Ora bem, tal como disse a volta foi pequena, 10-15 minutos e com muito trânsito, não apanhei estrada aberta e mal consegui por a sexta velocidade e só consegui esticar as 3 primeiras, a parte porreira é que fui eu e a minha mulher, sem vendedores ao lado.
A minha mulher mal estava sentada e já estava dizer que o carro tinha uma coisa esquisita ao pé dos pés dela, é a bossa que tem, eu já tinha lido sobre isso e não me lembrava na verdade na posição ideal em que se põe os pés acaba por não estorvar mas numa viagem maior quando queremos relaxar e movimentar as pernas deve ser complicado. Quando fazem viagens maiores o pendura não se queixa?
Ao por o carro a trabalhar este ficou muito acelerado com a rotação elevada, ainda demorou um pouco a ficar com o relatim estável, isto é normal ou será que precisava de alguma afinação? Eu ainda pensei que com a falta de prática que tenho com 3 pedais que estava a carregar no acelerador em vez do travão, mas não, estava tudo certo [

]
Arranquei com a capota colocada e o que dizem da caixa bate certo: gostei bastante do feeling da mesma e do tacto, por aqui tudo bem, o motor foi uma semi-desilusão, sinceramente estava à espera de uma aceleração mais forte e mais pujança, sei que são apenas 131 cavalos mas em comparação com o meu Mini Cooper D este não fica nada mal na fotografia. O carro tinha menos de 3000km e pode ser que ainda precise de soltar o motor, não sei...
Parei o carro para meter a capota para baixo, gosto do sistema, é rápido não é preciso grande esforço e não há mecanismos para avariar, aqui dei conta da primeira coisa estranha, o carro quando baixei a capota baixou automaticamente os vidros, parece-me bem e normal, mas depois os vidros não são automaticos para subir ou descer mais?! Estamos em 2018 e não me parece muito lógico ter que estar com os dedos a carregar nos botões para fazer isso, um botão para baixar ou subir os 2 ao mesmo tempo também seria bem vindo...
A versão que testei era a Excellence que é a de topo, tem som Bose mas achei o som muito fraco, também pode ser das configurações mas já tive Bose no meu antigo QQ e também não era grande espingarda, o som sair na cabeceira do banco está fixe e com a capota para cima nota-se bem o som a vir dali, com a capota para baixo nem por isso.
O carro parece-me com um amortecimento mais confortável do que o meu Mini e a minha mulher achou os bancos mais confortáveis do que os do Mini, para mim achei-os mais ou menos a mesma coisa.
A qualidade de constrição parece-me bem em termos de montagem e materiais. O computador de bordo que aparece no tablier pareceu-me muito basico, apenas o consumo médio, a velocidade média e mais qualquer coisa que já não me recordo...tem outro computador de bordo no ecrã multi-média? Que informações acerca do consumo e andamento é que aparecem nesse ecrã multi-média? O carro que testei estava com um consumo de 7,2 com 34 km/h de média de velocidade, não sei há quantos km.
A mala parece-me pouco maior do que metade da mala do meu Mini mas isso não é factor determinante nesta escolha.
O GPS pelo que consegui perceber não estava activado e não apareciam os mapas pelo que não pude testar mas andei nos menus do radio, bluetooth, etc... e pareceu-me à japonesa como estou habituado (já vou no 2º carro japonês de seguida cá em casa): fraco e a léguas daquilo que tenho no Mini. [s)]
O carro que têm para entrega é branco pérola com as jantes escuras e conjugado com a capota preta gosto da combinação, gostei do preço e arranjam-me com 0km mas o carro tem que ficar 3 meses em nome da Mazda como carro de serviço, se ficasse com o carro na pior das hipóteses este ficava parado lá no stand matriculado 3 meses à minha espera, também foi dito que talvez se conseguisse reduzir esse tempo para 1,5 meses ou passarem uma declaração como eu estava a fazer test-drive ao carro de forma consecutiva para o caso de haver uma inspeção da Mazda e andava com o carro 3 meses e depois passava para o meu nome, estas duas ultimas hipóteses não me desagradam face ao preço que aceitam pelo carro.
Não sou acelera mas face ao que achei que tinha que carregar no acelerador para sentir o carro a meu gosto, acho que no meu caso consumos na casa dos 5,XX devem ser para esquecer e isso está-me a deixar um bocado assustado, mas também sei que é falta de habituação de motores a gasolina e até da caixa auto, face aos trajectos que fiz não tirei grandes ilações da dinâmica do carro nem da condução com a tração no eixo traseiro...também gostava de testar a insonarização do carro a velocidades de 120-140km/h mas não foi possível, dava mesmo jeito um Test drive de uma manhã ou algo do geénero, não sei se será possivel...
Sinceramente não sei se gosto mais do Mx-5 do que do Mini Cabrio, ainda não fiz test-drive a um, pelo que apenas comparo com o que conheço do meu de 3 portas...mas o valor de retoma que davam pelo meu, mandaram-me as expectativas para baixo, praticamente 4.000€ a menos do que uma avaliação que me fizeram há pouco mais de um mês na Mini pela retoma em troca de outro carro deles.
Não me agrada muito vender a particular e isso é algo que demora tempo, pelo que o timing deste negócio pode passar, mas também não me pareceram muito interessados em "lutar" pelo negócio, o mais certo é terem já mais interessados e pelo preço que pedem acredito que o vendam rápido...
Quem me puder esclarecer as dúvidas que pus acerca do MX-5 agradeço!
Já agora como é a iluminação em Led do carro, tem bom alcance?