Materiais Compósitos

cuica

Well-known member
Boas.
Como sabem anda aí a moda de aligeirar os carros, até os UMM's já têm capots e portas de fibra!!!
Desde que vi a utilização de compósitos em competição fiquei com a pancada de um dia ter um carro bastante mais leve, logo menos gastador, melhor relação peso-potência, etc.
Alguém me sabe dizer, por experiência, como fica:
- comportamento, a repartição de pesos frente trás.
- inspecções, se nos rolos não dá chumbo.
Ainda outro dia vi uns 4x4 americanos com fibras e rollcages, fiquei[br:)] !
O meu intuito seria substituir os painéis mas se houvesse € talvez té fazer uma remodelação total.
Por exemplo uma pick-up com caixa de carga toda em fibra!

estou inclinado para a simples chapa de aluminio...mas se calhar aquece um bocado ,não estou a encontrar informação de chapa termica na net nem onde a comprar ,o que vi destina-se a edificios

vou simplificar a coisa a ver se para o ano já rola...

Chapa de aluminio se calhar vai aquecer muito a tabanca, só se lhe meteres um A/C. [:)]

Agora a sério, se calhar fica quente demais...

Podes sempre arranjar um daqueles atrelados/tenda, tirar-lhe as rodas e a suspensao e adapta-lo ao plano de carga da pick-up, de forma a que possas por e tirar...

Enfim, e so uma ideia [;)]

isso assim não funciona para a venda das farturas[:D]

se me der na telha quero dormir no meio de uma cidade sem que me incomodem por montar acampamento[;)] uma estrutura em ferro quadrado com uns 3cms chapeada ...não sei é com que chapa

Pedro, hoje vi isto, a ideia até nem é má, só o ângulo de saída fica um pouco comprometido se bem que um pouco de corte e custura resolva a coisa. [:D]

obrigado [;)] essas tem a cama por cima do tejadilho e obriga a ter perto de 2m de largura ...a pick up tem +- 1,80 a cama vai ficar ao comprido...ninguem sabe com que material fazem essas caravanas ,é fibra?

É fibra concerteza. Ela fica com aquele aspecto de "canelado" para poder ser mais resistente. Depois por dentro leva algo termo isolador e leva então uma placa lisa para acabamento.

Boas, tb podemos falar na construção da "tenda" aqui deste camarada!
Tenta arranjar um pouco de fibra pra experimentares. Aquilo, com os devidos cuidados, é fácil de trabalhar e dá resultados fixes!
Depois com madeira fazes um molde das formas que queres dar à caravana, o mais quadradão possível, a partir daí forras por dentro com fibra e ficas com o molde em si!
Depois é só começar fazer em série e vender aí umas quantas pra rentabilizar o investimento.
Já sei que falar é fácil, mas acredita que é mais fácil de trabalhar do q aparenta.
Eu já vi fazer tanques de uns 10 m de altura, tubagens, peças de carroçaria e mexer naquilo é mesmo básico...
Eu só não faço porque não tenho um 4x4 senão...mas está pra breve (espero eu[:p] ).

Boas, tb podemos falar na construção da "tenda" aqui deste camarada!
Tenta arranjar um pouco de fibra pra experimentares. Aquilo, com os devidos cuidados, é fácil de trabalhar e dá resultados fixes!
Depois com madeira fazes um molde das formas que queres dar à caravana, o mais quadradão possível, a partir daí forras por dentro com fibra e ficas com o molde em si!
Depois é só começar fazer em série e vender aí umas quantas pra rentabilizar o investimento.
Já sei que falar é fácil, mas acredita que é mais fácil de trabalhar do q aparenta.
Eu já vi fazer tanques de uns 10 m de altura, tubagens, peças de carroçaria e mexer naquilo é mesmo básico...
Eu só não faço porque não tenho um 4x4 senão...mas está pra breve (espero eu[:p] ).

Com o valor k gastas em material vale mais mandar fazer. A fibra n é nada barata, mas para o caso de alguem pensar em fazer, pode sempre usar placas de esferovite para dar a forma e fazer de isolamento termico e acustico.

Ontem vi uma 110, verde com uma caixa termica em cima, pensei logo que o Pedro ja tinha adaptado a camionete[:D]

Como era de noite não deu para tirar foto, mas devo voltar a ve-la depois tiro. Mas era uma caixa termica quadrada muito simples.

Vai aos tipos que fazem carros de frio e pergunta quanto querem, se quiseres ate te instalam o A/C[:D]

agora ando de olho nas camionetas todas comecei pelas frigorificas[:D] mas deve ser fresquinho demais depois passei as que são construidas em aluminio...

uma estrutura ,uns paineis e uns perfis e está mais o menos feitos ,ainda não sei onde é que se vende os paineis ...

Voltar
Superior