As diferenças do 115 para o 90 acontecem, porque, nos anos 90, quando entraram novos regulamentos acerca de emissões, incluindo a obrigatoriedade de uso de catalisador em todos os carros novos, muitos construtores apenas adaptaram os motores que tinham.
No geral, o resultado foi mesmo uma castração, ao nivel de cavalagens. Uns mais outros menos.
Tenho um Mx5 de 90cv. Já experimentei um de 115.
Curiosamente, em termos de andamento as diferenças não são assim tão perceptiveis, apesar de existirem no papel.
O de 115 acaba por ser uma melhor proposta, ja que anda um pouco mais, e as médias costumam ser 1 litro abaixo das conseguidas pelo de 90cv.
Apesar dos Mx5 de 90cv serem mais recentes, estes carrinhos são bastante duráveis no geral. A única grande preocupação tem mesmo a ver com corrosão em alguns sitios especificos, como nas embaladeiras junto às rodas traseiras.
no meu caso, a grande despesa tem sido apenas com pneus. Não de abusar em intermináveis derivas, mas porque tenho sido abençoado com uma média de 1, 2 furos por ano:sh)
A nivel mecânico é só mesmo manutenção.
O único problema que deu até hoje, foi a bomba hidraulica da embraiagem. Mas era uma pecinha de 10€ ou menos, que tem tendência para ser substituida, e a operação não é muito complexa.
As mecânicas aguentam facilmente grandes quilometragens. por isso, não é necessário deixar para trás propostas com mais de 100 000 kms. Aguentam bem mais do que isso. Os 1600 derivam do 1600 Turbo usado no Mazda 323, logo, maior parte dos componentes até estão "sobredimensionados" para o carro em questão, o que faz dele um motor bastante resistente.
Quanto ao diferencial autoblocante, se não estou em erro, apenas apareceram com o 1.8.
Em teoria deverá ser o mais divertido, já que com mais motor, e ao manter os pneus modestos (em dimensão) do 1.6, deve ser uma barrigada de riso.
Em relação à compra, talvez não seja mal pensar em adquirir um com AC, que em dias de muito sol e calor, andar descapotável pode ser um suplicio, e sendo a capota de lona, dá para transformar o habitáculo num belo forno.
De resto, também verificar o estado da embraiagem, já que alguns destes meninos são usados em demasiadas brincadeiras.
Mas ainda encontram-se bastantes exemplares em estado impecável, basicamente usados como carrinho de passeio para o fim de semana.
Em relação à capota, ter em atenção algumas borrachas da mesma, que quando deterioradas, dão azo a inflitrações.
Não será estranho encontrarem modelos que já vão na 2ª capota.
De resto, um dos brinquedos mais interessantes do mundo automóvel, relativamente acessivel (em portugal estão inflacionados).
Não anda muito, mas aquilo foi mesmo feito para as curvas, não para a VDG.
Como nota final, vejam também os a geração a seguir. O preço deles está cada vez mais próximo dos NA