matra murena!!![com fotos]

boas, eu continuo a dizer e mantenho,estes veiculos de Talbot nao tem nada a nao ser a designaçao comercial,estes motores começaram a equipar automoveis Simca logo em 1962 com o simca 1000 equipado com motor 944cc e evolui ate aos 1294cc com 103cv equipando em varias versoes os Simca 1000 rallye 1,2 e por fim 3.
Esse mesmo motor viria a equipar em 1967 o Simca 11OO que começou no 1118cc e acabou no 1294CC que serviu para equipar o primeiro Bagheera em 1973, ate aqui nada de talbot, mas unicamente Simca.
Depois veio o Horizon,solara,1307,1308,1309,1510,Rancho,Murena1.6,bagheera, todos estes modelos equipados com o mesmo bloco motor que variava desde 1118cc ate aos 1592cc com cx manual de 4v ate cx automatica de 3v, para depois equipar o murena com um motor mais potente recorreram a gama da Chrysler onde estava disponivel uma motorisaçao de 2000cc que equipava os modelos Chrysler 160(1600cc),180(1800cc),2L(2000cc) recaiu nesta unidade a escolha para o Murena e tambem para o topo de gama o TAGORA que deveria atacar o mercado dos Renault 3à e tambem Peugeot 604.Esta unidade motora teve de ser tambem retrabalhada para atingir cc superiores.
Quanto ao Bagheera ,um veiculo nascido de uma equipa habituada a ganhar titulos mundiais no desporto automovel muito antes da Alpine Renault, a MATRA aliou-se a Simca para aproveitar a sua rede de distribuiçao para os novos coupes que para a epoca conseguia ter um cx de 0,32 que para a epoca era notavel,uma suspensao traseira saida da competiçao,4 travoes de discos coisa rara na epoca,cintos de enrolar em todos os bancos,(primeiro veiculo europeu equipado de serie)
vidros electricos etc etc.
O problema inicial da frente ser leve devia-se a barra estabilisadora dianteira,de inicio vinha com um diametro de 18mm e para remediar foi montada uma de 19mm frente e 20 mm tras.
Como podem observar o grande problema desta marca foi o nao saber aproveitar a imagem ganha ao vencer 3 vezes as 24h le mans,sagrar-se campea do mundo de formula 1.
por agora peço desculpa mas quando começo a falar desta parceria MATRA e SIMCA perco um pouco a noçao do tempo.

bondia, nao esse motor era diferente ,esta gama era a partida feita so para o UK. depois este carro evolui para os 2.2L para poder entrar no mundial de rallis,tinha versoes que começavam nos 1000cc,1100,1600,e 2.2L,eram motores duradouros mas deixavam muito a desejar em potencia.

BOAS NOITES, ja agora que mais nimguem pergunta ou deseja saber mais sobre esta marca ou um modelo em particular, uma simples pergunta.
Qual foi a directiva orientadora para que o gabinete de estudos da altura pusesse no seu caderno um coupe de tres lugares frontais? qual a razao?

Bom dia

Lembor-me bem desses carros, curtia por causa dos 3 bancos e principalmente pela estéctica que apesar de quase ninguém que conheço gostar, eu gosto. A razão dos 3 bancos já me disseram mas agora não me recordo.

Existe um desses parado há anos numa garagem aqui perto juntamente com um jipe da Mitsubishi tipo o willys, acho que construido sob licença. Em relação ao Matra sei que é amarelo e está bem cheio de lixo e meio desmontado, nunca me cheguei perto para ver se é o bagheera ou o murena.

Cumps
Mário

Boas ,Ora aqui vai a resposta: a ideia surgiu aquando da mudança de instalaçoes da matra e da necessidade de arranjar um substituto para o M530 que era um coupe muito arrojado para a epoca e que vinha equipado com um motor V4 1.7 da ford, e durante essas mudanças,Phillipe GUEDON outrora encarregue de desenhar esse tal substituto pegou numa carrinha Ford Taunus carregou tudo o que podia la dentro e segui viagem mais dois mecanicos no banco da frente e chegou a conclusao que a grande inovaçao do futuro M550 nome de codigo teria que albergar 3 pessoas a frente em vez dos habituais 2+2 que nos bancos de tras so mesmo crianças e pequenas.
para a proxima um bocadinho de historia,ouviram falar de algum matra que iria rivalizar na estrada com os mitos da epoca Ferrari,Lambo,De Tomaso e outros?

semttulo6yd.jpg

Lembro-me tão bem de um igualzinho a este, depois o dono "arrebetou" o dinheirinho e o negócio próprio que tinha e vendeu o carro, passou a andar num utilitário.

Mas o carro é um espectáculo

Boas , entao aqui vai mais uma info sobre esta marca.
Em 1974 a matra decidiu pisar terrenos onde so os grandes carros eram admitidos, FERRARI,LAMBO,PORSCHE,DETOMASO,etc.
Para isso fez um estudo que acabou nestas indicaçoes: motor U8 nao V8 mas sim U8,2588cc, 170cv,4x2 weber verticais de 36,cx 5v origem Porsche e diferencial autoblocante 80%. E o look era um autentico lamborghini. velocidade max 225k/h, o pior consumos na ordem dos 20 l/100. Passadas algumas semanas sobre o estudo rebentou a primeira crise petrolifera e acabou o sonho da produçao , nessa altura por razoes economicas virou-se entao para os motores da Simca com 1442cc e 90cv potencia .Foram construidos 3 protos desse veiculo, 1 foi destruido em ensaios o outro esta no museu da matra em Romorantin o terceiro chassis desapareceu,ninguem sabe onde se encontra.

para quem quiser ver e confirmar e quem sabe admirar.

http://sitematrarama.free.fr/le bagheera u8.htm

E simples ,emvez de ter uma cambota commum para os 8 cilindros, acoplaram dois motores de 1294cc um de bagheera nr e um outro de um simca 1000 rallye2 tambemde 1294 cc mas com a particularidade de rodar em sentido contrario e atraves de um complexo sistema de engrenagem e carretos fizeram a ligaçao dos 2 motores . evidentemente ligados um ao outro por um carter comum etc,etc.
Para ver a arquitectura ext do motor podera ir ao site que ficou no ultimo post.

Voltar
Superior