Mazda Mx5

A esmagadora maioria dos MX-5 1.5L tem potencias reais entre os 138 e 141cv. O meu completamente stock, medido nas mesmas condições, local, dia e hora, mediu 146cv, um outro 143, mas outros ficaram nos valores que referi antes.

No meu NB Icon Is 1.8 Cx de 6V, tinha LSD Torsen, neste não tenho, e honestamente não sinto grande necessidade, quando quero fazer um track day, ou uma subida de uma rampa a fundo, desligo-lhe o DSC, e voilá. Mas claro que preferia tê-lo.

As barras estabilizadoras, coloquei lhas logo no primeiro mês, (escolhi as da BBR)

É claramente um desportivo, e um desportivo à antiga, completamente "analógico".

Lá está outra coisa que ainda não me lembrei de testar: desligar o DSC, tenho que o fazer brevemente. [kiss]

Tenho que ver como ficou o conforto do teu carro, não me importava que ele adornasse um pouco menos, mas não quero perder o conforto, se ele se tornar muito desconfortável a minha mulher deixa de querer dar grandes passeios nele.

os consumos importam para qualquer carro que seja um daily driver, seja citadino, descapotável, banheira do segmento F, suv, desportivo ou qualquer outra coisa.

pessoalmente não chamaria desportivo ao MX-5, mas isso é a minha opinião pessoal, que não é consensual nem mainstream

Lá está, tu acabas por dizer que afinal faltam algumas coisas [;)]

Eu não me estou a queixar, antes pelo contrário, pelo MX.5 ser como ele é, é que eu me pude permitir ter um, se fosse mais desconfortável, mais gastador, com mais cilindrada...eu não o teria equacionado. Eu adorei o meu Mini Cooper D mas bendita hora que desisti de comprar um Cooper D cabrio e decidi comprar o MX-5.
Para o que eu queria o MX-5 está perfeito! [;)][:cool:]

Faltam mas existem no 2.0 de série ou como opcionais de concessionário para o 1.5, não é por aí. Julgo até que o 1.5 JDM tenha autoblocante, pelo menos como opcional.

Já outros pseudo desportivos obesos, nunca terão o chassis ou baixo peso de um MX-5.

os consumos importam para qualquer carro que seja um daily driver, seja citadino, descapotável, banheira do segmento F, suv, desportivo ou qualquer outra coisa.

É verdade, mas o 1.5 gasta pouquíssimo de qualquer maneira, não vejo necessidade de preocupações com mais ou menos umas centésimas.

Quanto ao não ser desportivo, os tipos da evo e afins discordam. Falaram até bem melhor dele (2.0 184) do que do Abarth 124 no último comparativo

Ali atrás estavam a dizer que o RF só acrescenta segurança. Falso. Reduz o nível de ruído em AE, o que é muito importante para alguns.

Segundo me disseram os preços para o modelo de 2019 só saem a 10 de Janeiro.

Sobre as versões dá para ter uma ideia pelo catálogo espanhol. O carro engordou 37 Kg (versão base passa de 1050 para 1087 Kg) e tem mais algum equipamento desnecessário bom para avariar no futuro.

Última edição:
Ali atrás estavam a dizer que o RF só acrescenta segurança. Falso. Reduz o nível de ruído em AE, o que é muito importante para alguns.

[:D][:D]

Já conduziste algum RF a 150km/h em AE?

Já conduziste algum ST a 150km/h em AE?

[:D][:D]

Já conduziste algum RF a 150km/h em AE?

Já conduziste algum ST a 150km/h em AE?

Já conduzi a 100 Km/h que para mim chega e o RF é menos ruidoso sem qualquer sombra de dúvida. Aliás os testes instrumentados, penso que da Road & Track comprovam-no. Cerca de 3-4 dB a menos, se bem me lembro.

O stress do RF é o assobio de vento atrás da orelha esquerda a partir dos 80 Km/h, mas é notoriamente melhor que o ST.

Sobre as versões dá para ter uma ideia pelo catálogo espanhol. O carro engordou 37 Kg (versão base passa de 1050 para 1087 Kg) e tem mais algum equipamento desnecessário bom para avariar no futuro.

Eu acho que o soft top está muito bem insonorizado para o tipo de carro que é, vou a 140 km/h no carro sem nenhum conforto acústico.
Já o RF conduzi sem capota e sem duvidas que o arco que fica atrás dos bancos cria e muito mais turbilhão e ruído aerodinâmico quando se anda descapotável, o que para mim é bem pior do que a diferença de poucos dB quando têm ambos têm a capota colocada.

Ainda bem para ti. Eu tenho problemas de ouvidos pelo que para mim é muito importante. Por isso escrevi `para alguns`.
A importância varia de pessoa para pessoa, mas que é mais silencioso de capota fechada é um facto comprovado.

Última edição:

pessoalmente não chamaria desportivo ao MX-5, mas isso é a minha opinião pessoal, que não é consensual nem mainstream

Pois acho que há pessoal que pensa que toda a gente compra este carro apenas para dar umas voltas ao fim de semana, e aí tanto faz gastar 5 como gastar 20, passe o exagero, mas neste fórum existem vários exemplos que fazem uma utilização mais intensiva do carro.
Eu até que não tenho feito muitos km por ano com os meus carros, cerca de 12k a 13k km por ano, mas é um carro que se for preciso tenho que fazer 200 ou 300 km de seguida nele, pelo que o conforto e os consumos acabam por contar sempre.
Para além disso a minha situação profissional pode ser alterada a qualquer momento e posso ter que fazer mais km por dia, por exemplo em principio a partir de Fevereiro devo ter que começar a fazer 70km por dia e não posso estar sempre a trocar de carro [:D]

Ainda bem para ti. Eu tenho problemas de ouvidos pelo que para mim é muito importante. Por isso escrevi `para alguns`.

Pois, cada caso é um caso e não somos todos iguais, o que para mim é óptimo para ti pode ser péssimo.
O meu outro carro é um híbrido e já tive uma pessoa que não gostou do carro porque se ouve o barulho de rolamento dos pneus quando vai em modo eléctrico, mas não lhe faz confusão o baralho de tractor do motor que se ouve sempre dentro do carro dele. [:D]

É verdade, mas o 1.5 gasta pouquíssimo de qualquer maneira, não vejo necessidade de preocupações com mais ou menos umas centésimas.

Quanto ao não ser desportivo, os tipos da evo e afins discordam. Falaram até bem melhor dele (2.0 184) do que do Abarth 124 no último comparativo

Lá está, eu também disse que o novo 2.0 para mim já entra no campo dos desportivos e não é apenas pela potência do motor [;)]

Precisamente por o 1.5 gastar pouco no seu geral, é que achei o consumo demasiado elevado para uma velocidade em AE abaixo dos 140km/h.
Mesmo quando andei a puxar pelo carro, nunca vim aqui dizer que achava que o carro gastava muito, antes pelo contrário, até vim aqui dizer que o achava bem comedido face ao "sumo" que ele deu.
Pronto, feito o desabafo prometo que não falo mais de consumos aqui! [:p][:D]

Já conduzi a 100 Km/h que para mim chega e o RF é menos ruidoso sem qualquer sombra de dúvida. Aliás os testes instrumentados, penso que da Road & Track comprovam-no. Cerca de 3-4 dB a menos, se bem me lembro.

O stress do RF é o assobio de vento atrás da orelha esquerda a partir dos 80 Km/h, mas é notoriamente melhor que o ST.

Pois meu caro lamento contradizer-te, mas sempre que ando num RF, e tive um durante 5 dias enquanto o meu (ST) esteve num intervenção na Hydraplan, a "melhor" insonorização do RF é bem mais teórica do que real com o carro fechado.

Em modo aberto pura e simplesmente é mais ruidoso em AE, e nem sou só eu que o afirma

Se andares a 150 Km/h acredito que não se note muito pois vão ser ambos super ruidosos. A velocidades mais baixas está mais que comprovado por várias fontes. Olha aqui por exemplo: https://www.pistonudos.com/reportajes/contacto-mazda-mx-5-rf-1-5-y-2-0/

A continuación, las mediciones de ruido (sonómetro no calibrado):

MX-5 2.0 Roadster (cerrado) MX-5 2.0 RF (cerrado)
80 km/h 68 dB 64 dB
100 km/h 70 dB 66 dB
120 km/h 72 dB 70 dB

De notar que dB usa uma escala logaritmica. Reduzir 3dB implica eliminar metade da pressão sonora.

Última edição:
Se andares a 150 Km/h acredito que não se note muito pois vão ser ambos super ruidosos. A velocidades mais baixas está mais que comprovado por várias fontes. Olha aqui por exemplo: https://www.pistonudos.com/reportajes/contacto-mazda-mx-5-rf-1-5-y-2-0/

A continuación, las mediciones de ruido (sonómetro no calibrado):

MX-5 2.0 Roadster (cerrado) MX-5 2.0 RF (cerrado)
80 km/h 68 dB 64 dB
100 km/h 70 dB 66 dB
120 km/h 72 dB 70 dB

De notar que dB usa uma escala logaritmica. Reduzir 3dB implica eliminar metade da pressão sonora.

Mas isso é com o teto fechado, claro que o RF vai ter menor ruído no habitáculo.

Voltar
Superior