Mazda Mx5

A questão é que o 1.5 tem normalmente 140/145cv reais, o meu mediu sempre acima dos 145cv, e o 2.0 de 160cv media os 160cv nas melhores unidades (o motor era ainda derovado do anterior 2.0 duratec da Ford, este de 184cv é que já é a evolução do 1.5 Mazda) e como tem mais 40kg os melhores 1,5 fazem-lhe a vida negra ente as 4000 e as 7500rpm (o 2.0 de 160cv não faz mais que 6400rpm)

A diferença é muito pequena mesmo...

Eu percebo e numa apreciação a diferença de preço tem de ser tida em conta.

Mas não será pior, ? [;)]

Não, não será pior. Poderá eventualmente ser menos fiável (se tiver cx manual), consome mais que o 1.5, mas é um motor com uma personalidade diferente: mais cheio e com melhor binário mas menos alegre nas altas rotações. Essa será a principal diferença. Mas não justificava minimamente, aqui em Portugal, a diferença de preço para o 1.5. Em usado, pode ser uma boa opção se os preços se aproximarem do 1.5, mas ainda assim existe a questão fiabilidade da cx de velocidades.

Não, não será pior. Poderá eventualmente ser menos fiável (se tiver cx manual), consome mais que o 1.5, mas é um motor com uma personalidade diferente: mais cheio e com melhor binário mas menos alegre nas altas rotações. Essa será a principal diferença. Mas não justificava minimamente, aqui em Portugal, a diferença de preço para o 1.5. Em usado, pode ser uma boa opção se os preços se aproximarem do 1.5, mas ainda assim existe a questão fiabilidade da cx de velocidades.

Havia um site que tinha de serviço um MX-5 2.0 de 160 cv e depois passara para um 1.5 e no fim chegaram à conclusão que "se calhar" preferiam o 1.5, já não me lembro qual é o site mas de certeza que já vem aqui alguém postar qual é.
Eu sinceramente mesmo nos países em que o 2.0 de 160 cv e o 1.5 tinham uma diferança de preço pequena tenho a certeza absoluta, que ia escolher o 1.5, pois em comparação tinha 2 coisas que gosto bastante, o motor era mais rotativo e melhores consumos, também gosto que o 1.5 não tenha o sistema i-eloop.
Agora entre o 1.5 e o novo 2.0 de 184 cv, pela pouca diferença de preço, esquecia-me dos consumos e escolhia sem duvidas o 2.0.
Mas cá em Portugal se for verdade os preços que dizem que custa o 1.5 agora este já está caro, quanto mais o 2.0 [s)]

Se eu soubesse que ia gostar tanto do MX-5 mais valia ter esperado 1 ano e importava um 2.0 de 184 cv quase pelo preço que dei pelo meu, mas enfim, um gajo não vai adivinhar.

Ou a Mazda faz algo de extraordinário com o o próximo MX-5 NE ou o meu MX-5 não sai cá de casa tão cedo...[:cool:]

Mas tem o LSD.

(E as jantes 17 [:D])

Mesmo o actual 2.0 é difícil de justificar. E a culpa não são só os impostos.

Mas tem o LSD.

É ao contrário. O actual 2L é que justifica a diferença de preço para o 1.5L, não o anterior.

O bloco 1.5L foi preparado de ínicio para o mx5 (apenas e só). O 2L 160cv foi para responder inicialmente ao mercado Americano. É um motor NA normal, sem "alma" desportiva (não é proprieamente muito rotativo, a sonoridade inferior ao 1.5L, etc), que foi transplantado do Mazda 3.

Foram 4 anitos para fazerem a "mesma preparação" ao bloco 2L.

Ké isso? Vocês às vezes falam de coisas que eu não faço a mínima ideia do que é...ah e tal o meu AC automático...ai que não posso tocar o ecrã em andamento...ai a pele do punho da alavanca de velocidades... Pah...coisas finas!

:d

ecrã, é rodar tudo para o lado direito, clicar duas vezes[;)]

pele da caixa (fole) é que não vale nada. Tenho-a toda furada desde os 30mil km

Mas tem o LSD.

Exato! essa é a principal vantagem do 2.0 de 160cv face ao 1.5 que não pode ter o LSD, nem como opção (apenas no Japão).

Quanto ao novo 2.0 ser difícil de justificar a diferença, discordo completamente! Até porque o novo 1.5 (131cv em vez de 130cv) já não tem o mesmo preço que os 1.5 iniciais. Ambos são carros já com um valor algo elevado e, caro por caro, o 2.0 justifica muito mais o preço.

Exato! essa é a principal vantagem do 2.0 de 160cv face ao 1.5 que não pode ter o LSD, nem como opção (apenas no Japão).

Quanto ao novo 2.0 ser difícil de justificar a diferença, discordo completamente! Até porque o novo 1.5 (131cv em vez de 130cv) já não tem o mesmo preço que os 1.5 iniciais. Ambos são carros já com um valor algo elevado e, caro por caro, o 2.0 justifica muito mais o preço.

O novo 1.5 tem 132 cv e o antigo 131. [:p]
Não roubes um cavalo ao meu que eles já são poucos. [:D]

Claro que não!

Tem LSD, mais binário, mais potencia e jantes e mais borracha. Por isso é que eu digo que esse 2.0 de 184cv que andava aí à venda por 32.000€ e um ano, era uma excelente compra!

nunca consideraste dar o salto para um Boxster?

[:D][:D]

Um 911 Carrera S foi durante muito tempo o meu sonho. O problema é que eu tenho outros gostos caros, como viajar...

Não dá para tudo, e claramente prefiro gastar 150.000€ em viagens que num Porsche....

O meu limite estará no valor e payback de um Alpine S

Ninguém tem opinião sobre parafinar ou não o carro por baixo? :confused:

Posso-te ajudar quanto à última questão: eu coloquei os PS3 com essa medida (depois de nova homologação). Na aceleração não notei muitas diferenças, mas notei um pequeno aumento dos consumos.

Coloquei em Abril do ano passado, mas também consegui fazer o consumo médio mais baixo desde que tenho o carro

Obrigado pelo gráfico. apr:)
Sem grande exactidão parece ter havido um aumento de 0.5-0.7L/100km, isso ainda é uma perda em torno dos 10% em eficiência...
Estou com vontade de experimentar a medida, mas se não notar nada no comportamento e constatar esse aumento de consumo recuo para as medidas oem.

Cera é boa se for bem aplicada.

Impermeabilizar a capota trava o seu envelhecimento.

Em 205/50 R16 tens também os Yokohama Advan Fleva V701 como opção. São um pneu mais recente que o Michelin PS3, e têm por isso uma etiqueta de performance EU mais competitiva.

Obrigado pela sugestão. [;)]
Tinha esse modelo em vista na largura 195 oem, não tinha reparado que também existia em 205.
Que achas dos Continental Conti-PremiumContact 6, serão adequados para o mx5?

Ninguém tem opinião sobre parafinar ou não o carro por baixo? :confused:

Obrigado pelo gráfico. apr:)
Sem grande exactidão parece ter havido um aumento de 0.5-0.7L/100km, isso ainda é uma perda em torno dos 10% em eficiência...
Estou com vontade de experimentar a medida, mas se não notar nada no comportamento e constatar esse aumento de consumo recuo para as medidas oem.

Obrigado pela sugestão. [;)]
Tinha esse modelo em vista na largura 195 oem, não tinha reparado que também existia em 205.
Que achas dos Continental Conti-PremiumContact 6, serão adequados para o mx5?

Os Fleva são muito bons...acredito que os PS4 serão ainda melhores...os stock é que para mim eram um m... quanto aos Continental tenho uns Sportcontact 5 no Swift e não gosto nada mesmo...e o problema não é o molhado... é que andam aos papéis com o binário... aderência fraca então se o piso está muito quente ou depois de umas curvas animadas.... é só luzes laranjas a piscar...

Dito isto.. supostamente os meus são mais "sport" que esses...por isso... atenção....

Última edição:
Tenho actualmente PS4 no carro e nunca tive nada tão bom. Tão simples como isto! [;)]
São esses que vão substituir os do Swift sem dúvida alguma...a partr positiva é que tenho na medida stock....

Teste teste era meter uns pós mágicos no amarelo e ver como lidam os PS4 com isso :D ...

Falando do Mx-5 ...e os Happy Days? Falaram-me de Setembro alguém sabe de alguma coisa?

Voltar
Superior