Mazda Mx5

Se há coisa que me faz alguma confusão é a população portuguesa não ter a noção da carga fiscal que tem de suportar.
As pessoas não teem a real noção do peso dos impostos o do aumento que houve em impostos e taxas nos últimos anos.
Assim é fácil governar, é receitas a subir apenas com um simples decreto.

Cumprimentos

A mim o que me faz confusão é as pessoas falarem sem se preocupar em ver os dados.

Vejam o link abaixo, página 6: Portugal está na média da OCDE no que toca a receita fiscal como percentagem do PIB

https://www.oecd.org/tax/tax-policy/revenue-statistics-highlights-brochure.pdf

Ou seja, a nossa carga fiscal pode ter subido nos últimos anos (2000-2020, mas só uns 4%, pag.3). Mas é absolutamente normal no conjunto dos países desenvolvidos. E mais: os países que nos temos como prósperos têm todos cargas fiscais MAIORES, com exceção dos EUA, mas isso é um mundo à parte.

E há mais coisas, mas ficamos por aqui.

A mim o que me faz confusão é as pessoas falarem sem se preocupar em ver os dados.

Vejam o link abaixo, página 6: Portugal está na média da OCDE no que toca a receita fiscal como percentagem do PIB

Ou seja, a nossa carga fiscal pode ter subido nos últimos anos (2000-2020, mas só uns 4%, pag.3). Mas é absolutamente normal no conjunto dos países desenvolvidos. E mais: os países que nos temos como prósperos têm todos cargas fiscais MAIORES, com exceção dos EUA, mas isso é um mundo à parte.

É melhor, porque desconfio que em país algum da UE, pagas tanto para tão pouco ou nada, mas podemos discutir serviços públicos (IMT, SS, AT, Justiça, etc, etc) vs carga fiscal noutro tópico.

P.S. 4 meses à espera de informatização de meia dúzia de folhas A4 no IMT....mas é porque pagamos pouco muito pouco segundo alguns[:D]

Por acaso o MX-5 é um péssimo exemplo para alguém se queixar da elevada fiscalidade automóvel...no caso do 1.5.

Dificilmente se encontra muito mais barato noutros mercados europeus.

O 2.0 tem é o preço idiota que sabemos...

Há outro conceito que é importante, o do "esforço fiscal". Quem cá recebe 1500€ paga uma percentagem de impostos semelhante a um alemão que recebe uns 3500€ (e se não for mais). O teu esforço para pagar impostos é muito maior que para um Alemão ou Dinamarquês. Não é com aumentos de impostos que atingimos a prosperidade.

Última edição:
Há outro conceito que é importante, o do "esforço fiscal". Quem cá recebe 1500€ paga uma percentagem de impostos semelhante a um alemão que recebe uns 3500€ (e se não for mais). O teu esforço para pagar impostos é muito maior que para um Alemão ou Dinamarquês. Não é com aumentos de impostos que atingimos a prosperidade.

será bem assim? eu peguei em dois simuladores, um em PT e o outro em GER (alemanha) e para salário de 21000 euros anuais deu-me, depois de IRS, 17300 euros em PT e 16800 em GER. Claro que ainda há segurança social e tal, mas só com IRS anda ela-por-ela.

ou seja, convém fazer as contas antes de falar de cor.

dou de barato que posso ter feito mal as contas, mas a malta fala, fala quando na verdade não confirmou nada... e quando confirma depois tem surpresas

Whereagles, para isto não ficar offtópic, sou de opinião que é melhor dares um salto ao tópico da crise onde há dezenas de posts onde é explicada a diferença entre taxa fiscal, esforço fiscal, e PPP (paridade do poder de compra) perceberás depois porque é bem mais fácil para um Alemão pagar taxas de IRS de 38% que para um Português. [;)]

Alguem sabe me dizer se eu configurar no site da mazda DE ou UK, visto terem outras opções... Cá em Portugal eles aceitam a personalização ou é comer e calar baseado no site PT

Whereagles, para isto não ficar offtópic, sou de opinião que é melhor dares um salto ao tópico da crise onde há dezenas de posts onde é explicada a diferença entre taxa fiscal, esforço fiscal, e PPP (paridade do poder de compra) perceberás depois porque é bem mais fácil para um Alemão pagar taxas de IRS de 38% que para um Português. [;)]

certo.

Eu sei o que isso é, mas sim nunca fiz as contas a tudo. Evidente que eles se safarão melhor.. mal seria se não fosse, com tanta empresa e tecnologia de ponta lol.

Voltar
Superior