Matriculas estranhas

eu hoje vi uma coisa estranha. não sei se um ex-emigrante ou não (a mulher tinha ar de brasileira, o marido não dava para "notar") e iam à minha frente até depois virarem numa rotunda. era uma A4 de 2007, importada em 2024 (matrícula BB) e o curioso, além dos 16 ou 17 anos de diferença para a importação, era que a carrinha indicava ser uma 3.0tdi. até confirmei logo pela matrícula e era mesmo uma raridade dessas. de vez em quando, assim de certos em certos anos, aparecia um C 320cdi, mas A4 é mesmo muito raro. já quase não me lembro de ver uma a circular. aquilo paga a enormidade de imposto ou fica a pagar o correspondente à idade real?

eu hoje vi uma coisa estranha. não sei se um ex-emigrante ou não (a mulher tinha ar de brasileira, o marido não dava para "notar") e iam à minha frente até depois virarem numa rotunda. era uma A4 de 2007, importada em 2024 (matrícula BB) e o curioso, além dos 16 ou 17 anos de diferença para a importação, era que a carrinha indicava ser uma 3.0tdi. até confirmei logo pela matrícula e era mesmo uma raridade dessas. de vez em quando, assim de certos em certos anos, aparecia um C 320cdi, mas A4 é mesmo muito raro. já quase não me lembro de ver uma a circular. aquilo paga a enormidade de imposto ou fica a pagar o correspondente à idade real?

Atendendo à alteração em meados de 2019, os carros provenientes da UE, passam a pagar o IUC conforme a primeira matrícula.

Portanto e no caso desse A4, se proveniente de um dos países da UE, irá pagar o respectivo IUC de 2007... com sorte e se matricula ainda até Junho de 2007, terá daqueles IUC antigos.

há bocado vi um Citroen C2 estacionado sem matrícula à frente, atrás pela matrícula fora importado em 2008. deve estar a querer fazer-se de suíço, só pode! [:D]

depois passou um C5 com matrículas recentes, AI ou algo assim, mas era um da çprimeira geração ainda. neste caso acredito piamente que seja de algum emigrante.

matrículas da geórgia e arménia (do azerbaijão já não fui a tempo de pedir). há uma diplomática também, mas não sei se haverá mais de um outro país lá próximo. andavam por lá umas matrículas russas no azerbaijão.

upload image album

deve ser por aí, lituânia, estónia. têm assim umas matrículas. hoje vi de relance uma dessas lituanas num estaleiro de obras (LT). vou ver se amanhã de manhã me lembro de tirar foto caso lá esteja o camião.

edit: a estónia também é assim, mas primeiro os números e depois as letras.

Back