Materiais para acabamentos numa obra nova.

Lorran

New member
Como o próprio título refere, preciso da vossa opinião sobre que tipos de material usariam se hoje fossem construir uma moradia nova.
Estou a fazer um mapa de acabamentos, mas penso que estou a usar materiais completamente ultrapassados ou pelo menos não estou a inovar, e como isto é um trabalho de arquitectura e não algo que seja para aplicar posso escolher o material que bem quiser.
Usei +- estes materiais, gesso, azulejo 15x15 bege, 20x15 branco, tijoleira 20x10 cinza, tijoleira 25x25 castanho, rodapé, pintura cor branca e bege para as paredes.
Tenho noção que há materiais bem mais recentes e mais atraentes que estes e como da sempre jeito inovar, gostaria das vossas ideias para me ajudar.
O que iram escolher para pavimentos, paredes e tectos de cada compartimento? se quiserem adicionem a frente.

compartimento pavimento / paredes / tecto

Hall / corredor
Sala de estar
Sala de jantar
Cozinha
Casa de banho
Quarto
Quarto2
Quarto3
VArandas

Agradeço a vossa opinião.
Obrigado.

Boas. Se queres inovar e em vez dos tradicionais revestimentos cerâmicos, que por melhores e mais bonitos que sejam não deixam de ser demasiado comuns e a tua casa terá apenas mais um WC ou mais uma Cozinha.
Eu trabalho na área e posso-te dizer que o que está em voga hoje em dia é a pedra natural. Tem um leque tão alargado como o dos cerâmicos e podes escolher de entre ardósias, granitos, calcários (há calcários espectaculares, neste aspecto são os meus favoritos). Depois podes fazer optimas emodernas combinações com mobiliário, cores, formatos, etc. Aconselha-te com um profissional e verás que as possibilidades são quase infinitas.

Não quero com isto dizer que a cerâmica para revestimentos não presta, apenas está em desuso.

Boas. Se queres inovar e em vez dos tradicionais revestimentos cerâmicos, que por melhores e mais bonitos que sejam não deixam de ser demasiado comuns e a tua casa terá apenas mais um WC ou mais uma Cozinha.
Eu trabalho na área e posso-te dizer que o que está em voga hoje em dia é a pedra natural. Tem um leque tão alargado como o dos cerâmicos e podes escolher de entre ardósias, granitos, calcários (há calcários espectaculares, neste aspecto são os meus favoritos). Depois podes fazer optimas emodernas combinações com mobiliário, cores, formatos, etc. Aconselha-te com um profissional e verás que as possibilidades são quase infinitas.

Não quero com isto dizer que a cerâmica para revestimentos não presta, apenas está em desuso.

Então os azulejos estão em desuso? as coisas que aqui se aprendem[:cool:]

pedra natural nao é nada inovador, usa-se ha milhares de anos, alem diso é mto mais cara que azulejos e a sua extração é limitada.

mas como se chama isso? placas de pedra calcária 20x20 por exemplo?

mas como se chama isso? placas de pedra calcária 20x20 por exemplo?

As medidas das peças variam muito, 20x20 é provavelmente uma medida bastante comum.

Dentro de cada tipo de pedra, seja calcaria, granito ou xisto há uma variedade enorme de cores, tonalidades, o acabamento tamb~em poderá ser escolhido, polido, areado, flamejado, etc. No nosso país encontram-se os 3 tipos, mas também é possível importar.

Em relação a calcário, encontra-se muita oferta. Desde lojas da especialidade nas cidades, como também directamente nas serrações, se a quantidade o justificar. Se procuras calcário a zona oeste é a melhor do país, desde Sintra, Pêro Pinheiro até a serra de Mira d'Aire.

Moleanos, o calcário mais barato, mas também é o mais mole.
MoleanosHonedweb02.jpg

Ardósia:
lrg-296-brazil_01.jpg

Eco_2145.jpg

Então os azulejos estão em desuso? as coisas que aqui se aprendem[:cool:]

pedra natural nao é nada inovador, usa-se ha milhares de anos, alem diso é mto mais cara que azulejos e a sua extração é limitada.

Não por serem piores, são modas, ciclos, é normal. O material cerâmico não é de pior qualidade, Grespor é um ex.
Mas revestir o WC por exemplo a xisto verde brasileiro está na moda, é uma realidade, daqui a 5 anos há outra qqr.

A pedra que esteve na moda em Portugal foi o mármore, mas já há uns 20 anos, por aí.

Os mosaicos/azulejos continuam na moda. Há uma variedade imensa de revestimentos cerâmicos, para todos os gostos.

Quanto à pedra natural, é de facto muito bonita, mas os preços são muito elevados. Vi há uns tempos umas pedras calcárias da arrábida que eram simplesmente fabulosas. Mas 250 euros por m2, é muito caro para os comuns mortais.

Back