Matemática

Você e seu sócio foram levados até a esquadra da polícia e colocados em celas separadas. O interrogador diz que a polícia possui provas suficientes para mandá-los para trás das grades durante um ano, mas não mais do que isso.

Porém, se você confessar e concordar em depor contra seu sócio[FONT=Verdana,Arial], você ficará livre por ter colaborado, e ele irá para a cadeia por três anos. Já se ambos confessarem o crime, o juiz não precisarão de sua cooperação e cada um sofrerá uma pena de dois anos. Você é levado a acreditar que a mesma proposta está sendo feita ao seu parceiro. O que você faz?

[/FONT]

Este é interessante e é dado em Economia. Pelo menos no meu tempo era.

Dilema do prisioneiro - Wikipédia, a enciclopédia livre

Você e seu sócio foram levados até a esquadra da polícia e colocados em celas separadas. O interrogador diz que a polícia possui provas suficientes para mandá-los para trás das grades durante um ano, mas não mais do que isso.

Porém, se você confessar e concordar em depor contra seu
sócio[FONT=Verdana,Arial], você ficará livre por ter colaborado, e ele irá para a cadeia por três anos. Já se ambos confessarem o crime, o juiz não precisarão de sua cooperação e cada um sofrerá uma pena de dois anos. Você é levado a acreditar que a mesma proposta está sendo feita ao seu parceiro. O que você faz?

[/FONT]

Se têm provas que não os prendem mais de que 1 ano... porque o juiz os condena a 2 anos se cooperarem?

não é isso... mas podem prender alguém mais que a pena desse crime?

tipo: fazer xixi no parque... de 6 meses a 1 ano...
confesso... apanho 2 anos? se a pena é só de 1 ano?

Já tinha reparado... É estranho isso:confused::confused:
Só se o facto de não cooperar possa ser considerado uma agravante....

Lanco um dado uma vez. Recebo 1 euro por cada pinta que sair. Qual o valor esperado ?

Agora, se tiver a oportudade de, se nao estiver contente com o numero que saiu, voltar a lancar, e ganhar o numero que saiu nesse novo lancamento (se ficar por ai), isto ate ao maximo de dois novos lancamentos (ou seja no total um maximo de 3 lancamentos), qual o valor esperado desse jogo ?

4 ... de cabeça... e assim à partida.... sem pensar muito no assunto .... [:D]

edit: 3 novos lançamentos....

enganei-me... isso era para 2 lançamentos no total sorry....

para 3 lançamentos seria 4,25 em média por jogada ?

hmmm há aqui gato....

ou será antes 4,75 ?????? [:D]

Última edição:
4 ... de cabeça... e assim à partida.... sem pensar muito no assunto .... [:D]

edit: 3 novos lançamentos....

enganei-me... isso era para 2 lançamentos no total sorry....

para 3 lançamentos seria 4,25 em média por jogada ?

hmmm há aqui gato....

ou será antes 4,75 ?????? [:D]
O primeiro lancamento esta errado. O melhor e comecar por ai...

Lanco um dado uma vez. Recebo 1 euro por cada pinta que sair. Qual o valor esperado ?

Agora, se tiver a oportudade de, se nao estiver contente com o numero que saiu, voltar a lancar, e ganhar o numero que saiu nesse novo lancamento (se ficar por ai), isto ate ao maximo de dois novos lancamentos (ou seja no total um maximo de 3 lancamentos), qual o valor esperado desse jogo ?

quando lanço um dado espero sempre 6... ehehehe às vezes sai... principalmente qd ninguém está a ver [:)][:)]

Pior [;)]

Estas questoes podem ser uteis... Por exemplo esta tive de resolver sem papel / caneta / maquina aquando de uma das entrevistas para o meu trabalho actual (e era uma das questoes nos 10% mais faceis do ranking)
Valor esperado do lancamento do dado : (1+2+3+4+5+6)/6 = 3.5

Agora a 2a parte da pergunta :

Se tiver direito a fazer 3 ate 3 lancamentos seguidos, sendo que o que eu ganho e o que saiu no ultimo lancamento, qual o valor esperado deste "jogo"?

Pior [;)]

Estas questoes podem ser uteis... Por exemplo esta tive de resolver sem papel / caneta / maquina aquando de uma das entrevistas para o meu trabalho actual (e era uma das questoes nos 10% mais faceis do ranking)

São contas simples que não precisam de grandes coisas.

Mas continuo a achar que está correcta. 4,667 por lançamento. [:D]

ou seja:

Uma jogada e até 3 lançamentos de dados. Posso parar quando quiser ficando com o valor marcado no dado.

temos então várias hipoteses: 1 2 3 4 5 6 Sendo que o valor médio por lançamento é de 3,5.

1º Lançamento: se o valor for igual ou inferior a 4 repetir lançamento.
Ou seja, temos 33% de acertar num 5 ou 6... (ou 5,5 por média)

2º Lançamento: Se o valor for igual ou inferior a 3 repetir lançamento.
Ou seja temos 50% de hipóteses de acertar num 4 5 ou 6 (5 por média)

3º Lançamento: temos 100% de hipóteses de acertar em 1 2 3 4 5 6 (ou 3,5 de média)

Resumindo e no final:

Temos 33,3% de acertar em 5,5 por jogada
Temos 33,3% de acertar em 5 por jogada
temos 33,3% de acertar em 3,5 por jogada

ou seja
5,5 + 5 + 3,5 = 14
14 / 3 = 4,66667

hmmmm tens a certeza que está mal? :confused:[:D]

Voltar
Superior