Depende das expectativas. Eu tenho um de 2003 (NB FL 1.6) e continuo encantado.
Pontos positivos:
- Muito divertido de conduzir, a precisão da caixa é melhor que 99% do parque automóvel, assim como da direcção e pedais.
- Fácil de explorar os seus limites, sem risco de reacções imprevisíveis. A acção e animacção acontecem quase sempre a velocidades moderadas (o risco de multas é quase nulo).
- O acerto da suspensão é relativamente brando e bem calibrado a meu ver. Os bancos desta versão tipo "baquet" são muito bons, os da versão pré-restyle (a que estás a considerar) não conheço mas desconfio que não sejam tão bons.
- Sonoridade: não é especial mas é cativante entre as 4 e as 7000rpm.
- A mala tem tamanho suficiente para um f-d-s alargado a dois fora.
- É um carro muito fiável, a manutenção é acessível por esse motivo. Além disso, há material à venda na net para todos os gostos e feitios.
- Abrir e fechar a capota é um processo muito simples que se faz de dentro do carro (embora um pouco mais difícil que nos modelos que o vieram substituir, como o NC e ND).
- É um carro que não desvaloriza se estimado. Este factor é menosprezado por muitos mas é algo que valorizo especialmente, saber que tenho um bem material que mantém o valor.
Pontos negativos:
- O habitáculo aquece com facilidade. Ter AC é um factor importante (o meu não tem, tal como a maioria dos 1.6), um amenizante aconselhável é substituir o isolamento que fica por cima do escape. Desta forma evita-se dispersão de calor para o habitáculo. É algo que pretendo fazer em breve por.
- O adornar da carroçaria em curva é ligeiramente maior do que eu gostaria. Ainda assim, longe de ser um problema e resolve-se com umas sway bars.
- A posição de condução pode não ser do agrado de todos, depende muito da fisionomia da pessoa. Eu que tenho 1.8m de altura sinto-me alto demais por ex, preferia estar sentado uns 2cm mais em baixo e que o volante regulasse em profundidade (problema que só agora no restlye do ND foi resolvido)
- Consumos: são ligeiramente elevados para os padrões de hoje em dia (especialmente comparado com a geração actual). A minha média em 24.000kms anda nos 7.4L porque sou relativamente cuidadoso, apanho pouco transito e em AE raramente ultrapasso as 3500rpm (que correspondem a uns 110/115 km/h). Este carro usado de forma mais esporádica e divertida fará uns 9/10L com facilidade. Ainda assim, a meu ver, os consumos só são tema de conversa se o carro for fiável e se for para uso diário. Como carro de f-d-s os consumos são uma variável muito pouco importante à beira dos custos fixos gerais (impostos e manutrenção)
- Segurança: Na época ainda não tinham proteção anticapotamento atrás dos bancos, nem controlo de tração e estabilidade, apenas ABS e duplo airbag. Para mim apenas queria uma maior proteção anticapotamento, controlo de tracção e estabilidade dispenso até porque a potência não é muita para assustar.
- Potencia: O carro não deixa de ser divertido por ter "apenas" 110cv mas nota-se claramente que mesmo quando esprimido não aumenta a velocidade da mesma forma como sobem as rotações.
Conclusão: É um carro que dá um gozo imenso em estradas nacionais, sendo bastante aceitável em cidade também. Para AE já não será aconselhável, até porque o 1.6 tem caixa de 5 apenas, o 1.8 restlye é de 6 e provavelmente será ligeiramente mais agradável em AE (rotação e consumos inferiores)
Versão a comprar caso haja disponibilidade financeira: 1.8 restyle (pós 2001). Os 146cv são um upgrade considerável, os consumos são semelhantes aos do 1.6 (a caixa de 6 ajuda nesse campo), tem autoblocante, upgrade travões e suspensão. Outra vantagem é o equipamento, a maioria destes carros vendidos em Portugal vinham com AC, bancos em pele aquecidos e sistema de som Bose. Na altura não comprei porque o meu orçamento não chegava mas volta e meia ainda penso em fazer a troca.