Mazda Mx5

Por acaso algum de vocês é proprietário de um Mazda MX-5 (último modelo de cor Bordeaux) que tenha circulado com o mesmo ontem (dia 2/1/2023) por volta das 22:00 horas no sentido Sesimbra/Almada ? Mas acredito que mesmo que se encontre por aqui que não virá aqui comentar, tal a humilhação que passou !!!

conte comadre, conte....
agora está tudo com a curiosidade aguçada.[kiss][kiss]

Por acaso, acho que qualquer dono de MX-5 1.5 tem de ponderar 2x antes de se meter em aventuras até mesmo com os turbo diesel de 110cv, que têm os seus 250-300NM de binário todo disponível ali às 2000rpm. Não têm qualquer hipótese com o Miata >4500rpm, mas se o miateiro estiver distraído e a conduzir calmamente, este último ainda tem de reduzir para ficar com a potência toda disponível enquanto nos diesel é só calcar.

O que tenho notado é o interesse e curiosidade de muitos donos de BMW N47 com jantes 18'' ou +, que se aproximam imenso à traseira para ver o carro. [:)]
Mas até esses eu deixo que apreciem com calma e não tenho a ambição de tentar afastar-me deles.

Se algum companheiro decidiu provocar o Sandro no seu Golf R, realmente isso foi de uma grande falta de sensatez.

Mas não era eu. [;)]

Darius, zezoca e mdbc, não teve nada relacionado com potência (ou com falta dela) mas numa zona com algumas curvas de média velocidade, ou seja, notava-se que o tal condutor desse Mazda MX-5 só sabia andar a direito e nas zonas com essas curvas só me empatou tal foi a humilhação que levou e acreditem que não foi porque ele o assim pretendeu ,ou seja, nas rectas muito efusivo mas nas zonas mais retorcidas mesmo que presumisse que também o seria nem serviu para me aquecer o mínimo (circulava eu com uma viatura até algo modesta).

Darius, zezoca e mdbc, não teve nada relacionado com potência (ou com falta dela) mas numa zona com algumas curvas de média velocidade, ou seja, notava-se que o tal condutor desse Mazda MX-5 só sabia andar a direito e nas zonas com essas curvas só me empatou tal foi a humilhação que levou e acreditem que não foi porque ele o assim pretendeu ,ou seja, nas rectas muito efusivo mas nas zonas mais retorcidas mesmo que presumisse que também o seria nem serviu para me aquecer o mínimo (circulava eu com uma viatura até algo modesta).

O MX-5 se estiver stock adorna bastante nas curvas e por vezes não transmite uma confiança enorme nesses cenários.

Não sabemos a experiência, coragem e vontade de arriscar desse condutor. [;)]

Por acaso algum de vocês é proprietário de um Mazda MX-5 (último modelo de cor Bordeaux) que tenha circulado com o mesmo ontem (dia 2/1/2023) por volta das 22:00 horas no sentido Sesimbra/Almada ? Mas acredito que mesmo que se encontre por aqui que não virá aqui comentar, tal a humilhação que passou !!!

Tens a certeza que era um MX5 ND?

É que não há ND´s em cor Bordeaux os que havia eram os NB..... (1998 a 2004)

De qualquer forma um 1.5L não terá qualquer hipotese com um Golf R a direito, mas numa serra de Montanha com rectas curtas, e bem conduzido, a coisa muda de figura...

Last edited:
mdbc e 330i, era um Mazda MX-5 vermelho metalizado (para mim é bordeaux) desta geração mais recente e pelo que percebi deveria ser o 1.5i.

Volto a repetir que alguns condutores são muito efusivos na parte das rectas, mas quando chegam às zonas um pouco mais sinuosas deixam de mostrar a sua "raça" e acreditem que este quis mostrá-la em ambas as partes, mas na mais sinuosa notou-se que estava muito longe de estar à vontade (volto a repetir que nem deu um pouquito para me aquecer) e não quero estar aqui a ser arrogante (é pena que esse condutor não esteja a ler e a defender-se por aqui, porque é sempre bom ouvirmos os comentários de todos os intervenientes).

É evidente que estas pequenas picardias têm por vezes muito que se diga, mas tenho a certeza absoluta que este condutor armou-se em "carapau de corrida" e foi mesmo humilhado.

Não é fácil ter mãos para um mx5 e aproveitar toda a qualidade do carro a curvar, tem de se aproveitar a tracção traseira na saída de curva... mas também tem de se atirar o carro com força à curva, é preciso convicção para andar depressa... o golf r tem mais borracha, mais ajudas, mais tracção... não tem tanta agilidade, mas curvas rápidas se calhar até faz melhor. Acho que é natural a malta cortar se cedo... vale mais isso que abusar sem saber ao que vai e correr mal. Também me aconteceu o contrário, alguns carros superiores colarem-se e ficarem para trás passadas poucas curvas, este carro a abusar da saída com o controlo de tracção desligado e autoblocante fica um demónio a curvar.

De qualquer forma um 1.5L não terá qualquer hipotese com um Golf R a direito, mas numa serra de Montanha com rectas curtas, e bem conduzido, a coisa muda de figura...

Com um Golf R quando chegar a curva o MX-5 1.5 já não vai conseguir saber se é mais rápido ou não mesmo com retas pequenas :p

E mesmo nas curvas o MX5 é capaz de precisar levar rodas com mais pneu, não sei se vai lá de pneu stock

qual era a tua viatura??
presumo que não tenha sido o golf R que todos se estão a referir, pois isso tem pouco de modesto[:D]
terá sido com velhinho CUP ou outro?

zezoca, GT_racing e Oliveiraz33, volto a repetir que tenho noção que por vezes deduzimos que os demais vão quase no limite e por vezes não é assim (por várias circunstâncias), mas sei que este condutor deste Mazda MX5 me tentou picar e que se deu realmente mal nessa zona um pouquito mais sinuosa (acreditem que mereceu, mas saliento que eu não circulava no VW Golf R nem no pequeno Citroen Saxo Cup 1.6i 16v).

O MX-5 se estiver stock adorna bastante nas curvas e por vezes não transmite uma confiança enorme nesses cenários.

Não sabemos a experiência, coragem e vontade de arriscar desse condutor. [;)]

Por acaso é verdade, eu quando tinha o MX-5 stock nunca senti o carro a fugir descontroladamente nas curvas mas aquele adornar fazia-me confusão, com as sway bars a velocidade em curva subiu bastante.

Sandro Trigo, uma questão:

Tentou picar-te, foi "humilhado", etc ... Será que ele notou que tu ias atrás (picado)? (pressupondo que era esse o cenário).
Ou o homem ia na dele, a dar um gás nas rectas, e a sentir nas calmas a dinâmica do seu carro novo nas curvas?

Pergunto só por curiosidade mesmo. Porque a expressão "humilhado" soou-me um pouco forte. E acrescento que nos dias de hoje isso é algo que me incomoda um pouco. Se um gajo tiver um carro desportivo e curtir só dar um gás quando lhe apetece... É amaldiçoado por meia dúzia de gajos que acham que "só dás isso, e agora acabou-se a pressa?", e mais um quinhão de gajos com carrinhas de trabalho, etc que acharam que haviam de se picar e iriam dar uma lição ali de condução a um gajo com um carro desportivo pequenino. Elucidem-me de vossa justiça sff...​

Sandro Trigo, uma questão:

Tentou picar-te, foi "humilhado", etc ... Será que ele notou que tu ias atrás (picado)? (pressupondo que era esse o cenário).
Ou o homem ia na dele, a dar um gás nas rectas, e a sentir nas calmas a dinâmica do seu carro novo nas curvas?

Pergunto só por curiosidade mesmo. Porque a expressão "humilhado" soou-me um pouco forte. E acrescento que nos dias de hoje isso é algo que me incomoda um pouco. Se um gajo tiver um carro desportivo e curtir só dar um gás quando lhe apetece... É amaldiçoado por meia dúzia de gajos que acham que "só dás isso, e agora acabou-se a pressa?", e mais um quinhão de gajos com carrinhas de trabalho, etc que acharam que haviam de se picar e iriam dar uma lição ali de condução a um gajo com um carro desportivo pequenino. Elucidem-me de vossa justiça sff...​

MidnightRider, eu circulava num ritmo de aproximadamente 100 km/h (em 5ª velocidade num modesto Seat Ibiza SC 1.2 TSI 86cv) e esse Mazda MX-5 colou-se literalmente à minha traseira (mesmo coladinho, coladinho, coladinho) para na primeira oportunidade ultrapassar-me e eu até ele ultrapassar-me nada alterei para que o mesmo não concluísse essa manobra em segurança e depois como é evidente reduzi para 3ª velocidade e espremi toda a faixa de rotação que esse pequeno 1.2 TSI tinha para oferecer para o tentar acompanhar na parte recta, mas mesmo assim notei que o MX-5 (volto a salientar que de certeza absoluta seria o 1.5i de 130cv) também me parecia estar a explorar a faixa total do seu taquímetro porque se estava a afastar ligeiramente e mais adiante numa zona um pouco mais sinuosa de curvas de média velocidade fui eu a colar-me de tal modo à sua rectaguarda e acredita que não foi porque ele quis, porque na próxima curva para a direita viu-se que o condutor à velocidade que circulava não se sentia à vontade que passou mais de meio carro para a faixa contrária (que perigo) e eu nem um pouquinho fiquei para trás tal foi a facilidade desconcertante que transcrevi essas curvas (nem um pouquinho pisei a linha longitudinal nem a guia da faixa de rodagem) e digo que ainda as faria a mais 15/20 km/h.

Sei que estes meus posts poderão ser algo arrogantes, mas volto a repetir que este condutor mereceu este meu comportamento também menos cívico.

É o mal do 1.5, ele até anda bem mas tem de fazer rotação... isso teria de até em reta cavar fora do 1.2 que ja nem chegavas as curvas a ver o carro. Estava a ser mal conduzido.
Nas mãos de uma pessoa sem pretensões a explorar o carro racionalmente o 124 teria sido uma opção muito melhor, puxa logo desde antes das 3000, para quem vem do seu dieselzito do dia a dia é mais fácil carregar e siga. Cheguei a picar-me com um s3 de 210/225cv com o carro original e não fiquei muito mal visto, abre um carrito por mudança. Esse 1.2 joga numa liga muito mais baixinha...

É um carrinho que os "cotas" gostam muito... sempre que deixava o carro estacionado muitas pessoas com os seus 60's e mais abordavam ou ficavam a ver o carro. Muitas dessas pessoas já não conseguem conduzir ou explorar o carro nas suas plenas capacidades... não é bem uma regra, o que não faltam aí é pessoas dessa idade a fazer ralis e afins, mas pronto, na generalidade é um utilizador tipo que nao tem essas pretensões.

Provavelmente ias a curtir mais que ele que ja ia fora da zona de conforto eheheh

Back