Aconteceu o mesmo ao meu irmao em meados de 2004.
A minha cunhada da altura trouxe o carro dele (ele estava em Angola na época e o carro era um Golf IV) e eu olhei e perguntei-lhe?
- "Trouxeste outro carro?"
-"Nao".
- "Que raio de matrículas sao aquelas?"
Ela quando olha, comeca a entrar em parafuso -"Ai meu Deus, que roubei um carro"
Entretanto pedi-lhe as chaves, o carro abriu e fui direito ao local onde o meu irmao tinha os documentos, comprovando que era o carro dele.
Entretanto a história reza assim....
- um Golf IV versao Pacific a gasolina (o dele era a versao Pacific TDi, de 2003), da Europcar foi roubado a caminho da SIVA na Azambuja. Um gang de leste roubou-o, fez uma série de assaltos e quando passaram em Almeirim (onde vivíamos), viram o carro do meu irmao e lembraram-se de trocar as matrículas. Tiraram as dele e deram-se ao trabalho de colocar as do outro carro no carro dele.
Entretanto chamei a GNR, lá vieram, contei o que se passava e no final pediram-me para levar as matrículas roubadas ao posto. Disse que sim, mas que precisava levar o carro para a garagem de meu pai que ficava a 500 metros. Disse-me um GNR que nao, que tinha que chamar o reboque. Eu olhei para ele e disse-lhe qual é que era a piada de me fazer gastar mais de 200,00 € para chamar um reboque para levar o carro 500 metros. O colega volta-se para mim e diz-me: -"Ricardo, mete-te no carro, leva-o para a garagem do teu pai, tira as matrículas, leva-as ao posto, apresenta queixa que nós vamos ver o que podemos fazer".
Assim se fez. Carro guardado, matrículas no posto e dá-se início ao processo.
Entretanto meu irmao chega de Angola, comeca a dar as voltas necessárias para tratar do caso e comecam a chegar notificacoes... passar na Via Verde a velocidades até o carro roubado nao dar mais, assaltos, meter gasolina sem pagar e por aí adiante. Ele inclusive já equacionava em mandar pintar o carro de outra cor. Entretanto conseguiu-se provar que o carro que circulava nao era o do meu irmao (curiosamente por causa do simbolo TDI, que o outro nao tinha por ser a gasolina), a Via Verde creditou as passagens efectuadas, e finalmente teve ordem para mandar fazer matrículas novas com o registo original, colocou-as no carro e comecou a circular.
Curiosamente, cerca de 3 meses depois, recebe um telefonema da GNR para ir buscar as matrículas dele. O carro roubado, ao ser usado num assalto em Porto Salvo, despistou-se e onde bateu por lá ficou batido.
Que eu tenha conhecimento, mais nenhumas consequencias tiveram lugar depois desta sequencia de eventos.
Abraco