Quem ficou no teu top 5 na decisão final?
Sendo este carro um segmento B 1/2 e não do segmento C, achas que terá um pisar sólido como por exemplo um Mazda 3 carro?
Outra questão: 26.500€ já daria para um QQ 1.5dci com 110cv. Fizeste test drive nesse? Nota-se um pisar mais sólido e mais espaço na mala?
Obrigado.
Quando a maria engravidar terei de comprar um SUV para ela, tem um A1 e detesta carros baixos para além que 2 portas n dá jeito para a cadeira de um bebé
O meu top 5 ficou constituido pelos seguintes carros:
- Mazda CX-3
- Fiat 500X Cross
- Jeep Renegade
- Nissan Qashqai
- Honda HR-V (aqui ainda não sabia os preços do carro. Na altura contava que ficassem ao nivel do mazda CX-3, o que acabou por não acontecer [8b])
O CX-3 está a tirar algumas vendas ao Mazda 3 mundialmente, mas na realidade são carros que se destinam a compradores diferentes. Está claro que quando uma pessoa vai para ver um deles no stand, dificilmente não olha para o outro.
E acho que neste caso e pegando no que tu me perguntaste os carros não poderiam ser mais diferentes.
O Mazda CX-3 tem sido muito elogiado:
- pela sua condução (handling)
- as suas caixas (quer a manual, quer a automática, mas especialmente a manual)
- mesmo os motores (que apesar de não terem muitos cavalos (comparado com alguns dos seus rivais), não deixam de dar uma boa resposta)
basicamente é um carro que dá bastante atenção ao "prazer de condução".
Ou seja, facilmente ganha nestes aspectos a quase todos os seus directos adversários (a excepção óbvia é o Mini Countryman)
Agora se vamos por a competir o CX-3 com carros fora do seu segmento, aí a coisa já se complica um bocado, especialmente quando o pomos a competir contra o Mazda 3.
Basicamente, a pessoa quer uma posição de condução mais alta. Então a Mazda oferece o CX-3 e o CX-5 consoante as outras necessidades do comprador.
A pessoa não quer uma posição de condução mais elevada, então a pessoa fica pelo outros Mazdas (mais uma vez consoante as suas outras necessidades).
A pessoa quer um carro com mais altura ao solo então a Mazda oferece o ..... CX-5. Não, não oferece o CX-3, até porque o Mazda CX-3 tem a mesma altura ao solo que o Mazda 3 [

]
Isto não invalida que o Mazda CX-3 não possa sair de estrada, especialmente na versão AWD (sempre são 15 cms de altura ao solo). Mas o AWD é mais para a neve do que para TT.
Se eu vivesse em sitios como a Guarda, ou Bragança então nem teria hesitado, até porque o sistema AWD do CX-3 também tem sido altamente elogiado.
Quanto ao Qashqai.... bem eu não fiz test drive no carro e para dizer verdade nem precisava (tinha quem me emprestasse o carro para eu dar as voltas que eu quisesse com ele. Aliás ao ritmo que se está a vender acho que mais dia menos dia ninguém vai precisar de fazer test drive. Basta pedir ao amigo ou ao vizinho, que tem o Qashqai, para dar umas voltas com ele [

])
A versão que eu estava de olho, tinha essa motorização 1.5 dci com 110 cv, sendo no minimo a versão 360, embora estivesse mais inclinado para a Tecna premium 19 (não estava interessado em ver a motorização acima porque aí teria que baixar a versão e isso eu já não queria - a ter o carro teria que ter no minimo jante 18, tecto panorâmico e as barras no tejadilho que lhe dão logo outro look, e isto é só falando do exterior [kiss])
Seja como for o carro ia sempre custar um pouquinho mais do que o Mazda CX-3 :sh)
A mala do Qashqai é maior que a do CX-3 (embora mais pequena que a do CX-5).
Quanto à motorização as performances anunciadas não eram famosas, mas neste caso ao vivo desapontaram-me imenso.
Ao vivo, e a uma velocidade inicial de cerca de 30 KMs/hora deixei um deles "colado" à estrada. O rapazinho bem se esforçou, mas numa questão de segundos eu cheguei aos 130 KMs/hora e o Qashqai ficou bem lá para trás no meu espelho retrovisor [:vm)] (contra um corsa C 1.3 CDTI). Tudo bem, que toda a gente me diz que o meu carro está bem "puxado", mas isso não é razão para deixar um carro como o Qashqai "colado" à estrada [s)]
Quanto à tua Maria, ..... o Qashqai, é bastante confortável, leva 5 pessoas na maior, tem uma boa mala, é bastante alto e tem um design bastante apelativo.
O motor 1.5 DCI deverá ser mais que suficiente para a tua Maria e a tua Maria também não deve ser muito exigente quando ao handling de um carro, logo o Qashqai está mais que perfeito para ela [

]
A juntar a isto tudo está o preço que também é muito atractivo.
No downside, o carro tem tido alguns probleminhas (quase que a fazer jus ao velho ditado: "quando a esmola é grande o pobre desconfia" :sh)), mas pode ser que esses mesmos probleminhas já estejam resolvidos nestas novas unidades.
Para a minha familia, o Qashqai era a escolha número 1, logo não te admires se para a tua familia (como para muitas familias) o Qashqai seja a escolha óbvia [

]