Mau tempo ! Manutenção ! O que fizeram vocês ?????

Excalibur

Banido
Vamos lá pessoal todos temos visto nos ultimos dias as noticias que o mau tempo provocou desabamentos, inundações etc, etc.

Culpas ? Falta de limpeza e manutenção entre outras causas, a muita chuva caida não é a unica culpada.

E vocês o que fizeram nas vossas habitações ( ou condominios ) para evitar eventuais precalços ?

Limparam caleiras ?
Algerozes ?
Tubos de descarga ?
Limparam os esgotos pluviais ?
As calhas de recolha e ralos ?

Sabem que uma caleira acumula terra e lixo, forma musgo de tal forma que fica obstruída e as águas entram por debaixo das telhas, o peso excessivo pode provocar o colapso !!

As calhas, esgotos pluviais e ralos entupidos são o suficiente para que o escoamento de águas de uma garagem ou anexo não sejam efectuados com a rapidez necessária, provocando inundações !!

Confirmaram o estado de conservação das telhas?
(Telha estalada ou partida é infiltração garantida)

Confirmaram o estado de conservação e os apertos das antenas ?
( uma antena solta pode cair e partir telhas )

Procuraram eventuais fissuras ou falhas nas telas de impermeabilização ? ( isto provoca goteiras e infiltrações )

Limparam e verificaram o estado de conservação das chaminés ?

Verificaram, o isolamentos das janelas ?
(O silicone a sair deixa entrar água.)

Estas questões são pertinentes, mas são de grande importância quando estamos no pino do inverno e os problemas acontecem.

Eu verfiquei e limpei caleiras e algerores, chaminés, estado de telhas e eventuais fontes de infiltrações foram eliminadas, e conferi as antenas .

Se não o fizeram aproveitem o próximo fim de semana com bom tempo .

Garanto-vos ficam mais descansados e dormem bem melhor no Inverno, isto é, sem preocupações ou duvidas.

:);)

citação:Originalmente colocada por Unreal

Nada :D
Cá no norte (pelo menos onde moro) chove chove e não se passa nada de mal [8D] (até ao dia [8)])

O mal é quando dia chega ! [8)]

Longe vá o agoiro mas depois todos choramos sobre o leite derramado.

Basicamente quem trata do telhado do prédio é o meu pai, limpa os algerozes, substituí as telhas partidas, algumas podres, outras com mais de 100 anos.
Meteu rede por cima dos algerozes para os pombos não fazerem ninho nos mesmos e entupirem tudo.
Os outros condóminos, nada fazem.
Mas mesmo assim tem algumas infiltrações que o meu pai já disse que ía resolver.
Despesa fica para o condomínio!

Eu não fiz nada...

Moro num 11º andar de uma zona alta de lisboa. Se a água chegar aqui. LOL

As janelas são todas boas e têm 5 anos. Por isso não há problemas.

Mas há coisa de uns 20 dias limpei o ralo da varanda.

Excalibur, sinceramente não tem chovido nada de anormal por aqui...

Alem disso, no Norte, pela própria fisionomia do terreno, as consequências das chuvas não costumam ser tão graves como para o centro/sul...

citação:Originalmente colocada por Vorsprung durch Technik

E onde é que ficam as preocupações com a manutenção da fauna jornaleira?

Se não houver uma época de fogos e uma de inundações, o pessoal definha sem noticiário.

Esses que passem a fazer jornalismo sem ser com a desgraça alheia. [:p]

;)

citação:Originalmente colocada por squidward

tou no alto da cidade, é quase impossivel a rua ficar inundada (alias nunca foi).

Eu moro pelo GPS a 650 metros acima do nível da agua do mar..

Quando a agua chegar a minha casa, o resto do pais já está todo afogado..

citação:Mau tempo ! O que fizeram vocês ?????
Eh pá, eu cá não tenho culpa!

Agora a sério: não fiz nada no telhado porque moro num prédio, e não fiz nada na rua porque é íngreme e esse trabalho compete à JF de Barcarena (que por acaso é bastante activa).

A única alteração motivada pelo tempo foi ter adoptado uma condução mais cautelosa.

Eu tambem moro num sitio alto e a minha rua ate tem um inclinação significativa, sendo que a garagem fica por baixo da casa...
Certo dia quando cheguei a casa e abro a porta da garagem tinha a agua bem acima do tornozelo, tudo porque a grelha de escoamento das aguas, que esta situada à entrada da garagem para evitar que as aguas entrem, estava entupida da folhagem e outros detritos acumulados no verão. [8]

Aprendemos logo a lição, alteramos o escoamento e no fim do verão é sempre limpa.

eu tive a observar as lesmas a morrerem afogadas.....e as formigas a verem o formigueiro que têm no meu quintal a ser inundado!

Mas sim fiz qualquer coisa....salvei 13 formigas...sendo que 11 sobreviveram! das lesmas, não tinha nenhuma equipa especializada, e tratamos as lesmas como se fossem minhocas....acabaram por morrer!!

citação:Originalmente colocada por ragazzito

Eu tambem moro num sitio alto e a minha rua ate tem um inclinação significativa, sendo que a garagem fica por baixo da casa...
Certo dia quando cheguei a casa e abro a porta da garagem tinha a agua bem acima do tornozelo, tudo porque a grelha de escoamento das aguas, que esta situada à entrada da garagem para evitar que as aguas entrem, estava entupida da folhagem e outros detritos acumulados no verão. [8]

Aprendemos logo a lição, alteramos o escoamento e no fim do verão é sempre limpa.

;)

Tomando como exemplo este post - espero que o autor não se importe - não é pelo simples facto de vivermos numa posição privilegiada ou pouco dada a situações de perigo ou risco que ficamos ao abrigo dos imprevistos.

O TELHADO num prédio é comum, havendo ruptura ou infiltrações todos têm de pagar, além dos incomodos que isso gera.

Moramos em apartamentos !? O que fez o condominio contratou alguém para limpar o telhado.
Temos casa própria !! Verificamos nós ou contratamos alguém ?

Eu também moro num zona alta e com poucas probabilidades de inundação, agora o telhado, os esgotos pluviais, algerozes e tubos de descarga e tudo o que se relaciona com o telhado preocupa-me no verão, porque os invernos são uma incerteza.

Só para terem uma ideia do que falo, do nosso telhado foram retirados no final do verão dois baldes de 10 lts com terra e musgo, inclusivé varetas de antenas de TV, papeis (um plástico), tudo nas caleiras/algerozes.

Agora imaginem isto a entupir algo ou a dificultar um escoamento franco. [8]

citação:Originalmente colocada por ManymilesR

Acho que no caso do meu prédio, o condominio trata de tudo...ao que se paga!!

Eu só alertei porque é frequente descurarem a limpeza do telhado e verificarem o mesmo, isto em condomínios e em particulares.

Voltar
Superior