Mata Vacas e multas

PHSG

New member
Boas,

Sempre tive mata vacas no meu Pajero e nunca tive qualquer problema em operacoes STOP ou mesmo inspeccao. Contudo isso mudou em 2022 quando no centro de inspecoes me informaram que agora tiram fotos ao carro e que com o mata vacas nao passa.

Solucao tem sido desmontar aquilo anualmente para satisfazer as regras.

A minha questao agora e outra: e a PSP/GNR? Implicam?

Infelizmente, ja nao uso muito o Pajero por viver fora mas quando estou em Lisboa, dou-lhe uso. Recentemente tenho lido online de malta a ser multada e enviada para inspecao B por causa do mata vacas. Isto e mesmo assim? Depende do agente? Do ano do carro?

Ate agora ninguem disse nada - mas dado o pouco uso que dou ao carro, nao sou mandado parar desde 2015 ou por ai. Ainda este mes fiz Lisboa, Sevilha via Faro e passei por algumas patrulhas BT sem stress.

Mas queria perceber se estou sujeito a problemas.

Abraco,

PHG​

Tenho ideia que para chumbar no IPO, tal só ocorrerá se a grelha tiver arestas agressivas ou exceder os limites laterais da viatura.

Se a viatura tiver algum elemento que possa indiciar a alteração de características, poderá ser solicitado o averbamento à marca. Tive de o fazer na Toyota quando tive problemas com os pedais de origem do meu Yaris T-Sport (eram todos metálicos, sem pontos de borracha).

Desde que saiu a lei de 2007, que transita normas europeias (que os proibe em viaturas matriculadas após esta data), que começaram as complicações desse tipo de instalações.
Mesmo para as viaturas anteriores a essa data, como é o teu caso, e o da grande maioria dos todo-o-terreno neste país.

O que acontecia habitualmente é que os mata-vacas eram montados pelo importador ou concessionário que vendia o automóvel, dai muitos afirmarem que era de "origem". Era como se fosse um extra, mas essa instalação, normalmente não possuia normalmente homologação CE (alguns têm no próprio acessório um número de homologação cravado), e não constavam de maneira nenhuma na ficha de homologação da viatura em solo português, nem descriminados no DUA.
Após os primeiros lesados, alguns concessionários andaram uns tempos a correr "contra o prejuizo" e a ajudar os seus clientes. Deveria ser necessário um certificado e depois efectuar o processo da legalização do acessório. No entanto, não sei se foi frutífero na generalidade dos casos.

Em resposta à tua pergunta, sim, as autoridades podem pegar por ai.
Existem vários casos desses.
Se pegarem, e vamos ser muito optimistas e imaginar que não têm razão e consegues mais tarde de alguma forma ganhar recurso, eles passam na mesma uma contra-ordenação com base em "alterações das caracteristicas da viatura", e que tem como consequência a apreensão da viatura (é dos documentos, e ficas fiel depositário da viatura).
No entanto os procedimentos em vigor para essa apreensão não permitem uma guia para circulares na via pública enquanto o processo decorra (está a demorar entre algumas semanas a alguns meses para que nomeam a inspeção-b).

Como opinião pessoal, esse acessório ai não acrescenta segurança nenhuma. Dobram facilmente, causam danos na própria viatura em caso de embate, e serve somente para enfeitar e suportar os dois farois auxiliares (que nem deves utilizar muito por Lisboa). E ainda cria-te o problema com a IPO e as verificações pelas autoridades.

Tens um outro tópico por aqui no fórum, que aborda esses temas, chama-se "Homologações de PNEUS, alterações e acessórios em jipes"

Espero que tenha ajudado.

Obrigado a ambos pelas respostas.

A lei e de 2007? Entao tenho tido muita sorte em Lisboa porque fui mandado parar varias vezes e iam sempre a correr para ver se os 31 All Terrain estavam homologados ou nao. Mas nunca implicaram com o mata vacas ou estribos.

Obrigado, vou ler com atencao "Homologações de PNEUS, alterações e acessórios em jipes"

Sinceramente tirava a grelha dianteira. Na prática é só imagem.
Se deres um toque com isso ela vai dobrar no topo, pois a fixação superior é a mais fraca e vai amolgar o capot.
Fica com um aspeto mais clean na minha opinião.
Já agora parabéns por essa excelente máquina.

Back