Matemática A no ensino secundário

JonasPower

New member
Caríssimos, estou a criar este tópico porque estou com uma questão particularmente sensível, e não encontrei qualquer tópico mais abrangente sobre o secundário.

Antes de mais, a posição em que me encontro: estou a acabar o 9º ano, não vejo nada que me faça chumbar, tenho exame de português e matemática para breve.
Mas o que me leva a abrir este tópico é, mais especificamente, a matemática. Tenho 3 no final do período desde o 7º ano até hoje. Sempre tive notas entre os 60 e os 70, com algumas raras subidas aos 75, como foi caso de no 2º período, este ano.

Ora, a grande questão, é que eu tenho de escolher um curso do secundário até Julho, e ainda não faço ideia do que escolher, nem de uma área.. Já pensei em línguas e humanidades para entrar pelo jornalismo com uma licenciatura, já pensei em fotografia, já pensei em cursos profissionais de mecatrónica, informática, multimédia, já pensei no curso de ciências e tecnologias, para tirar uma licenciatura de engenharia, ou algo do género. (Isto só para terem noção da confusão em que está a minha cabeça!)

Ou seja, estou entalado.. Apesar de já ter ponderado um curso profissional, quer pelo meu conhecimento de ferramentas de multimédia que me facilitaria a vida, quer pelo gosto por informática ou mecânica, a verdade é que já percebi que, sem licenciatura, não vou a lado nenhum. Portanto, creio que devo continuar os estudos para lá do secundário, esquecendo um curso profissional, que me dificultaria o acesso ao ensino superior.

Ora, tendo isso em conta, tenho os cursos cientifico-humanísticos. Ora, tenho duas possibilidades: Ou tiro línguas e humanidades, onde tenho a vida facilitada por não ter matemática (não é bem para me facilitar, é para evitar fazer algo impossível), ou vou para o de ciências e tecnologias, que tem Matemática A, mas que me dá acesso a qualquer curso de engenharia, ou de direito, etc (Não sei que cursos mais poderei tirar com isto no secundário, mas sei que é praticamente tudo).

Portanto, o que me está a prender é a Matemática A, que o curso de Ciências e Tecnologias tem. Portanto, gostava de saber a vossa sábia opinião de quem já passou por tudo isto. As minhas questões são: Até que ponto Matemática A é difícil para um aluno mediano no ensino básico, com estudo; e, afinal, quais são todas as saídas possíveis para um curso de Ciências e Tecnologias.

Agradeço a todos desde já as respostas. Admito que é uma questão deveras pessoal, lamento por estar a abrir um tópico para o efeito, mas acredito que aqui possa existir uma enorme utilidade para mais jovens na minha situação.

C*ga na matemática A, B ou C.
A não ser que tenhas muitos "conhecimentos", de uma maneira ou de outra, vais acabar lixado, por isso escolhe o curso que mais te agradar. Pelo menos, sempre consegues tirar algum prazer intelectual daquilo que estás a fazer.

Obrigado pelo comentário.

Sem matemática, tenho o curso de Línguas e Humanidades, com História A.

Mas a questão é de facto essa.. É que, mesmo que consiga passar pela matemática A no secundário, como será no ensino superior, para um curso de engenharia informática, por exemplo? Acabo lixado?

basicamente já deste a entender que matemática não é o teu forte, logo esquece áreas técnicas pois alem da disciplina de matemática, tens física e química tal como as disciplinas técnicas do curso que envolvem matemática ao mesmo nível, portanto não se trata só de uma disciplina mas de várias com matemática avançada...

logo é melhore ires para algo que não envolva contas...

Se conseguires decidir aquilo que depois do Secundário queres seguir, vai para a área mais apropriada para essa direcção, tenha ela Matemática A ou não.

Se ainda não tiveres a certeza diria que o melhor é ir pelo lado que não fecha portas. Eu no fim do 9º ano estava na mesma posição que tu estás agora, não sabia o que fazer depois do 12º (são poucos os que com 14/15 sabem com certezas o que querem fazer o resto da vida. Dos que comigo andaram na escola só 4 ou 5 já sabiam, e realmente seguiram, o que na altura pretendiam).
Não sabendo o que fazer depois do 12º a meu ver Ciências e Tecnologias é definitivamente o melhor. Tens Matemática, o que te possibilita seguires cursos a ver com gestão, economia e afins. Tens Física, o que em conjunto com a Matemática, te abre as portas para seguires qualquer curso da área das Engenharias. Tens Biologia, o que te possibilita seguir para a área da saúde.
Pelo meio ainda tens Geologia, que também deve ser útil para cursos que tenham a ver com sismologia ou similares. Para além disso tens o mesmo Português, Inglês e Filosofia que as outras áreas.

Ires para CeT não fecha portas. Obviamente que ires para Humanidades também não fecha (não por completo pelo menos, encosta-as um pouco). Nada te proíbe de te auto-propores a exame de Matemática e Física e Química e seguires Engenharia Aeroespacial após 3 anos de Humanidades no Secundário. Mas fica um bocadinho mais complicado.

Em relação a curso profissional, estou um pouco dividido. É bom para se aprender uma profissão, e continua a haver a possibilidade de depois disso se ir para a Faculdade. Porém conheço um par de pessoas que depois de um curso profissional seguiram para um curso universitário (da mesma área) e depois se viam entalados nos Cálculos, Álgebras, Mecânicas e afins por não terem as mesmas bases de Matemática e Física do que os que vinham de CeT.

Seja como for, se não souberes o que fazer depois do 12º, o mais importante é deixar todas as possibilidades em aberto. E, a meu ver, o melhor curso para isso é CeT.

EDIT: Em relação ao "o melhor é seguir algo que não envolva contas", o problema na área das Engenharias não são as contas. Para isso há calculadoras. É importante perceber como as coisas funcionam, é importante perceber que fórmulas utilizar (e mais importante ainda porquê aquela e não a outra que envolve as mesmas variáveis) e depois conseguir aplicar a parte teórica a exercícios práticos. Mesmo tendo dificuldade em fazer contas isso faz-se. É preciso é vontade e um bocadinho de empenho. As contas porém não são um bicho de sete cabeças. É pegar na gráfica, dar-lhe os números e ela logo te dá o resultado.

Última edição:
basicamente já deste a entender que matemática não é o teu forte, logo esquece áreas técnicas pois alem da disciplina de matemática, tens física e química tal como as disciplinas técnicas do curso que envolvem matemática ao mesmo nível, portanto não se trata só de uma disciplina mas de várias com matemática avançada...

logo é melhore ires para algo que não envolva contas...

Obrigado.

Sim, de facto, matemática não é o meu forte, mas a questão é que, com mais estudo, acredito que consiga ter boas notas. É essa incerteza com o meu próprio conhecimento que também me está a deixar um pouco 'atado'.

Estive a investigar, e o curso de ciências e tecnologias tem, como disciplinas bienais: Biologia e Geologia (10.º e 11.º anos), Física e Química A (10.º e 11.º anos), e Geometria Descritiva A (10.º e 11.º anos). (é necessário escolher duas destas três). Logo, seria questão de escolher Biologia e Geologia, e Geometria Descritiva. Claro, em Geometria Descritiva também é necessário conhecimentos mais avançados, mas na parte de geometria não tenho grandes dificuldades.

O meu grande problema em matemática é aplicar as regras nos sítios correspondentes. Se eu souber o caminho para resolver uma equação, por exemplo, não tem grande dificuldade. Mas na hora do teste, acabo por não saber como resolver muitas coisas, daí manter-me nas notas razoáveis.

Nas disciplinas anuais (as duas disciplinas que só se têm no 12º ano, também bastaria escolher Geologia e Aplicações Informáticas B.

Mas, falando em matemática avançada, claro está, ao fazer este curso comprometo-me a ir para o ensino superior (pretendo acabar com uma licenciatura), e aí, a dificuldade aumentaria..

Se conseguires decidir aquilo que depois do Secundário queres seguir, vai para a área mais apropriada para essa direcção, tenha ela Matemática A ou não.

Se ainda não tiveres a certeza diria que o melhor é ir pelo lado que não fecha portas. Eu no fim do 9º ano estava na mesma posição que tu estás agora, não sabia o que fazer depois do 12º (são poucos os que com 14/15 sabem com certezas o que querem fazer o resto da vida. Dos que comigo andaram na escola só 4 ou 5 já sabiam, e realmente seguiram, o que na altura pretendiam).
Não sabendo o que fazer depois do 12º a meu ver Ciências e Tecnologias é definitivamente o melhor. Tens Matemática, o que te possibilita seguires cursos a ver com gestão, economia e afins. Tens Física, o que em conjunto com a Matemática, te abre as portas para seguires qualquer curso da área das Engenharias. Tens Biologia, o que te possibilita seguir para a área da saúde.
Pelo meio ainda tens Geologia, que também deve ser útil para cursos que tenham a ver com sismologia ou similares. Para além disso tens o mesmo Português, Inglês e Filosofia que as outras áreas.

Ires para CeT não fecha portas. Obviamente que ires para Humanidades também não fecha (não por completo pelo menos, encosta-as um pouco). Nada te proíbe de te auto-propores a exame de Matemática e Física e Química e seguires Engenharia Aeroespacial após 3 anos de Humanidades no Secundário. Mas fica um bocadinho mais complicado.

Em relação a curso profissional, estou um pouco dividido. É bom para se aprender uma profissão, e continua a haver a possibilidade de depois disso se ir para a Faculdade. Porém conheço um par de pessoas que depois de um curso profissional seguiram para um curso universitário (da mesma área) e depois se viam entalados nos Cálculos, Álgebras, Mecânicas e afins por não terem as mesmas bases de Matemática e Física do que os que vinham de CeT.

Seja como for, se não souberes o que fazer depois do 12º, o mais importante é deixar todas as possibilidades em aberto. E, a meu ver, o melhor curso para isso é CeT.

EDIT: Em relação ao "o melhor é seguir algo que não envolva contas", o problema na área das Engenharias não são as contas. Para isso há calculadoras. É importante perceber como as coisas funcionam, é importante perceber que fórmulas utilizar (e mais importante ainda porquê aquela e não a outra que envolve as mesmas variáveis) e depois conseguir aplicar a parte teórica a exercícios práticos. Mesmo tendo dificuldade em fazer contas isso faz-se. É preciso é vontade e um bocadinho de empenho. As contas porém não são um bicho de sete cabeças. É pegar na gráfica, dar-lhe os números e ela logo te dá o resultado.

Muito obrigado pelo comentário.

De facto, ainda estou muito indeciso sobre o que decidir, apesar de já ter a noção de que necessito de uma licenciatura. Tenho preferência por áreas de informática, ou mecânica, ou no caso do curso de humanidades, jornalismo.

Caso eu não escolha Fisica e Química como disciplina para disciplinas bienais, e não fazendo exame às mesmas, isso conta para o acesso ao ensino superior?

Acredito que um curso profissional facilite eventualmente o acesso a um emprego, mas, estando numa empresa, nunca vou conseguir evoluir na carreira.

Falando em calculadoras, já agora: como é que é o uso das mesmas nestas disciplinas do secundário, como matemática A? É aceite o uso da calculadora nas aulas?

O que conta para o acesso ao Ensino Superior é a média do secundário e a média das provas de ingresso.

Tomando por exemplo Eng. Informática na UNL: http://www.dges.gov.pt/guias/detcursopi.asp?codc=G005&code=0903

"Provas de Ingresso
Um dos seguintes conjuntos:
19 Matemática A
ou
04 Economia
19 Matemática A
ou
07 Física e Química
19 Matemática A"

Precisas obrigatoriamente de um desses conjuntos. Escolhes aquele que tiver melhor média. No caso de conjuntos a conter 2 exames é feita a média dos dois para determinar o valor dos exames na nota de candidatura.

Depois é decidida a tua nota de candidatura ao curso com a nota melhor de um dos conjuntos das provas de admissão, e a média do secundário. Universidades diferentes dão peso diferente às coisas, às vezes é 50% secundário + 50% exames, outras é 65% secundário + 35% exames (não sei se há ainda outras combinações, só sei destas duas).

Seja como for, se não fizeres o exame de Física e Química não te podes sequer candidatar a um curso que tenha como único conjunto de prova de ingresso possível (ou que contenha em todos os conjuntos) Física e Química.

Em relação às calculadoras, no secundário sempre as pude usar. A primeira vez que me foi proibido levar calculadora para uma aula/teste foi na Faculdade nos Cálculos e em Álgebra Linear (mas depois as contas eram básicas, o objectivo não era ver se conseguias fazer 17^2 sem calculadora).

Obrigado. Então, se eu não escolhesse fisica e química, poderia escolher esse curso, com a média de Matemática A, certo?

Começo a ficar convencido a escolher o curso de Ciências e Tecnologias. Claro que me tenho de esforçar, mas sem esforço não se chega a lado nenhum, certamente..

Obrigado pelo comentário.

Sem matemática, tenho o curso de Línguas e Humanidades, com História A.

Mas a questão é de facto essa.. É que, mesmo que consiga passar pela matemática A no secundário, como será no ensino superior, para um curso de engenharia informática, por exemplo? Acabo lixado?
Nem entras ahahaha

Nem entras ahahaha

Ohh, imagina que tenho uma média boa a Matemática A, e consigo entrar para a Licenciatura. Acredito que o ambiente seja bem diferente.. Posso simplesmente estagnar ali a minha capacidade de matemática, certo? Ou a licenciatura não funciona dessa maneira?

Eu até já estava a pensar que, ao eventualmente terminar com sucesso o curso de Ciências e Tecnologias, esperar uns dois anos, e aí sim concorrer à licenciatura.

Porque é que é difícil entrar na faculdade com um curso profissional? Se há coisa que mais me arrependo é não ter tirado um curso profissional na área de informática [8b] que raiva meu deus
eu tive matemática a porque escolhi ciências e tecnologias e se já não te tas bem com matemática então vais ter sérias dificuldades mas com estudo e aplicação tudo se consegue

Porque é que é difícil entrar na faculdade com um curso profissional? Se há coisa que mais me arrependo é não ter tirado um curso profissional na área de informática [8b] que raiva meu deus
eu tive matemática a porque escolhi ciências e tecnologias e se já não te tas bem com matemática então vais ter sérias dificuldades mas com estudo e aplicação tudo se consegue

Obrigado.

A dificuldade, creio que é porque os cursos profissionais não obrigam a exames, os quais são necessários para entrares para o ensino superior. Tens de ir tirar exames a disciplinas que não deste..

Creio que as minhas dificuldades com matemática actualmente sejam mais pela falta de estudo (só estudo no dia antes do teste, sinceramente), daí acabar por nem ter certeza das minhas capacidades.

Há mais de... 25 anos (:sh)) que fiz, provavelmente nessa mesma escola (ESML, se bem que agora também há a ESAG), uns testes psico-técnicos para ajudar a escolher o ramo no 10º ano... Já não fazem nada parecido? Eu na altura escolhi a "Área B", que é praticamente o que hoje é "Ciências e Tecnologias", e mais tarde Engenharia, o que implicou Matemática e Física para... sempre :) Sem querer assustar, nunca tive problemas com Matemática ou Física, e até cheguei a ir às Olimpíadas distritais e nacionais, mas no 1º ano da universidade espalhei-me ao comprido, exactamente nessas mesmas áreas... Depois lá tive que me aplicar. Portanto deves escolher o que GOSTAS independentemente se é "fácil" ou "difícil" - isso é meio caminho andado para tornar as coisas muito mais fáceis.

Pois..acaba por ser mais complicado, mas nada mais que isso...ah e muitos dos exames pedidos para a faculdade tanto pode dar a matemática A como a B..
quanto à matemática A já lá vão alguns anos mas lembro-me que era tudo uma questão de estudo e não de raciocínio propriamente dito, o que achei mais difícil foi o 12 ano por causa das probalidades e mais de outra materia que não me lembro qual

Antes de mais, o que importa para se ser bem sucedido no secundário, na universidade, ou posteriormente na vida profissional é a tua atitude perante o problema, porque se te desleixares claramente não vais conseguir, é aqui que está o grande problema na maioria das pessoas, que muitas vezes entram no patamar seguinte com a mesma atitude do anterior, e o que acontece é que o nível de dificuldade vai sempre em crescendo.
Agora podes estar assustado com a dificuldade que te espera, o que na minha opinião já é bom, mas quando lá estiveres, se tiveres consciente vais-te adaptar rapidamente, e os resultados aparecem.

Sinceramente não vejo isso de ter uma licenciatura como "obrigatório", e digo isto depois de ter feito um curso de 5 anos e ter entrado recentemente para o mercado de trabalho. Há sim profissões onde podes ter mais garantias de sucesso do que outras.

Se tens dúvidas, o melhor mesmo é ires para Ciências e Tecnologia e escolheres as disciplinas que mais te convêm à área que pretendes, mesmo que não tenhas certeza. Neste sentido a combinação Biologia com geometria descritiva A parece-me estranho, e acho que Física e Química é o elo de ligação entre as duas, portanto escolha "obrigatória". Mas atenção que isto é a minha interpretação da coisa pois nem sequer andei em Ciências e Tecnologia...[:D]
Tens ainda Humanidades e Artes Visuais, em ambas não apanhas Matemática A.

Além dos cursos profissionais tens também os tecnológicos e os artísticos especializados. Não sei como anda a coisa agora, mas os tecnológicos geram alguma controvérsia, porque estão a meio caminho entre profissional/normal, mas aparentemente preparam mal os alunos para a universidade. Os Artísticos Especializados julgo só haver em 2 escolas do país, uma no Porto e outra em Lisboa.

Acho que te safavas. A matemática não tem a mesma exigência para todas as engenharias. E a matemática dada em informática não é das mais exigentes. Além disso és um aluno médio a matematica. Ainda vais a tempo de corrigir a situação.

Fig1-Prototypical-Learning-Curve-700x525.png

É sempre assim, ao início é que custa mais.

O estigma da matemática.... a matemática é uma das coisas mais simples porque é "aquilo". Basta perceber o porque, estudar, aprender.... simples. Fazer exercícios, repetir.
Só aprendi a gostar de matemática no secundário, praí no 11º. No 12º adorei fisica. Não tirava grandes notas, mas gostava.
Em vez de andares 1h no facebook... resolve problemas num caderno de exercícios.

Obrigado. Então, se eu não escolhesse fisica e química, poderia escolher esse curso, com a média de Matemática A, certo?

Yep. Podes escolher um conjunto qualquer. Acho que quando te candidatas o sistema escolhe até por si própio o conjunto no qual vais ter melhor média.

De notar que, pelo menos no IST, quase todas as Engenharias requerem Física e Química A e Matemática A como exames de admissão. Não sei bem como é nos outros sítios.

Eu até já estava a pensar que, ao eventualmente terminar com sucesso o curso de Ciências e Tecnologias, esperar uns dois anos, e aí sim concorrer à licenciatura.

Tens que ter em mente que os exames nacionais são apenas válidos por 3 anos desde da data em que os fazes. Assumindo que no ano lectivo 2019/2020 estás no 11º e fazes exame de Física e Química A + Biologia e Geologia, e no ano lectivo 2020/2021 fazes exame de Matemática A e Português A só podes utilizar os exames de Física e Química A e Biologia e Geologia como exames de admissão para os anos lectivos de 2021/2022 e 2022/2023. Matemática A e Português A serão válidos por mais um ano, ainda te poderias candidatar com esses para o ano 2023/2024.
Caso os 3 anos de validade do exame passam terás de repetir o exame, e se a memória não me falha ao fazeres isso conta como se estivesses a fazer uma tentativa de melhoria. Isto significa o seguinte, imagine-se que no ano de 2019/2020 acabas Física e Química A com média de 16 - a notas do exame nesse ano é ignorada, que já não interessa para as contas. Se repetires o exame de F&QA em 2022/2023 e se tiveres 15 a tua nota de F&QA para a parte de exame de admissão será 15, e a nota de F&QA a entrar para o cálculo da média de secundário será o 16 que obtiveste em 2019/2020. Se, porém, tiveres no novo exame 18 a nota do exame de admissão será de 18, e a nota de F&QA para as contas do cálculo média secundário será 18 também.

Sendo agora já meados de abril, e se estiveres no 9º ano, estas coisas já deveriam ter sido todas explicadas por professores. Não falaram sobre o funcionamento do Secundário, e a entrada na Faculdade? A Escola tem (ou devia ter) a responsabilidade de explicar como isso tudo funciona.
Eu lembro-me que quando eu estava no 12º, ainda durante o 2º período, houve uma palestra só para os pais irem e esclarecerem as suas dúvidas depois de uma apresentação acerca do funcionamento das coisas, e depois aquilo foi repetido para os alunos, para também eles esclarecerem as suas dúvidas. Para além disso havia 3 professores com os quais se podia falar para esclarecer qualquer questão que surgisse.

Voltar
Superior