, é um tanto feiote, sobretudo para uma mecanica que para ser diesel até tem um som bem interessante quando o martelar não vem estragar tudo.

Ou seja, o que tento é ver se alguem deu com o que provoca o martelar para substituir o elemento em questão pq está visto que na marca é para esquecer nesta questão, para alem de ja ter acabado a garantia.

Last edited:
Eu no meu (1.3 JTDm-2) ainda não notei nada, mas como ele a frio de facto parece um mata velhos desde 0 quilometros nem ligo[:)]

Em relação ao combustivel, o que disseram na marca é que se o mesmo não está no seu melhor, por levar com agua por infiltração nos depositos, low cost etc... pode alterar o som da injeção e originar este martelar mais audivel. :confused:
(...)

A questão é, se isso fosse verdade, todos os carros diesel modernos sofreriam com a àgua por infiltração e a teoria da conspiração dos combustiveis low cost.

Todos os Diesel modernos sofreriam desse barulho... o meu TDCi, leva tanto BP, Galp ou low cost (a bomba que tiver mais perto de mim na altura), e eu também sou todo maricas com barulhinhos no carro e nunca ouvi esse barulho...

Vou acrescentar o seguinte : todos os diesel que tive ,e ainda tenho a cada 10 /15000 km coloco 1 litro de óleo para motores a dois tempos, e encho o deposito . O que noto é, quando esse deposito está quase no fim ,o trabalhar do carro é mais silencioso . Isto serve para limpar os injectores e a bomba , e nada prejudicial para os órgãos mecânicos ,e melhor que aditivos que andam à venda .Ressalvo o seguinte : todos os carros que o fiz não tinham catalisador .

Edit : Quando mencionei catalisador queria era dizer filtro de partículas .Cumps

Last edited:
Greetings!

Eu tenho um multijet 1.3.

Já experimentei vários óleos e realmente faz muita diferença no trabalhar a frio.

Shell Helix Ultra 5w40 - mais ou menos a frio (é um exemplo de óleo caro que depois não demonstra...)
Elf 5w40 nf - porreiro a frio

Opel 5w30 Dexus 2 - muito bom a frio para eliminar o trabalhar bruto

OPEL Dexos 2 5W30 5Lt - Texoleo.com

Vejam os comments no final da página. Mais pessoas a dizer o mesmo. Um deles com o mesmo motor.

Cumprimentos

ps. Um amigo andava a meter óleo no gasóleo num mazda 2 hdi e o carro começou a engasgar-se.
Foi à mazda (borrego) e trocaram-lhe o filtro do gasóleo porque estava entupido e não sei se não fizeram algo mais nos injectores. Conta 280€.

http://www.alfanord.pt/forum_old2/viewtopic.php?f=7&t=5934

Last edited:
Greetings!

Eu tenho um multijet 1.3.

Já experimentei vários óleos e realmente faz muita diferença no trabalhar a frio.

Shell Helix Ultra 5w40 - mais ou menos a frio (é um exemplo de óleo caro que depois não demonstra...)
Elf 5w40 nf - porreiro a frio

Opel 5w30 Dexus 2 - muito bom a frio para eliminar o trabalhar bruto

OPEL Dexos 2 5W30 5Lt - Texoleo.com

Vejam os comments no final da página. Mais pessoas a dizer o mesmo. Um deles com o mesmo motor.

Cumprimentos

ps. Um amigo andava a meter óleo no gasóleo num mazda 2 hdi e o carro começou a engasgar-se.
Foi à mazda (borrego) e trocaram-lhe o filtro do gasóleo porque estava entupido e não sei se não fizeram algo mais nos injectores. Conta 280€.

Forum Peugeot 307 • Vendo Tópico - Aditivo de gasóleo no motor HDI

Nota que mencionei, óleo para motores a dois tempos (fino) . Se calhar o óleo que ele colocou, foi para motores a diesel (mais grosso ) daí o entupir . Cumps

Vou acrescentar o seguinte : todos os diesel que tive ,e ainda tenho a cada 10 /15000 km coloco 1 litro de óleo para motores a dois tempos, e encho o deposito . O que noto é, quando esse deposito está quase no fim ,o trabalhar do carro é mais silencioso . Isto serve para limpar os injectores e a bomba , e nada prejudicial para os órgãos mecânicos ,e melhor que aditivos que andam à venda .Ressalvo o seguinte : todos os carros que o fiz não tinham catalisador .

Edit : Quando mencionei catalisador queria era dizer filtro de partículas .Cumps

Por acaso já alguém noutro forum me disse que tinha tirado o FAP e nunca mais ouviu o martelar, mas como é óbvio, não vou arriscar.

A questão é, se isso fosse verdade, todos os carros diesel modernos sofreriam com a àgua por infiltração e a teoria da conspiração dos combustiveis low cost.

Todos os Diesel modernos sofreriam desse barulho... o meu TDCi, leva tanto BP, Galp ou low cost (a bomba que tiver mais perto de mim na altura), e eu também sou todo maricas com barulhinhos no carro e nunca ouvi esse barulho...

Exacto, eu disse o mesmo ao técnico da marca ao que respondeu que o tal martelar é característico do sistema Mjet (:confused: )

Exacto, eu disse o mesmo ao técnico da marca ao que respondeu que o tal martelar é característico do sistema Mjet (:confused: )

A treta do "não é defeito, é feitio..." é multi-marca... se não isto, é o barulho na caixa de velocidades, se não é isso é as FAPs, etc... todas as marcas têm um... :sh)

Aqui na minha equipa de trabalho, quando há um bug na aplicação, costuma-se dizer ao utilizador "Não é um bug, é uma feature..." mesmo que seja o maior bug ja visto no planeta [:D]

Presumo que te estejam a dizer o mesmo.

Exacto ! é por isso que estou aqui, para ver se resolvo por outra via o que eles não querem ou não conseguem [8b]

...mas atenção, não creio que seja um problema ou avaria, como disse, já acontece há muito e o rendim./funcionam. do motor não está posto em causa, mas parece obvio que existe algum elemento que produz este ruido e se se conseguir perceber ao certo qual é, proceder à sua eventual substituição caso esta não seja dispendiosa.

Para dar um exp. o outro bug que tive foi um chocalho nos travões sobre empedrado e afins que ia aumentando com o desgaste das pastilhas e que tb não foi resolvido na marca, ja se sabe, tudo o que não venha no livrinho de instruções técnicas, os gajos não inventam, dizem que é normal e passam ao lado :sh)

Pois bem, resolvi ir a uma of. rapida da REPSOL onde assisti à desmontagem das pinças para vêr o que se passava e bastou colar uns taquinhos adesivos, daqueles que se compram no AKI para as patas da mobilia, colar aquilo no lado das pastilhas onde batiam e... voilá ! nunca mais ouvi aquilo chocalhar [:cool:]

Last edited:
Exacto ! é por isso que estou aqui, para ver se resolvo por outra via o que eles não querem ou não conseguem [8b]

...mas atenção, não creio que seja um problema ou avaria, como disse, já acontece há muito e o rendim./funcionam. do motor não está posto em causa, mas parece obvio que existe algum elemento que produz este ruido e se se conseguir perceber ao certo qual é, proceder à sua eventual substituição caso esta não seja dispendiosa.

Para dar um exp. o outro bug que tive foi um chocalho nos travões sobre empedrado e afins que ia aumentando com o desgaste das pastilhas e que tb não foi resolvido na marca, ja se sabe, tudo o que não venha no livrinho de instruções técnicas, os gajos não inventam, dizem que é normal e passam ao lado :sh)

Pois bem, resolvi ir a uma of. rapida da REPSOL onde assisti à desmontagem das pinças para vêr o que se passava e bastou colar uns taquinhos adesivos, daqueles que se compram no AKI para as patas da mobilia, colar aquilo no lado das pastilhas onde batiam e... voilá ! nunca mais ouvi aquilo chocalhar [:cool:]

Brutal [:D]

Back