Matemática

Não. Porque se soma a velocidade dos 2. Podes dizer, por outra forma, que é o tempo que se demora a percorrer 500 m a 45 km/h. [;)]

Soma-se a velocidade dos dois mas também se soma o comprimento.

Na realidade é como se um comboio estivesse a ir de encontro a um espelho. Neste caso em concreto a imagem reflectida corresponde ao outro comboio e o espelho representa o ponto em que existe contacto permanente entre os dois comboios... ou seja 250 / 12,5 = 20s

Esta é uma charada engraçada... pode ser de uma facilidade extrema para um jovem como induzir um experiente matemático em erro. Foi discutido por um Matemático que criou um dos contos mais famosos de sempre, Alice no País das Maravilhas.

Se sete gatos caçam sete ratos em sete minutos, pergunta-se: quantos gatos são precisos para caçar setenta ratos em setenta minutos?

Esta é uma charada engraçada... pode ser de uma facilidade extrema para um jovem como induzir um experiente matemático em erro. Foi discutido por um Matemático que criou um dos contos mais famosos de sempre, Alice no País das Maravilhas.

Se sete gatos caçam sete ratos em sete minutos, pergunta-se: quantos gatos são precisos para caçar setenta ratos em setenta minutos?

Os mesmos 7 gatos.

Um monge queria tirar uma pausa de 45minutos.
Para tal só tinha 1 isqueiro e 2 pauzinhos de incenso e sabia que eles demoravam exactamente 1hora a arder completamente, cada 1 dos paus.
O arder dos pauzinhos NÃO é constante, sabe-se apenas que na totalidade, depois de completamente ardidos, passou uma hora.
Como fez o monge para saber quando terminava a sua pausa de 45minutos?

Ninguém resolve o problema do monge?!

Creio que sei...

No 1º pau ele queima as duas extremidades de maneira a que o pau seja consumido em 30 minutos....

Ao mesmo tempo ele queima um dos lados do 2º pau.

Depois do 1º pau ser consumido totalmente por duas "chamas" o 2º pau terá sido consumido 50% com uma "chama"

Então ele queima o outro lado do 2º pau de forma a queimar os restantes 50% ao dobro da velocidade, ou seja em 15 minutos..

30 min + 15 min = 45 min.....

Última edição:
Creio que sei...

No 1º pau ele queima as duas extremidades de maneira a que o pau seja consumido em 30 minutos....

Ao mesmo tempo ele queima um dos lados do 2º pau.

Depois do 1º pau ser consumido totalmente por duas "chamas" o 2º pau terá sido consumido 50% com uma "chama"

Então ele queima o outro lado do 2º pau de forma a queimar os restantes 50% ao dobro da velocidade, ou seja em 15 minutos..

30 min + 15 min = 45 min.....

certíssimo ;)

enigma matematico :sh)
tou a tentar fazer uma coisa de maneira logica mas nao estou a conseguir ou nao sei o termo especifico para o que quero...
dando um exemplo, tenho por exemplo numeros de 1 a 6,quero neste caso que por 5 grupos(os grupos sao sempre o numero total - 1), eles se combinem , de modo a que os algarismos apareçam sempre e todos em cada grupo, e que nunca se combinem 2 a 2 mais que uma vez..
esses numeros que estao a preto, é as combinacoes possiveis todas que sao 15 combinaçoes e aí ja sei como chegar...agora para dividir pelos 5 grupos, nao é imediato..tive basicamente que ir pondo e apagando quando nao desse para encaixar..há alguma logica por detras de modo a que consiga agrupá-los dessa maneira? tem de funcionar para qualquer quantidade de numeros neste caso fiz para a quantidade 6 mas tem de funcionar para qualquer numero par, é par porque nao pode ficar nenhum de fora em cada grupo.. nao tou mesmo a ver como fazer isso. https://ibb.co/tY1PzjQ

edit: está resolvido,já descobri como fazer..agora vem a dor de cabeça de fazer em codigo:sh)

Última edição:
Voltar
Superior