Mazda Mx5

Como o dinheiro me custa a ganhar e eu adoro técnica, estudei muito sobre dinâmica automóvel. Assim posso pensar pela minha própria cabeça. E os resultados que obtive nos carros que me passaram pelas mãos, confirmaram tudo.

É muito difícil sumariar tudo num post de fórum mas vou tentar:

- O que controla o movimento da carroçaria são as molas. A amplitude dos movimentos é inversamente proporcional à sua taragem.
- Uma barra estabilizadora não passa de uma mola extra que só entra em acção quando as rodas do mesmo eixo são sujeitas a forças diferentes (por exemplo em curva), adicionando a sua taragem à das molas helicoidais presentes em cada roda. São usadas em carros de estrada porque ao entrarem em acção apenas nessas situações, não comprometem o conforto na passagem por irregularidades que afectem as 2 rodas do eixo da mesma forma. Um carro de competição feito de raiz, frequentemente não tem estabilizadoras.

Podemos alterar as molas das rodas, estabilizadoras, ou ambas.

Fazer um upgrade às estabilizadoras, tem as seguintes vantagens relativamente a alterar as das rodas:
- É mais barato que coilovers.
- Permite manter o conforto original quase inalterado em muitas situações.

E as seguintes desvantagens:
- Não permite controlo de movimentos de afundamento/levantamento.
- Ao unir os 2 lados da suspensão, torna-a menos independente. Como consequência, o carro vai perder tracção em curvas em que apenas uma das rodas apanhe irregularidades.
- Aumentar a força exercida sobre os pontos de ancoragem para além daquilo a que foram desenhados pode levantar à ruptura dos mesmos. Há carros que são mais sujeitos a isto, e outros menos.

Resumindo, podemos aumentar a rigidez através de barras, molas helicoidais, ou ambas. Cada opção tem as suas vantagens e desvantagens. Eu pessoalmente prefiro setups com mais mola e menos barra. Há quem prefira o contrário.

Não é mais barato, é muito mais barato principalmente comparando com ohlins.

A bold, há poucos, mas há relatos.

Mas trocar trocar as sway bars não é pêra doce.

Não sei como o 330i diz que com 2 horas se troca as sway bars. Do que já vi e li, a substituição da barra de trás é pacífico. Agora a da frente, vá lá vai. É uma carga de trabalhos. Mas todos dizem que vale muito a pena o trabalho/tempo/$$$ gasto.

Malta com experiência em miatas[:cool:]

Mas trocar trocar as sway bars não é pêra doce.

Não sei como o 330i diz que com 2 horas se troca as sway bars. Do que já vi e li, a substituição da barra de trás é pacífico. Agora a da frente, vá lá vai. É uma carga de trabalhos. Mas todos dizem que vale muito a pena o trabalho/tempo/$$$ gasto.

O mecânico que fez isso no meu carro nunca tinha feito esse serviço e cobrou-me 3 horas e disse-me que para montar a da frente teve realmente que desmontar qualquer coisa mas que no geral foi um trabalho fácil, por isso não me admira o 330i ter dito que quem já tenha experiência em fazer esse trabalho o faça em 2 horas e tal.

E tens que trabalhar bem e saberes bem o que tens que fazer/remover [;)]

Deixo aqui um comentário retirado do site da GWR:

"The bars change the car's ride drastically - there is virtually no body roll with the bars set in the middle position. I love that I can fly through the corners with more confidence now, but understand why Mazda left the factory set up with so much roll. On a day to day basis, it is more fun to flirt with the edge of the car's capabilities. With these bars, it is much less dramatic and the car feels instantly capable. Much more confidence inspiring, but at the expense of fun. It all depends on what you want!

I'll likely end up swapping to the end position to get some of that happy-go-lucky-ness back into my daily driver, and swap back to the middle position for more serious weekend canyon carving. Having this adjustability within reach (should only take ~20 minutes to get the car on ramps and swap front and rear positions) is priceless!

Now for my one complaint - the included lube is complete garbage. These bars squeak like crazy using it. Immediately when I got home I noticed it in my parking garage at ~5 mph. Any turn or slight bump makes them creak beyond belief. At first I questioned if I had left a nut or bolt undone until I read another reviewer's comments. Definitely find and use higher quality grease before installing!

I installed these at Gearheads in Oceanside, CA - the only DIY garage I could find in my area. I'd highly recommend getting the car up on a lift for the front sway bar installation. Can't imagine trying to do this on jack stands. There are excellent installation videos by a competitor (*cough, cough* Flyin Miata) on YouTube - their method does not require removing the battery tray and fan shroud, or dropping the front subframe. To get enough space/flexibility, they advise removing the lower and middle radiator mounts. This method worked for me! Be sure to have some soapy water on hand to help squeeze the bushings between the subframe and the body.

Overall very happy with this purchase, especially for the price!"

Nesse fala de uma coisa que se passa no meu!
O ranger, eu disse ao mecânico para pôr uma massa consistente boa e ele supostamente pôs e o carro não rangia, mas no inverno passado começou a ranger não sei se ter mais humidade no ar influenciou isso.
Quando comprei as barras avisaram-me logo que tinha que lubrificar uma vez por ano por causa desse ranger pelo que já sabia ao que ia mas no meu caso não passou um ano.
Ah e já agora não é um ranger tão pronunciado como está descrito, mas a subir uma lomba ou o passeio em frente do acesso da minha casa em que o construtor deixou lá uma montanha nota-se bem.
Só devo resolver isto quando estiver de férias no verão e tem que ser o mecânico a fazer que eu não tenho ferramentas nem habilidade para fazer o trabalho.

Nesse fala de uma coisa que se passa no meu!
O ranger, eu disse ao mecânico para pôr uma massa consistente boa e ele supostamente pôs e o carro não rangia, mas no inverno passado começou a ranger não sei se ter mais humidade no ar influenciou isso.
Quando comprei as barras avisaram-me logo que tinha que lubrificar uma vez por ano por causa desse ranger pelo que já sabia ao que ia mas no meu caso não passou um ano.
Ah e já agora não é um ranger tão pronunciado como está descrito, mas a subir uma lomba ou o passeio em frente do acesso da minha casa em que o construtor deixou lá uma montanha nota-se bem.
Só devo resolver isto quando estiver de férias no verão e tem que ser o mecânico a fazer que eu não tenho ferramentas nem habilidade para fazer o trabalho.

Há várias razões, as mais comuns, desde falta de "massa" nas BE's ou ranger da "viga" que une a subframe. Há quem volte a dar torque original às "porcas"; há quem coloque "massa" e torque e há quem dê jacto de areia nas "porcas"[:D]

Tudo coisas que gostava de fazer no meu, mas nunca arranjei mecânico de confiança para estas coisas básicas ou não.

O mecânico que fez isso no meu carro nunca tinha feito esse serviço e cobrou-me 3 horas e disse-me que para montar a da frente teve realmente que desmontar qualquer coisa mas que no geral foi um trabalho fácil, por isso não me admira o 330i ter dito que quem já tenha experiência em fazer esse trabalho o faça em 2 horas e tal.
Quanto ficou a instalação? Se não for indiscrição.
elas tem 3 tipos de “ dureza “ não é? Sei que prezas o conforto, qual escolheste?

Quanto ficou a instalação? Se não for indiscrição.
elas tem 3 tipos de “ dureza “ não é? Sei que prezas o conforto, qual escolheste?

Não me lembro quanto é que ficou a instalação, é um mecânico de esquina, nunca tinha posto lá um carro meu, mas todos os meus amigos que lá vão, falavam bem do homem pelo que resolvi arriscar e também fiquei fã.
Não me cobrou horas a mais, explicou-me o que fez, subiu o carro no elevador para mostrar-me a tal peça que teve que desmontar no eixo da frente e para eu ver em que buracos tinha deixado a afinação das barras.

As minha barras têm 3 afinações e pus no intermédio, para mim ficou bom. E também troquei o pendurais (droplinks), não sei se é assim que se chama.

Dia de sessão fotográfica!

850d7ce5cbdd9cb52ecb1b16b514a3dd.jpg

1dda91e3417aa4be437cea683d38cc42.jpg

Nice! Tenho que comprar uma antena dessas, mas são caras para o que é:/
gostas desses refletores laranjas?

Eu não gosto muito de ver os reflectores mas acho que devem melhorar bastante a visibilidade que os outro têm do MX-5, se visse à venda barato até era capaz de pensar em pôr isso no meu, mesmo não sendo fã.

Voltar
Superior